logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor AlexisSantos em 03 Abr 2016, 07:49

Cris Ider escreveu:
FelipeJordan escreveu:
foradebase escreveu:testa o verniz numa parte bem pequena , ai atras do capacete pra ver se não tem reação quimica e fica grudento. articulações sempre descasca mesmo, o segredo e diminuir o atrito delas lixando

Eu pintei uma articulação aqui, esperei 30 min e fiquei mexendo ela, acho que não agarra mais não. Só tenho medo do verniz agarrar na articulação, o que acha?

Enviado de meu SM-G900M usando Tapatalk


Olá, amigo! Também tenho um receio quanto ao verniz sobre uma figura de ação. Estou pensando em tingir uma figura translucida branca pra amarela, dando uma ideia de transludez amarelo fogo. Mas não sei se vai reagir, figando grudenta. Você já experimentou?

Que tipo de verniz você vai usar Cris?
O Verniz é uma tinta de proteção Felipe,quanto mais você mexe,mais ela desgasta,se você mexer muito na atriculação,o verniz vai sair também.
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Cris Ider em 04 Abr 2016, 07:16

AlexisSantos escreveu:Que tipo de verniz você vai usar Cris?


Na verdade, é vitral. Desculpe! Tenho receio da reação química. Queria ver se alguém já tentou fazer isso.
Ou seja, passar um vitral sobre uma figura de ação translúcida.
Por que você deixa ele te lamber no rosto?
Que nojo!
Arrgh!
Desce queimando!
Avatar de usuário
Cris Ider
Figura Regular
 
Mensagens: 592
Data de registro: 14 Fev 2012, 07:21

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor foradebase em 04 Abr 2016, 18:02

o melhor mesmo e testar numa parte pequena e escondida da figura, sola do pé por exemplo. Em geral, quanto mais mole for o vinil mais a chance de dar reação. Tintas a base de agua não costumam reagir, mas o verniz pode reagir sim, testa tudo antes galera.
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor lelion em 04 Abr 2016, 20:45

Galera, aproveitando as dúvidas sobre verniz, quem saberia me dizer se o verniz em spray da Colorgin pode ser aplicado sobre uma tinta também spray da mesma marca sem risco de ficar grudento? E outra dúvida, este verniz em spray da Colorgin pode ser aplicado em uma figura pintada com tintas Vallejo Game Color ( ela tem base de diluição em água). Obrigado
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor AlexisSantos em 04 Abr 2016, 21:36

lelion escreveu:Galera, aproveitando as dúvidas sobre verniz, quem saberia me dizer se o verniz em spray da Colorgin pode ser aplicado sobre uma tinta também spray da mesma marca sem risco de ficar grudento? E outra dúvida, este verniz em spray da Colorgin pode ser aplicado em uma figura pintada com tintas Vallejo Game Color ( ela tem base de diluição em água). Obrigado

Vai ficar grudento do mesmo jeito,aerosol no plastico de figura não presta.
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor lelion em 04 Abr 2016, 23:36

Como assim Alexis? Colorgin spray deixa grudento? Eu apliquei a cor dourada e não ficou, apenas pintou a ideia de colocar o verniz para maior proteção. Você já teve experiência ruim com Colorgin spray?
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor AlexisSantos em 04 Abr 2016, 23:38

lelion escreveu:Como assim Alexis? Colorgin spray deixa grudento? Eu apliquei a cor dourada e não ficou, apenas pintou a ideia de colocar o verniz para maior proteção. Você já teve experiência ruim com Colorgin spray?

Só em plastico mole que ficou melado,mas como eu pintei um ML da hasbro,ja viu o resultado né. !shit
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor lelion em 04 Abr 2016, 23:56

Ah tá, o que eu pintei foi IronMan 1 aparição da Toybiz. Não melou, vou tentar aplicar verniz spray, acho que vai dar certo.
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor AlexisSantos em 05 Abr 2016, 00:09

lelion escreveu:Ah tá, o que eu pintei foi IronMan 1 aparição da Toybiz. Não melou, vou tentar aplicar verniz spray, acho que vai dar certo.

