Página 1 de 1

DOUBLE REVIEW–Green Arrow & Hawkman -Brightest Day-DC Direct

MensagemEnviado: 07 Jul 2012, 20:11
por Luiz Wan
Imagem

Re: DOUBLE REVIEW – Green Arrow & Hawkman “Brightest Day” – DC D

MensagemEnviado: 07 Jul 2012, 20:12
por Luiz Wan
Oi, pessoal! Aqui estou eu com mais um review. Um review duplo, de mais duas figuras da DC Direct, Série “Brightest Day”: Green Arrow e Hawkman! :)

Mais duas figuras que eu comprei não por causa da série em si, mas para integrar a minha “Liga da Justiça”. Nem todos ficaram totalmente proporcionais (principalmente perto das figuras da série “Classic Icons”), mas achei que ficaram bem juntos.

Gostaria desde já me desculpar, pois algumas fotos ficaram desfocadas neste review. Não sei exatamente porque. Acho que eu e a minha câmera não estávamos em sintonia quando eu tirei as fotos... hehehe...

Bom, primeiro, vamos ao Green Arrow. Mas antes do review, a tradicional historinha do personagem.

Green Arrow – Conhecido aqui no Brasil como Arqueiro Verde, foi criado por Mort Weisinger e Greg Pap, em 1941.
Quando criança, Oliver Queen idolatrava seu herói favorito: Robin Hood. Ele praticava bastante com arco e flecha, mas ficou traumatizado quando acidentalmente matou um animal com uma flecha. Devido a esse trauma, quando ele e seus pais estavam em um safári, seus pais acabaram sendo mortos por leões justamente por sua hesitação em atirar nos animais. Então, ele foi criado por um tio e, mais tarde, herdou a fortuna e os negócios da família.
Já adulto, certa noite, bêbado, Oliver caiu de seu iate e precisou se refugiar em uma ilha deserta próxima do litoral da Califórnia. Oliver conseguiu se alimentar após fazer um conjunto rústico de arco e flechas. Saber usar o arco se tornou uma questão de sobrevivência durante os três meses seguintes, e ele finalmente descobriu o que era viver sem os confortos da riqueza. Oliver se salvou ao tomar um barco de traficantes de drogas que havia desembarcado na ilha. Depois os entregou à Guarda Costeira. Com isso ele ganhou notoriedade, e a imprensa o chamou de “Robin Hood moderno”.
Ao voltar para a civilização, a maneira de pensar de Oliver mudou completamente. Ele deixou as futilidades de lado, e resolveu assumir de vez seu papel de herói, quando passou a ser conhecido como “Arqueiro Verde”.

Oliver se veste com um estilo “Robin Hood”, e usava flechas com várias funções (algumas bem estranhas), como flecha-cola, flecha-luva-de-boxe, flecha-rede entre outras. Inicialmente, muitas de suas características eram inspiradas no Batman (inclusive, ele também é muito rico e tem um jovem parceiro de combate ao crime, Speedy - conhecido aqui no Brasil como “Ricardito” – além de patrulhar Star City, uma cidade fictícia como Gotham).
Até os anos 60, o Arqueiro não tinha muita importância, dentro do Universo DC, até que, no final dos anos 60, ele perdeu sua fortuna, e ele passou a lutar pelos mais pobres, deixando de usar suas flechas especiais. Nos anos 70, o Arqueiro adotou um cavanhaque e passou a fazer dupla com outro herói, o Lanterna Verde Hal Jordan. A série, escrita por Dennis O’Neill e Neal Adams, tratava de temas mais adultos, mostrando inclusive os problemas do jovem Speedy com drogas.
A partir dali, o Arqueiro passou a ser mais urbano e sombrio, abandonando o chapéu de Robin Hood e passando a usar um capuz. Ele teve um romance com uma heroína, a Canário Negro e, mais tarde, com uma misteriosa arqueira japonesa chamada Shado, com quem teria um filho. O Arqueiro foi membro da Liga da Justiça Original, dos Caçadores e dos Sete Soldados da Vitória.
Em determinado momento, Oliver Queen morreu (para variar), e foi substituído por seu filho Connor. Mas ele ressuscitou seu pai, e seu corpo e alma foram reunidos na saga " O Espírito da Flecha".

