logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor rodso2 em 04 Abr 2009, 14:59

Com essa tecnica seria possivel clonar a figura inteira, não?
rodso2
Figura Variante
 
Mensagens: 1247
Data de registro: 25 Out 2006, 08:35
Localização: Curitiba

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 04 Abr 2009, 19:22

rodso escreveu:Com essa tecnica seria possivel clonar a figura inteira, não?


Sim. Você teria q desmontar peça por peça e depois fazer uma forma para cada peça e fazer a cópia de cada uma e remontar. Acho q acabaria mais caro q comprar outra figura! A não ser q você fizesse muita figura bootleg!
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Man O War em 04 Abr 2009, 20:38

Angelo escreveu: A não ser q você fizesse muita figura bootleg!


Um Designer chamado Sucadelic, faz uma graninha considerável vendendo Bootlegs no site dele, todos relacionados a Star Wars, eu mesmo ainda estou correndo atrás de um Suckalord.
Crom ri deste tópico do alto de sua montanha e diz; Glomulus é Rei!
Avatar de usuário
Man O War
Figura Customizada
 
Mensagens: 1891
Data de registro: 17 Mai 2008, 20:51
Localização: Docking Bay 94.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor rodso2 em 04 Abr 2009, 20:50

O que é bootleg? Tipo uma copia nao autorizada?
rodso2
Figura Variante
 
Mensagens: 1247
Data de registro: 25 Out 2006, 08:35
Localização: Curitiba

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Man O War em 04 Abr 2009, 21:04

rodso escreveu:O que é bootleg? Tipo uma copia nao autorizada?

Isso ai, produtos fabricados sem autorização oficial.
Crom ri deste tópico do alto de sua montanha e diz; Glomulus é Rei!
Avatar de usuário
Man O War
Figura Customizada
 
Mensagens: 1891
Data de registro: 17 Mai 2008, 20:51
Localização: Docking Bay 94.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Snake-Eyes em 04 Abr 2009, 23:21

Angelo escreveu:
rodso escreveu:Com essa tecnica seria possivel clonar a figura inteira, não?


Sim. Você teria q desmontar peça por peça e depois fazer uma forma para cada peça e fazer a cópia de cada uma e remontar. Acho q acabaria mais caro q comprar outra figura! A não ser q você fizesse muita figura bootleg!





:D Criar uma matriz apenas para fazer UMA figura fica meio caro.....mas se começar a fazer várias e até sob encomenda, aí sim você começa a recuperar o gasto e depois naturalmente a ter lucro :D
Paz Profunda
Snake-Eyes
Figura Loose
 
Mensagens: 442
Data de registro: 01 Mai 2007, 20:14
Localização: Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 05 Abr 2009, 00:33

bootleg = pirata

Quis ser mais sutil :D :lol:
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Léo Customs em 05 Abr 2009, 23:27

Técnica para pintura simulando "BLUE JEANS"

Material necessário: Spray azul escuro e Spray azul mais claro.
No caso, usei o Esmalte Sintético Azul Colonial, da Color Gin e o Decor Spray Azul Médio, também da Color Gin.
Imagem

Cubra o local a ser pintado com o Azul escuro. Use quantas demãos forem necessárias. Aguarde secar.
Depois de seco, com a lata de spray a aproximadamente uns 35 a 40 cm de distância, dê leves borrifadas com o azul mais claro, a fim de cobrir parcialmente o azul escuro. Mas não exagere, pois o azul escuro tem que ficar aparecendo por baixo dos pontinhos de azul claro que irão se formar...

O resultado será mais ou menos este:
Imagem
Imagem
Imagem

Abraços a todos!
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Léo Customs em 05 Abr 2009, 23:31

Ah, esqueci de falar:
Quanto menos borrifadas de azul claro der, mais escuro ficará o Jeans.
No caso do exemplo, foi o oposto, pois a figura usa um jeans bem claro.
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 05 Abr 2009, 23:56

Excelente, quando eu for fazer meu Rawhide Kid vou usar esta técnica!
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor rodso2 em 06 Abr 2009, 00:23

Eu achei a tecnica legal nao para fazer bootlegs, mas peças para customs... o molde dura para um monte de copias, certo?
rodso2
Figura Variante
 
Mensagens: 1247
Data de registro: 25 Out 2006, 08:35
Localização: Curitiba

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 06 Abr 2009, 07:16

rodso, a ideia é essa. O molde dura indefinidamente.
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Passo a passo de uma clonagem de cabeça

Mensagempor Genjoke em 12 Abr 2009, 14:52

Mais de uma pessoa me pediu por MP, então lá vai um passo a passo ilustrado.

