logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dica para comprar Gundam ou mech

Espaço para figuras em geral.

Dica para comprar Gundam ou mech

Mensagempor Brunoosti em 01 Jul 2013, 12:57

Pessoal,
ando querendo comprar um Gundam ou algum mech do tipo para ter na minha coleção, entretanto, não tenho muita experiência com esse tipo de figura, e queria a ajuda de vocês pra saber de uma bem legal e completona pra comprar! : )
Pensei até em pgar o REX da 3a.. mas a peça é grande demais da conta.
Pesquisando um pouco fiquei sabendo do "Gundam PG GP01" que parece ser muito bom! Mas vcs que sabem mais do assunto, poderiam me sugerir algum robozão bacana?!
Obrigado!!!
Brunoosti
Figura Variante

Data de registro: 05 Nov 2008, 17:49

Re: Dica para comprar Gundam ou mech

Mensagempor POTTER em 01 Jul 2013, 14:06

Gundam PG GP01 e muito show, eu tenho o Gundam Wing 0 Hg 1/60 com 30 cm de altura mais o PG ele tem um pouco mais de telhares e tem um esqueleto show de bola.
"A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena" Seu Madruga
POTTER
Figura Variante

Data de registro: 26 Abr 2009, 16:12

Mensagempor [Treinador] em 01 Jul 2013, 14:49

Cara vamos lá, viciado em robos se apresentando !

Eu coleciono Gundams e Transformers e eles existem das mais variadas formas e tipos, a primeira coisa que você tem que decidir é "qual gundam" você quer ? Como deve saber, gundam é o nome de uma franquia de séries de robos todos chamados gundas !shit, respondendo essa pergunta vem outra "qual o tamanho do gundam ?" Dependendo do gundam que você queira, ele pode ser vendido como model kit na escala 1:144 (do tamanho de um revoltech pequeno), 1/100 (uns 18cm de altura) ou 1/60 (são maiores, pesados e caros para comprar e importar cuidado, são bem grandes, não sei exatamente a altura acho que tem o tamanho de um hot toy).

também existem figuras de ação dos gundam's mas geralmente é mais em conta comprar o model kit, eles vem na cor do plástico, não é obrigatória a pintura, mas faz toda uma diferença, se você gosta de montar coisas (LEGO CITY) então é diversão garantida, por experiência própria recomendo kits 1/100 HG para começar, se gostar passe para os 1/100 MG são mais detalhados, articulados mas exigem maior experiência na montagem !

Gundams que eu gosto e recomendo:

Se quer um aspecto mais mecânico: TallGeese III, Serpent Custom, Sinanju, Gundam MK II, Gundam Heavy Arms, Zaku Blaze Phantom, Kampfer

Se prefere algo estilo super robot: Gundam Wing Zero Custom, Gundam Shen Long Custom, Gundam Sandrock Custom, Gundam Death Scythe Hell Custom, Master Gundam, God Gundam, Gundam Cross Bone

Uns que são realmente lindos quando montados: Shin Musha Gundam, Gundam Astray Red Frame, Full Armor Unicorn Gundam, Gundam Seven Sword Exia e Gundam Astray Blue Frame 2ndl

!ohrly
[Treinador]
Figura Loose

Data de registro: 18 Abr 2013, 20:52

Mensagempor Brunoosti em 01 Jul 2013, 15:50

eitaporra! heuheuehu
aí sim!
Valeu mesmasso!
Vou pesquisar esses aí. A minha ideia é ir num de 1/60. Coleciono HT e gosto das figuras no tamanho de 1/6 (em torno de 30cm).
Brunoosti
Figura Variante

Mensagempor Brunoosti em 01 Jul 2013, 15:52

POTTER escreveu:Gundam PG GP01 e muito show, eu tenho o Gundam Wing 0 Hg 1/60 com 30 cm de altura mais o PG ele tem um pouco mais de telhares e tem um esqueleto show de bola.

Bonito esse wing heim! ave!