Se melar,tenta passar cola branca por cima,pra ver se faz uma casquinha,e tira o melado.
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lobão em 05 Abr 2016, 00:31

Recomendo não fazer.
A figura é antiga e teve sorte da tinta spray não ter reagido. O verniz spray tem solvente e resina especifico mesmo da mesma marca pode catalizar reação.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor lelion em 05 Abr 2016, 17:02

Ok, vou desistir de passar o verniz. Caso aconteça de melar com o tempo esta recomendação da cola branca resolve? Vcs tem experiência boa com isso? Eu nunca tinha ouvido falar.
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor AlexisSantos em 05 Abr 2016, 17:05

lelion escreveu:Ok, vou desistir de passar o verniz. Caso aconteça de melar com o tempo esta recomendação da cola branca resolve? Vcs tem experiência boa com isso? Eu nunca tinha ouvido falar.

Cola branca eu passei por cima de um EVA que tinha ficado melado,depois de secar ficou normal.
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor lelion em 05 Abr 2016, 17:55

AlexisSantos escreveu:
lelion escreveu:Ok, vou desistir de passar o verniz. Caso aconteça de melar com o tempo esta recomendação da cola branca resolve? Vcs tem experiência boa com isso? Eu nunca tinha ouvido falar.

Cola branca eu passei por cima de um EVA que tinha ficado melado,depois de secar ficou normal.


Só uma dúvida Alexei. Depois que a cola secar, você tira ela certo? Eu digo retira a casquinha e o melado sai junto, certo?
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor AlexisSantos em 05 Abr 2016, 18:49

lelion escreveu:
AlexisSantos escreveu:
lelion escreveu:Ok, vou desistir de passar o verniz. Caso aconteça de melar com o tempo esta recomendação da cola branca resolve? Vcs tem experiência boa com isso? Eu nunca tinha ouvido falar.

Cola branca eu passei por cima de um EVA que tinha ficado melado,depois de secar ficou normal.


Só uma dúvida Alexei. Depois que a cola secar, você tira ela certo? Eu digo retira a casquinha e o melado sai junto, certo?

Eu deixei,mas a camada tem que ser bem fina.
Mas tem que passar bem pouco,se não vai colar a figura toda.
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor foradebase em 05 Abr 2016, 19:48

Só complementando, o melado não pode sair pq ele é a tinta que reagiu quimicamente e ficou daquela forma. tirar o "melado" é tirar a tinta e como o verniz tem uma porcentagem mais alta de solvente e não tem pigmentos, a reação é mais brusca. Os plásticos duros, pela sua estrutura, resistem muito ao processo, ja o vinil, quanto mais mole, mais suscetível. Tudo que é diluído com tinner ou agua ras é bem provável que cause isso no plástico. Outra noticia triste é que esse feito não passa, tem coisa aqui de mais de 10 anos que ainda gruda, refugos de figuras na minha seção de sucatas. Em resumo, a saída é, até onde sei, trabalhar com acrilicas a base de água ou vinilicas. Gosto muito de falar disso pq esse "efeito melado" quase me fez desistir de customizar, graças a deus, Rafaelo , no tempos de orkut ainda, em uma de suas rarrissimas aparições, me deu essa luz. Te devo essa mestre!! :D
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor lelion em 05 Abr 2016, 22:56

Fora eu uso acrílicas Vallejo Game Color e sou muito satisfeito com o acabamento e facilidade que ela dá para pintar os customs. Mas eu usei em uma figura a Colorgin spray e até o momento não ficou grude, espero que não aconteça, mas valeu a dica.
Avatar de usuário
lelion
Figura Regular
 
Mensagens: 664
Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor williancorrea em 08 Abr 2016, 20:09

Aproveitando pra voltar a falar de dry brush, só pra tirar da dúvida: aprendi que a técnica na verdade é passar tons mais claros sobre tons mais escuros, OK. Mas e se fizer o contrário? Fundo mais claro e usando cor mais escura ou até preto por cima?
Excelsior!
Avatar de usuário
williancorrea
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2381
Data de registro: 20 Out 2012, 20:17
Localização: Campinas/SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor AlexisSantos em 08 Abr 2016, 22:40

williancorrea escreveu:Aproveitando pra voltar a falar de dry brush, só pra tirar da dúvida: aprendi que a técnica na verdade é passar tons mais claros sobre tons mais escuros, OK. Mas e se fizer o contrário? Fundo mais claro e usando cor mais escura ou até preto por cima?