Clonando a cabeça do Bishop (Marvel Legends)

O MOLDE EM SILICONE

A cabeça deve ser apoiada em massinha (eu uso massa tack). Lembrando que essa massinha também será clonada, sendo assim você deve colocar a massinha numa área que possa ser retirada depois. Como eu estava clonando a cabeça do Bispo sem o cabelo, ela terá que ser completada depois, então não há problema em colocar a massinha ali. Outra coisa, o buraco será determinado pela base desse pilar de massinha, faça-o de forma que depois dê para passar a peça inteira por ele.
Imagem
Imagem

Agora coloque a cabeça dentro do recipiente que servirá de forma. Eu uso copinhos descartáveis, aqui estou usando uma xícara, mas não recomendo, pois é difícil depois tirar o molde da xícara.
Imagem

Misture bem o silicone para não dar grumos. O silicone tende a precipitar, então misture bem.
Imagem

Separe agora o quanto você vai usar (eu usei 50mL) e adicione o catalizador (3% v/v nesta marca que estou usando); misture muuuito bem e despeje sobre a peça.
Imagem

Aguarde endurecer, eu espero 2 horas ou então de um dia para o outro. Retire o bloco de silicone.
Imagem

O mais fácil é usar copinhos descartáveis:
Imagem
Imagem

No fundo do bloco você verá a massinha, que formou o buraco por onde você retirará a cabeça.
Imagem

Retire a peça de dentro do molde:



A CABEÇA EM RESINA

Separe a quantidade suficiente de resina de poliéster, neste caso 5mL, no fundo do copo descartável.
Imagem

Adicione o catalizador de acordo com as instruções do fabricante e misture beeeeeeem.
Imagem

Coloque a resina na forma.
Imagem

Aguarde 45 minutos para secar.
Imagem

Com 45 minutos ela ainda esta meio mole, desenforme a resina igual você desenformou a cabeça original tomando os seguintes cuidados:
  1. NÃO COLOQUE OS DEDOS SOBRE A PEÇA, APENAS SOBRE O "PESCOÇO" (EQUIVALENTE À MASSINHA), como ela está mole, se você meter o dedão, vai ficar cheio de digitais.
  2. CORTE FORA O "PESCOÇO" com a massinha ainda mole, se endurecer fica muito chato de cortar.
  3. Deixe a peça terminar de secar por mais 3 horas e está pronta para o uso.

Em algumas q eu fiz, não tirei o "pescoço" com a resina ainda mole, e agora para cortar/quebrar/lixar ele fora é um suplício....
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Léo Customs em 12 Abr 2009, 18:27

Show de bola, Angelo...
Inclusive, essa cabeça do Bishop é a minha, né? rsrsrs
Vou comprar os materiais nessa semana e começar a copiar sua técnica.
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Léo Customs em 15 Abr 2009, 23:57

Uma idéia para melhorar/facilitar a eliminação do pescoço:
Insira a cabeça a ser clonada em um palito de churrasco e espete o palito na massa.
Imagem
Depois, é só seguir os demais passos indicados pelo Angelo...

:oops: :oops: :oops: Esquece!!! Agora que percebi que, com um espaço tão estreito, não será possível retirar a cabeça do silicone... :oops: :oops: :oops:
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 16 Abr 2009, 09:24

Léo Customs escreveu:
:oops: :oops: :oops: Esquece!!! Agora que percebi que, com um espaço tão estreito, não será possível retirar a cabeça do silicone... :oops: :oops: :oops:


Esse é o problema. Uma opção para eliminar o pescoço é fazer assim como vc sugeriu. Mas aí vc teria que abrir a lateral do molde de fora a fora para tirar tanto o original quanto a cópia. O palito formaria o espaço para colocar o silicone líquido. Vou tentar este lance de abrir o molde qdo for fazer alguma cabeça com cabelo muito cheio, aí eu posto aqui o resultado.
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Jaime Einloft em 16 Abr 2009, 09:58

Angelo, qual é a marca do silicone e da resina?Encontro onde?O silicone é líquido?

