logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

MOTU/POP Vintage

MOTUC? MOTU vintage? MOTU 200x? She-Ra? He-Man NA? Dúvidas? Pelos Poderes e a Honra de Grayskull, vamos falar deste universo aqui.

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor RodrigoSSJ em 23 Ago 2011, 14:56

piferst escreveu:Mas na versão MOTUC ficam decentes essas cores.


Tenho minhas dúvidas, só acredito vendo.
Avatar de usuário
RodrigoSSJ
Administrador
 
Mensagens: 3105
Data de registro: 02 Ago 2006, 08:21
Localização: Campinas - SP

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Siegfried em 21 Dez 2011, 13:52

Oi, conheci o fórum há pouco tempo e sou muito fã de MOTU, principalmente os vintage

Tenho uma pergunta aí pros veteranos me responderem com relação ás figuras antigas, que já pesquisei na net mas não encontrei resposta: possuo 2 figuras do He-man, uma tem o registro da ESTRELA S.A nas costas e o outro não tem nada, então quero saber se: Por acaso já existiam figuras piratas naquela época? (figura sem registro ganhei de presente de um amigo quando era criança, pois ele não queria mais por que o elástico das pernas tinha arrebentado, e meu pai sabia arrumar isso :D ) ou acontecia de algumas figuras mesmo originais virem sem o registro?

*PS parabéns pelos posts aí dos fãs de MOTUC, tá muito legal esse fórum
"Saiba ó príncipe...." http://conanobarbaro.forumeiros.com/forum
Avatar de usuário
Siegfried
Figura Loose
 
Mensagens: 129
Data de registro: 21 Dez 2011, 13:42

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Monteeg em 21 Dez 2011, 14:01

Siegfried escreveu:Oi, conheci o fórum há pouco tempo e sou muito fã de MOTU, principalmente os vintage

Tenho uma pergunta aí pros veteranos me responderem com relação ás figuras antigas, que já pesquisei na net mas não encontrei resposta: possuo 2 figuras do He-man, uma tem o registro da ESTRELA S.A nas costas e o outro não tem nada, então quero saber se: Por acaso já existiam figuras piratas naquela época? (figura sem registro ganhei de presente de um amigo quando era criança, pois ele não queria mais por que o elástico das pernas tinha arrebentado, e meu pai sabia arrumar isso :D ) ou acontecia de algumas figuras mesmo originais virem sem o registro?

*PS parabéns pelos posts aí dos fãs de MOTUC, tá muito legal esse fórum



Olá, Siegfried !
Seja bem-vindo ao fórum MOTU :D

Creio que compartilhamos das mesmas paixões....o design e as cores da coleção vintage ainda são as minhas maiores referências, mesmo 25-30 anos depois.
Quanto à sua figura "misteriosa", será que haveria uma forma de você postar fotos deles, sobretudo ao lado do He-Man da Estrela ?

Um abração e bem-vindo mais uma vez :)
Beatles,Stones,Who,Purple,Zeppelin,Queen,Clapton,Wonder,Jackson...Ó Deus, nos salve da Lady Gaga ?
Avatar de usuário
Monteeg
Figura MOTU
 
Mensagens: 1790
Data de registro: 29 Set 2011, 21:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Siegfried em 21 Dez 2011, 14:20

Muito Obrigado pela recepção meu caro MONTEEG, muito bom saber que aqui há outros fãs dessas preciosidades. Eu também sou fascinado por essas figuras, e acho que nos anos 80 eles eram os bonecos infantis mais "adultos" que existiam, apesar da forma anatômica não ser perfeita, o design era muito mais maduro e "bárbaro" que o visual do cartoon, já que elas se aproximavam muito mais do desenho do saudoso Alfredo Alcala.
Tenho 9 figuras vintage + veículos, quero adquirir mais algumas e quero descolar alguns MOTUC também, outras figuras que achei muito atraentes.

Minha câmera estragou o cabo recentemente :( vou tentar tirar foto com a webcam, mas a imagem não é boa, conforme for, posto aqui
Valeu
"Saiba ó príncipe...." http://conanobarbaro.forumeiros.com/forum
Avatar de usuário
Siegfried
Figura Loose
 
Mensagens: 129
Data de registro: 21 Dez 2011, 13:42

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Siegfried em 21 Dez 2011, 15:32

Ops, consegui aqui

Bom, esse aqui é o companheiro de combate mais velho, a Espada do Poder original foi perdida no passado, a que está na mão dele é uma réplica em epóxi que eu fiz a partir de um molde tirado da espada do ESQUELETO (já que as duas são do mesmo tamanho, sendo a espada do Adam menor por alguma razão que eu não sei qual)
Imagem

