logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Macmilla em 14 Mar 2013, 14:23

Obrigada pelas informações!

Outra dúvida que eu tenho é em relação a lixar o durepoxi depois de esculpir...
Vi um comentário de alguém falando que o pó do durepoxi é tóxico...
Quais cuidados devem ser adotados?
Macmilla
Peça de BAF

Data de registro: 05 Mar 2013, 17:14

Mensagempor ThiagoMartins3 em 14 Mar 2013, 14:32

Macmilla escreveu:Obrigada pelas informações!

Outra dúvida que eu tenho é em relação a lixar o durepoxi depois de esculpir...
Vi um comentário de alguém falando que o pó do durepoxi é tóxico...
Quais cuidados devem ser adotados?

Algumas marcas de "durepoxi" podem conter amianto, não é extremamamente tóxico mas seria melhor usar uma mascara dessas que vende em farmácias, é baratinho.
OBS: Dependendo da tinta que vc for utilizar também pode ser tóxica, tem que ver qual a base dela, se for a base de água é tranquilo, a base de solventes (Tiner, solvente vinílico) é melhor usar uma mascara tbm (o cheiro é forte), melhor prevenir do que remediar...rs
"Madness is like gravity. All it takes is a little push."
ThiagoMartins3
Figura Loose

Data de registro: 28 Jan 2013, 11:13

Mensagempor UnderMyUmbrella em 14 Mar 2013, 14:51

isso mesmo :) sempre fazer essas "lixações" em um lugar bem arejado de preferência ! Quando for pintar a figura , fazer a base com primer , tmb vai pro pátio de casa ;P de nada espero ter ajudado o/
BIXO UFRGS 2015 - ARTES VISUAIS , P0RR4 !!!!!!!
UnderMyUmbrella
Figura Loose

Data de registro: 23 Jan 2013, 03:23

Mensagempor Macmilla em 14 Mar 2013, 15:08

Entendi... A máscara eu já tenho por aqui e aqui é bem arejado...

Agora só falta o principal, a lixa e as tintas!

Ainda não vi armazém por aqui por perto porque moro aqui a pouco tempo.
Se alguém de sp, da região da liberdade ou cambuci puder me indicar um bom lugar para comprar lixas e tintas eu agradeço...
Porque ontem dei 120,00 a minha prima para comprar as tintas, pois ela me falou que sabia onde vendia, e ela me volta aqui
com mais de 50 tubos de tinta para tecido e tinta para artesanato acrilex DDDDDDDDDDDDD:
Pior que não consegui trocar as tintas de volta :/ IAUHSIUASH !shit
Macmilla
Peça de BAF

Mensagempor ThiagoMartins3 em 14 Mar 2013, 15:53

Se conseguir um tempo, da uma passada na galeria do rock (conhece?) é "perto" da liberdade, e lá tem tintas vinílicas (últimos andares).
Tirando lá, só conheço lugares perto de onde moro, na ZN que seria bem longe pra você...rs
ThiagoMartins3
Figura Loose

Mensagempor Macmilla em 14 Mar 2013, 22:29

Conheço a galeria sim, Tiago, vou tentar dar uma passada lá depois...

Mas então, acabou que eu desisti de fazer o "Fantasma" porque nunca havia trabalho com durepoxi, tinta e etc nem nada antes...
Então presumi que iria ficar uma porcaria, daí ao invés de estragar o meu Flash que é um personagem que eu gosto tanto, eu peguei
um bonequinho daqueles de 1 real que estavam jogados em algum lugar da casa e comecei a testar o durepoxi com ele...

Aqui é ele "normal" antes de eu começar.

Imagem

Aqui é ele depois que eu terminei, sei que ainda não pode ser considerado um "custom" de verdade e etc...
Mas essa semana vou tentar comprar as tintas corretas para poder pintar.
Imagem
Imagem

Uma dúvida minha é se eu poderia usar aquele "primer para metais pet e vidro" da acrilex e qual tinta poderia ser aplicada após usar esse primer...e se ele precisa ser lixado após secar.
Macmilla
Peça de BAF

Mensagempor ThiagoMartins3 em 18 Mar 2013, 11:01

Bom dia galera, estou precisando de uma ajuda.
Gostaria de saber se tem alguma técnica para fazer coldres e cintos de borracha ou algum material maleável parecido, sem ter que tirar de outra figura.
Agradeço a atenção e qualquer ajuda ou ideia é bem vinda.
Obrigado.
ThiagoMartins3
Figura Loose

Mensagempor Lobão em 18 Mar 2013, 21:02

Já fiz usando plástico blister, fita isolante e cabo flat...Td pintado com tinta vinilica...
Imagem
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor ThiagoMartins3 em 19 Mar 2013, 14:10

Obrigado pelas dicas, vou tentar.
ThiagoMartins3
Figura Loose

Mensagempor Lobão em 23 Mar 2013, 22:37

Macmilla escreveu:Bem, pra começo de história estou bem feliz, porque estava esperando aceitaram meu cadastro por aqui pra poder postar a mais de uma semana D:

Tem isso agora? :shock: Não sabia...

