[review] Duke Nukem Neca


AVISO IMPORTANTE
Antes de começar a ler esse review, abra uma lata de cerveja, sente-se confortavelmente em sua cadeira, coloque o volume da caixa de som no máximo e aperte o play abaixo!
http://www.4shared.com/audio/3JOlAc_B/SurpriseOoO.html
Nota: a princípio, pensei em fazer uma retrospectiva na história do Duke Nukem, mas sei que ele mesmo não aprovaria um texto assim por se tornar enfadonho. Então decidi comentar a partir do jogo Duke Nukem 3D que fez parte da primeira geração mais realista de jogos 3D.

Em 29 de Janeiro de 1996, a 3D Realms lança o jogo Duke Nukem 3D. O grande diferencial dele para os títulos da época fica por conta da grande possibilidade de interação com o cenário ao seu redor e grande liberdade de movimentos. Em Doom o personagem só podia correr e atirar; em Quake já era possível pular e nadar também; em Duke Nukem 3D o senso de humor já começa pelo golpe que se dá quando ficava sem munição: um chute na bunda (se o inimigo estiver de costas) ou no saco (se estiver de frente), além da possibilidade de voar (com Jetpack), destruir partes do cenário, interagir com itens específicos (um microfone, por exemplo), e, mulheres (isso mesmo, peitones de fora, meu caro!). Daí você já tem ideia do perfil do nosso heroi: um sujeito que curte chutar traseiro de alienígena e andar em boa companhia (de preferência gatas lindas trajando pouca ou nenhuma roupa, com seus fartos seios à mostra).

Vamos falar de atualidade! Houve, literalmente, uma novela para produzirem a versão Duke Nukem Forever. Projetos foram feitos, direitos autorais adquiridos por outras empresas, e mais uma lenga-lenga danada. Tivemos aí 15 anos de espera pela continuação e, ao menos pra mim, valeu a pena! Em termos de história, o enredo se passa 12 anos após os eventos do Duke Nukem 3D, onde a invasão alienígena foi impedida. Os gráficos estão absurdamente bons, trilha sonora inovadora (você está ouvindo a nova versão da música tema!), interação com mais itens do cenário e novos desafios para o Duke encolhido (ele fica do tamanho de um Comandos em Ação). Achei algumas fases com desafios desnecessários (não mencionarei detalhes aqui, pois não é o foco), por outro lado, gostei das novas falas e alguns chefes são realmente difíceis (o sujeito tem que ser macho pra zerar na moral).
E é nesse contexto atual que a Neca decidiu criar o boneco, que você poderá ver minha avaliação abaixo:
Legendas















Fabricante:

Ano de Lançamento: 2011
http://necaonline.com/31628/products/to ... on-figure/
Embalagem





É o blister clássico da Neca. O destaque fica por conta dos textos criativos que colocaram. Veja abaixo:
De tão impressionante, você achará que é o Duke verdadeiro depois de um tiro do raio encolhedor! Agora ele tem apenas 7" de altura, mas é como você brinca com ele o que importa.
É hora de chutar traseiro e mascar chiclete! (chiclete vendido separadamente)
Essa é a única figura de ação que você não pode posar - ELE FAZ VOCÊ POSAR.
Duke Nukem, o maior chutador-de-traseiro-alienígena, foi reduzido ao tamanho de uma figura de ação para o seu prazer de pegá-lo. Esteja você você alinhando hordas de aliens reais para matar ou apenas brincando com bonecas em sua casa, você nunca vai sentir uma perda de confiança e apenas mais um com o pequeno Duke ao seu lado.
Leve essa potência do tamanho de um pinto para a sua escola ou bar como seu wingman (parceiro), e você vai ser invejado por todos os rivais. Você nunca mais precisará brincar com outro brinquedo novamente.




Escultura





Fizeram a escultura do rosto com uma expressão de sacana, típica do Duke. Os óculos não saem. O cabelo dele é estilo Guile, porém menor.

O suspensório possui bons detalhes.

A musculatura dos braços é boa.

As luvas têm o símbolo do game.

A escultura das pernas ficou excelente. O cinto e bolsos valem um destaque.

A calça possui detalhes bem feitos de costura e dobra do tecido.

As botas também são bem trabalhadas. Fiquei muito satisfeito.

Pintura





As cores estão completamente fiéis ao personagem.

Articulação




Com 23 pontos de articulação, o boneco permite uma variedade de poses. A cabeça possui movimento mais curto.

A Neca utilizou uma nova articulação entre ombro e braço (anatomicamente impossível para um ser humano, mas vamos em frente) que permite até aproximar bem o charuto da boca do Duke. Para poses, é legal, mas sinceramente espero que não coloquem essa articulação em outros bonecos. No cotovelo deixaram uma pontinha que fica estranha quando se dobra o mesmo.

A mão possui a famosa “ball joint”” no punho e ressalto os dedos que são flexíveis, facilitando demais o encaixe de armas.

Os braços não se aproximam do corpo abaixados e esticados (mas tem um macete: se você girar o ombro dele é possível com o braço de lado).

Gosto bem dessa articulação da virilha.

Dois pontos no joelho é sempre excelente!

E ball joint no pé também.

Acessórios



A Neca economizou demais nesse quesito, o que é desapontador para os fãs. No jogo se vê uma variedade legal de armas, porém escolheram apenas a pistola 1911 e um charuto. Ok, são acessórios legais, devo admitir, mas poderiam ter feito mais alguns (a RPG, por exemplo, que é clássica, Tripbomb, Pipebmb, etc). A vantagem é que tenho acessórios de outros bonecos que servem perfeitamente no Duke.

Conclusão





Pela qualidade geral, é um boneco que vale a pena ter na coleção, até mesmo pra criar situações engraçadas onde o Duke está rodeado de mulheres, ou tirando sarro com algum alien. Já para os fãs, é indispensável!
Algumas frases do Duke para seu inteiro deleite...





























E pra quem pensou que o Duke se safaria em todas, o desfecho... (by Marcelo Leal, meu grande amigo)
