logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor duranteb2001 em 28 Dez 2014, 06:28

Oh, dúvida cruel!
Quero/preciso fazer uma Mulher Invisível pro meu Quarteto. A ideia é usar o uniforme da fase John Byrne (uniforme azul escuro e detalhes em branco), pra combinar com o Reed Legends Ronan.
Minha dúvida: q base usar? Cabeça e cabelo eu posso usar de outras figuras ou esculpir. Isso não é o problema. Para o corpo, estou entre uma Psylocke e uma Garota Marvel.

A Psyloche teria um uniforme tradicional, com a vantagem das articulações já estarem em azul, além do corpo mais curvilíneo (hehehe). O q eu acho uma merda são os ombros caídos! Tem solução?
Imagem

Com a Garota Marvel eu iria fazer uma Sue de minissaia, q ela já usou na fase do Jack Kirby por alguns números, e tb me agrada! A escultura é legal, mas ia dar mais trabalho em lixar os detalhes e na pintura das articulações.
Imagem

Então? O q vcs acham? Ou tem outra base pra sugerir???
Preciso da ajuda dos universitários (ou melhor, dos mestres da customização aqui do Fórum)! valeu!
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Data de registro: 13 Dez 2009, 10:58

Mensagempor KurtWagner em 28 Dez 2014, 06:43

E a Sue da série Ronan, não rola não? Já vem na cor certa e 80% pronta...precisa ajustar o cinto e luvas/falta de mangas, que são esculpidos em alto relevo. O rosto é bem bonito.

Tem também a dos Two-Packs, com o corpo base liso, mas não na cor que você quer. E o rosto é horrível...

Imagem
Editado pela última vez por KurtWagner em 28 Dez 2014, 06:54, num total de 1 vezes
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor duranteb2001 em 28 Dez 2014, 06:54

Valeu, mas eu acho todas ruins... Talvez pq a Sue seja uma das personagens favoritas (tb curto muito o Quareto, principalmente por causa da fase do Byrne).

De fato, a Ronan é a melhorzinha, mas tb teria q mexer. E não achei nenhuma a preço acessível. É uma das piores figuras raras!
Por isso, a decisão de partir do zero com a base certa.
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor KurtWagner em 28 Dez 2014, 07:48

Nesse caso, o melhor corpo feminino da Hasbro é o da Tempestade da série BAF Jubilee:

Imagem

Corpo bem articulado e liso, sem detalhes esculpidos. Mãos proporcionais e expressivas.

Ainda está à venda aqui no Brasil. Talvez você até consiga até arranjar uma loose por um bom preço, ou comprar lacrada e vender a peça da Jubilee.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor duranteb2001 em 28 Dez 2014, 10:31

Essa Tempestade eu vou comprar pra ficar com ela mesmo! !coolface
E quanto às opções de custom? Alguma ideia???
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor KurtWagner em 28 Dez 2014, 11:56

Compre duas então, ué! !shit

Os corpos da Elektra e Agentes femininas da SHIELD têm pernas mais finas, talvez mais realistas para alguém como a Sue, mas precisariam de algum trabalho (tirar os arreios no caso das agentes da SHIELD e esculpir botas no da Elektra). O problema é que as mãos estão em poses bem específicas e não serviriam ao propósito do seu custom. Mas se tiver que escolher entre Psylocke e Garota Marvel, eu fico com a segunda.

O corpo da Psylocke já é datado e nada te impede de arrancar a saia da Garota Marvel. !spiderman Se tiver paciência de cortar fora a máscara e refazer o rosto então, ficaria bem legal.

