logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor Subby em 11 Mar 2016, 00:21

Beleza galera?

Eu gostaria de tirar umas dúvidas bem específicas em relação a pintura de miniaturas feitas de plástico, mais especificamente de Zombicide.

Adquiri recentemente ( mas ainda não recebi ) um set de tintas Zombicide Black Plague ( http://shop.thearmypainter.com/products.php?ProductGroupId=14 ) para as miniaturas mas como aqui no país, tudo é difícil e complicado, não consigo encontrar as mesmas tintas em spray para fazer o tal "primer".

O set que adquiri é da Army painter e a principal cor que eles utilizam para a "pele" dos zumbis é o "necrotic flesh" ( http://shop.thearmypainter.com/products.php?ProductGroupId=15#Necrotic%20Flesh ) em spray para o primer. Claro que não encontrei a venda por aqui e gostaria de saber as sugestões de vocês para substituir por favor.

Olhei no ML mas não entendo quase nada sobre isso. Qual marca é boa? Qual delas adere bem e não deixa a tinta "grudenta"? Teria que usar algo depois de finalizar a pintura para "selar" a tinta, tipo algum spray?

Como possuem partes muito pequenas, quais os melhores pincéis? Qual devo utilizar para o "drybrush"?

Desde já agradeço muito a ajuda.
Avatar de usuário
Subby
Figura Chase
 
Mensagens: 3677
Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35
Localização: Planeta dos Simbiontes

Re: Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor defender07 em 11 Mar 2016, 11:37

Subby,

Como seu item é bem específico, eu não tenho como opinar muito...
Mas em minhas empreitadas (geralmente bem sucedidas) na arte do plastimodelismo, eu costumo utilizar apenas 2 tipos de tinta:

Tintas da marcaTamiya (uso alcool isopropílico como solvente)
e
Tintas Vinílicas em geral (uso o solvente próprio de cada marca)

Os resultados são muito satisfatórios em todo e qualquer material plástico que utilizei (para emborrachados a Tamiya é espetacular, tipo capas de borracha dos heróis, tipo, a do pantera negra da TB, magneto etc.. Tinta vinílica eu não usaria para material mole). Mas só uso aerógrafo. Não tenho muita esperiencia com técnicas de pincel, salvo pequenos retoques em áreas muito difíceis de chegar com o jato de tinta.
O governo quer destruir seus direitos.Lute!
Avatar de usuário
defender07
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2381
Data de registro: 24 Fev 2009, 22:23
Localização: Nebulosa M-78

Re: Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor Subby em 11 Mar 2016, 17:57

Valeu defender. Para essas miniaturas que tem cerca de 3 cm não daria para usar aerógrafo. Eu consegui falar com um vendedor e ele disse que envia para o Brasil a tinta em spray. Pensei que não podia mandar lata com spray por avião mas o cara mandou numa boa. Vamos ver.
Avatar de usuário
Subby
Figura Chase
 
Mensagens: 3677
Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35
Localização: Planeta dos Simbiontes

Re: Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor foradebase em 11 Mar 2016, 22:16

fica complicado pq é uma tinta nova pra mim tambem,mas independente disso as tintas são divididas em tipos: acrilicas, esmaltes , emamel, vinilicas e tal. Em plastico rigido quase tudo funciona bem. A primeira coisa seria ver de qual tipo são essas tintas que vc comprou. Em figuras tão pequenas , vc nem precisaria do spray, dá pra fazer tudo no pincel. inclusive primer. acho que o spray seria legal para um verniz que irá selar a pintura final. O verniz precisa ser do mesmo tipo da tinta, mas tudo que envolver marcas de produtos diferente vc precisa testar antes, use a parte de baixo das figuras para nos testes. Use sempre as tintas diluídas.Quanto aos pincéis, tem uns da linha pictore da tigre , os de tamanho 0 , são bons, casa de equipamentos de manicure tbm tem uns sets com o numero 0,00, 000 e 0000. bem finos mesmo. se quiser gastar mais, em casa pra artesanato vc encontra muito disso e de mil marcas, mas o essencial é um pincel chato macio para areas maiores e os finos nos detalhas um bom numero 0 e mão firme vc já consegue. O dry brush vc faz com pincel um pouco mais duro e chato tbm
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor Sanches em 11 Mar 2016, 22:34

eu uso tudo da marca Vallejo. De primers a vernizes. Como são bem pequenas, o primer pode ser passado com pincel sim, apesar do ideal ser com aerografo.

os melhores pinceis são os de sable. Para pinturas em miniaturas deste tamanho, você deve precisar de pinceis pequenos tamanho 00 e 000.