Acho que meu problema vai ser montar mesmo.. nunca montei um kit desses... tenho paciência e tal, mas tenho medo de quebrar também : /
Brunoosti
Figura Variante

Mensagempor [Treinador] em 01 Jul 2013, 16:11

Brunoosti escreveu:
POTTER escreveu:Gundam PG GP01 e muito show, eu tenho o Gundam Wing 0 Hg 1/60 com 30 cm de altura mais o PG ele tem um pouco mais de telhares e tem um esqueleto show de bola.

Bonito esse wing heim! ave!

Acho que meu problema vai ser montar mesmo.. nunca montei um kit desses... tenho paciência e tal, mas tenho medo de quebrar também : /

Os kits costumam ter plástico resistente e de boa qualidade, os moldes da bandai de uns tempos pra cá são muito bons, difícil de quebrar, só se usar MUITA FORÇA.

1/60: Considere comprar esses: Freedom ou Astray Red Frame. !ohrly
[Treinador]
Figura Loose

Mensagempor gregio em 01 Jul 2013, 16:25

MAs você tem que ver se prefere um pra montar ou na forma de Action Figure mesmo. A Bandai tem a linha Robot Damashi de bonecos só de mechas que é realmente muito bem feita mas bem mais cara que um model kit.

Quanto aos model kits, é tranquilo. Todos os da Bandai já tem com o plástico na cor certa, excceto por um detalhe ou outro (e aí vem os adesivos pra resolver). Mas obviamente um pouco de tinta resolve muito melhor isso. Mas de começo acho que vc se divertiria bastante só simplesmente montando mesmo. Nenhum kit da Bandai precisa de cola, é tudo no encaixe mesmo...

Em primeiro lugar acho que você tem que saber que modelo te agrada mais, pra depois ver os kits que tem dele. Por exemplo, esse Wing Gundam Zero 1/60 é bonito mas é um kit bem antigo. a versão Master Grade dele (escala 1/100 - 18 cm) é bem mais recente e portanto com um design mais proporcional e esgui. Muito mais bonito. Então acho melhor escolher primeiro um visual que te agrada... O mais comum mesmo é sair na escala 1/144. Apesar de todo mundo babar nos 1/100, os modelos 1/144 é que tem a maior variedade de modelos e extras (como dioramas de hangar, sets de armas e partes customizáveis, plataformas de lançamento...)

Além do original que é sempre um clássico (RX-78) vale a pena dar uma olhadinha na série Gundam 0083, de onde é o GP-01. Apesar de ser dos anos 80, o visual dos robös é realmente muito bom. Dá uma pesquisada nos seguintes mechas, que são os principais da série:
Gundam GP-01
Gundam GP-01FB
Gundam GP-02A
Gundam GP-03S
Gerbera Tetra

A série mais popular com certeza seria a Gundam Wing e sua continuação Endless Waltz. Mas o pessoal zoa que são os "backstreet gundams". Pq toda série de Gundam é uma guerra um tanto quanto realista (dentro do possível), onde cada personagem é um mero soldado pilotando um blindado humanóide. Mas em Gundam Wing ficou uma coisa meio "Power Ranger", 5 rapazes de diferentes etnias com robôs muito mais fodôes do que os dos inimigos então perdeu aquele sentimento de que cada personagem pode ser morto a qualquer momento (o que é muito comum nas demais séries). Apesar disso as ideologias da guerra presentes na séries são muito boas.
Os mechas principais dessa série são:
Wing Gundam (depois dado um upgrade pra Wing Gundam 0 e em Endless Waltz pra Wing Gundam Zero Custom)
Gundam Deathscuthe (depois dado um upgrade pra Deathscythe Hell e em Endless Waltz pra Deathscythe Hell Custom)
Gundam Shenlong (depois dado um upgrade pra Altron Gundam e em Endless Waltz pra Gundam Nataku)
Gundam Sandrock (upgrade em Endless Waltz pra Sandrock Custom)
Gundam Heavyarms (upgrade em Endless Waltz pra Heavyarms Custom)
Talgeese (tem as versões I, II e III)
Gundam Epyon

Outra série que vale a pena dar uma olhada é Gundam Seed. Que marcou o retorno da série depois de muito tempo sem nenhuma série nova. Teve uma continuação (Seed Destiny) e uma série meio Spin-Off (Stargazer). É mecha demais pra listar aqui mas vale a pena dar uma fuçada pq todos tem visuais muito incríveis. Os mais populares da série são o Aile Strike, Freedom Gundam (e a versão melhorada, Strike Freedom), Justice Gundam (e a versão melhorada Infinite Justice), Destiny Gundam e todos da série Stargazer.