É possível sim ajustar os ombros da Psylocke, mas você teria de abrir o torso, retirá-los, abrir um buraco mais acima, cortar o torso para encaixar direito...
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Lobão em 28 Dez 2014, 12:26

Acho a base da garota marvel muito fraca pra qualquer coisa. A base Tempstade/gata negra/satana acho bem bacana mas realmente e muito potranca panicat. A electra é bem realista e mais delgada, mas esta custando horrores e as mãos incompativeis com a Sue. A hope e uma opecao mais em conta e so precisa estiletar as botas e esesculpir, mas ainda tem o problema das mãos !megusta . Ainda acho o corpo da psylocke uma ds base femininas mais bonitas ja lançadas, mas o rosto é uma barroada. Teria que esculpir por cima com certeza. Se fosse eu iria de hope com maos clonadas da psylocke e botas reesculpidas...
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor RJMarvel em 30 Dez 2014, 17:54

ACEITANDO SUGESTÕES

Estou aceitando (na verdade pedindo......kkkkkkkkkkk) sugestões de base para confeccionar o elmo/capacete de ODIN (3.75, usei a cabeça do Hiperion) - Não sei esculpir. Sobre uma base posso ate conseguir. Do 0 não rola.
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor KurtWagner em 30 Dez 2014, 20:51

Use um desenho para te ajudar. Às vezes eu faço isso.

Desenhe o capacete "achatado", ou seja, os buracos onde ficarão os olhos e nariz, mais ou menos como no exemplo tosco que eu fiz:

Imagem

Só tem que acertar as dimensões, mas isso é fácil.Recorte e cole em volta do rosto. Depois esculpa por cima do papel e faça também o topo do capacete.

Você pode tentar fazer isso com papel ou plástico de blister, mas eu prefiro a primeira opção.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor sidneydmorais em 30 Dez 2014, 22:27

Não achei o tópico que fala sobre "manutenção" tipo conserto de articulações, então vou mandar minha pergunta aqui, pois creio que se enquadra em Custom.

A jaqueta do Gambit e Vampira legends, Marrom, quando começa a descascar. Qual a melhor forma de "consertar"?
a do gambit ja está bem deteriorada.
Minha coleção: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=26585
sidneydmorais
Figura Loose

Data de registro: 15 Jul 2013, 06:00

Mensagempor KurtWagner em 31 Dez 2014, 06:53

Engraçado você ter mencionado isso, outro dia mesmo estava mexendo nos meus X-Men para abrir espaço para o meu custom da Tempestade e vi que o sobretudo do Gambit estava descascando em todos os lugares onde estava dobrado.

Até onde eu sei, não tem solução. Já vi em outros fórums pessoas tentando pintar com tinta acrílica e depois verniz por cima, mas não ajuda muito. A solução mesmo é trocar o sobretudo por estes que vem com o Red Skull, Ultimate Nick Fury, Punisher, etc da Hasbro...só não sei se os braços destas figuras são de tamanho compatível ou se vai ser necessário esculpir com durepóxi por cima dos originais.

Imagem
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor RJMarvel em 31 Dez 2014, 12:05

KurtWagner escreveu:Use um desenho para te ajudar. Às vezes eu faço isso.

Desenhe o capacete "achatado", ou seja, os buracos onde ficarão os olhos e nariz, mais ou menos como no exemplo tosco que eu fiz:

Imagem

Só tem que acertar as dimensões, mas isso é fácil.Recorte e cole em volta do rosto. Depois esculpa por cima do papel e faça também o topo do capacete.

Você pode tentar fazer isso com papel ou plástico de blister, mas eu prefiro a primeira opção.

Simples e BRILHANTE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Valeu.
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor Hoffmannbeck em 03 Jan 2015, 22:54

KurtWagner escreveu:Não sei exatamente de qual Venom você está falando, mas botões e mecanismos, creio que só abrindo a figura. Tem um tutorial aqui:

http://www.figurerealm.com/viewcustomtutorial.php?id=71

Não sei se seu Venom tem essaarticulação de girar na cintura, se não tiver, você vai ter que fazer os furos na lateral do torso e depois cobrir com durepóxi e tinta.

Kurt obrigado pela dica... Eu ate cheguei a fazer os furos mas na hora de arrombar a figura fiquei com receio..

Então optei por remover a parte sem abrir a figura. E ela resistiu bravamente até o fim RS. Se fosse hasbro já tinha ido na primeira.
Removi e cubri com durepoxi.

