Review: Sideshow "Militaries of Star Wars"

Sideshow "Militaries of Star Wars" Infantry Battle Droids

2012 promete ser um ano excelente para colecionadores de Star Wars. A Sideshow lançará vários itens interessantes da franquia em todas as suas linhas de produtos. Como coleciono Star Wars assiduamente, estou extremamente empolgado com os lançamentos vindouros!
Já em Janeiro, a companhia lançou este produto, que inclui dois Droids B1 e, além de anunciar que lançará variações dos robôs, já disponibilizaram para pre-order o veículo STAP, que por si só já é uma peça belíssima e ainda inclui mais um B1 de infantaria! Se somente estas novidades não são suficientes para convencê-lo de que 2012 será um dos melhores anos para colecionadores de Star Wars da Sideshow, este review lhe apresentará a engenhosidade e qualidade singulares desta nova fase da companhia.
Os droids B1 podem ser vistos exaustivamente em todos os prequels de Star Wars, nas duas séries animadas "The Clone Wars" e em outras mídias como jogos eletrônicos, quadrinhos e livros. Os battle droids B1 são a espinha dorsal do exército de droids separatista e da Trade Federation - seus criadores - e participaram de todos os conflitos em que estes grupos se envolveram. Os B1 não são exatamente os soldados mais eficazes taticamente, mas o grande número de unidades no campo de batalha demonstrou em várias ocasiões o grande poderio bélico da Separatist Confederation, chegando a subjugar o exército primitivo mas inovador dos Gungans com hordas infindáveis de soldados na batalha épica de Naboo (Episódio I).
Vamos ao review!
Embalagem: 5/5
Todas as caixas da franquia Star Wars da Sideshow seguem o mesmo tema visual, com pequenas variações, de acordo com a linha do produto. Esta não é uma exceção e, mais uma vez, temos uma caixa de papelão preta estilo "window box" bem resistente, com um belo acabamento lustroso, com uma aba magnética para mantê-la fechada. A caixa tem fotos das figuras na frente, dos lados, e atrás, onde há também 5 fotos da batalha de Grassy Plains (Episódio 1) e duas fotos de outras figuras da linha "Militaries of Star Wars", o Utapau Shadow Clone Trooper e Commander Gree.
Quando se abre o painel, há dois textos: sobre a criação e a história dos exércitos de droids à esquerda e, à direita, sobre os B1 especificamente, e os acessórios das figuras. O que diferencia esta caixa das outras é que os droids são embalados na mesma bandeija, na posição em que são armazenados nos drop ships! Isto não somente economiza espaço, como demonstra, já na própria embalagem a articulação fenomenal das figuras! Great job, Sideshow!
Escultura: 4,5/5
Apesar de que se comparados com imagens dos filmes algumas proporções são um pouco diferentes, o trabalho que fizeram ao esculpir estas figuras é impressionante. Com este tipo de personagem, escultura e articulação caminham juntos e a Sideshow acertou em praticamente tudo; a escultura é extremamente detalhada, tanto nas figuras quanto nos acessórios.
O design desses robôs é minimalista, mas em algumas áreas há bastante detalhes esculpidos, como na parte de trás da cabeça, nos braços e nas "mãos". Tudo isto foi executado muito bem pelos escultores - que não são creditados na caixa - e a Sideshow conseguiu fazer com que o produto final saia da fábrica sem perder a profundidade dos detalhes.
Meu único problema é que as mãos são um pouco grandes e não dá para fazer com que os dedos se encaixem no gatilho das armas. Porém, ainda assim os Droids conseguem segurar as armas bem convincentemente e, por isso, este problema não me incomoda tanto.
Pintura: 4,8/5
O plástico dos meus Droids é um pouco mais escuro do que os das fotos na embalagem, mas isto não me incomoda. Fora isso, não há muita pintura, mas, quando há, ela tende a ser excelente e sem erros visíveis de execução. Além do óbvio, como os olhos e as partes "metálicas" das juntas e de alguns outros detalhes, as figuras têm também aplicações de pintura para simular o efeito de uso, com arranhões e sujeira em todo o corpo. É interessante notar que cada Droid tem um esquema diferente desse "envelhecimento" e ao observar meus dois bonecos lado a lado notei que houve um trabalho extra para torná-los únicos. Meu único problema com a pintura é que as vezes estes detalhes me parecem um pouco grosseiros, mas isso é bem sutil.
