Grão-Mestre escreveu:u já acho que guardar as caixas já é xiitismo!

Grão-Mestre, se você estiver falando de blister de G.I. Joe, MOTUC, NECA, entre outros, eu até concordo com você. Mas caixa de figura 1/6 não se joga fora não, cara. Até porque se você quiser vender a figura, com certeza você consegue um valor maior (às vezes BEM maior) nela se tiver a caixa (principalmente porque aí você pode acondicionar de forma segura a figura e os montes de acessórios que costuma ter). A maior prova dessa importância é que na internet, tem gente que vende só a caixa vazia dessas figuras. E não é barato! Você estaria jogando uma boa grana no lixo.
Além disso, se precisar mudar de casa (de preferência uma casa maior... hehehe...), é a melhor maneira de você transportá-los. Sinceramente, para um transporte, não acho uma boa idéia pegar um saco plástico e socar seus Hot Toys todos lá dentro, como crianças de 8 anos fazem com seus bonequinhos.
Voltando ao tópico, as fotos que o Omar Padilla postou trazem uma perspectiva meio assustadora com relação às caixas. Eu tenho 23 figuras na escala 1/6 (sendo 1 custom, 16 Hot Toys e 6 de outros fabricantes). Na minha casa, só guardo as caixas dos Hot Toys DX. E as caixas deles estão na casa da minha mãe, pois ela tem um escritório razoavelmente grande, dividido em duas partes, que ela pouco usa (Os acessórios não ficam lá não: eu retiro todos os acessórios e guardo em uma caixinha de madeira que fica na minha casa.). Mesmo lá na minha mãe, as caixas estão tomando um espaço considerável. Eu fico pensando que vai ter uma hora que não vai ter mais espaço.
As minhas outras figuras, como Marvel Select, DC Direct, Arkham Asylum/City, NECA, entre outros que vêm em cartelas, eu jogo fora os blisters e guardo as cartelas (para eventuais consultas... hehehe...). Além das figuras 1/6, guardo as caixas das figuras da Play Arts e das estatuetas Bishoujo (para acondicioná-los direitinho, se eu quiser vender).
O Grão-Mestre citou a questão das bases e dioramas. Putz... nesses casos, é uma pena mesmo, pois eu simplesmente guardo TODOS os dioramas, por falta de espaço. Os meus Marvel Select, por exemplo, nenhum deles está em sua base ou diorama (nem mesmo as bases mais simples, como a do Hulk). Isso é lamentável com relação a bases particularmente bonitas, como as do Magneto, Black Cat, Iron Man, War Machine, Thor Modern e o trono do Dr. Doom... Mas elas ocupariam espaço demais.
E quanto às estantes, concordo com o bzorio. Nada é tão simples. Existem uma série de variáveis de caso a caso. Por exemplo, quem mora na casa dos pais vai ter que ter permissão deles para construir um expositor (e nem todos os pais querem isso). Outros moram na própria casa, mas têm mulher e filhos, e o espaço é dividido. Há ainda aqueles que estão juntando dinheiro para um expositor. Aí, de repente, aparece à venda aquela figura ou estátua raríssima que você sempre quis, mas se você comprar, vai ter que deixar o expositor mais para a frente;
E há outros (meu caso), que se forem mandar fazer um expositor, ele pode até servir para as figuras que temos AGORA. Mas será que ele vai comportar o que pretendemos ter daqui a alguns meses, ou anos, por exemplo? Aí o que a gente faz? Destrói o expositor e manda fazer outro?
Por isso eu adotei um meio termo: não tenho expositor chique com iluminação interna e nem vidro na frente. Mas também não guardo o grosso da minha coleção em guarda-roupa ou caixas. Comprei estantes. São bem mais baratas. Tá certo que não têm o vidro na frente para proteger da poeira. Mas eu tenho uma grande sorte de que, no cômodo onde ficam as minhas estantes, as figuras quase não pegam poeira (não sei dizer porquê). Além disso, eu tenho o maior prazer em tirar minha coleção da estante para limpá-los, um por um. Nem vejo o tempo passar quando faço isso. Inclusive é uma oportunidade até para “brincar” com as figuras e eles verem que, embora meu tempo seja bem ocupado, eles não estão esquecidos.
Figura de ação é como salgadinho de festa de aniversário: no início, você diz que vai pegar um só.