Aqui está o "Boneco misterioso"
Eu ganhei essa figura sem acessório nenhum, com o nariz cortado, as pernas soltas e a tinta do cabelo completamente desgastada, customizei uma "Atlantean" para ele e pintei o cabelo mais escuro como se fosse um "Conan" (o pescoço está nessa cor porque quebrou-se um pedaço do plástico ali, eu restaurei com massa mas preciso repintar no tom adequado)
Imagem

Close
Imagem

A câmera não focou bem, mas dá pra ver o relevo do registro nas costas do He-man
Imagem

Aqui as costas do "Conan"
Imagem

Imagem
"Saiba ó príncipe...." http://conanobarbaro.forumeiros.com/forum
Avatar de usuário
Siegfried
Figura Loose
 
Mensagens: 129
Data de registro: 21 Dez 2011, 13:42

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor ONIMBODE em 21 Dez 2011, 16:20

CARÁCOLES...O WUN-DAR?????? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
Imagem

EIS O MISTÉRIO????
“Si vis pacem, para bellum”
Avatar de usuário
ONIMBODE
Figura Variante
 
Mensagens: 924
Data de registro: 31 Jul 2008, 12:22
Localização: Cabo Frio, RJ

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Siegfried em 21 Dez 2011, 16:36

Já li sobre essa figura, mas ela não chama "savage he-man" ? que eu saiba esse tal Wun-darr é invenção da série MOTUC...
Mas o meu era um He-man mesmo, tanto é que meu amigo falou que teve os acessórios (machado, colete, espada, escudo) e os perdeu..
"Saiba ó príncipe...." http://conanobarbaro.forumeiros.com/forum
Avatar de usuário
Siegfried
Figura Loose
 
Mensagens: 129
Data de registro: 21 Dez 2011, 13:42

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Muralha em 21 Dez 2011, 16:47

Deve ser uma figura do he-man fabricada em outro país.
Há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil
Avatar de usuário
Muralha
Moderador
 
Mensagens: 2500
Data de registro: 02 Mar 2007, 17:40
Localização: SP

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Monteeg em 21 Dez 2011, 18:26

Siegfried

Excelentes as suas fotos....valeu mesmo !!!

Quanto à figura, não há como confundí-la com o Wonder-Bread (ou Savage) He-Man por 2 motivos:

1- o WB He-Man possui a inscrição "Mattel Inc. 1981 TAIWAN" na região lombar;
2- você mesmo visualizou a figura original e a customizou.

Portanto, repito: NÃO se trata do WB He-Man !!!!

Por outro lado, alguns países da América do Sul não possíam a inscrição da distribuidora....o caso mais notório é o da Top Toys Argentina !!!
Eu mesmo possuo algumas figuras da Top Toys ainda do início da série (1984) como Skeletor, Man-at-Arms, Faker, Mer Man, Beast Man e Zodac, e nenhum deles têm inscrição alguma no dorso...
Assim sendo, o seu misterioso personagem é definitivamente original porém estrangeiro; e provavelmente da América do Sul. Só não dá para precisar o país de origem mas fica a dica da Argentina pelos motivos expostos acima...

Espero tê-lo ajudado.
Um abração
Monteeg
Beatles,Stones,Who,Purple,Zeppelin,Queen,Clapton,Wonder,Jackson...Ó Deus, nos salve da Lady Gaga ?
Avatar de usuário
Monteeg
Figura MOTU
 
Mensagens: 1790
Data de registro: 29 Set 2011, 21:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Siegfried em 21 Dez 2011, 18:39

Interessante, eu já tinha visto várias fotos de figuras motu de colecionadores no FLICK-R de origem latino-americana, e são feitos com plástico de 5 categoria e ocos com pintura muito mal feita (quando o boneco leva alguma tinta), mas não sabia sobre essa exceção da falta de registro nas figuras, de fato é o mais provável, valeu.
"Saiba ó príncipe...." http://conanobarbaro.forumeiros.com/forum
Avatar de usuário
Siegfried
Figura Loose
 
Mensagens: 129
Data de registro: 21 Dez 2011, 13:42

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Monteeg em 21 Dez 2011, 22:47

Siegfried escreveu:Interessante, eu já tinha visto várias fotos de figuras motu de colecionadores no FLICK-R de origem latino-americana, e são feitos com plástico de 5 categoria e ocos com pintura muito mal feita (quando o boneco leva alguma tinta), mas não sabia sobre essa exceção da falta de registro nas figuras, de fato é o mais provável, valeu.