Os backpacks tem inscrições com os indicadores das unidades e é interessante notar que cada backpack tem uma inscrição diferente. Não tenho certeza de quantos padrões a Sideshow produziu, mas, a julgar pelas discussões na Internet, o número é bem alto. Na versão exclusiva, adquirida diretamente da Sideshow, o backpack tem a inscrição "| | 3 8", ou 1138. No final da batalha de Grassy Plains, quando o Anakin destrói a nave de comando dos droids, é possível ver que um deles tem o número infame em seu backpack, visível logo antes dele cair.
Os rifles também são muito bem pintados, com detalhes metálicos e com um weathering (ou envelhecimento) bem realista.
De uma maneira geral, é um trabalho bem acima da média.
Articulação: 1138/5
É aqui que os Droids provam todo o trabalho duro que a Sideshow empregou no projeto. Olhando por fotos, é difícil imaginar o quanto os robôs são móveis! Eu contei 28 pontos de articulação e somente a cintura não mexe totalmente, mas isso é provavelmente pela fragilidade da região abdominal.
A cabeça tem um ball joint onde ela se conecta ao pescoço e este ball joint é conectado a outra junta, permitindo um movimento vertical impressionante. Além disto, a altura do pescoço é ajustável.
Os ombros são juntas compostas, com alcance de movimento excelente. Além disto, as ombreiras também se movimentam através de uma junta, para não comprometer o movimento dos ombros.
Os braços tem cut joints logo abaixo do ombro e viram 360 graus. Os cotovelos também são articulados, com juntas que "clicam" e mantém as poses muito bem. Além disto, eles viram um pouco mais do que 90 graus nos dois sentidos! Logo abaixo dos cotovelos, os antebraços também têm cut joints que permitem 360 graus de movimento.
O punho é ligado ao antebraço por um ball joint, que termina nas mãos permitindo que o punho e as mãos se movimentem separadamente. As mãos tem 2 dedos, mas eles não são independentes. Não obstante, eles tem 2 pontos de articulação: no punho e também uma falange. Os Droids também tem polegares que são ligados à mão via ball-joints!
Como disse, a cintura não é articulada e a articulação abaixo do torso também é excelente. Ball joints ligam os quadris as pernas. Esta junta é escondida por pequenos tubos de borracha maleável, muito bem pintados, que dão um aspecto bem realista às figuras e permitem que os membros se movimentem sem causar muito atrito entre as partes. Os joelhos são muito bem articulados, permitindo mais de 180 graus de movimento, também com juntas que clicam! É possível dobrar a perna completamente e as figuras ficam muito naturais quando ajoelhadas. Bravo!
Os pés são ball joints que se movimentam muito bem e complementam perfeitamente a posição das pernas.
Não somente as figuras são muito bem articuladas, mas as articulações são bem firmes e duráveis. Parabéns, Sideshow: ninguém esperava tanto!
Acessórios: 3,5/5
Na versão regular, cada Droid tem um backpack e um rifle E-5 e a versão exclusiva tem um backpack extra, com a inscrição 1138 nas costas.
Os backpacks são muito bem esculpidos e tem 2 antenas retráteis de tamanhos diferentes. Além de cada um ter uma inscrição diferente, posicionar as antenas pode adicionar bastante personalidade aos seus Droids, o que é um bônus. Vale lembrar que, diferente do que parecia ter se tornado a norma com este tipo de acessório para a Sideshow (veja meus reviews do Captain Rex e Commander Cody) o backpack não é encaixado magneticamente nas costas dos droids; há dois buracos nas costas das figuras para afixá-los. Eu confesso que prefiro a outra alternativa, pois, além de não se encaixarem muito bem, este tipo de conexão pode estragar a pintura das peças. Felizmente, elas funcionam razoavelmente bem e, quando as figuras estão paradas, os backpacks não caem. São acessórios divertidos e a idéia de usar múltiplas inscrições neles torna cada Droid único.
O rifle é muito bem esculpido, mas me parece um pouco pequeno. Não obstante, os droids ficam muito legais segurando suas armas, mesmo não conseguindo passar os dedos pelo gatilho.
Apesar de ficarem em pé muito bem sozinhos, as figuras não acompanham nenhum tipo de base, o que na minha opinião é um ponto negativo.
Mesmo tendo dois acessórios que fazem bastante sentido, as figuras são bem pobres nesse quesito. Mas pelo preço, eu não estou reclamando. Minha nota mais baixa é mais pela escala do rifle do que pela falta de outros acessórios.
