logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Quanto custa um custom?

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Quanto custa um custom?

Mensagempor Melo jr em 07 Ago 2014, 08:27

Pessoal, preciso de uma ajuda de vc´s.

Meu irmão é desenhista profissional, e ele também esculpe muito bem, estou conversando com ele para ele entrar no mundo dos custons, (assim eu ganho alguns :mrgreen: )

Gostaria de saber como fazemos para calcular o preço de um custom?
Melo jr
Figura Customizada

Data de registro: 11 Jun 2010, 08:26

Re: Quanto custa um custom?

Mensagempor Edu_ em 07 Ago 2014, 08:32

Nao tem como calcular um preço.

Pra mim um custom eh tipo uma obra de arte.
Dependendo da qualidade da peça pode valer uma fortuna ou nao valer absolutamente nada.

Começa cobrando baixo e se estiver vendendo bem e recebendo muitos pedidos vai aumentando...acho q eh a melhor forma de chegar ao valor ideal para a qualidade do trabalho
Edu_
Figura Near Mint

Data de registro: 26 Ago 2006, 14:08

Mensagempor nerdcore em 07 Ago 2014, 08:50

Vejo que existem algumas componentes no custo de um custom.

1. Preço das bases.
Dependendo do custo, a base da qual ele será baseado, pode consumir boa parte do orçamento. Não é qualquer base que serve para custom. Muitas vezes, você pode usar uma base "meia-boca" o que vai encarecer o trabalho do customizador, e pode também prejudicar o trabalho final

2. Complexidade
Muitos customs passam pela mistura de mais de 1 figura, pegam a cabeça de uma, as pernas de outra, etc....com isso tem o trabalho da montagem e compatibilização das partes (muitas vezes, sacrificando algumas articulações), outros customs são praticamente re-paints, como fazer um spiderman black, ou um hulk vermelho sobre bases que são as figuras clássicas.

3. Urgência.
Como falado é um trabalho de arte, é lógico que todo trabalho comissionado, se você der tempo ao customizador ele vai fazer sua peça, mas se você quiser furar fila, ele poderá te atender, mas logicamente cobrará mais por isso.
MOTUC - Ass.: Filmation e 2014
TOP 5 MOTUC: TP He-Man, Jitsu, Draego Man, Wun-Dar e Merman
nerdcore
Figura Variante

Data de registro: 20 Fev 2013, 10:48

Mensagempor thiagodormaia em 07 Ago 2014, 09:18

Se for feito pelo Jaime, vale uma Itubaína e olhe lá!!! :roll:

!coolface

É difícil dizer... faça um cálculo financeiro dos gastos, bases, tintas, massa epóxi, etc... e veja qt vc conseguiria de lucro colocando um valor a mais. Só depois veja quanto vale a mão de obra do seu irmão. Aí vc chega a um valor final pra peça. Mas vc sabe que essa questão da mão de obra é bem subjetiva né???
"Sempre haverá um olho aberto quando tiver um cisco voando!!!" - Deadpool.
thiagodormaia
Figura Chase

Data de registro: 18 Fev 2011, 21:57

Mensagempor Sanches em 07 Ago 2014, 09:59

mais ou menos como se calcula como qualquer outra atividade:

custo de material + valor das horas de trabalho + acréscimos de urgência

O preço da hora de trabalho vai variar conforme a sua experiência e a quantidade de clientes. O fator de livre mercado influencia nisso. Se o seu tempo fica totalmente ocupado, é sinal de que tem mais procura que oferta, ja que a oferta é limitada pelo seu tempo. Logo, deve-se aumentar o preço. Mas se aumentar demais, a procura pode cair muito. A ideia é ir buscando o equilíbrio.
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

Mensagempor Melo jr em 07 Ago 2014, 10:10

Sanches escreveu:mais ou menos como se calcula como qualquer outra atividade:

custo de material + valor das horas de trabalho + acréscimos de urgência

O preço da hora de trabalho vai variar conforme a sua experiência e a quantidade de clientes. O fator de livre mercado influencia nisso. Se o seu tempo fica totalmente ocupado, é sinal de que tem mais procura que oferta, ja que a oferta é limitada pelo seu tempo. Logo, deve-se aumentar o preço. Mas se aumentar demais, a procura pode cair muito. A ideia é ir buscando o equilíbrio.

Então, minha grande dúvida é exatamente sobre o preço da "mão de obra"?

