FACELESS escreveu:Aconteceu um lance curioso comigo: chegou um aviso de tributação aqui no meu prédio, só que a pessoa indicada como destinatário não existe aqui. O porteiro me mostrou antes de devolver ao carteiro, pois sabe de minhas encomendas mensais. Pensei: será que digitaram meu nome errado? Para completar o equívoco, o sobrenome da pessoa erroneamente colocada como destinatária era o mesmo que o meu, o que só aumentou minha desconfiança de que se tratasse de um erro de digitação. Fui à agência e mostrei o aviso, mas o atendente só me trouxe a caixa para eu ver se era minha porque sou conhecido lá, caso contrário não teria como ver se a encomenda era minha. Resultado: ele pegou a caixa e não era do MattyCollector e, portanto, não era minha. O nome do destinatário estava correto, mas o endereço na caixa não era o meu. Porém, na papelada da Receita constava o meu endereço, inclusive o nome do meu edifício. Moral da história: deve haver algum cadastro meu no computador da Receita que fez com que ao digitarem o sobrenome do destinatário (que era o mesmo que o meu) caíram no meu endereço e não se deram ao trabalho de conferir com o que constava na caixa, muito menos o primeiro nome. Não fosse eu ter ido à agência e o atendente ter me mostrado a caixa, essa pessoa jamais veria a encomenda dela. Mas o que me intrigou mesmo é a Receita ter usado o meu endereço para entregar o aviso de outra pessoa, o que só me faz imaginar: e se acontecer o inverso e mandarem um aviso que é para mim para outro endereço? A pessoa que o receber fará o que eu fiz?
FACELESS nesse caso a culpa não foi da RF, foi dos correios.
Quem checa o endereço e envia a cobrança são os correios, a RF só tributa e discrima (mais ou menos) na nota dela.
O meu caso foi o inverso, fui até a agência para retirar minha caixa e a atendente trouxe a de outra pessoa.
Como vi que não era da matty já avisei que a caixa não era minha, daí a atendente que já tinha arrancado o papel do tributo colou de qualquer jeito e trouxe a correta.
Claro que o papel irá cair e isso vai dar rolo, então temos que ficar atentos.
E sempre que vou retirar algo (ou vou despachar) peço para verificarem se tem alguma encomenda no meu nome ou da minha esposa, se o atendente não quiser fazer é má-vontade porque é só digitar o nome no sistema.