logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Junior_1 em 19 Mai 2009, 09:21

galera, alguma dica de como esculpir cabelo pra um Hulk??
Acessem: www.papobarbaro.com.br
Avatar de usuário
Junior_1
Figura Variante
 
Mensagens: 779
Data de registro: 16 Mar 2007, 20:34
Localização: Uberlandia - MG

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor RODZ em 21 Mai 2009, 12:11

Amigos,
por favor, me tirem uma dúvida que acredito que todos os customizadores aqui do forum devem fazer com frequencia...
Eu gostaria apenas de mexer no rosto da figura, exatamente como na foto abaixo.
A partir do Hal Jordan original ,colocando a barba , talvez mudando um pouco o penteado e depois pintando de amarelo.
Vi que vcs recomendam usar durepoxi mas tô com medo de estragar a figura pois li todo o tópico mas não entendi bem a quantidade que devo usar e o procedimento da aplicação.
Desculpem, sei que deve ser super simples pra vcs que já tem prática mas alguém poderia dar uma ajuda?

Imagem
Avatar de usuário
RODZ
Figura Loose
 
Mensagens: 473
Data de registro: 29 Abr 2008, 14:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 21 Mai 2009, 17:03

Para misturar o durepoxi use 1:1, ou seja a MESMA quantidade das duas massas.

Eu recomendo você aplicar um pouco na cabeça do boneco, deixar secar um pouco para dar mais firmeza e ir esculpindo o cabelo usando a ponta de uma faca ou outra ferramenta. Eu uso movimentos curvos, levantando um pouco para dar o efeio de mecha. Ou seja eu esculpo o sulco entre as mechas e não as mechas em si.Eu uso tudo q você puder imaginar para esculpir: palito, faca, ferramentas próprias, o q tiver a mão e eu achar que vai dar o formato desejado.

Sempre umedeça as ferramentas antes de usar.

Aprendi esta técnica neste tutorial e sempre aplico nos meus customs.
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Léo Customs em 21 Mai 2009, 17:20

É isso mesmo que o Angelo disse.
Uma outra idéia é usar bisquit pra modelar o cabelo. Talvez ele seja mais fácil de usar, pois gruda menos que o durepoxi. Mas não pode esperar endurecer um pouco, como no durepoxi, pois ele seca "de fora pra dentro", criando rapidamente uma camada + dura na superfície da massa, o que impede de criar os sulcos no cabelo. É colocar o bisquit na cabeça e já ir modelando imediatamente.

Ah, outra coisa, faça por partes: primeiro o cabelo em si, depois a barba nas laterais, depois no queixo e por ultimo o bigode. Fica mais fácil...
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor RODZ em 21 Mai 2009, 17:52

Valeu pelas dicas, Angelo e Leo.
Só fiquei com um dúvida...em relação a quantidade que devo colocar, seja de durepoxi ou bisquit, pra fazer esse trabalho, como sei quanto é suficiente?
É só aplicar o bastante pra ir cobrindo as partes?
Avatar de usuário
RODZ
Figura Loose
 
Mensagens: 473
Data de registro: 29 Abr 2008, 14:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Léo Customs em 21 Mai 2009, 18:04

Isso mesmo...
Cubra o que for esculpir com uma quantidade de massa suficiente para a finalidade. Se, à medida que for esculpindo, ver que foi muito, é só tirar o excesso com um estilete. E no inverso, se foi pouco, coloque mais um pouco...
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor RODZ em 21 Mai 2009, 23:00

Léo Customs escreveu:Isso mesmo...
Cubra o que for esculpir com uma quantidade de massa suficiente para a finalidade. Se, à medida que for esculpindo, ver que foi muito, é só tirar o excesso com um estilete. E no inverso, se foi pouco, coloque mais um pouco...


Valeu, Leo
Vou tentar combrar o bisquit e me arriscar então!!!
Avatar de usuário
RODZ
Figura Loose
 
Mensagens: 473
Data de registro: 29 Abr 2008, 14:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor doug_pc em 22 Mai 2009, 15:15

Sei que a Dremel eh a ferramenta especifica pra isso, mas para meus projetos (semana que vem ja posto as imagens) achei um "quebra-galho" de 6 pila! (enquanto nao consigo grana pra dremel)

http://comprar.todaoferta.uol.com.br/gr ... 1ZUKT#rmcl

Tchanam...sei que eh fraca, meia boca e total chaina!

Mãs...pra "esculpir" no durepoxi já seco ele serve. Pro plastico eh meio ruim pq o plastico pode ser mais "mole" mas tem uma melhor consistencia enquanto que o durepoxi eh DURO mas por ser mais seco 'quebra' mais facil.

Quando postar as fotos dos custons posto junto os teste que fiz com o 'Gravador'.