Por exemplo

Um custom que se gaste 35,00 na base e 30,00 de material, total 65,00 quanto ele deveria cobrar pela mão de obra? nos primeiros trabalhos?
Melo jr
Figura Customizada

Mensagempor Brucutu em 07 Ago 2014, 10:13

Bem, eu tô fazendo um do Ultraman, se fosse calcular pelo tempo, já tava valendo uns 2 milhões. !bwahaha

Mas quanto à sua pergunta, bem, o preço não é tabelado, não existe isso de saber quanto que custa um custom pois cada um é único, mesmo que seja do mesmo personagem. O que você pode fazer é ter uma média, mas aí você vai ter que perguntar pro customizador, e aí a média de preço dele pode ser maior ou menor.

Se você fornecer as bases, o preço é um, se for ele que tiver que conseguir, o preço é outro e por aí vai.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Brucutu
Figura Lendária

Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21

Mensagempor snoopy_x em 07 Ago 2014, 10:16

Já que ninguém quer se comprometer em dar valores... Vamo lá.

Levando em conta o preço de uma figura da DCU [que eu coleciono] e o preço médio de cada personagem dessa coleção hoje em dia gira em torno de R$ 80,00...

Eu pagaria até R$ 150,00 sem problema por um custom que eu queira muito... Esse é meu preço limite.

Claro que quem realiza a tarefa quer ter seu trabalho reconhecido e ser bem pago e tal... mas aí é outra historia.
Jesus está voltando... e ele tá PUTO!
snoopy_x
Peça de BAF

Data de registro: 31 Jul 2012, 10:04

Mensagempor Melo jr em 07 Ago 2014, 10:21

snoopy_x escreveu:Já que ninguém quer se comprometer em dar valores... Vamo lá.

Levando em conta o preço de uma figura da DCU [que eu coleciono] e o preço médio de cada personagem dessa coleção hoje em dia gira em torno de R$ 80,00...

Eu pagaria até R$ 150,00 sem problema por um custom que eu queira muito... Esse é meu preço limite.

Claro que quem realiza a tarefa quer ter seu trabalho reconhecido e ser bem pago e tal... mas aí é outra historia.

Obrigado, realmente eu queria ouvir uma resposta em valores para ter uma ideia dos preços.

Por favor, o pessoal que já comprou custons poderiam dar dicas dos valores? Isso ajudaria muito para termos uma ideia melhor dos valores.
Melo jr
Figura Customizada

Mensagempor defender07 em 07 Ago 2014, 10:31

Comece fazendo para você mesmo e depois faça exposições na WEB, em diversos sites esecialializados, especialmente o figurerealm. Essa será sua vitrine e sua popularidade só vai aumentar (ou diminuir) conforme a qualidade do seu trabalho. Depois disso aceite fazer uns trabalhos (sua vitrine vai chamar clientes) e cobre um valor que seja um pouco mais que o material que você gastou.
A medida que você vende e mais pessoas elogiam, você vai aumentando o valor. Dá p/ ganhar uma graninha.
Não sei quais são seus planos mas antes de tomar qualquer decisão mais séria em sua vida profissional eu recomendo dar uma olhada nas impressoras 3D que vem se popularizando dia a dia.
Abs
O governo quer destruir seus direitos.Lute!
defender07
Figura Exclusiva

Data de registro: 24 Fev 2009, 22:23

Mensagempor Edu_ em 07 Ago 2014, 10:36

Por um custom dos gringos mais top q tem por ai, eu pagaria muito mais do q 150 dilmas.

O valor da mao de obra tem relaçao direta com o tempo q leva pra ser feito e com a qualidade final do trabalho. Quanto melhor for seu trabalho e mais agil vc for, mais caro pode cobrar pela sua hora

Cobra 50 de mao de obra nos primeiros, se ficarem bons.
Edu_
Figura Near Mint

Data de registro: 26 Ago 2006, 14:08

Mensagempor defender07 em 07 Ago 2014, 11:22

Edu_ escreveu:Por um custom dos gringos mais top q tem por ai, eu pagaria muito mais do q 150 dilmas

Pois é.
A ultima cotação do loosecollector que eu vi tava por volta de $200 + frete.
Mas qualquer custom dele vale a pena pois quebra qualquer figura de linha.
O governo quer destruir seus direitos.Lute!
defender07
Figura Exclusiva

Data de registro: 24 Fev 2009, 22:23

Mensagempor Melo jr em 07 Ago 2014, 11:26

defender07 escreveu:
Edu_ escreveu:Por um custom dos gringos mais top q tem por ai, eu pagaria muito mais do q 150 dilmas

Pois é.
A ultima cotação do loosecollector que eu vi tava por volta de $200 + frete.
Mas qualquer custom dele vale a pena pois quebra qualquer figura de linha.