E agora, o Review!

A embalagem:

O Arqueiro vem na tradicional cartela, com um belo blister aliás, com o símbolo da série “Brightest Day”, assim como todos os outros da série.

Imagem

O verso da cartela é idêntico ao das demais figuras da série (Caçador de Marte, Firestorm, Mera e Hawkman.

Imagem

Fotos das laterais:

Imagem

Imagem

Foto sem a frente do blister:

Imagem

E o Arqueiro com os itens que vêm com ele: arco, duas flechas e base. Nada digno de nota em termos de acessórios, mas a DC Direct não costuma colocar muitos acessórios mesmo. Então, não foi nenhuma surpresa.

Imagem

A figura de frente, de lado e de costas. Gostei muito da escultura, belo colete, braçadeiras, botas, cinto, aljava, luvas... com uma excelente pintura, sem nenhum defeito mesmo. E olhem que o risco disso acontecer era grande, já que, embora a vestimenta do Arqueiro seja verde, ela é pintada em mais de um tom, e tem vários pequenos detalhes nas flechas. Mesmo assim, não deixaram nem um borradinho sequer (borrado mesmo, só algumas das minhas fotos...). Ponto para a DC Direct.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma foto mais próxima da figura, para vocês verem melhor a escultura do rosto. Gostei muito do bigode e do cavanhaque. Eu gosto mais desse visual de capuz do Arqueiro do que aquele visual “Robin Hood”. Dá um aspecto mais misterioso e traz mais seriedade ao personagem.

Imagem

Imagem

O capuz é removível. Achei isso muito legal, pois ele fica bem diferente sem capuz. Eu mesmo às vezes fico em dúvida sobre a maneira como deixá-lo exposto. Todas as duas são muito legais.

O capuz ali no chão:

Imagem

E uma foto mais próxima:

Imagem

Quanto às articulações, como muitos devem saber, esse não é o forte da DC Direct. Assim, o Arqueiro tem apenas aquelas articulações já esperadas: balljoints no pescoço e ombros, cutjoints nos braços, pulsos e virilha, e articulações normais (aquelas de pino) nos cotovelos e joelhos.

Imagem

Imagem

Imagem

Um detalhezinho “charmoso”: ele tem dois dardos no antebraço, e uma bolsa removível na coxa direita.

Imagem

Imagem

Imagem

Um detalhe muito interessante: a aljava tem um buraco no meio, entre as flechas esculpidas, para guardar uma das flechas ali.

Imagem

Imagem

Flecha e arco se encaixam muito bem nas mãos do Arqueiro:

Imagem

Aliás, o arco, além de muito bonito, tem corda de verdade (pena que não se estica).

Imagem

Eu deixo o Arqueiro nessa posição:

Imagem

Uma pergunta que todo mundo faz, no que se refere a personagens arqueiros: se a figura pode ficar em posição de tiro. Bom, a resposta é: infelizmente não. Ou quase. Como vocês podem ver na foto abaixo, dá para o Arqueiro Verde ficar “quase” nessa posição (o que já é um grande feito, considerando que é uma figura pouco articulada):

Imagem

Outras fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

E, por fim, uma comparação dele com o Arqueiro Verde da DC Universe, que tem o visual “Robin Hood”:

Imagem

Bom, agora vamos à nossa outra figura de hoje: o Hawkman! :)

Quanto ao histórico do Gavião, trata-se de um super-herói criado por Gardner Fox e Dennis Neville. O personagem possui varias origens e identidades civis. Abaixo, um histórico extraído da Wikipedia.