1- Quais lixas são as adequadas para dar um bom acabamento depois que eu esculpir no durepoxi?

Depende... Vai do que vc estiver querendo fazer. É sempre bom ter uma certa variedade de lixas em diversas granulometrias. As mais grossas para fazer a parte bruta da coisa e as mais finas pra dar o acabamento e dar uma polida nas peças. E mesmo assim as lixas grossas ainda fazem uns efeitos bacanas de ranhuras que pode ser incorporado a estética da figura. Uso lixas d'água. Geralmente lixas 220 a 300 e quando acabamento mais polido uso 400. Alguns casos usei lixa de madeira 180 pra ranhuras.

2- Qual tipo de primer e qual cor é a mais indicada para usar? o primer deve ser diluído em alguma coisa? existe algum tipo especifico para plástico?

Nunca usei Primer pq passei pouco tempo usando acrílica e já passei para a Vinílica que é a mais adequada para figuras de ação com articulações.

3 - Depois de esculpir, lixar e passar a camada de primer, quais tipos de tinta dão melhor acabamento a figura? devem ser diluídas em alguma coisa?

Depende... Para estatuas pode ser do esmalte sintético a tinta acrílica. Para Figuras de ação, use vinílicas. Tem uma variedade imensa, secam rápido, não descascam, acabamento perfeito e a figura fica com cheirinho de fabricada.

Sobre a diluição...depende...Podem ou não ser ser diluídas. Pode usar pura pra alguns efeitos (drybrush ou texturização). Devem ser diluídas com solvente vinílico próprio. Pode ser dissolvida com retardador de cura vinílica tbm, mas não recomendo pois além de não ter necessidade de retardar a cura, ainda vai na contramão da expectativa que é ver logo a figura prontinha. Atente que a maioria das tintas só atingem a cura total em 72 horas. Isso é fator determinante para a virada das articulações ou não para a pintura das contra-faces.

4 - Deve desencaixar todas as articulações para esculpir e pintar a figura?

Depende... Se vc for pintar com pincel, recomendo desmontar e lixar todas as articulações, pintar e remontar. Se vc usar aerógrafo pode pular essa parte. Comecei a usar essa semana e é completamente diferente. Francamente, a partir de agora, pincel vai ser pra detalhes e coisas muito especificas em alguns efeitos. Com aerógrafo a coisa fica muito mais profissional e o acabamento impressionante.

Espero ter ajudado em alguma coisa. Boa sorte e qualquer coisa é só perguntar. Abçs.
Lobão
Figura Chase

Mensagempor Raiuri Ramos em 22 Abr 2013, 22:08

Ae galera alguém podia me responder, o que fazer para retirar de um boneco a tinta e a base utilizada para o custom? Não fiquei satisfeito com o resultado e quero refazer
Raiuri Ramos
Peça de BAF

Data de registro: 12 Jun 2012, 11:50

Mensagempor [Treinador] em 23 Abr 2013, 21:36

Sanches escreveu:
Galileu Andrade escreveu:Pessoal to do meu rokusho aqui da kotobukiya....queria fazer esse traçado aqui>

Imagem

Ele vem todo liso, sem pintura...dai queria fazer esses traçados na armadura dele....alguma canetinha funciona?

ele usou uma Gundam Marker Thin Liner.
Imagem

provavelmente usou a de cor cinza. Eu tenho umas aqui que comprei do ebay e são bem faceis de usar

Então, sei que já passou um BOM tempo dessa mensagem, janeiro... mas acho que vale para referência, já me disseram que gundam maker nada mais é do que essas canetas ponta fina com tinta permanente, mais conhecidas como caneta para escrever em cd\dvd, já usei para fazer esse tipo de detalhamento quando colecionava transformers e o resultado ficou ótimo, além de ser bem mais barato !fuckyeah.
[Treinador]
Figura Loose

Data de registro: 18 Abr 2013, 20:52

Mensagempor UnderMyUmbrella em 29 Abr 2013, 20:34

Nem sei se ainda tá ativo , mas o que custa tentar :D

Quero clonar a cabeça e mãos da minha Cheetah Dcuc pra um custom futuro , eu vi as páginas anteriores mas tenho perguntas igual ... pode se clonar qualquer parte certo ? Mãos,cabeças? mas esse silicone de molde estraga a peça da figura ? Que materiais são necessários pra fazer essa clonagem , e esse catalizador já vem com o produto ? Nossa , se isso de clonagem der certo eu to mais que feito \o/ Obrigado ... !ohrly
BIXO UFRGS 2015 - ARTES VISUAIS , P0RR4 !!!!!!!
UnderMyUmbrella
Figura Loose

Data de registro: 23 Jan 2013, 03:23

Mensagempor DESTRO TOYS em 08 Mai 2013, 20:20

Olá Pessoal!