Durabilidade/Qualidade de Construção: 5/5
Apesar de franzinos e leves, os Droids me parecem brinquedos extremamente duráveis. Se você tomar os cuidados básicos, é possível que os bonecos durem muitos e muitos anos, tanto pela qualidade dos materiais quanto pela construção robusta e confiável. As antenas dos backpacks são de metal e pode ser que enferrugem, o que pode ser preocupante, dependendo de onde você vive. Algumas juntas, como a da cabeça, precisam de um pouco de observação antes de usadas para não quebrar.
Um dos meus droids tinha o pescoço muito duro, mas com cuidado consegui extendê-lo de sua posição original e atualmente ele não apresenta problemas mais.
Obviamente, como toda figura "high-end", sempre é preciso tomar cuidado para não quebrar todas as pequenas partes móveis e para não arranhar o acabamento e a pintura. São brinquedos excelentes para adultos e adolescentes, mas crianças mais novas provavelmente os causariam danos sérios.
Preço: 5/5
Eu comprei os Droids em pre-order na Corner Store, e eles me custaram $110 + frete. $110 dólares por duas belas figuras, diferentes, interessantes e bem construídas como estas é quase uma barganha! A Sideshow foi muito feliz em sua estratégia de vendas dos Droids, que são, ainda mais do que os Clones e os Stormtroopers, os maiores army builders da franquia!
Como é de costume com itens de Star Wars, eles ainda estão disponíveis em várias lojas e, enquanto escrevo este review, ainda podem ser adquiridos diretamente pela Sideshow em sua versão regular e há um wait list para a exclusiva.
Geral: 4,5/5
Figuras muito bem esculpidas e pintadas, com um nível de articulação impressionante, acessórios que ajudam a personalizar os Droids e suas prateleiras, e tudo isso por um preço excelente! Junte isso ao fato de que, para quem mora fora dos EUA, comprar duas figuras e pagar o frete de uma só é quase bom demais para acreditar!
Estou extremamente feliz com meus B1 e empolgado para conferir os novos lançamentos da Sideshow para a franquia, principalmente porque a maioria das coisas que tenho vem da linha Militaries of Star Wars.
Somente tirei meio ponto deste total porque tive notícias de Droids defeituosos. Isto para nós aqui no Brasil é um problema, pois mandar as figuras de volta pode se tornar bem frustrante. Os meus 2 Droids são perfeitos e acho que estes problemas não são a regra, portanto só tirei meio ponto!
Fotos:








Mais fotos no tópico da minha coleção.

2012 promete ser um ano excelente para colecionadores de Star Wars. A Sideshow lançará vários itens interessantes da franquia em todas as suas linhas de produtos. Como coleciono Star Wars assiduamente, estou extremamente empolgado com os lançamentos vindouros!
Já em Janeiro, a companhia lançou este produto, que inclui dois Droids B1 e, além de anunciar que lançará variações dos robôs, já disponibilizaram para pre-order o veículo STAP, que por si só já é uma peça belíssima e ainda inclui mais um B1 de infantaria! Se somente estas novidades não são suficientes para convencê-lo de que 2012 será um dos melhores anos para colecionadores de Star Wars da Sideshow, este review lhe apresentará a engenhosidade e qualidade singulares desta nova fase da companhia.
Os droids B1 podem ser vistos exaustivamente em todos os prequels de Star Wars, nas duas séries animadas "The Clone Wars" e em outras mídias como jogos eletrônicos, quadrinhos e livros. Os battle droids B1 são a espinha dorsal do exército de droids separatista e da Trade Federation - seus criadores - e participaram de todos os conflitos em que estes grupos se envolveram. Os B1 não são exatamente os soldados mais eficazes taticamente, mas o grande número de unidades no campo de batalha demonstrou em várias ocasiões o grande poderio bélico da Separatist Confederation, chegando a subjugar o exército primitivo mas inovador dos Gungans com hordas infindáveis de soldados na batalha épica de Naboo (Episódio I).
Vamos ao review!
Embalagem: 5/5
Todas as caixas da franquia Star Wars da Sideshow seguem o mesmo tema visual, com pequenas variações, de acordo com a linha do produto. Esta não é uma exceção e, mais uma vez, temos uma caixa de papelão preta estilo "window box" bem resistente, com um belo acabamento lustroso, com uma aba magnética para mantê-la fechada. A caixa tem fotos das figuras na frente, dos lados, e atrás, onde há também 5 fotos da batalha de Grassy Plains (Episódio 1) e duas fotos de outras figuras da linha "Militaries of Star Wars", o Utapau Shadow Clone Trooper e Commander Gree.
