logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

1a Custom: Problemas - Duvidas

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

1a Custom: Problemas - Duvidas

Mensagempor leomest em 05 Ago 2015, 10:44

Grandes mestres
Bom dia.
Espero que esteja tudo bem com vocês.

Bem, após tirar minhas principais duvidas neste fórum há algum tempo, me aventurei em alguns pequenos projetos (testes) esta semana, para ver o reaproveitamento de algumas de minhas figuras. Minha meta era criar primeiramente um Liu Kang do MKI e um Kyle Madigan (do jogo pra PSX "Parasite Eve 2").

1) Liu Kang (finalizada)
Base: Quick Kick gi joe
cabeça: Gemeos Gi Joe Pack
Tintas usadas: Vallejo preto, Vallejo Prata e Vallejo Dwarf Skin

2) Kyle Madigan (inacabada)
Base: Gi joe Snake Eyes Pursuit of Cobra
cabeça: Hal Jordan Green Lantern Movie
Tintas: Vallejo bronze, Vallejo preto, Vallejo Dwarft Skin
OBS: Utilização de Primer automotivo cinza spray antes de aplicar a pintura

Comentários sobre os testes:
Achei que a aplicação de primer sobre a 2a figura resultou num aparente realce as cores que colocadas e fixação aos detalhes da própria figura. Contudo, ambas sofreram de um problema que já imaginava acontecer: Quebra da tinta na área das articulações (Ombros, antebraços e etc). (Foto em anexo)
Seria este um problema da qualidade da tinta em si ou não? Existe algum produto que impeça este fato? O que vocês recomendam?

Duvidas adicionais:
Vejo muitos customizadores da internet falarem muito de Apoxie e Epoxi, que se trata de uma massa para esculpir detalhes adicionais. Acho muito legal, porém achei alguns tutoriais um pouco avançados. Apoxie (o produto utilizado e recomendado pelo Jin Saotome) não vende localmente, e no Mercado Livre custa em torno de R$ 170/pote. Já epoxi é vendido no mercado local, em armazéns. Eles recomendam o apoxie por sua durabilidade (lembrando que não estou procurando fazer estatuas, mas customs que permaneçam articulados e que possam ser manuseados regularmente), e finalidade voltada para esta arte. Minha duvida é: Para haver o endurecimento da massa, é necessário alguma substancia adicional ou nao? Estas massas aderem permanentemente ao plastico da figura ou pode ceder com o tempo devido a, por exemplo, manuseio?

Já agradeço a atenção de sempre e peço desculpas pelo "textão" acima. :)

Imagem

Imagem
Leomest,
"Viciado em action figures e video-games, e principalmente, na união de ambos"
Avatar de usuário
leomest
Peça de BAF
 
Mensagens: 7
Data de registro: 24 Jul 2013, 17:43

Re: 1a Custom: Problemas - Duvidas

Mensagempor KurtWagner em 05 Ago 2015, 13:58

Quanto às tintas, se não forem vinílicas, sempre descascarão nas articulações. O que você pode fazer é lixar bem as peças, às vezes até cortar fora uns pedaços do tórax para não haver fricção do ombro com o tórax, por exemplo. Outro truque é usar superbonder por cima para tentar segurar a tinta (obviamente passando verniz acrílico fosco por cima para tirar o brilho).

Veja o tutorial aqui: http://www.angelfire.com/mech/jinsaotome/WorkspaceSetup/JointRub.html

Quanto ao Apoxy, nunca usei. Durepóxi sempre me deu bons resultados, inclusive de resistência. Como cimento, às vezes precisa de um esqueleto por dentro (no caso, de arame) se a peça for muito fina e comprida.
BAMF!
Avatar de usuário
KurtWagner
Moderador 
 
Mensagens: 1416
Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: 1a Custom: Problemas - Duvidas

Mensagempor leomest em 05 Ago 2015, 15:14

Valeu, Kurt. Acho que a opção de tinta vinílica é a melhor no momento. Não tenho tanta habilidade ainda para lixar, cortar e etc...

Ruim vai ser encontrar uma tinta vinílica de cor neutra para que não fique aparente com as cores já usadas.
Leomest,
"Viciado em action figures e video-games, e principalmente, na união de ambos"
Avatar de usuário
leomest
Peça de BAF
 
Mensagens: 7
Data de registro: 24 Jul 2013, 17:43

Re: 1a Custom: Problemas - Duvidas

Mensagempor foradebase em 05 Ago 2015, 17:09

a verdade é que mesmo com vinicas suas articulações podem descascar tbm, pq o atrito ali é muito forte , repare que mesmo figuras de fabricas tem pintadas as articulações, se o atrito for forte , descascam. a unica maneira de realmente não ter esse problema é reduzindo o atrito nas articulações ao maximo, lixando como o camarada kurt falou. Só faça um teste antes pq a vinilica as veze spode reagir quando por cima de outra tinta acrilica então teste antes. o que seria uma vinilica neutra?
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: 1a Custom: Problemas - Duvidas

Mensagempor AlexisSantos em 05 Ago 2015, 17:47

leomest escreveu:Valeu, Kurt. Acho que a opção de tinta vinílica é a melhor no momento. Não tenho tanta habilidade ainda para lixar, cortar e etc...

Ruim vai ser encontrar uma tinta vinílica de cor neutra para que não fique aparente com as cores já usadas.

Nem pense em usar a vinilica por cima da acrílica,a acrílica vai derreter e melecar tudo.
A melhor opção agora é usar o verniz,e passar um pingo de super bonder na area que está descascando,pra formar uma casquinha em cima,que não deixe descascar.
E não vá colar a articulação do boneco hein!
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

Re: 1a Custom: Problemas - Duvidas

Mensagempor leomest em 05 Ago 2015, 20:23

por neutra, eu quis dizer uma que esteja próxima a cor da custom, mas não conheço tintas vinilicas.

No caso se não dá pra. sobrepor a acrílica com a vinilicas, eh melhor a super bonder. agora o medo de travar a articulação eh grande até porque as áreas que estão descascando são justamente, no ponto principal da articulação. e essas super colas não possuem embalagens com precisão necessária pra fazer isso. :(

vou fazer um teste com outra figura então. Uma bem descartável.
Leomest,
"Viciado em action figures e video-games, e principalmente, na união de ambos"
Avatar de usuário
leomest
Peça de BAF
 
Mensagens: 7
Data de registro: 24 Jul 2013, 17:43

Re: 1a Custom: Problemas - Duvidas

Mensagempor KurtWagner em 05 Ago 2015, 20:31

Superbonder precisão + palito para espalhar o excesso sempre funcionou comigo.

Qualquer coisa use um canivete para soltar a articulação.
BAMF!
Avatar de usuário
KurtWagner
Moderador 
 
Mensagens: 1416
Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: 1a Custom: Problemas - Duvidas

Mensagempor AlexisSantos em 05 Ago 2015, 20:48

Eu uso o superbonder em gel pra não dar merda.
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes

eXTReMe Tracker