O primeiro dos Gaviões foi Carter Hall, um arqueólogo que, durante uma expedição à tumba do príncipe egípcio Khufu, encontrou dentro dela um cinturão que tinha o poder de anular a gravidade para o seu usuário. Ao tocá-lo, Carter teve uma visão e descobriu sua origem: Muitos anos antes, uma espaçonave do planeta Thanagar caiu na Terra e foi encontrada por Khufu e sua amada, a princesa Chay-Ara. Acreditando ser um presente dos deuses, Khufu e Chay-Ara usaram o metal que revestia a nave, chamado por eles de "Metal Enésimo", para forjar dois cinturões antigravitacionais, uma adaga e uma manopla. Pouco depois, eles foram mortos por um feiticeiro chamado Hath-Set, com a própria adaga. Em seu leito de morte, eles juraram que iriam se encontrar e se apaixonar em todas as suas reencarnações, enquanto Hath-Set foi sentenciado à morte por seus crimes, culpou o casal por seu destino e jurou que sempre iria destruí-los em todas as suas encarnações. O Metal Enésimo cumpriu ambas as promessas e o três reencarnaram diversas vezes até chegar à época de Carter. Surpreso, ele roubou o cinturão, que era seu de direito, criou um par de asas artificais para ajudá-lo a estabilizar o vôo e reuniu um arsenal de armas medievais que ele usou para combater o crime em Midway City como o Gavião Negro, aceitando um emprego como curador do museu local para ocultar suas atividades. Lá, ele conheceu a secretária Shiera Sanders, que ele reconheceu como a reencarnação de Chay-Ara. Os dois se apaixonaram e ele encontrou o cinturão dela, criando para ela um par de asas artificais como as suas. Shiera então tornou-se a Mulher-Gavião.

O segundo Gavião Negro foi Fel Andar, um espião thanagariano enviado à Terra para abrir caminho para uma invasão thanagariana ao planeta. Aqui, ele adotou a identidade de Carter Hall Jr., e afirmava ser filho de Carter e Shiera Hall, o Gavião Negro e a Mulher-Gavião originais, e se apaixonou por uma policial terráquea chamada Sharon Parker, que tornou-se a segunda Mulher-Gavião e com quem ele teve um filho, Charley Parker, que viria a se tornar o Águia Dourada. Assim como o primeiro Gavião Negro, eles se juntaram à Liga da Justiça. Quando a invasão finalmente aconteceu, Andar foi forçado a matar Sharon, que havia descoberto a sua verdadeira identidade, e retornou a Thanagar, onde foi sentenciado à prisão perpétua por falhar em sabotar as defesas da Terra. Ele foi morto pela Tamaraniana Estrela Negra durante a Guerra Rann/Thanagar, enquanto tentava ajudar Carter Hall a salvar o planeta.

O terceiro Gavião Negro foi Katar Hol. Ele era filho de Paran Katar, um espião Thanagariano que foi enviado à Terra para recuperar o Metal Enésimo que havia caído no Egito muitos anos antes e assumiu a identidade de Perry Carter, amigo de Carter e Shiera Hall, o Gavião Negro e a Mulher-Gavião. Ele se apaixonou por uma índia Cherokee com quem teve um filho, Katar. Ele retornou ao seu planeta natal após reproduzir o Metal Enésimo, que foi usado para criar a Polícia Alada do planeta. Tanto Paran quanto Katar entraram para a Polícia Alada. Muitos anos depois, Katar, já adulto, foi viciado em drogas por seu comandante, Byth, e forçado a matar seu próprio pai, que estava ajudando os oprimidos habitantes da Zona Baixa de Thanagar a conseguir comida e remédios. Pelo crime, Katar foi enviado à Ilha de Chance, onde ficou preso por 10 anos antes de escapar com a ajuda de dois prisioneiros. Percebendo que a escravização e mineração de outros planetas pelos governantes de Thanagar era errado, Katar ajudou sua substituta, a oficial Shayera Thal, a capturar Byth, que havia adquirido o poder de mudar de forma, e em seguida abandonou a Polícia Alada para tornar-se um historiador. Ele foi convencido a vir à Terra ao lado de Shayera para tornar-se um embaixador de Thanagar após o fracasso da invasão planejada pelos governantes do planeta. Aqui, ele juntou-se à Liga da Justiça, mas seu relacionamento com Shayera não funcionou e ela voltou para Thanagar, abandonando Katar. Pouco depois, ele conheceu Carter e Shayera e também sua mãe, que se chamava Naomi. Durante a Zero Hora, Carter, Shayera e Katar mesclaram-se em um único ser, o Deus-Gavião, que eventualmente enlouqueceu e morreu em outra dimensão.