Alguem pode me dar uma luz, lendo as dicas do fórum eu acabei comprando tinta vinilica fosca para testes, só encontrei da marca GÊNESIS essa é boa? bom eu estou usando o aerógrafo para pintar, e fazendo os testes a pintura ficou muito boa as botas as luvas estão 100% mas no peitoral e na cintura da figura a tinta trincou toda, ficou igual terra seca, alguem sabe uma solução para isso, tem que usar o retardador de pintura para ela secar mais lentamente, ou isso não interfere nessa questão dela trincar.
Na parte onde trincou eu tinha passado um pano com uma mistura de agua e um pouco de thinner para limpar uma tinta acrilica antiga que tinha nas partes, e justamente nessa parte ela tá rachando! será que pode ser algum resido de thinner que interefere?

Isso já aconteceu com algum de vcs usando o aerógrafo? Fico grato caso algum possa me indicar uma solução!
DESTRO TOYS
Peça de BAF

Data de registro: 01 Mai 2013, 23:01

Mensagempor Lobão em 08 Mai 2013, 23:30

Meus primeiros testes aconteceram exatamente isso.
De uma revisada na diluição da tinta e na distancia que vc está aplicando o jato. Ou seja, mais fina e mais próxima...
Boa sorte.
Lobão
Figura Chase

Mensagempor DESTRO TOYS em 09 Mai 2013, 00:12

Obrigado Lobão!

Vc acha que é a diluição? bom eu estou aplicando com o aerógrafo e estou deixando a tinta com consistência do leite, vc diluiu a sua tinta mais ainda para resolver o seu problema? ela não ficou muito rala não? e quanto mais perto o jato não vai fazer ela escorrer?
Grato pela atenção!
DESTRO TOYS
Peça de BAF

Mensagempor Lobão em 09 Mai 2013, 18:57

De nada cara. Qqr coisa estamos aqui...
Olha a primeira demão deve ser bem diluida mesmo. Por alguns motivos. O percentual maior de solvente acaba ajudando a quebrar restos de gordura e sabão ainda na figura. Este percentual maior também reage levemente com o plastico e isso é fundamental para a primeira camada de tinta e pigmento se fixar na peça e evitar descascar. Otro grande motivo é que a pega das próximas demãos se fixam mais facilmente.

Pintar proximo não tem problema desde que vc regule a abertura do jato. Ponha mais fino e aproxime. O aerógrafo aumenta naturalmente a secagem da tinta....seca muito mais rápido que o normal. Se vc colocar de muito longe, parte da tinta vai secar em pleno ar e vai grudar com a que não secou. Por isso o efeito terra seca...

Bem é mais ou menos por aí. Pode perguntar a vontade que o pouco que sei eu repasso...abçs e quero muito ver o trabalho concluído...
Lobão
Figura Chase

Mensagempor DESTRO TOYS em 09 Mai 2013, 20:42

Blz!

Vou tentar mais uma vez com ela! vou tentar a tinta mais rala que a consistência do leite, e puxar bem de leve o gatilho e aproximar para ver o que dá! geralmente essas trincas estão aparecendo nas cavidades do corpo da figura, como cavidade da coluna, abaixo no peitoral da figura, entre os seios(estou fazendo uma madame masque 3 3/4) e na cintura dela, hoje eu lixei e limpei novamente, mas mesmo assim ficou ainda uma trinca na cintura dela!

Bom tenho outras duvidas! que são:

- Vc já usou a tinta automotiva fosca? ela tbm fixa bem e tem a mesma qualidade da vinilica nas juntas, digo quase não solta? ela tbm apresenta esse fator de trincar? pois caso ela seja tão boa quanto a vinilica seria até melhor usar ela pois em minha cidade consigo a automotiva com mais facilidade!

- E quando vcs precisam fazer partes de rosto, pescoço e mãos, que tintas vcs usam e que tbm não descasca fácil? vc usa as de plástimodelismo? por falar nessas comprei varias da tamiya no ebay mais ainda não chegaram, quero testar elas, vou tentar fazer o seguinte nas juntas dar um leve jato com a vinilica branca como base e depois aplicar a tamiya com seu verniz e ver se ela fixa bem por cima da vinilica!

