Desde que conheci a coleção MOTU Classics, ainda no seu ano de lançamento, tinha uma vontade imensa de elaborar um diorama/cenário para expor as figuras.
Na verdade, o ponto central desse cenário deveria, claro, partir do ícone máximo de representação de Etérnia, que logicamente é o castelo de Grayskull.
Ano passado, após a SDCC, fiquei mais empolgado ainda com a apresentação do Castelo da Icon Heroes e em seguida comecei a dar seguimento ao projeto, que até esse momento estava somente na cabeça mesmo.
O material a usar é que seria o problema. Como meus tendões não andam dos melhores, misturar durepoxi (epoxi) estava descartado, fora que precisaria de MUITA massa.
Massas importadas tbém não me atraiam, pois além de não conhecê-las, teria que trazer muito de fora e do jeito que anda a receita federal....
Então optei por uma massa barata, que dá até pra fazer em casa (mas comprei toda industrial, em papelaria) e que dá praticamente o mesmo efeito final que as outras massas de modelar. Falo da conhecidíssima porcelana fria, muito conhecida como Biscuit.
Como não havia trabalhado até então com essa massa, tive que aprender com o desenvolver do trabalho. Nesse período conheci suas vantagens e desvantagens:
Vantagens:
- Não é toxica;
- Não precisa misturar;
- Tem bom odor;
- Macia;
- Relativamente barata;
- Fácil de encontrar para venda;
- Endurece praticamente como Epoxi;
- Aceita vários tipos de tintas;
Desvantagens:
- Encolhe ao secar (até 20%);
- Peças grandes demoram muito para secar;
Bom, definido o material de trabalho, precisava de base para o castelo, pois para fazê-lo proporcional a coleção, teria que ser bem grande e só com massa não seria possível trabalhar. Então optei por fazer todo o "esqueleto" do castelo em madeira e as torres com canos de pvc.
No princípio pensei em fazer tudo num bloco só, mas depois que foi feita a caixa central (na verdade todas as peças de madeira foram cortadas por um amigo aqui da cidade, que tem uma marcenaria - eu levava as medidas e desenhos das peças como eu precisava e ele as confeccionava) vi que o peso só de madeira já tornaria a peça MUITO pesada.
Bom, aí tive que projetar o castelo "montável", com parafusos e porcas embutidas na madeira.
Tá, chega de lero-lero por enquanto. Conforme for postando as fotos vou dando mais explicações!
Primeiro, um pouco de WIP (as primeiras fotos são desanimadoras)