logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor allan001 em 27 Jul 2019, 16:33

Brucutu escreveu:Tinta para tecidos eu usava muito antigamente. Eu sei que ela grudava que era uma beleza no Durepoxi mas não me lembro de ter pintado nada de plástico com ela. Não ajudei muito né.
Estou fazendo uma customização e na hora de pintar usei uma tinta que é usada para couros e sintéticos e me surpreendi. Além de ter grudado muito bem no plástico ela é de secagem muito rápida, mas muito mesmo, quase instantâneo. Pelo menos foi assim no plástico do boneco, e parece ser bem resistente.
O nome da tinta Revest Crom.


Agradeço a ajuda amigo. Ajudou sim. e essa tinta que citou se der vou testar tambem
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
Avatar de usuário
allan001
Figura Variante
 
Mensagens: 1197
Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21
Localização: São Paulo-SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Cris Ider em 08 Ago 2019, 07:54

Olá, pessoal!

Alguém aqui já usou tinta da Tamiya acrílica para action figures?

Estou exausto de tanto tentar pintar alguns actions figures. Gastei muito com tinta tamiya. E cheguei a conclusão que não dá. Pelo menos para mim.
- Lavei a figura, antes de pintar,
- Tentei com pincel, aerógrafo,
- Usando e não usando primer,

Mas o resultado é o mesmo. A tinta descasca quando passo a unha de leve. Só não tentei lixar a figura, pois ela é na escala 3.75. E também, vi muitos vídeos no youtube e não vi ninguém lixando a figura e o resultado foi satisfatório.

Alguém que entende já me disse que a tinta Tamiya acrílica não é apropriada para figuras de ação. Gostaria de um nome de tinta e seu tipo (acrílica ou vinílica).

Já pensei em desistir de customizar.

Imagem

Imagem
Por que você deixa ele te lamber no rosto?
Que nojo!
Arrgh!
Desce queimando!
Avatar de usuário
Cris Ider
Figura Regular
 
Mensagens: 592
Data de registro: 14 Fev 2012, 07:21

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor KurtWagner em 08 Ago 2019, 19:24

Você precisa passar verniz acrílico fosco por cima, senão a tinta não vai fixar direito. Obviamente, em articulações, a solução é lixar a peça para evitar atrito e, consequentemente, descasque. Eu uso tintas acrílicas da Acrilex mesmo.
BAMF!
Avatar de usuário
KurtWagner
Moderador 
 
Mensagens: 1415
Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Melo jr em 09 Ago 2019, 09:51

olha, nos tópicos mais antigos, explica que a tinta acrília, ela descasca mesmo, o que "gruda" no plastico é a tinta vinílica, tinta cara e um pouco dificl de achar,

Mas resumindo todas as "dicas" de tinta acrílica no final da errado e descasca mesmo, principalmente nas articulações. Já tentei de tudo também, não dá certo. a Tinta acrílica e as "dicas" dão certo em pontos especificos, que não tem muito atrito, fazer detalhes por exemplo, uma cor de cabelo, um colete, uma bota e etc, mas para o nível de costumização que vc quer não tem jeito.

Tinta vinílica é a solução, mas eu nunca usei devido a dificuldade de preço, quantidade e de aquisição, dificil de achar.
Avatar de usuário
Melo jr
Figura Customizada
 
Mensagens: 1962
Data de registro: 11 Jun 2010, 08:26
Localização: Tremembé - SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Cris Ider em 09 Ago 2019, 11:40

Valeu, pessoal! Obrigado pela orientação!!
Por que você deixa ele te lamber no rosto?
Que nojo!
Arrgh!
Desce queimando!
Avatar de usuário
Cris Ider
Figura Regular
 
Mensagens: 592
Data de registro: 14 Fev 2012, 07:21

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lúcifer em 09 Ago 2019, 12:32

De fato tintas da tamiya é cheio dos pra que isso. Mas do pouco que ando vendo, elas pra customs não é boa mesmo. Seria mais pra certos detalhes tipo um fivela, botões ou coisa do tipo pelo fato de ter tons mais ricos, pois o seu ideal mesmo é para plastimodelismo . Porém, mesmo depois de pintadas com tamiya, tem que dar uma proteção de verniz. Pra mim brazuka pobre, vínilica é imbatível. Único problema é seu pequeno leque de cores, certa dificuldade em aprender usar ela e aquele aroma trevoso (que aliás eu gosto). Fora a vinílica, você pode correr pra hobby color da mr hobby,Citadel e Vallejo, as pikas das galáxias. E também, todas precisam de um selamento no verniz para proteção. E o velho mantra batido de sempre...nenhuma delas vai aguentar atrito nas articulações, se não lixar não tem santo que resista. Só sair por ai a fora vendo os belos custosm dos gringos, vira e mexe articulações descascando, pois os alguns caras tem preguiça de desmontar o boneco e tratar elas.
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Avatar de usuário
Lúcifer
Figura Customizada
 