Bom obrigado pelas dicas!
DESTRO TOYS
Peça de BAF

Mensagempor duranteb2001 em 09 Mai 2013, 22:36

Cara, posso falar pela minha experiência...
Eu já tentei usar tinta automotiva (duco) e achei muito pior q a vinilica. O thinner reage muito mais com o plástico, tem lugr q não seca nunca e pior: não pode ser aplicada por cima de nenhuma outra tinta à base de solvente (esmalte sintetico ou vinilica) pq ela reage e fica como leite coalhado!
Tb não misturo mais tintas à base de solventes diferentes na mesma figura, pelo mesmo motivo: elas acabam reagindo uma com a outra e vira uma meleca! E não estou falando em "misturar" as tintas de fato, mas aplicar tintas diferentes na mesma figura, tipo luvas com esmalte sintético, pele com vinilica, etc...
Sabe esse efeito de "rachadura" q vc descreveu? Aconteceu comigo quando apliquei vinilica sobre algo q tinha pintado com tinta automotiva. Tive q lixar bem e aí a vinilica pegou legal.
Uma tinta q usei pouco e achei boa foi a acrilica da testor à base de água: seca rápido e não reagiu com as outras tintas. Mas não testei a durablidade dela nas juntas e articulações. Acabei investindo nas vinilicas e estou gostando.

O Lobão manja muuuuuito mais (como se pode ver pelos trabalhos dele! =D> ) e pode dar umas dicas melhores sobre as tintas e como elas reagem umas com as outras...
Acho legal trocarmos experiências. Eu acho esse um dos melhores tópicos do fórum.

Uma dica q sempre me deram é testar diversas tintas em diferentes tipos de plastico, antes de tentar fazer algo "definitivo". Compra umas figuras baratas de 1,99 ou usa brinquedos velhos. Assim vc evita a frustraçao de estragar algo q demorou dias esculpindo e lixando só pq deu merda na hora de pintar...
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Data de registro: 13 Dez 2009, 10:58

Mensagempor Lobão em 09 Mai 2013, 22:49

duranteb2001 escreveu:Uma dica q sempre me deram é testar diversas tintas em diferentes tipos de plastico, antes de tentar fazer algo "definitivo". Compra umas figuras baratas de 1,99 ou usa brinquedos velhos. Assim vc evita a frustraçao de estragar algo q demorou dias esculpindo e lixando só pq deu merda na hora de pintar...

Melhor dica do tópico disparada...
Lobão
Figura Chase

Mensagempor DESTRO TOYS em 09 Mai 2013, 23:32

Vlw pelas dicas Duranteb2001 e Lobão!

Bom com isso nem vou testar a automotiva, vou continuar com a vinilica pra ver se melhora!

Bom e quando for preciso pintar partes de pele, como o próprio rosto inteiro, pescoço, mãos! como vcs fazem para fica com tonalidade boa e fixar, sem que fique descascando? que tipo de tinta devo usar, até agora não vi a vinilica com tons de pele! existe?

Abraço a todos!
DESTRO TOYS
Peça de BAF

Mensagempor Léo Customs em 10 Mai 2013, 01:13

Eu faço meu tom de pele usando branco com pitadas de marrom, vermelho e amarelo.
Pego um pouco de branco e vou colocando aos poucos as outras três cores, até acertar o tom.
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor Léo Customs em 10 Mai 2013, 01:16

Lobão escreveu:
duranteb2001 escreveu:Uma dica q sempre me deram é testar diversas tintas em diferentes tipos de plastico, antes de tentar fazer algo "definitivo". Compra umas figuras baratas de 1,99 ou usa brinquedos velhos. Assim vc evita a frustraçao de estragar algo q demorou dias esculpindo e lixando só pq deu merda na hora de pintar...

Melhor dica do tópico disparada...

Com certeza... Mas mesmo assim, testando e testando em diversos materiais, ainda assim acontecem imprevistos e frustrações.
Mas faz parte da arte da customização... Uma das graças da coisa é justamente conseguir superar estas dificuldades :mrgreen:
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor DESTRO TOYS em 13 Mai 2013, 13:30

Olá pessoal!

Segue imagem da custom da madame masque que estou tentando fazer, e tbm onde deu as trincas na pintura!
Imagem

Esta acontecendo as trincas sempre abaixo do peitoral e nas costas, o resto pernas e braços está ficando até razoavel!

Não sei se está nitido, mas abaixo dos seios dela, deu bastante trincas e na cintura um pouco!
DESTRO TOYS
Peça de BAF

Mensagempor lord_rayden em 01 Jun 2013, 10:47

Pessoal, comprei uns 5 blocos de argila, pra tentar fazer um mini diorama. Comprei numa dessas lojas de plantas artificiais. Ela vem num saco vedado, então não resseca até que seja aberta.

O material que comprei é indicado? Há necessidade de fazer algum preparativo? Há algum procedimento para endurecer a argila, fazendo com que ela não fique mais maleavel e tampouco rache.
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
lord_rayden
Figura Chase

Data de registro: 05 Mar 2012, 00:40

AnteriorPróximo