Valeu
Faça o bem, sem olhar a quem!
Avatar de usuário
Jaime Einloft
Figura Chase
 
Mensagens: 3192
Data de registro: 01 Ago 2006, 10:22
Localização: Tangará

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 16 Abr 2009, 11:33

Jaime Einloft escreveu:Angelo, qual é a marca do silicone e da resina?Encontro onde?O silicone é líquido?

Valeu


Silicone genérico para moldes (como bisquit tá na moda entre os artesãos, alguns falam "para molde de bisquit").

Resina Poliester (nome técnico/químico); Resina Cristal (nome genérico); Resina Crislight (nome comercial do fabricante Siquiplas).

Eu comprei numa loja enorme de artesanato aqui no Rio (Caçula Desenho & Pintura, na Rua da Alfândega, na SAARA). A resina tive meio q encomendar, mas o silicone tem sempre.

O silicone é líquido, mas ligeiramente viscoso.
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Molde aberto.

Mensagempor Genjoke em 17 Abr 2009, 19:21

Fui clonar a cabeça da fênix. Como o cabelo é muito volumoso, não tem como tirar pelo buraquinho q fica no molde, então abri o molde para retirar a cabeça e usei para clonar. funcionou perfeito:

Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor foradebase em 17 Abr 2009, 19:56

Salve galera!!!

poxa muito legal o site , principalmente essa parte de customs. É incrivel , existem muitos colecionadores de figuras aqui no Brasil, o hobby está crescendo, mas somos poucos os customizadores. Quase não vemos nada sobre o assunto por aqui.

customizo tbm como a maioria aqui , mas tbm de forma amadora, e experimentando com os recursos poucos que temos.

minha contribução vai para o uso da durepox, nossa massa de modelar favorida rsrsr, (aqui só tem ela, não tem jeito) eu percebi que cometia muitos erros quando ia esculpir algo , um mascara para um rosto , ou um armadura por exemplo. Queria fazer a peça de uma vez só. Fica dificil pq a medida que se vai modelando uma parte, se vai amassando o que já está feito, e as vezes fica tão dificil que a massa seca e a esculura não saiu. Vale muito a pena fazer tudo por partes, por camadas. fiz um custom do predador por exemplo, primeiro , uma bola simples para o rosto. secou , fiz a parte frontal da mascára que vai na boca, secou comecei os olhos , e assim vai. achei que fluiu melhor o trabalho

Uma dúvida triste, que a anos me atormenta

alguem sabe como pintar as partes de borracha da figura, tipo braços mãos, aquelas partes que não são com o plastico duro usado nos torx geralmente , mas sem que a tinta fique grudando. Usei muitas coisas e nunca consegui, ou a tinta pega e grupa para sempre, juntando pó e tudo , ou ela fica fraca e não pega , no caso de acrilex e cia. o memso caso com articulações, vc pinta , seca , a mexe a articulação e ai sai na hora , é triste demais rsrs

um dia invado uam fabrica lá na china e roubo um caminho de tinta para galera, putz acho que até já sonhei com isso

abraços irmãos de custom
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Molde aberto.

Mensagempor Léo Customs em 17 Abr 2009, 22:51

Angelo escreveu:Fui clonar a cabeça da fênix. Como o cabelo é muito volumoso, não tem como tirar pelo buraquinho q fica no molde, então abri o molde para retirar a cabeça e usei para clonar. funcionou perfeito:

Então daria certo fazer o "pescoço" mais fininho, como na imagem que postei ai em cima...
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Léo Customs em 17 Abr 2009, 22:55

foradebase escreveu:Salve galera!!!

poxa muito legal o site , principalmente essa parte de customs. É incrivel , existem muitos colecionadores de figuras aqui no Brasil, o hobby está crescendo, mas somos poucos os customizadores. Quase não vemos nada sobre o assunto por aqui.

customizo tbm como a maioria aqui , mas tbm de forma amadora, e experimentando com os recursos poucos que temos.