A série atual se chama Gundam Unicorn e fecha a história principal. Vale lembrar que nem toda série de Gundam é liaga uma na outra. Todas falam sobre conflitos (sempre com algum motivo muito interessante por trás). A série original de 1979 teve várias continuações (são as melhores séries) e o desfecho seria justamente nesse novo, Unicorn. Vale a pena dar uma olhada tb, em especial nos seguintes:
Unicorn Gundam
Unicorn Banshee
Sinanju
Jesta
Geara Doga
Geara Zulu

Se quiser se aventurar, dá uma fuçada nesse site aqui, ele reuni imagens de tudo que já saiu de Gundam, seja anime, mangá, novels, games ou simplesmente imagens conceituais!
http://www.mahq.net/mecha/gundam/index.htm

PS: tem uma série de mangás e novels que se passa no universo original da série com visuais incríveis tb de mechas, são meus preferidos, se chama Gundam Advanve od Zeta. Os visuais são bem caprichados mas os kits só saíram em escala 1/144
Pain? Pain is like love, like compassion! It is a thing only for lesser men. What is pain to Doom?
gregio
Figura Exclusiva

Data de registro: 07 Abr 2010, 01:54

Mensagempor Kev Blade RX em 01 Jul 2013, 17:51

Sério cara, montar um kit desses é trabalhoso e pra ficar realmente bonito, requer prática. Compra uns kits de 30 reais, compra as tintas, materiais que você vai precisar e treine. Você não quer dar quase 400 reais em algo que voce vai levar tempo pra montar e ficar horrivel.
Kev Blade RX
Figura Loose

Data de registro: 15 Nov 2006, 20:08

Mensagempor .:Leocke:. em 01 Jul 2013, 22:15

As dicas dos colegas foristas são apreciadas, mas acho que a pergunta já começou de maneira errada. Creio que a melhor opção seria ASSISTIR a alguma série de anime com mechas pra só então escolher qual personagem comprar. O que mais tem por aí é gente que coleciona figura disso, figura daquilo, mas nem sabe qual é o nome do personagem.
.:Leocke:.
Figura Chase

Data de registro: 14 Fev 2008, 14:28

Mensagempor lordjubilus em 01 Jul 2013, 23:28

.:Leocke:. escreveu:As dicas dos colegas foristas são apreciadas, mas acho que a pergunta já começou de maneira errada. Creio que a melhor opção seria ASSISTIR a alguma série de anime com mechas pra só então escolher qual personagem comprar. O que mais tem por aí é gente que coleciona figura disso, figura daquilo, mas nem sabe qual é o nome do personagem.

concordo com o Leocke assista algum anime e escolha depois as figuras, eu recomendo o Gundam Wing q é meu anime preferido de robos gigantes, e ele tem uma grande variedade de figuras entre model kits e a serie robot spirits da bandai
AF é igual seio, é feito pra criança, mas só adulto brinca
lordjubilus
Figura Exclusiva

Data de registro: 13 Dez 2006, 00:09

Mensagempor Brunoosti em 02 Jul 2013, 00:43

Não discordo do leocke mesmo : p
Mas eu sou fã dos robozões mais pelo design do que pela série. Eu assistia gundam quando era mais moleque, mas hoje em dia não tenho mais tanto interesse.. além disso falta tempo também: é muito jogo no steam, muito filme na lista, muita coisa pra estudar, etc.. hehe
A dica do pessoal foi muito válida. Nâo tive tempo de explorar tudo, mas com certeza vou ver um por um : ).
Brunoosti
Figura Variante

Mensagempor doug_pc em 02 Jul 2013, 01:00

.:Leocke:. escreveu:As dicas dos colegas foristas são apreciadas, mas acho que a pergunta já começou de maneira errada. Creio que a melhor opção seria ASSISTIR a alguma série de anime com mechas pra só então escolher qual personagem comprar. O que mais tem por aí é gente que coleciona figura disso, figura daquilo, mas nem sabe qual é o nome do personagem.