Você deve estar se referindo aos personagens confeccionados em plástico bolha....realmente estes são lastimáveis (apesar de hoje em dia terem um certo valor devido ao fator 'relíquia'). São notórios os provenientes do México; porém, nos idos dos anos 80, os encontrávamos facilmente no comércio popular daqui do Rio.
Já as figuras da Top Toys são de excelente padrão, assim como os da Estrela....em nada devem aos norte-americanos. Muito pelo contrário; alguns até os superam em termos de qualidade do plástico e/ou da pintura (vide o Aquático e o Home-Fera da Estrela e o Trap Jaw e o Moss Man da Top Toys).
Acredito sim que a sua figura seja da Argentina ou do Chile...mas certamente é sul-americana original ! :D
Beatles,Stones,Who,Purple,Zeppelin,Queen,Clapton,Wonder,Jackson...Ó Deus, nos salve da Lady Gaga ?
Avatar de usuário
Monteeg
Figura MOTU
 
Mensagens: 1790
Data de registro: 29 Set 2011, 21:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Siegfried em 21 Dez 2011, 23:35

Legal, não sabia que houveram á venda no Brasil essas tais figuras que os colecionadores chamam de "Bootleg", são muito toscas mesmo, mas se qualquer uma delas caísse em minhas mãos, por certo que guardaria, heheheheh
A nossa sorte é que devido a popularidade do desenho o direito de produzir os Masters caíram nas mãos da Estrela, que já gozava de grande reputação de; senão a melhor, uma das melhores fábricas de brinquedos do Brasil desde aquela época
Mas de fato nunca peguei uma figura importada para comparar com as nacionais e perceber essas diferenças, bom saber disso caso eu pretenda comprar essas figuras no ML, valeu a dica camarada.
"Saiba ó príncipe...." http://conanobarbaro.forumeiros.com/forum
Avatar de usuário
Siegfried
Figura Loose
 
Mensagens: 129
Data de registro: 21 Dez 2011, 13:42

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor The Punisher em 23 Fev 2012, 02:43

fuçando na net axei essa figura vintage bem interessante, aposto como vcs viciados já o conheciam, foi a última figura produzida junto com o esqueleto na época, é bem rarinha e tem 1 "variante" com a cabeça do Dolph Lundgreen q é o ator do filme q parece ser 1 raridade extrema, a espadinha ascende pressionando 1 botão, bem estilo Lion-O dos Thundercats dos nos 80...eheh...só q ele ascendi os olhos tbm...*Deus, eu tive 1 (Lion-O, antes q o Piferst infarte achando q era esse He-Man) e quebrei...me mata!!!*


Imagem
"FRENTE PARA O INIMIGO!"
Avatar de usuário
The Punisher
Figura Variante
 
Mensagens: 1364
Data de registro: 24 Set 2009, 22:55
Localização: São Paulo

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Monteeg em 23 Fev 2012, 04:40

The Punisher escreveu:fuçando na net axei essa figura vintage bem interessante, aposto como vcs viciados já o conheciam, foi a última figura produzida junto com o esqueleto na época, é bem rarinha e tem 1 "variante" com a cabeça do Dolph Lundgreen q é o ator do filme q parece ser 1 raridade extrema, a espadinha ascende pressionando 1 botão, bem estilo Lion-O dos Thundercats dos nos 80...eheh...só q ele ascendi os olhos tbm...*Deus, eu tive 1 (Lion-O, antes q o Piferst infarte achando q era esse He-Man) e quebrei...me mata!!!*


Imagem



Na verdade, este da foto é que é a variante....o regular é o da (suposta) cabela do Dolph !
Estas figuras se chamam 'Laser': Laser Power He-Man e Laser Light Skeletor.
Só saíram na Itália e Espanha sendo que, no país da pizza, apenas a versão do filme....já na Espanha, as duas versões foram lançadas (portanto o He-Man com a cabeça regular é exclusivo da Espanha). Também há variantes na mini-comic...
Não são muito raras não porém, extremamente valiosas pelos motivos acima...
Você foi super feliz ao dizer que estas duas figuras foram o 'canto do cisne' da coleção vintage ! Foram lançadas em 1988, portanto depois do filme live-action (1987).
Eu possuo as versões italianas de ambos...
Espero tê-lo ajudado
Um abração
Beatles,Stones,Who,Purple,Zeppelin,Queen,Clapton,Wonder,Jackson...Ó Deus, nos salve da Lady Gaga ?
Avatar de usuário
Monteeg
Figura MOTU
 
Mensagens: 1790
Data de registro: 29 Set 2011, 21:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Chainsaw76 em 23 Fev 2012, 11:52

Monteeg escreveu:Eu possuo as versões italianas de ambos...