PS: Seria legal fazermos um topico com ferramentas neh?
doug_pc...That's me!
Avatar de usuário
doug_pc
Figura Variante
 
Mensagens: 1385
Data de registro: 17 Jun 2007, 00:18
Localização: Por aí...

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Case em 22 Mai 2009, 16:00

Eu estou precisando comprar 5 tubos de tintas acrílicas, daquela Mural Color.

O problema é, na minha cidade não acho (vai morar no interior).

Será que alguém poderia me fazer o super favor de comprar e enviar por correio?

Claro que deposito o dinheiro das tintas e do envio primeiro.

:roll:
Avatar de usuário
Case
Figura Variante
 
Mensagens: 952
Data de registro: 02 Jun 2008, 08:40

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Aruanan em 24 Mai 2009, 15:03

Angelo, fiz meu primeiro teste com resina e ficou meia boca....
Eu na verdade usei uma escultura minha em durepox e alguns detalhes de massa de modelar ( aquelas de criança mesmo ). Como eu tiha lido em algum lugar que era preciso um desmoldante, usei vaselina. Resultado, a cabeça de resina ficou sem muito detalhes....

Será q foi a massa de modelar? Vc usa algum desmoldante?
Avatar de usuário
Aruanan
Customizador
 
Mensagens: 32
Data de registro: 21 Fev 2008, 14:27

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 24 Mai 2009, 17:25

Provavelmente o desmoldante, a resina poliester não necessita de desmoldante.

Quanto à massa de modelar, verifique sé é plástica ou orgânica, a orgânica não serve, pois é hidrofílica e absorve componentes da resina.

Para saber olhe a composição da massa:
  • cera = plástica
  • carboidratos vegetais = orgânica
Corante ogrânico todas têm.
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Aruanan em 24 Mai 2009, 18:10

Angelo escreveu:Provavelmente o desmoldante, a resina poliester não necessita de desmoldante.

Quanto à massa de modelar, verifique sé é plástica ou orgânica, a orgânica não serve, pois é hidrofílica e absorve componentes da resina.

Para saber olhe a composição da massa:
  • cera = plástica
  • carboidratos vegetais = orgânica
Corante ogrânico todas têm.


VAleu, vou lá fazer outra sem o desmoldante!

P.S: e tem gente q acha q "bonequinho" é coisa de criança "hidrofilicas, carboidratos vegetais, reações químicas..." hehehe
Avatar de usuário
Aruanan
Customizador
 
Mensagens: 32
Data de registro: 21 Fev 2008, 14:27

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor lelion em 24 Mai 2009, 19:01

Excelente tópico parabéns! Mas ai vai a dúvida, a tinta da Hobby cores (nacional) vendida para plastimodelismo é indicada nas actions, é realmente de boa qualidade, não fica grudenta, pode aplicar com pincel? Elas são as chamadas vivílicas?
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 24 Mai 2009, 20:08

Hobby Cores não são vinílicas... são acrílicas.

Nunca usei, por isso não sei se reage com o plástico das figuras (ficando grudenta).
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor lelion em 25 Mai 2009, 19:13

Angelo qual marca de vinilica vc recomenda? Tem todas as cores inclusive cores foscas? Valeu.
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 25 Mai 2009, 19:46

lelion escreveu:Angelo qual marca de vinílica vc recomenda? Tem todas as cores inclusive cores foscas? Valeu.


Tem todas as cores na versão fosca ou brilhante, inclusive incolor (verniz). Eu uso as cores foscas e o verniz brilhante, assim dou o quanto de brilho eu quiser.

Como são difíceis de achar, uso a que tiver na loja! Pois nem sempre tem todas as cores no pote de 235 mL (o menor) de um mesmo fabricante. Estas tintas são serigráficas então vende-se em potes de 235mL, 900mL e 1,5L.

Já usei Saturno, BillPrint, Tec-Screen e Polytex. Destas, só a Polytex deu um probleminha: além de ter consistência estranha, rachou a pintura (vide meu custom do Phantom), mas aí eu limpei e fiz novamente com menos camadas e deu certo.

Imagem Imagem Imagem Imagem
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor lelion em 26 Mai 2009, 20:27

Aonde encontramos aqui no RJ e é caro o pote? Brigadu.
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 26 Mai 2009, 20:48

Só conheço uma loja que tem: Rua Luiz de Camões noventa e pouco, atrás da Pç Tiradentes, fica quase ao lado de um restaurante vegetariano (onde almoço 2 X por semana :))

Antes de descobrir esta loja comprava na internet.