Agora estou fazendo a articulação da cabeça pois devido ao sistema ela era fixa..

Como não tenho nenhuma outra figura pra roubar a articulação , estou criando uma de durepoxi, sera que aguenta?
"Abandon all hope who enter here."
Hoffmannbeck

Data de registro: 11 Mar 2014, 04:38

Mensagempor KurtWagner em 04 Jan 2015, 06:51

Só se for reforçada com arame dentro. E mesmo assim creio que o desgaste do durepóxi com o movimento seria rápido.

Mas há uma opção muito melhor e mais fácil: use um parafuso como junta. Ele vai deixar a cabeça da figura com uma extensão de movimento enorme, pois a cabeça do parafuso vai agir do mesmo modo que uma junta esférica.

Basta pegar uma furadeira e furar a cabeça da figura por baixo, como nas outras figuras da linha. Talvez seja necessário cavar um pouco o interior do queixo da figura, para poder mexer a cabeça para baixo.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Hoffmannbeck em 04 Jan 2015, 14:55

Sim era essa ideia mesmo que iria pra fazer a parte de movimento lateral e tals...

Mas como eu gostaria que o venom ficasse em posições agachado, não iria funcionar muito bem....

Então tive a. Ideia de pegar o parafuso e fazer o movimento cima baixo como das outras figuras com un disco de movimento

Vou ver se descolo algum plastico bacana pra fazer esse Disco e anexo o parafuso nele pra ficar com a mobilidade que eu quero
"Abandon all hope who enter here."
Hoffmannbeck

Data de registro: 11 Mar 2014, 04:38

Mensagempor GABSATO02 em 06 Jan 2015, 21:35

Pessoal...to querendo fazer uma bainha pra Glamdring do meu Gandalf (escala 6', da Toy Biz). Vou utilizar Epoxi como material, mas tem um porém, eu não manjo muito de esculpir em epoxi e queria tirar umas dúvidas aqui com vocês.

- Como fazer detalhes no epoxi? (Quando eu tento detalhar com uma agulha, ele cria rastros e não fica bacana)
- Como eu faço pra o espaço de dentro da bainha conseguir encaixar a espada certinho?
- Tem alguma forma de trabalhar com o Epoxi de uma maneira que ele não fique grudando na minha mão e deixando digitais?

Imagem
Em buraco de paca, tatu caminha dentro?
GABSATO02
Figura Variante

Data de registro: 21 Fev 2012, 10:04

Mensagempor KurtWagner em 07 Jan 2015, 07:19

Vamos por partes:

- Para trabalhar com durepóxi, tenha sempre seus dedos umedecidos, para não deixar digitais. Tenha sempre ao seu lado um potinho/copinho com água.

- Para fazer os detalhes: no seu caso, creio que o mais importante seja ter um canivete (talvez um pequeno), e, se sentir necessidade, chavinhas de fenda pequenas, daquelas de relojoeiro.

Você vai precisar de lixa (pelo menos da de madeira - aquela bege/castanha). Eu sempre faço uma camada base de durepóxi (no caso, a bainha pura), espero secar, e só então esculpo os detalhes por cima, pois será necessário lixar essa camada base antes.
Eu envolveria a lâmina da espada em filme plástico, (para poder separá-la do durepóxi depois), esculpiria a bainha em torno dela (talvez um lado por vez, esperando cada um secar, mas só na hora mesmo você vai poder dizer).

Depois de seca e lixada, colocaria, com ajuda do canivete, uma camada retangular para ser o vinco vertical e usaria a lâmina para separar o detalhe em dois. Os detalhes de topo e fundo da bainha não devem ser problema esculpir.