Maneiro saber disso. :) As suas figuras ainda tem o action feature funcionando?

Uma frustração que eu tenho é do meu Dragon Walker não funcionar mais. Como as 'tampas' que formam a cabeça são em plástico prensado e não aparafusado, não dá pra abrir e consertar o motorzinho que gira a engrenagem para fazê-lo andar. !okay
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Monteeg em 23 Fev 2012, 22:24

Chainsaw76 escreveu:
Monteeg escreveu:Eu possuo as versões italianas de ambos...


Maneiro saber disso. :) As suas figuras ainda tem o action feature funcionando?

Uma frustração que eu tenho é do meu Dragon Walker não funcionar mais. Como as 'tampas' que formam a cabeça são em plástico prensado e não aparafusado, não dá pra abrir e consertar o motorzinho que gira a engrenagem para fazê-lo andar. !okay



Confesso que nunca os abri para testar... :P

Quanto ao Dragon Walker, penso eu ser este um dos melhores exemplos do quão fantásticos eram os veículos vintage...
Poderiam não ser tão detalhados quanto os militares dos GI Joes porém, guardavam em si uma aura de 'cult' raríssimas vezes vista antes (talvez em Star Wars tenhamos veículos com características semelhantes).
Podemos citar o Land Shark, Dragon Walker, Roton, Talon Fighter, Wind Raider, Battle Ram, Attak Trak, entre outros...todos veículos fantásticos e com action features que faziam juz a tais bonecos...

MOTU RULES IN EVERY ERA !
Beatles,Stones,Who,Purple,Zeppelin,Queen,Clapton,Wonder,Jackson...Ó Deus, nos salve da Lady Gaga ?
Avatar de usuário
Monteeg
Figura MOTU
 
Mensagens: 1790
Data de registro: 29 Set 2011, 21:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Chainsaw76 em 24 Fev 2012, 00:21

Monteeg escreveu:Confesso que nunca os abri para testar... :P


lol, achei que vc os tinha loose. :mrgreen: Legal vc ter essas figuras mint, pra mim essas figuras são dos raros casos em que vale a pena manter lacradas.

Quanto ao Dragon Walker, penso eu ser este um dos melhores exemplos do quão fantásticos eram os veículos vintage...
Poderiam não ser tão detalhados quanto os militares dos GI Joes porém, guardavam em si uma aura de 'cult' raríssimas vezes vista antes (talvez em Star Wars tenhamos veículos com características semelhantes).
Podemos citar o Land Shark, Dragon Walker, Roton, Talon Fighter, Wind Raider, Battle Ram, Attak Trak, entre outros...todos veículos fantásticos e com action features que faziam juz a tais bonecos...

MOTU RULES IN EVERY ERA !


Pois é, tive a sorte de conseguir um Dragon Walker quando viajei pra gringa em 1987. Engraçado que até hoje eu ainda acho o conceito desse veículo altamente engenhoso. E fora isso, ainda acho a modelagem dele bem detalhada.

Aliás, outro que eu ficava fascinado era com o 'Spydor'. PQP, o brinquedo é uma puta de uma aranha gigante que move TODAS AS PATAS! Acho esses dois os melhores veículos MOTU, e possivelmente os melhores brinquedos da década de 80.

E pra completar meu post, eis uma corrida de Dragon Walkers - diversão pra toda a família: :mrgreen:

O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Siegfried em 24 Fev 2012, 01:40

Legal o vídeo, eu nunca tinha visto esses dragões andando

Seu eu ainda tivesse motor no meu Tratonk aposto que ele ganhava dos dois!
mas vou até partilhar o meu drama aqui...

Eu ainda tenho o meu Tratonk do tempo de guri, só que lá pelos meus vinte e poucos anos, consegui desmontar o meu para consertar não lembro o que, e guardei um tempo a carcaça do motor separada do casco do veículo em uma caixa com umas tralhas, pois semanas depois quando fui procurar a tal caixa pra colocar o motor no lugar, não é que o meu coroa me disse que JOGOU A TAL CAIXA COM O MOTOR E A CARCAÇA NO LIXO SEM EU SABER!!! !fuu !fuu !fuu

Resultado, fiquei só com a carcaça do Tratonk e as esteiras, sem eixo e motor... até hoje meu coroa me ouve por causa dessa
Se alguém tiver uma carcaça de motor de tratonk até estragada, eu aceito doações, chuif... !okay
"Saiba ó príncipe...." http://conanobarbaro.forumeiros.com/forum
Avatar de usuário
Siegfried
Figura Loose
 