Ai as áreas que estariam com sombra na figura iriam ficar claras..
você iria inverter o tom de luz/sombra,a sombra ficaria no primeiro plano,e a luz seria só onde a tinta não iria pegar,ou seja,só na definição de músculos,roupa e etc.
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Léo Customs em 09 Abr 2016, 21:33

Funcionaria como um negativo de uma foto. Não ia ficar nada legal esteticamente
Avatar de usuário
Léo Customs
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2418
Data de registro: 11 Set 2008, 22:56
Localização: Beagá

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor williancorrea em 10 Abr 2016, 10:23

Entendi. Valeu pelos conselhos, camaradas Alexis e Léo. :wink: :mrgreen:

Só pra terminar: e se com o tom mais escuro sombrearmos as reentrâncias, detalhes da escultura, etc? Fica uma aparência de sombreado legal também?
Excelsior!
Avatar de usuário
williancorrea
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2381
Data de registro: 20 Out 2012, 20:17
Localização: Campinas/SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor AlexisSantos em 10 Abr 2016, 12:57

williancorrea escreveu:Entendi. Valeu pelos conselhos, camaradas Alexis e Léo. :wink: :mrgreen:

Só pra terminar: e se com o tom mais escuro sombrearmos as reentrâncias, detalhes da escultura, etc? Fica uma aparência de sombreado legal também?

Pode fazer a base de pintura mais escura e fazer um drybrush com a cor mais clara,ficaria parecido com o Ciclope da serie sentinela.
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor foradebase em 10 Abr 2016, 17:10

bom, acho que ja se falou tudo que entendemos de dry brush. A regra é essa mesmo: imitar o comportamento da luz, fundos sempre mais escuros que as parte mais expostas. No caso de finalizar com uma tinta mais escura que a usada de base, seria melhor fazer um wash ( tinta molhada/bem diluída) no caso do ciclope mesmo que o alexis falou, tem um pouco dessa tecnica nas botas, por exemplo. Ai sim a tinta escura vai sobre a clara e como esta muito diluída , se acumula nos relevos mais baixos e em geral escurece também um pouco a tinta de base
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor thiagoalves em 11 Abr 2016, 23:49

tinta esmalte para plastimodelismo é uma boa ? to fazendo um custom do Madril do senhor dos aneis ,a base é um aragorn, preciso comprar tintas agora, esquece a vinilica porque vou precisar de umas 4 cores e é apenas para uma figura
Os lobos perdem os dentes , mas não o instinto !
Avatar de usuário
thiagoalves
Figura Variante
 
Mensagens: 730
Data de registro: 02 Jul 2009, 01:23
Localização: Bragança Paulista SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor KurtWagner em 12 Abr 2016, 14:11

Tinta esmalte é ruim, fica muito grossa e sai fácil, logo descasca facilmente nas articulações.
BAMF!
Avatar de usuário
KurtWagner
Moderador 
 
Mensagens: 1416
Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor thiagoalves em 12 Abr 2016, 14:13

KurtWagner escreveu:Tinta esmalte é ruim, fica muito grossa e sai fácil, logo descasca facilmente nas articulações.

obrigado pelas dicas, ja ia fazer cagada hehe
Os lobos perdem os dentes , mas não o instinto !
Avatar de usuário
thiagoalves
Figura Variante
 
Mensagens: 730
Data de registro: 02 Jul 2009, 01:23
Localização: Bragança Paulista SP

AnteriorPróximo

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes

eXTReMe Tracker