Quando se abre o painel, há dois textos: sobre a criação e a história dos exércitos de droids à esquerda e, à direita, sobre os B1 especificamente, e os acessórios das figuras. O que diferencia esta caixa das outras é que os droids são embalados na mesma bandeija, na posição em que são armazenados nos drop ships! Isto não somente economiza espaço, como demonstra, já na própria embalagem a articulação fenomenal das figuras! Great job, Sideshow!
Escultura: 4,5/5
Apesar de que se comparados com imagens dos filmes algumas proporções são um pouco diferentes, o trabalho que fizeram ao esculpir estas figuras é impressionante. Com este tipo de personagem, escultura e articulação caminham juntos e a Sideshow acertou em praticamente tudo; a escultura é extremamente detalhada, tanto nas figuras quanto nos acessórios.
O design desses robôs é minimalista, mas em algumas áreas há bastante detalhes esculpidos, como na parte de trás da cabeça, nos braços e nas "mãos". Tudo isto foi executado muito bem pelos escultores - que não são creditados na caixa - e a Sideshow conseguiu fazer com que o produto final saia da fábrica sem perder a profundidade dos detalhes.
Meu único problema é que as mãos são um pouco grandes e não dá para fazer com que os dedos se encaixem no gatilho das armas. Porém, ainda assim os Droids conseguem segurar as armas bem convincentemente e, por isso, este problema não me incomoda tanto.
Pintura: 4,8/5
O plástico dos meus Droids é um pouco mais escuro do que os das fotos na embalagem, mas isto não me incomoda. Fora isso, não há muita pintura, mas, quando há, ela tende a ser excelente e sem erros visíveis de execução. Além do óbvio, como os olhos e as partes "metálicas" das juntas e de alguns outros detalhes, as figuras têm também aplicações de pintura para simular o efeito de uso, com arranhões e sujeira em todo o corpo. É interessante notar que cada Droid tem um esquema diferente desse "envelhecimento" e ao observar meus dois bonecos lado a lado notei que houve um trabalho extra para torná-los únicos. Meu único problema com a pintura é que as vezes estes detalhes me parecem um pouco grosseiros, mas isso é bem sutil.
Os backpacks tem inscrições com os indicadores das unidades e é interessante notar que cada backpack tem uma inscrição diferente. Não tenho certeza de quantos padrões a Sideshow produziu, mas, a julgar pelas discussões na Internet, o número é bem alto. Na versão exclusiva, adquirida diretamente da Sideshow, o backpack tem a inscrição "| | 3 8", ou 1138. No final da batalha de Grassy Plains, quando o Anakin destrói a nave de comando dos droids, é possível ver que um deles tem o número infame em seu backpack, visível logo antes dele cair.
Os rifles também são muito bem pintados, com detalhes metálicos e com um weathering (ou envelhecimento) bem realista.
De uma maneira geral, é um trabalho bem acima da média.
Articulação: 1138/5
É aqui que os Droids provam todo o trabalho duro que a Sideshow empregou no projeto. Olhando por fotos, é difícil imaginar o quanto os robôs são móveis! Eu contei 28 pontos de articulação e somente a cintura não mexe totalmente, mas isso é provavelmente pela fragilidade da região abdominal.
A cabeça tem um ball joint onde ela se conecta ao pescoço e este ball joint é conectado a outra junta, permitindo um movimento vertical impressionante. Além disto, a altura do pescoço é ajustável.
Os ombros são juntas compostas, com alcance de movimento excelente. Além disto, as ombreiras também se movimentam através de uma junta, para não comprometer o movimento dos ombros.
Os braços tem cut joints logo abaixo do ombro e viram 360 graus. Os cotovelos também são articulados, com juntas que "clicam" e mantém as poses muito bem. Além disto, eles viram um pouco mais do que 90 graus nos dois sentidos! Logo abaixo dos cotovelos, os antebraços também têm cut joints que permitem 360 graus de movimento.
O punho é ligado ao antebraço por um ball joint, que termina nas mãos permitindo que o punho e as mãos se movimentem separadamente. As mãos tem 2 dedos, mas eles não são independentes. Não obstante, eles tem 2 pontos de articulação: no punho e também uma falange. Os Droids também tem polegares que são ligados à mão via ball-joints!
Como disse, a cintura não é articulada e a articulação abaixo do torso também é excelente. Ball joints ligam os quadris as pernas. Esta junta é escondida por pequenos tubos de borracha maleável, muito bem pintados, que dão um aspecto bem realista às figuras e permitem que os membros se movimentem sem causar muito atrito entre as partes. Os joelhos são muito bem articulados, permitindo mais de 180 graus de movimento, também com juntas que clicam! É possível dobrar a perna completamente e as figuras ficam muito naturais quando ajoelhadas. Bravo!