:shock: :shock: :shock:

Realmente os custons dele são TOP DE LINHA.
Melo jr
Figura Customizada

Mensagempor Yorick em 07 Ago 2014, 13:34

É difícil calcular um valor hora-trabalho, até porque provavelmente você não ficaria muitas horas ininterruptas trabalhando em um custom (e pode até mesmo trabalhar em mais que uma peça ao mesmo tempo), considerando variáveis como por exemplo, tempo para secar determinado material para poder aplicar outro.

E considerando que você trabalharia em cima de um produto preexistente, uma sugestão seria a de você calcular inicialmente um preço base inicial (figura base + tinta + outros materiais).

Para isso você precisa já ter alguma experiência para saber calcular coisas como quantas figuras cada vidro de tinta pode render, quais tintas você pode comprar em maior quantidade (e por melhor preço), etc... quais sobras de figuras poderiam ser reaproveitadas (o que é perda e o que é reaproveitável), etc...

Com esse preço base, você aplica uma porcentagem de lucro. No comércio, o lucro médio é de 30%, mas como no caso, envolve trabalho seu e não apenas revenda, de acordo com a complexidade (e o próprio resultado final), você poderia cobrar até 100% de lucro sem problema, eu acho.

O principal mesmo é ficar atento ao mercado, como o Sanches comentou. Se o preço for barato demais, o mercado vai te dizer pelo volume da demanda, o mesmo se estiver caro.

A medida que o seu nome se estabelece (através da sua "vitrine", como anteriormente mencionado) o próprio mercado vai inflacionar seu preço.
Yorick
Peça de BAF

Data de registro: 14 Abr 2008, 13:26

Mensagempor HORUS 76 em 07 Ago 2014, 14:59

Customs são peças únicas e por essa razão o valor depende mto do qnto o "Dono" do custom pretende pagar...

"Reza a lenda".... !badass .... !coolface ... que uma figura do loosecolector varia de 200 a 500.... mas não são dilmas não heim.... são "OBAMAS".... ou seja, o valor é em dólar! !damn !jackiechan E claro... nesse valor não está embutido o frete não.... o frete tu tem q pagar à parte.
Bem... Customs possuem valores únicos para que você possa ter uma peça única na coleção. Agora se vale ou não, é outra história.... Isso é decidido entre o Customizador e o Dono da possível figura.
"O único dia fácil: Foi ontem!!"
HORUS 76
Peça de BAF

Data de registro: 25 Fev 2009, 17:21

Mensagempor Lúcifer em 07 Ago 2014, 17:19

Está ai uma pergunta que eu sempre quis saber a resposta.
Uma época eu cheguei a fazer decoupage em caixinhas de MDF. Na época eu somava a média de material
que gastava e multiplicava por 3. Ou seja, se gastei R$ 10,00 pra fazer um trabalho cobrava R$ 30,00. Mas no caso
de um custom já é outra história. Creio eu que pagara até R$ 100,00 em um custom do qual você forneça as peças e as figuras base não acho tão caro. A uns 2 anos atrás fiz um orçamento com o Loosecollector para custumizar um Guy do Final Fight (escala 1:12 ) e na época ele me cobrou U$$ 325,00 isso sem contar o frete. Está certo que o cara é o melhor do Mundo, mas é um valor e tanto. E nesse ponto que eu acho que pagar para um Brasileiro fazer um custom bacana a um valor de mão de obra de uma média de R$ 100,00 para cima , acho barato. Pois customizar não é nada fácil e muitas vezes(pra não dizer sempre) leva dias para se finalizar uma peça.
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Lúcifer
Figura Customizada

Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Mensagempor Super DIO em 07 Ago 2014, 19:59

Melo jr escreveu:
Um custom que se gaste 35,00 na base e 30,00 de material, total 65,00 quanto ele deveria cobrar pela mão de obra? nos primeiros trabalhos?

Se ele fizer um Fox McCloud (Star Fox) padrão Figma para mim, pago até R$ 200,00 !challenge
Super DIO
Figura Loose

Data de registro: 22 Nov 2012, 16:27

Mensagempor foradebase em 07 Ago 2014, 20:23

É dificil mesmo, eu sou customizador, não pego encomendas e não saberia mesmo dar um valor . Eu acho que a magia da coisa é a qualidade , se o loosecol. viesse morar no brasil, eu acredito que ele teria dificuldade de vender aqui a 300 dolares , e tambem tem o fato de comprar bases nos eua ser bem facil l, ou seja , ele continuaria exportando figuras pq aqui é difícil alguem pagar 300 dolares mesmo que o trabalho valha , um ou outro pagaria mas n creio ser uma constante. Eu fiz un Guy do final fight tbm, custom caro pelas bases que tive que comprar , só de custo foi mais de 150. eu e imagino que deveria vender pelo dobro, o que deixaria ele caro, pro universo brasileiro. talvez vc poderia pedir ajuda aos nosso customizadores que trabalham com isso: Leo, Lobão e Hiro. e por ai ter uma media, mas concordo muito com o que a galera falou, peça uma peça pra ele fazer , um presente pra vc e ai vc já mostra como será o trabalho dele
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Mensagempor Jaime Einloft em 07 Ago 2014, 21:27

thiagodormaia escreveu:Se for feito pelo Jaime, vale uma Itubaína e olhe lá!!! :roll:

!coolface

Tudo isso??? Nem uma baré cola por um custom meu!! !coolface

Mas falando sério (e não era sério? !coolface ), realmente depende de vários fatores já citados. Na época que eu fazia customs (sim, com "m" antes do "s") sob encomenda, cada caso era um caso.

Vejam bem, começando pela base, nem sempre vc tem tudo o que precisa em um boneco só, então as vezes precisa desmontar 2, 3 ou mais figuras e aí já vai encarecendo a peça final.

Depois disso vem a mão-de-obra e o material. Se é pintado com aerógrafo ou com pincel. Se tem muita escultura ou pouca e assim vai.

E como já citado, vem o tempo do customizador e a prioridade do cliente.

Diria, em números, que um bom custom aqui no Brasil estaria num valor médio entre 150 e 200 reais, mas como disse, dependendo de todos os fatores supracitados!
Faça o bem, sem olhar a quem!
Jaime Einloft
Figura Chase

Data de registro: 01 Ago 2006, 10:22

Mensagempor Melo jr em 08 Ago 2014, 08:05

Muito obrigado pessoal pelas dicas que vc´s deram, me ajudou bastante. =D>
Melo jr
Figura Customizada

Mensagempor Lúcifer em 08 Ago 2014, 17:19

Ou siga a tradição do Comércio.
Comece com um preço baixo (do qual de para suprir todos os custos no custom). E quando for
ganhando confiança e credibilidade vá aumentando o preço. Assim como já citaram. Acho que cobrar
uns R$ 50,00 em um Repaint. E uns R$ 80,00 em um custom do qual a base o cliente vai fornecer , na minha
opinião é um preço bem agradável.
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Lúcifer
Figura Customizada

Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Mensagempor Brucutu em 09 Ago 2014, 14:57

Você pode falar pro seu irmão fazer alguns e botar pra vender e ver como que as coisas vão, e também é bom criar um tópico pra mostrar todos os que ele fizer, aí vai servir de propaganda.

O tópico do Léo, por exemplo, é nota 10, pois ele além de tudo tem um índice ótimo. Uma vez achei uma figura na internet e fiquei encucado querendo saber qual era a base, depois que descobri que era do Léo, fui no tópico dele e tava lá direitinho no índice. O Léo é um exemplo a ser seguido. :D
Brucutu
Figura Lendária

Mensagempor T-800 em 10 Ago 2014, 07:40

Como comprador(ainda não de customs) segue minha dica:

Peça para ele fazer alguns pra vc e "patrocine" o trabalho fornecendo a base e os materiais (já que é seu irmão a mão-de-obra fica por conta da casa nas primeiras figuras). Depois faça um review detalhado com muitas fotos , isso vai ser uma ótima propaganda. Seu irmão vai ganhar experiência no ramo e vc vai ganhar as figuras. Vc falou que ele é ótimo escultor, mas vai aprender também a trabalhar com os materiais e articulações.

Abração
T-800
Peça de BAF

Data de registro: 12 Out 2012, 17:41

Mensagempor Sanches em 11 Ago 2014, 08:47

tem isso. Muito difícil precificar sem ver o trabalho em si.

O normal é a pessoa fazer varios trabalhos para si próprio, ir melhorando, e começar a pegar encomendas quando já tiver uma certa experiência.
Mesmo porque se vc não fez muitas coisas, não consegue ter noção de quanto tempo demora pra fazer.
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

Mensagempor Brucutu em 12 Ago 2014, 20:54

Sanches escreveu:tem isso. Muito difícil precificar sem ver o trabalho em si.

Bem, tem uns customs que eu vi por aí que fica difícil de precificar depois de ver o trabalho em si. !shit Vi um cara vendendo um custom todo toscão e cobrando 90 dólares, se pudesse dar um lance eu não colocaria nem 5 lá. Eu sei que o cara teve trabalho e tal, mas é preciso ser muito sem noção pra colocar pra vender e ainda por cima por aquele preço.

Nada a ver com o irmão do Melo Jr., só tô falando de uma coisa que vi.
Brucutu
Figura Lendária

Próximo