Poderes: o primeiro Gavião Negro, Carter Hall, podia falar e entender a linguagem dos pássaros. Ele também tem visão telescópica, como as aves de rapina. Ele possui um cinturão feito de Metal Enésimo que diminui o peso do usuário e objetos que ele segura, e confere grande resistência. As asas, quando em conjunto com o cinto, dão a habilidade de voar e garantem proteção extra. O Gavião possui um verdadeiro arsenal de armas medievais, como espadas, lanças, maças e escudos, e tem grande habilidade usando todas elas.
O segundo Gavião Negro possuía os mesmos poderes do primeiro. Já o terceiro, Katar Hol, possui asas mecânicas, um traje de combate Thanagariano que lhe confere proteção e aumenta sua força e um arsenal de armas alienígenas.

Uma explicação que eu não encontrei em canto nenhum é o motivo pelo qual o nome do personagem em inglês é “Hawkman” e a tradução foi “Gavião Negro”. Considerando que o personagem é bem branquinho, acho que colocaram esse nome para parecer mais imponente ou ameaçador. Mas bem que podiam ter ido pelo óbvio: Homem-Gavião. Ainda mais que a contraparte feminina dele se chama “Mulher-Gavião”.

Vamos ao Review! :)

A embalagem:

A cartela e o blister são idênticos aos dos demais da série, inclusive a parte de trás:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E a figura sem o blister frontal:

Imagem

Imagem

Os acessórios: par de asas, maça e base.

Imagem

E aqui, os encaixes das asas:

Imagem

Imagem

A maça ficou muito legal e impõe respeito.

Imagem

Fotos da figura de vários ângulos. Assim como as outras figuras da série, a textura da pele é muito legal, suave, é um plástico de ótima qualidade. Pintura impecável, como no Arqueiro Verde, ressaltando aqui que o desenho de gavião no peito da figura ficou muito bem feito, com bastante esmero. A textura das asas, muito legal também, assim como o ótimo trabalho que foi feito na Mulher-Gavião.
Quanto às articulações, elas são idênticas à do Arqueiro Verde, com o acréscimo da articulação das asas, que é de balljoint, o que permite movimentá-las para os lados, para frente e para trás.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma foto mais de perto para vocês verem os detalhes do rosto e do símbolo no tórax:

Imagem

Algumas poses:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E uma foto comparativa, com a Mulher-Gavião, da mesma coleção:

Imagem

Abaixo uma foto da Liga que eu montei. Essa foto está no review que eu fiz do Aquaman e da Mera (o link do review: viewtopic.php?f=33&t=19235). Naquela ocasião, ainda sem o Gavião Negro e o Arqueiro Verde.
Em uma próxima oportunidade, eu posto uma foto com todo mundo junto.

Imagem

Bom, é isso aí, galera. Espero que tenham gostado do review duplo. Mais uma vez, desculpem o borrado de algumas das fotos. Como eu disse, naquele dia, eu e a minha câmera não estávamos em sintonia... hehehe...

Abraços e até a próxima! ;)

Re: DOUBLE REVIEW–Green Arrow & Hawkman -Brightest Day-DC Direct

MensagemEnviado: 07 Jul 2012, 21:28
por POTTER
Show o review e o Green Arrow, e muito bacana =D>

Re: DOUBLE REVIEW–Green Arrow & Hawkman -Brightest Day-DC Direct

MensagemEnviado: 08 Jul 2012, 12:25
por marcio_cabreira
Ótimas figuras e grande review...eu sou marvete, mas tem umas figuras de dc que ainda vou pegar certo!

Re: DOUBLE REVIEW–Green Arrow & Hawkman -Brightest Day-DC Direct

MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 01:34
por Black Raven
Ótimo review, meu velho... eu tenho exatamente esta emsma Liga que você tá montando... ficam legais emsmo juntos, embora eu ache que o Gavião poderia ser bem maior...

Re: DOUBLE REVIEW–Green Arrow & Hawkman -Brightest Day-DC Direct

MensagemEnviado: 11 Jul 2012, 21:00
por Luiz Wan
Black Raven, de fato poderia ser maior o Gavião, assim como o Caçador de Marte. Mas até que eles ficaram "bem na foto"... :D

A propósito, obrigado pelos comentários, galera! (Se bem que esse review tá sendo menos comentado do que os outros que eu já fiz. :? )