Procure pinceis que as cerdas mantenham a ponta e formato. Tem pinceis que quando molha, as cerdas ficam dobradas. Estes são bons para aquarela, mas não para modelismo.

Recomendo o site: http://massivevoodoo.blogspot.com.br
Esses caras na minha opinião são os melhores pintores de miniaturas que existem. Tem muitas coisas que eles pintam e muitos tutoriais ótimos.

inclusive:
Imagem

http://massivevoodoo.blogspot.com.br/2014/02/step-by-step-zombicide-gaming-figures.html
www.quadcomics.com.br
Avatar de usuário
Sanches
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2741
Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30
Localização: São Paulo - SP

Re: Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor Subby em 12 Mar 2016, 00:51

Valeu pelas dicas! As tintas pelo que li no site deles são acrílicas. Nos vídeos do youtube, eles não diluem, apenas pingam um pouco na palheta e já usam para pintar direto. Eles dizem que essas tintas já estão prontas para uso.

Se eu comprar aquele verniz em spray da Acrilex para selar a pintura daria certo?
Avatar de usuário
Subby
Figura Chase
 
Mensagens: 3677
Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35
Localização: Planeta dos Simbiontes

Re: Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor Sanches em 12 Mar 2016, 02:07

Subby escreveu:Valeu pelas dicas! As tintas pelo que li no site deles são acrílicas. Nos vídeos do youtube, eles não diluem, apenas pingam um pouco na palheta e já usam para pintar direto. Eles dizem que essas tintas já estão prontas para uso.

Se eu comprar aquele verniz em spray da Acrilex para selar a pintura daria certo?


se o cara está usando uma "wet pallete", então é diluido sim. O wet pallete é um lance que eles fazem usando um papel toalha umedecido e um papel manteiga em cima. Aí pinga a tinta sobre este papel manteiga, que fica sempre umido e você consegue controlar a diluição
www.quadcomics.com.br
Avatar de usuário
Sanches
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2741
Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30
Localização: São Paulo - SP

Re: Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor foradebase em 12 Mar 2016, 03:01

legal a tinta já vem diluída, já vai te ajudar. O verniz é o caso de testar mesmo. Vale a pena pq ele é barato e como e acrilico tem boas chances de funcionar sim. mas vc precisa testar antes pra ver se dá nenhuma reação quimica, tipo manchar , ou ficar grudento. eu recomendo pra o verniz fosco e cuidado na hora de aplicar , ja que vc não terá como diluir o verniz. É melhor ir aplicando em camadas finas ou rapidas pra não ficar com excesso de brilho
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor Subby em 12 Mar 2016, 10:00

Opa, Sanches dá uma olhada nesse vídeo, ele fala que prefere utilizar a tinta direto do pote sem diluir mas tem gente que adiciona água:



Parece que estão as tintas estão prontas.

Valeu foradebase!
Avatar de usuário
Subby
Figura Chase
 
Mensagens: 3677
Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35
Localização: Planeta dos Simbiontes

Re: Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor Sanches em 13 Mar 2016, 13:46

o ideal é a tinta estar com uma consistência de leite desnatado. Se a tinta já vem com essa consistência, dá pra usar de boa direto.

As da Valejo dependendo da linha varia a consistência. As Model Color e Game Color são mais espessas, e as Model Air e Game Air são mais diluídas pq são pensadas para se usar em aerografo direto.

É legal ver tutoriais, dicas e tudo mais, mas você só vai conseguir pegar o feeling da coisa praticando mesmo. Bom que vem um monte de miniatura nessas caixas. Com certeza a décima que vc pintar vai estar bem melhor que a primeira :)
www.quadcomics.com.br
Avatar de usuário
Sanches
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2741
Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30
Localização: São Paulo - SP

Re: Ajuda dos mestres customizadores com miniaturas!

Mensagempor Subby em 13 Mar 2016, 20:02

Também espero que sim. Já estou ansioso para praticar. :mrgreen:

Valeu!
Avatar de usuário
Subby
Figura Chase
 
Mensagens: 3677
Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35
Localização: Planeta dos Simbiontes

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes

eXTReMe Tracker