A Leocke...eu vi no ebay esses dias um robô urso, achei legal pra caramba e provavelmente vou comprar.
Mas não faço a menor idéia de quem é nem de que anime / mangá. Isso não me impede de achar ele legal e querer ele aqui em casa...hehehehe.
doug_pc...That's me!
doug_pc
Figura Variante

Data de registro: 17 Jun 2007, 00:18

Mensagempor Brunoosti em 09 Jul 2013, 23:44

Estava eu "passeando" pra descobrir mais sobre os gundams. Dá até um desânimo quando se vê o nível de pintura que os caras fazem:
http://www.hobbylinksource.com/mechas-a ... build.html
sensacional:
http://www.gunjap.net/site/?p=88165

E AGORA?
hehehehehe
Vi muitos reviews no youtube tb.. impressionante como os modelos são uma peça de engenharia complexa!
Brunoosti
Figura Variante

Mensagempor gregio em 10 Jul 2013, 00:11

Se está pensando em pintar, comece comprando um dos mais baratinhos só pra "praticar". Os chamados "non grades"... Teve uma época que eu desencanei total dos bonecos e montava só model kits, a maioria Gundam. Como eu tenho muitas revistas de modelismo (a santa Dengeki Hobby!), aprendi muito coisa de lá mas na net você acha tudo também... Inicialmente eu só montava mesmo. depois passei a pintar os detlahes ao invés de colocar os adesivos e por fim passei a pintá-los inteiros. Como não tinha aerógrafo, usava ou o de um amigo ou pintava no spray mesmo (mas tintas próprias, na Colorgin da vida, apesar de funcionar, não dá o mesmo acabamento).

Acho que pra começar seria melhor mesmo somente montar. Nada de pintura! Atualmente a Bandai tem uma nova linha chamada Real Grade. São kits escala 1/144 (cerca de 15 cm dependendo do modelo) mas com todo o acabamento dos Master e Perfect Grades. Verdadeiras obras de arte em miniatura. Tudo que se tem nas escalas maiores, tem nessa menor. Acho que pode valer a pena. E por serem novos, a tecnologia usada é melhor até que muitos MG antigos. Talvez te agrade logo de cara. Todas as peças são pensadas para encaixarem onde realmente haveria um encaixe das placas no robô, ou seja, não fica aparecendo aquela "linha" de peça encaixada, fica tudo mega mascarado. Já que esse é um dos principais motivos pra se pintar um kit inteiro (sumir com essa "linha" dos encaixes, o que te obriga a pintar a figura toda), já seria um problema a menos.
Outra coisa que é quase obrigatória, é fazer os "panel lines" essas linhas fininhas pretas nos contornos das peças. Tem uma caneta específica pra isso (Gundam Marker) e com certeza onde vc comprar seu kit terá pra vender tb. Você vai ver que já dará um ótimo acabamento. (Mas não recomendo simplesmente a da ponta fina, dá um acabamento "amador" demais. Se quiser depois recomendo um modelo melhor de Marker)
Acho que só essas duas coisinhas (um modelo mais novo e os contornos a caneta) talvez já te ajudem a ter um resultado que te agrade bem mais sem precisar pensar logo de cara em pintar...
Pain? Pain is like love, like compassion! It is a thing only for lesser men. What is pain to Doom?
gregio
Figura Exclusiva