As alças da bainha, se você for fazer e quiser que sejam flexíveis, recomendo usar várias camadas de papel de revista colados um no outro (com cola artística/de isopor fica com um resultado melhor do que cola branca normal).
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Plastimake

Mensagempor Genjoke em 07 Jan 2015, 11:08

Oi pessoal, estou afastado, então não sei se já rolou esta dica por aqui, mas vai assim mesmo:

Abs
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Genjoke
Administrador

Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34

Mensagempor duranteb2001 em 07 Jan 2015, 13:31

Achei muito interessante... só me preocupa q ele volta a ser reutilizável depois de aquecido novamente. Aqui na minha cidade a temperatura varia de 30º a 40º o ano inteiro. O plástico normal já sofre (algumas figuras ficam grudentas, outras apresentam rachaduras, pintura q sai...)

Enfim, seria legal fazer um teste. Alguém já achou esse Plastimake no Brasil???
Ao infinito... e além!
duranteb2001
Figura Variante

Mensagempor Genjoke em 07 Jan 2015, 20:23

Segundo o site ela amolece a 60ºC…
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Genjoke
Administrador

Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34

Mensagempor allan001 em 10 Jan 2015, 21:35

Salve galera tudo blz?Gostaria q me ajudassem.
Alguem ai conhece um site ou sabe discas pra esculpir musculos em figuras 1/6.
Vou explicar o q quero fazer: Alguem ai conhece as figuras da power elite team/peacekeepers?
Ela vem com articulações otimas mas os braços e pernas são bem finos
Gostaria de dar uma turbinada neles !coolface
Agradeço a ajuda e atenção
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21

Mensagempor KurtWagner em 11 Jan 2015, 04:57

Use durepóxi. Trabalhe sempre com os dedos umedecidos para não deixar digitais.

Use uma colherzinha ou algo que o valha para esculpir, deixando a escultura lisa, e usando a ponta para fazer os "sulcos" dos músculos.

Fora isso, é só conhecer anatomia humana. !coolface
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor allan001 em 11 Jan 2015, 20:04

KurtWagner escreveu:Use durepóxi. Trabalhe sempre com os dedos umedecidos para não deixar digitais.
Use uma colherzinha ou algo que o valha para esculpir, deixando a escultura lisa, e usando a ponta para fazer os "sulcos" dos músculos.

Fala Kurt BLZ?
Agradeço a ajuda cara. Realmente não sabia da manha pra não deixar digital(fora q manusear o durepoxi com a mão umida é mais facil.
Quanto a esculpir ja tenho umas pinças e estiletes. Perdoe minha ignorancia mas o q é sulco? !coolface
E quanto a anatomia eis meu principal problema, pois desenho bem mas sempre tive dificuldades em fazer musculos da perna e costas.
Fora q buscar referencia na net de homens musculosos não é minha praia. Talvez alguem ai q coleciona MOTUC me ajude? :mrgreen: !bwahaha
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21

Mensagempor KurtWagner em 12 Jan 2015, 20:42

O que eu chamei de sulco são as partes onde os músculos se encontram, uma depressão na escultura. Mas realmente recomendo fazê-las não com estilete, mas com uma colherzinha, fica muito mais natural.

Você pode pesquisar no Google por fotos de MOTUC ou o Marvel Legends Hyperion para te ajudar com as pernas. Só não use as fotos das costas do Hyperion como referência porque são muito mal esculpidas.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Sanches em 14 Jan 2015, 21:20

allan001 escreveu:
KurtWagner escreveu:Use durepóxi. Trabalhe sempre com os dedos umedecidos para não deixar digitais.

Fala Kurt BLZ?
Agradeço a ajuda cara. Realmente não sabia da manha pra não deixar digital(fora q manusear o durepoxi com a mão umida é mais facil.
Quanto a esculpir ja tenho umas pinças e estiletes. Perdoe minha ignorancia mas o q é sulco? !coolface
E quanto a anatomia eis meu principal problema, pois desenho bem mas sempre tive dificuldades em fazer musculos da perna e costas.
Fora q buscar referencia na net de homens musculosos não é minha praia. Talvez alguem ai q coleciona MOTUC me ajude? :mrgreen: !bwahaha

cara, não existe problema nenhum em buscar referencia do que quer que seja. Todos os escultores e ilustradores trabalham com referencia.
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

AnteriorPróximo