Mensagens: 1730
Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor KurtWagner em 09 Ago 2019, 19:27

Além de usar o verniz, dá uma olhada nesse tutorial abaixo para prevenir descasque nas juntas. Ter uma mini retífica ajuda muito a acelerar o processo:

http://www.angelfire.com/mech/jinsaotome/WorkspaceSetup/JointRub.html
BAMF!
Avatar de usuário
KurtWagner
Moderador 
 
Mensagens: 1415
Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Cris Ider em 26 Ago 2019, 15:46

.
Por que você deixa ele te lamber no rosto?
Que nojo!
Arrgh!
Desce queimando!
Avatar de usuário
Cris Ider
Figura Regular
 
Mensagens: 592
Data de registro: 14 Fev 2012, 07:21

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Spider-Phoenix em 22 Set 2019, 19:37

Boa noite, pessoal.

Estou começando a aprender a fazer customs. Mais especificamente com um boneco da Bandai Japão. Mas estou com algumas dúvidas:

- Preciso de uma tinta spray primer. Alguém me recomenda alguma marca boa que dê pra achar barato aqui no Brasil? Infelizmente, a Tamiya do nosso país não tem mais em estoque e está difícil de achar. Pode até ser uma versão nacional desde que seja boa e o preço não seja absurdo.

- Também preciso de recomendação de uma tinta spray para plásticos. Pensei na Tamiya por ouvir um bom feedback mas os preços não são convidativos.

- Estava lendo o fórum e vi os comentários sobre a tinta vinilica. Em tese ela funcionaria pro que estou planejando né? Trata-se de um boneco com articulações por volta de 10cm. Alguma sugestão de marca boa e barata?

Obrigado desde já!
Spider-Phoenix
Peça de BAF
 
Mensagens: 1
Data de registro: 29 Ago 2019, 11:18

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Salom em 18 Jan 2021, 16:18

Rapaz, essa dica do Super Bonder nunca consegui usar. Já colei a perna de duas figuras nessa brincadeira. kkkkkk
Hello!!!
Avatar de usuário
Salom
Figura Loose
 
Mensagens: 145
Data de registro: 28 Jan 2011, 23:39

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Brucutu em 18 Jan 2021, 19:39

Salom escreveu:Rapaz, essa dica do Super Bonder nunca consegui usar. Já colei a perna de duas figuras nessa brincadeira. kkkkkk


Tem que ter paciência. Ficar uns 10 minutos mexendo pra ter certeza.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Avatar de usuário
Brucutu
Figura Lendária
 
Mensagens: 9853
Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21
Localização: Terra primitiva

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Salom em 07 Fev 2021, 22:21

Brucutu escreveu:
Salom escreveu:Rapaz, essa dica do Super Bonder nunca consegui usar. Já colei a perna de duas figuras nessa brincadeira. kkkkkk


Tem que ter paciência. Ficar uns 10 minutos mexendo pra ter certeza.


Eita... bom, vou condenar mais um aqui pra testar.

Valeuuuu
Hello!!!
Avatar de usuário
Salom
Figura Loose
 
Mensagens: 145
Data de registro: 28 Jan 2011, 23:39

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor luks7 em 21 Fev 2021, 18:38

Salom escreveu:
Brucutu escreveu:
Salom escreveu:Rapaz, essa dica do Super Bonder nunca consegui usar. Já colei a perna de duas figuras nessa brincadeira. kkkkkk


Tem que ter paciência. Ficar uns 10 minutos mexendo pra ter certeza.


Eita... bom, vou condenar mais um aqui pra testar.

Valeuuuu
Primer ou verniz acrilico, desses de pote pode substituir pela cola e não corre o risco de fixar.

Enviado de meu SM-N970F usando o Tapatalk
http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=25847
Avatar de usuário
luks7
Figura Loose
 
Mensagens: 216
Data de registro: 25 Abr 2013, 01:20

Anterior

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes

cron
eXTReMe Tracker