Mensagempor Brunoosti em 10 Jul 2013, 11:43

O problema de pintar é o tempo... então não sei se valeria a pena. Os kits já são lindissimos só montados, com os adesivos, mesmo sem fazer o panel lining.
Os PG (1/60) me parece que não tem esse problema de "linhas" aparecendo também. A pintura seria mesmo é pra deixar o modelo mais fodástico.
Na pintura a minha intensão seria passar o aribrush, antes mesmo de destacar as cartelas (fazendo planejamento da pintura), que é MUITO mais fácil. Depois detalhar com um pincel alguma parte menors. Os adesivos, acho que prefiro colá-los mesmo. Como faz pra pintar uma linha tão reta quanto a do adesivo?! E letrinhas tão minúsculas????
Estava procurando airbrushes pra comprar no ebay, com compressor, e achei uns bem baratos mesmo. Será que vale a pena? Ou ele vai cuspir a tinta nos paineis? Lembrando que a intensão é só "soprar" a tinta uniformemente, e não desenhar detalhadamente com o airbrush. Olha aí:
http://www.ebay.com/itm/Airbrush-Make-U ... 7675.l2557 (de maquiagem! kkk)
http://www.ebay.com/itm/LIGHT-DUTY-MINI ... 7675.l2557
Brunoosti
Figura Variante

Mensagempor [Treinador] em 10 Jul 2013, 11:59

NÃO ! Cara, se você pintar enquanto está na grade e depois cortar vai ter um problema meio chato de resolver, porque o pedacinho de plástico não pintado que vc cortou vai precisar lixar para depois pintar novamente, ou seja, vai fazer a mesma coisa 2 vezes, o ideal é destacar tudo, fazer uma pré-montagem, depois desmonta, prender o que for pintar em algum lugar (geralmente com palito de churrasco usando uma base de isopor) e depois aplicar a pintura (prime depois spray é o ideal, mas não é obrigatório), spray é sempre melhor, mas se tiver habilidade, no pincel fica 100% ! Depois da pintura aplica os decalques, depois passa verniz fosco ou brilhoso, vai do gosto do freguês, bom a ordem mais didática é essa, mas plastimodelismo vai da necessidade de cada um :).

Se quiser ver umas séries rápidas, afinal ninguém tem tempo para ver 50 ou 60 episódios, risos, veja 08th MS TEAM, são poucos episódios e na minha opnião a melhor coisa feita em gundam !

Outros curtas, gundam see astray (red,blue, stargazer) (pertence a série seed) mas são uns curtas.

Gundam War in the pocket (várias estórias, curtinho).

Gundam Unicorn (não precisa ver as séries anteriores para entender, mas assistir as anteriores enriquece absurdamente o universo).

Os ovas que fecham a estória de wing são legais e muito bem desenhados \ animados o nome: Gundam Wing Endless Waltz, mas lembrando que é um final de série, são 3 ovas.

Series que eu não recomendo: Seed, animação sofrível, é um remake da série original, mas a animação é péssima, tem muitos gundam pra tudo quanto é lado mas a maioria não serve pra nada. Se for para pegar gundam pela estética eu prefiro wing que são só 5 e super poderosos (muwhaahhaha)

00 - eu até gosto da série, mas a aparência dos robos é beeeeem diferente do padrão, muitos fãns não gostam.
[Treinador]
Figura Loose

Mensagempor Brunoosti em 10 Jul 2013, 14:09

[Treinador] escreveu:NÃO ! Cara, se você pintar enquanto está na grade e depois cortar vai ter um problema meio chato de resolver, porque o pedacinho de plástico não pintado que vc cortou vai precisar lixar para depois pintar novamente, ou seja, vai fazer a mesma coisa 2 vezes,...

Pensei nisso imediatamente após ter enviado a mensagem. Ainda sim, estou semi-considerando pintar.. pq leva tempo demais. Pra montar já vai ser uma odisseia : ). Eu gosto desse tipo de coisa, mas não sei se vou ter tempo pra fazer : (.

Vou pesquisar sobre as séries. De bobiar acabo vendo tudo : p (aos poucos, é claro)

Vi os Real Grade. REalmente, muito bonito.. bastante de talhado, principalmente pra quem gosta de fazer panel lining. Mas são muito pequenos... ainda mais pra peças tão detalhadas.
Já fazia um tempo que eu pensava em adquirir um material pra customização e manutenção. To achando que os gundam vão realizar esse pensamento : ).
Estou com muita vontade de pintar e deixa 100%.