Os pés são ball joints que se movimentam muito bem e complementam perfeitamente a posição das pernas.
Não somente as figuras são muito bem articuladas, mas as articulações são bem firmes e duráveis. Parabéns, Sideshow: ninguém esperava tanto!
Acessórios: 3,5/5
Na versão regular, cada Droid tem um backpack e um rifle E-5 e a versão exclusiva tem um backpack extra, com a inscrição 1138 nas costas.
Os backpacks são muito bem esculpidos e tem 2 antenas retráteis de tamanhos diferentes. Além de cada um ter uma inscrição diferente, posicionar as antenas pode adicionar bastante personalidade aos seus Droids, o que é um bônus. Vale lembrar que, diferente do que parecia ter se tornado a norma com este tipo de acessório para a Sideshow (veja meus reviews do Captain Rex e Commander Cody) o backpack não é encaixado magneticamente nas costas dos droids; há dois buracos nas costas das figuras para afixá-los. Eu confesso que prefiro a outra alternativa, pois, além de não se encaixarem muito bem, este tipo de conexão pode estragar a pintura das peças. Felizmente, elas funcionam razoavelmente bem e, quando as figuras estão paradas, os backpacks não caem. São acessórios divertidos e a idéia de usar múltiplas inscrições neles torna cada Droid único.
O rifle é muito bem esculpido, mas me parece um pouco pequeno. Não obstante, os droids ficam muito legais segurando suas armas, mesmo não conseguindo passar os dedos pelo gatilho.
Apesar de ficarem em pé muito bem sozinhos, as figuras não acompanham nenhum tipo de base, o que na minha opinião é um ponto negativo.
Mesmo tendo dois acessórios que fazem bastante sentido, as figuras são bem pobres nesse quesito. Mas pelo preço, eu não estou reclamando. Minha nota mais baixa é mais pela escala do rifle do que pela falta de outros acessórios.
Durabilidade/Qualidade de Construção: 5/5
Apesar de franzinos e leves, os Droids me parecem brinquedos extremamente duráveis. Se você tomar os cuidados básicos, é possível que os bonecos durem muitos e muitos anos, tanto pela qualidade dos materiais quanto pela construção robusta e confiável. As antenas dos backpacks são de metal e pode ser que enferrugem, o que pode ser preocupante, dependendo de onde você vive. Algumas juntas, como a da cabeça, precisam de um pouco de observação antes de usadas para não quebrar.
Um dos meus droids tinha o pescoço muito duro, mas com cuidado consegui extendê-lo de sua posição original e atualmente ele não apresenta problemas mais.
Obviamente, como toda figura "high-end", sempre é preciso tomar cuidado para não quebrar todas as pequenas partes móveis e para não arranhar o acabamento e a pintura. São brinquedos excelentes para adultos e adolescentes, mas crianças mais novas provavelmente os causariam danos sérios.
Preço: 5/5
Eu comprei os Droids em pre-order na Corner Store, e eles me custaram $110 + frete. $110 dólares por duas belas figuras, diferentes, interessantes e bem construídas como estas é quase uma barganha! A Sideshow foi muito feliz em sua estratégia de vendas dos Droids, que são, ainda mais do que os Clones e os Stormtroopers, os maiores army builders da franquia!
Como é de costume com itens de Star Wars, eles ainda estão disponíveis em várias lojas e, enquanto escrevo este review, ainda podem ser adquiridos diretamente pela Sideshow em sua versão regular e há um wait list para a exclusiva.
Geral: 4,5/5
Figuras muito bem esculpidas e pintadas, com um nível de articulação impressionante, acessórios que ajudam a personalizar os Droids e suas prateleiras, e tudo isso por um preço excelente! Junte isso ao fato de que, para quem mora fora dos EUA, comprar duas figuras e pagar o frete de uma só é quase bom demais para acreditar!
Estou extremamente feliz com meus B1 e empolgado para conferir os novos lançamentos da Sideshow para a franquia, principalmente porque a maioria das coisas que tenho vem da linha Militaries of Star Wars.
Somente tirei meio ponto deste total porque tive notícias de Droids defeituosos. Isto para nós aqui no Brasil é um problema, pois mandar as figuras de volta pode se tornar bem frustrante. Os meus 2 Droids são perfeitos e acho que estes problemas não são a regra, portanto só tirei meio ponto!
Fotos:








Mais fotos no tópico da minha coleção.