Mensagens: 129
Data de registro: 21 Dez 2011, 13:42

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Spiderkika em 24 Fev 2012, 09:37

muito legal esse bicho.... mas acho que os masters of the universe chegariam mais rápido e eficientemente nas batalhas de bicicleta que com esses veículos doidos, hehehe
Avatar de usuário
Spiderkika
Figura Regular
 
Mensagens: 660
Data de registro: 09 Jun 2008, 11:01
Localização: Salvador - Bahia

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Chainsaw76 em 24 Fev 2012, 14:24

coelho do mar escreveu:PQP!!!! que louco esse Dragon Walker!!!!
Orra se a Mattel relançasse essa budega ae eu ai me lascar todo, mas ia cofrar um sim!!!

Eu também, mas só compraria se ele realmente funcionasse como no vintage. Por falar nisso, os MOTUC até que ficam legais no Dragon Walker. Ainda preciso tirar uma foto e postar aqui.

Spiderkika escreveu:muito legal esse bicho.... mas acho que os masters of the universe chegariam mais rápido e eficientemente nas batalhas de bicicleta que com esses veículos doidos, hehehe

Meh, Dragon Walkers são mais estilosos, e ótimos em engarrafamentos: A esteira do bicho vai literalmente 'passando o rodo' tudo que está na frente. !coolface
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Chainsaw76 em 11 Mar 2012, 15:41

Ontem consegui um feito em relação ao meu antigo Dragon Walker. Encontrei no he-man.org um tópico sobre um cara que fez o DW dele funcionar. Ele simplesmente arranhou os contados de cobre do compartimento das pilhas usando uma chave de fenda. mesmo sem muitas esperanças, resolvi fazer o mesmo.

E não é que funcionou? :shock: Ele está andando um pouco lento em comparação com o vídeo que postei acima, então não sei se o motorzinho já perdeu parte da potência ou se as pilhas que usei estão fracas, mas só de ver o bichim funfando depois de quase 20 anos, já fiquei feliz pra caramba. A nostalgia imperou forte no momento. !forevalon
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Monteeg em 11 Mar 2012, 16:58

Chainsaw76 escreveu:Ontem consegui um feito em relação ao meu antigo Dragon Walker. Encontrei no he-man.org um tópico sobre um cara que fez o DW dele funcionar. Ele simplesmente arranhou os contados de cobre do compartimento das pilhas usando uma chave de fenda. mesmo sem muitas esperanças, resolvi fazer o mesmo.

E não é que funcionou? :shock: Ele está andando um pouco lento em comparação com o vídeo que postei acima, então não sei se o motorzinho já perdeu parte da potência ou se as pilhas que usei estão fracas, mas só de ver o bichim funfando depois de quase 20 anos, já fiquei feliz pra caramba. A nostalgia imperou forte no momento. !forevalon



Senti a sua emoção daqui, do outro lado da baía... :lol:

Os 'designs', assim como as 'action features' do veículos vintage sempre acompanharam a linha da bonecos...realmente estavam à frente do seu tempo !!!

Você já ouviu falar em um veículo chamado 'Trundaxx' ? Aparentemente este conceito deveria ter sido mais um veículo MOTU, porém a sua produção foi descontinuada...
Alguma empresa espertinha o lançou para personagens genéricos...no entanto, dê uma olhadinha na ilustração do box e veja se este guerreiro loiro te lembra alguém...

http://jimsmash.blogspot.com/2009/03/to ... tanks.html

Há uma imagem dele funcionado (semelhante a esta do DW) em algum lugar, acho que no próprio Org...


MOTU RULES (E O PIFERST TAMBÉM) !
Beatles,Stones,Who,Purple,Zeppelin,Queen,Clapton,Wonder,Jackson...Ó Deus, nos salve da Lady Gaga ?
Avatar de usuário
Monteeg
Figura MOTU
 
Mensagens: 1790
Data de registro: 29 Set 2011, 21:07
Localização: Rio de Janeiro

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Chainsaw76 em 11 Mar 2012, 17:20

Nunca tinha ouvido falar desse veículo, e realmente a artwork da capa é bem descarada. :lol:
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: MOTU/POP Vintage

Mensagempor Tio Gabriel em 11 Mar 2012, 18:01

to pensando em pegar esse geninho p reativar minha liga dos figuracas, qq acham??? sera q tem no ebay?
Gervinho Rules! <- viram q eu não acessava aqui desde a època da copa???
Avatar de usuário
Tio Gabriel
EMO
 
Mensagens: 1349
Data de registro: 01 Ago 2006, 09:42
Localização: Sodor Island

Anterior

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes

eXTReMe Tracker