Alguém com experiência: dá muito trabalho, tipo sem noção? Vi um vídeo que o cara levou 190 pra finalizar um astray red frame, mas ele fez pintura metálica e tal..
Brunoosti
Figura Variante

Mensagempor tbrvelasquez em 10 Jul 2013, 17:02

Nunca tive um model desses, mas já montei alguns Revells no passado.
Esses modelos possuem articulação ou após prontos viram "estátuas"?

Queria um Strike Freedom e o tópico já ajudou bastante em responder isso. A dúvida é se pego um model kit ou um figure mesmo da Bandai.
tbrvelasquez
Figura Variante

Data de registro: 18 Dez 2012, 09:01

Mensagempor gregio em 10 Jul 2013, 17:18

Brunoosti escreveu:Na pintura a minha intensão seria passar o aribrush, antes mesmo de destacar as cartelas (fazendo planejamento da pintura), que é MUITO mais fácil. Depois detalhar com um pincel alguma parte menors. Os adesivos, acho que prefiro colá-los mesmo. Como faz pra pintar uma linha tão reta quanto a do adesivo?! E letrinhas tão minúsculas????

Compressor eu não posso te ajudar, confesso! Não conheço muito mas sei que é meio complicado, tem que ser um bom que não vá "engasgar" e cuspir tinta!
A pintura dos detalhes que eu digo ao invés dos adesivos não é dos escritos nem nada mas para os grandes adesivos que "cobrem" as partes que deveriam ser coloridas ou até mesmo os olhos ou detalhes do tipo. O problema do adesivo que faz essa "parte" é que ele é metálico, o que fica bem contrastante com a cor e o brilho do plástico.
Tudo bem se eu postar umas fotos de uns kits meus pra mostrar isso aqui?

Tenho um HG que eu pintei inteiro. Ele era um kit meio antigo e a cor não tinha nada a ver com o original na série então me deu 5 minutos e montei como se deve ser! Cortei todos os encaixes e usei cola no lugar. Não preisa, obviamente mas com isso você consegue sumir com as marcas de encaixe. Depois lixei tudo o que precisava e pintei no pincel mesmo com tinta própria, usei alguns dos markings que vinha com kit (são aqueles adesivos de "Caution" e outros detalhes, diferente dos adesivos que servem pra cobrir partes que não vem na cor), usei alguns decalques genéricos de modelismo e fiz todo o weathring nele tb, ficou bem bacana e eu devo ter demorado uns 4 finais de semana no máximo...
Mas eu pulei uma etapa ou outra que os modelista adoram como corrigir os erros no kit com massa (acertando altura, ou até mesmo inclinação de algum peça), passar primeiro primer, fundo preto e das demais camadas de tinta pra chegar na cor desejada. Fui direto pra cor que eu queria e pronto... A parte ruim de fazer isso é que, se for dar uma mão de tinta a mais só uma parte do modelo, o tom da nova demão ficará diferente...
gregio
Figura Exclusiva

Mensagempor Brunoosti em 10 Jul 2013, 21:12

PÕE FOTO AEEE!
!bwahaha !bwahaha !bwahaha
!megusta !megusta !megusta
!olho !olho !olho
Brunoosti
Figura Variante

Mensagempor Marcinho TJF em 12 Jul 2013, 11:10

Muito legal esse tópico! Eu sempre admirei os robôs Gundam, mas como o amigo que criou o tópico, sempre tive dúvidas quanto a escala e modelos...deu pra esclarecer muitas dúvidas que eu tinha tbm! Parabéns pelo tópico! =D>
"Nunca deixe morrer a criança que existe dentro de você"
Marcinho TJF
Figura Loose

Data de registro: 10 Jun 2012, 00:54

Mensagempor Brunoosti em 13 Jul 2013, 01:31

: )
Valeuzão!
Cada vez mais que eu pesquiso fico mais impressionado!
É muito massa! Preciso ver os animes!
Brunoosti
Figura Variante

Mensagempor Kev Blade RX em 13 Jul 2013, 02:16

Vai no forum Gundam Brasil que o pessoal de lá manja muito da parte de pintura, além de ter bons tutoriais
Kev Blade RX
Figura Loose

Data de registro: 15 Nov 2006, 20:08