minha contribução vai para o uso da durepox, nossa massa de modelar favorida rsrsr, (aqui só tem ela, não tem jeito) eu percebi que cometia muitos erros quando ia esculpir algo , um mascara para um rosto , ou um armadura por exemplo. Queria fazer a peça de uma vez só. Fica dificil pq a medida que se vai modelando uma parte, se vai amassando o que já está feito, e as vezes fica tão dificil que a massa seca e a esculura não saiu. Vale muito a pena fazer tudo por partes, por camadas. fiz um custom do predador por exemplo, primeiro , uma bola simples para o rosto. secou , fiz a parte frontal da mascára que vai na boca, secou comecei os olhos , e assim vai. achei que fluiu melhor o trabalho

Uma dúvida triste, que a anos me atormenta

alguem sabe como pintar as partes de borracha da figura, tipo braços mãos, aquelas partes que não são com o plastico duro usado nos torx geralmente , mas sem que a tinta fique grudando. Usei muitas coisas e nunca consegui, ou a tinta pega e grupa para sempre, juntando pó e tudo , ou ela fica fraca e não pega , no caso de acrilex e cia. o memso caso com articulações, vc pinta , seca , a mexe a articulação e ai sai na hora , é triste demais rsrs

um dia invado uam fabrica lá na china e roubo um caminho de tinta para galera, putz acho que até já sonhei com isso

abraços irmãos de custom

Olá Foradebase. Bem vindo!
Realmente, muito bom este fórum e a galera então, nem se fala. Cada um mais gente boa que o outro.
Quanto às suas dúvidas, meus customs ficam "melados" assim também. Até onde saiba, a solução é usar tinta vinílica, mas só dá pra usa-la com aerógrafo, por isso ainda não testei (não tenho aerografo, ainda...).
Acho que vale o mesmo pros descascados nas articulações, apesar de que isso eu consegui reduzir substancialmente, usando somente tintas em spray.
Bom, é isso ai. Galera, se estiver enganado quanto à tinta vinílica (quem usa aerografo vai poder confirmar), por favor, me corrijam.
Abraços!
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Lobão em 17 Abr 2009, 23:58

Léo Customs escreveu:Quanto às suas dúvidas, meus customs ficam "melados" assim também. Até onde saiba, a solução é usar tinta vinílica, mas só dá pra usa-la com aerógrafo, por isso ainda não testei (não tenho aerografo, ainda...).
...
Bom, é isso ai. Galera, se estiver enganado quanto à tinta vinílica (quem usa aerografo vai poder confirmar), por favor, me corrijam.


Leo, a tinta vinílica dá pra ser usada com pincel sim e com resultado bem satisfatório. Já apliquei nos meus últimos 06 custons de maneira gradativa até que os dois últimos foram quase 100% vinílicos.

Atualmente estou usando esssa metodologia enquanto não adquiro um aerógrafo, mas o fator de diluição fica em torno de 2 pra 3, dependendo da marca da tinta e do solvente obviamente, e vc tem que aplicar umas 4 a 5 vezes para cobrir a cor original da figura, dependendo da cor original e da cor a ser aplicada.

Se aplicar bem diluida não fica marcas de pincel nem nada nem aquelas flerpinhas nas articulações. Pode ir sem medo que seu nível é alto e vc vai se dar bem :thumbleft: .

Mas com aerógrafo, fica a impressão de manufaturado, tipo produto industrializado mesmo, acabamentos bem mais profissionais. Porém, pintar com aerógrafo também é outra ciencia. Já vi artistas trabalhando com eles em produtos gráficos ou grafitte em ambientes e tem todo um ritual na mudança de tintas, organização, planejamento e quase um modelo Ford de produção de peças na hora da pintura. Quem tem aerógrafo pode explicar melhor.

Considero vc um dos Top mais do forum em costumização, com tinta vinílica e o aerógrafo acredito em novos trabalhos seus mais surpreendentes ainda. :thumbleft:
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Léo Customs em 18 Abr 2009, 01:57

Obrigado pelas dicas e pelos elogios, Lobão.
Assim me sinto lisonjeado... :oops:
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 18 Abr 2009, 08:42

Léo, você está certo, abrindo o molde dá para fazer o pescoço mais fino sim. Outra coisa, o verniz fosco em spray não ajudou a reduzir o melado das suas tintas? Não é perfeito como tinta vinílica, mas com as tintas q eu usava antes dava uma melhorada.
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

AnteriorPróximo

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron
eXTReMe Tracker