A média é R$10 cada pote de 235mL (que dá pro resto da vida)

Ah, você vai ter q comprar solvente vinílico também, pois ela é muito expessa e tem que diluir pra usar no pincel ou aerógrafo. Outra coisa muito boa é o solvente vinílico para limpeza, facilita muito limpar os pincéis e até remover a pintura quando não ficou boa... O solvente vinílico só dilui a tinta o sol. vinílico p/ limpeza destrói a tinta, ela precipita, é ótimo!
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor lelion em 26 Mai 2009, 22:05

Valeu Angelo. Mas gostaria de uma dica, surfando nos tópicos vi uns customs do Leo do novo quarteto em que ele usou spray da Color Gin com fixador se não me engano da Acrilex. É uma opção melhor que as tintas vinilicas, pois estas eu utilizaria com pincel. Sei que tem experiência com a Color Gin por isso te peco uma dica.
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 26 Mai 2009, 22:16

A minha experiência é que tinta spray + fixador fosco Acrifix fica bom, mas não tão bom quanto as tíntas vinílicas. As vinílicas ficam impecáveis no aerógrafo e muito boas a excelentes no pincel (tem q ter habilidade e principalmente paciência, pois no pincel tem que dar muitas demãos). Tinta acrílica fosca (eu uso Mural Color) também fica muito boa (no pincel).

Um bom lugar para comprar isso tudo é na "Caçula Desenho&Pintura" na Rua da Alfândega (SAARA).

Imagem
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor lelion em 26 Mai 2009, 22:46

Esta Caçula é a mesma de São Cristovão? Lá tem bastante coisa de artesanato.
A propósito Angelo, andei pensando porque vc não junta forças com o Leo e o Rafaelo e sei lá quem mais tem noção de customização, e não produz uma apostila com um tutorial de customização completo com passo a passo com dica de pintura, materiais para moldagem,... Poderiamos baixar em pdf ou doc. Seria bem legal o que acha? Seria como uma apostila de como se faz, e as dúvidas poderiam ser tiradas aqui no forum. Pense no assunto.Abc
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 26 Mai 2009, 22:56

Eu já tento fazer isso no meu tópico, sempre q uso algo diferente coloco detalhes... mais que isso, lamento, mas não rola... Não tenho tempo nem pra me coçar no trabalho... e a coisa só tende a piorar...

Este tópico mesmo, "Dicas de Customização" é uma forma de passar as manhas.

Não sei se é a mesma de São Cristovão...
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Aruanan em 27 Mai 2009, 14:09

Angelo, mais uma duvida com relação as formas de silicone:
Fiz a dois dias e ainda não ta completamente seca.... a outra q fiz deu certo! Seria simplesmente pouco reagente, ou clima frio e muito úmido pode atrapalhar tbem? Sendo pouco reagente, será q posso simplesmente acrescentar mais nesse que já ta sendo usado?
Avatar de usuário
Aruanan
Customizador
 
Mensagens: 32
Data de registro: 21 Fev 2008, 14:27

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Genjoke em 27 Mai 2009, 16:50

Aruanan escreveu:Angelo, mais uma duvida com relação as formas de silicone:
Fiz a dois dias e ainda não ta completamente seca.... a outra q fiz deu certo! Seria simplesmente pouco reagente, ou clima frio e muito úmido pode atrapalhar tbem? Sendo pouco reagente, será q posso simplesmente acrescentar mais nesse que já ta sendo usado?


Pouco catalizador.

A polimerização do silicone é por reação química, embora a temperatura possa influenciar, esta influência seria na ordem de minutos.

Não sei qual sua formação, pra mim é fácil pois sou cientista, mas você deve usar 2,5% v/v do catalizador, não vá no olho, meça as quantidades.

Por exemplo: para 100mL de silicone (meça usando um becker de plástico) acrescente 2,5mL de catalizador (medir com pipeta de plástico). Faça uma regra de 3 para outras quantidades. Você compra becker e pipeta de plástico baratinho em casas que vendem material para confecção de perfume e sabonetes artesanais. O becker (copo graduado) de 100mL custa R$2,50 e a pipeta de 3mL custa R$0,50 e dá pra usar indefinidamente.

Ao se tentar reaproveitar o silicone semi polimerizado você vai correr o risco de ficar com grumos de silicone, e isso vai reduzir o grau de detalhes do molde.

Outra coisa, após adicionar o catalizador, misture muuuito bem, gaste uns 5 minutos misturando! Para misturar eu uso hashi (pauzinho de comida oriental) que tem às toneladas aqui em casa, mas você também pode comprar espátulas de madeira (R$1,50 o CENTO em loja de descartáveis).

Não sei sua cidade, mas se for no Rio você acha estas coisas q eu falei, a estes preços, na SAARA.
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Avatar de usuário
Genjoke
Administrador
 
Mensagens: 1360
Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34
Localização: Rio - RJ (since 1969!)

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor Léo Customs em 27 Mai 2009, 17:19

Além de ter se tornado O MESTRE das clonagens de cabeça, o Angelo agora virou O MESTRE CIENTISTA das clonagens de cabeças, :wink: :twisted: :lol:
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

AnteriorPróximo

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes

cron
eXTReMe Tracker