logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor KurtWagner em 21 Ago 2014, 11:16

Sanches escreveu:model master spode ser tanto acrilica quanto enamel (tinta esmalte).

Enamel só recomendo se usar primer antes. Senão tem grandes chances da tinta ficar meio pegajosa.

Eu nem considerei a possibilidade de ser a enamel, porque só um louco usaria isso para customizar...fica uma camada muito grossa e sai à toa... !coolface
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor RJMarvel em 25 Ago 2014, 19:23

Boa noite.
Alguém saberia me dizer se é possível atingir um semi-brilho misturando as versões focas e brilhante (de uma cor qualquer) de tinta vinílica?

Se não qual a melhor forma de chegar a esse meio termo?

Abraço
RJMarvel
Figura Customizada

Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Mensagempor RJMarvel em 02 Set 2014, 00:18

Algum dos colegas saberia me dizer como fazer? Quais cores e tipos de tinta misturar para obter esse tom com de pele?

http://www.figurerealm.com/viewcustomfi ... ?FID=48138

Obrigado.
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor Brucutu em 02 Set 2014, 20:52

Há algum lugar na internet que venda tintas vinílicas em pequenas quantidades? Daquelas latas bem pequenas, ou então em frascos?

O mais barato que achei no mercado livre foi por 20 reais, mas acho que vem muita tinta.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Brucutu
Figura Lendária

Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21

Mensagempor foradebase em 17 Set 2014, 20:33

"Boa noite.
Alguém saberia me dizer se é possível atingir um semi-brilho misturando as versões focas e brilhante (de uma cor qualquer) de tinta vinílica?"

Se não qual a melhor forma de chegar a esse meio termo?

pode ate ser que que de certo, mas o mlehor jeito e vc pegar a cor na tinta fosca e ir adicionando verniz fosco tbm, assim vc controla o tom com mais precisão. se vc usar aerografo, pode pintar em fosco e acrescentar camadas de verniz no final da pintura para ir acrescentando brilho ao tom
Editado pela última vez por foradebase em 17 Set 2014, 20:40, num total de 1 vezes
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Mensagempor foradebase em 17 Set 2014, 20:36

"Algum dos colegas saberia me dizer como fazer? Quais cores e tipos de tinta misturar para obter esse tom com de pele?"
fala camarada , comece com um pouco de branco, depois amarelo e depois um pouco de vermelho . o segredo e ir adicionando aos poucos para ver como o tom se altera
Editado pela última vez por foradebase em 17 Set 2014, 20:41, num total de 1 vezes
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor foradebase em 17 Set 2014, 20:38

"Há algum lugar na internet que venda tintas vinílicas em pequenas quantidades? Daquelas latas bem pequenas, ou então em frascos?
O mais barato que achei no mercado livre foi por 20 reais, mas acho que vem muita tinta."

nunca vi com menos de 225ML, aqui em Sp na galeria do rock ta saindo uns 17,00 , parece que o preço do ML da valento
Editado pela última vez por foradebase em 17 Set 2014, 20:42, num total de 1 vezes
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Kev Blade RX em 17 Set 2014, 20:40

Estou querendo pintar os detalhes prateados do sapata do Aranha Select. Usei um esmalte vitral da Acrilex, mas a tinta não fixou. Seria melhor usar um verniz vitral da Acrilex?

Agradeço desde já!
Kev Blade RX
Figura Loose

Data de registro: 15 Nov 2006, 20:08

Mensagempor foradebase em 17 Set 2014, 20:46

Kev Blade RX escreveu:Estou querendo pintar os detalhes prateados do sapata do Aranha Select. Usei um esmalte vitral da Acrilex, mas a tinta não fixou. Seria melhor usar um verniz vitral da Acrilex?

Agradeço desde já!

fala camarada, cara eu recomendo so tintas vinilicas para custom, aderem bem e tem um acabamento excelente. mas como vc vai pintar so alguns detalhes
talvez não compense. procure na internet, mercado livre por exemplo, alguma tinta da tamya ou vallejo. como é tinta de hoby vc encontra em potes pequenos e em geral é soluvel em agua ou alcool. pode ser uma boa para o seu problema . acrilex eu realmente não recomendo
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Kev Blade RX em 17 Set 2014, 21:09

foradebase escreveu:
Kev Blade RX escreveu:Estou querendo pintar os detalhes prateados do sapata do Aranha Select. Usei um esmalte vitral da Acrilex, mas a tinta não fixou. Seria melhor usar um verniz vitral da Acrilex?

Agradeço desde já!

fala camarada, cara eu recomendo so tintas vinilicas para custom, aderem bem e tem um acabamento excelente. mas como vc vai pintar so alguns detalhes
talvez não compense. procure na internet, mercado livre por exemplo, alguma tinta da tamya ou vallejo. como é tinta de hoby vc encontra em potes pequenos e em geral é soluvel em agua ou alcool. pode ser uma boa para o seu problema . acrilex eu realmente não recomendo

Putz, é carinho, mas beleza, valeu mesmo!
Kev Blade RX
Figura Loose

Data de registro: 15 Nov 2006, 20:08

Mensagempor Cris Ider em 24 Set 2014, 08:42

Olá, pessoal!

Estou pensando em customizar um Ronan a partir de um Marvel Universe Colossus. Vi muitas ideias geniais neste site.
Acontece que não quero gastar muito com tintas específicas (uma cor prá cada tonalidade)
Tenho em mãos uma tinta da Tamyia Prata e gostaria de saber se há como transformar parte dela em um verde metálico utilizando tintas pigmentadas. Ou seja: misturá-la com corante próprio na cor verde já que é bem barato. Não sei se vai funcionar. Por isso gostaria da opinião de vocês.

Outras coisas:
- Daria certo utilizar esta tinta de pigmentação? Qual seria a marca ideal? Alguém já fez isso antes?
- O certo é utilizar o primer na cor branca ou preta? (Corrijam me se isso for desnecessário)
- O ideal é desmontá-lo completamente ou pintá-lo por inteiro? (Lembrando que utilizo aerógrafo)

Obrigado!
Por que você deixa ele te lamber no rosto?
Que nojo!
Arrgh!
Desce queimando!
Cris Ider
Figura Regular

Data de registro: 14 Fev 2012, 07:21

Mensagempor KurtWagner em 26 Set 2014, 13:34

Olha, creio que ninguém aqui usou corante, mas posso te dizer que as melhores pinturas metálicas são aquelas em que você pinta de prateado como base e depois uma cor "clear" por cima, tipo uma Tamyia clear coat ou uma tinta vitral (Acrilex, por exemplo).

Talvez se você colocar o corante por cima do prata já pintado e seco, fique um efeito legal, mas não sei o quão fácil será dele sair, ou se será uniforme. Seria bom passar um verniz acrílico por cima (tem brilhante e fosco, você escolhe).

Ou você pode misturar o corante com a tinta e ver o quão bem ela adere. De novo, como é tinta acrílica a Tamyia, passe o verniz por cima, senão sai fácil. Creio que bem misturado, e numa proporção maior de tinta do que de corante, funcione bem. Qualquer coisa, creio que a tinta sai com água, dá pra desfazer fácil.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Cris Ider em 29 Set 2014, 07:51

Ok, entendi!

Mas gostaria de saber sobre esse prime. Para que serve e se o pessoal pinta a figura desmontada utilizando aerógrafo ou montada.
Que nojo!
Arrgh!
Desce queimando!
Cris Ider
Figura Regular

Mensagempor KurtWagner em 29 Set 2014, 08:20

Use primer branco se você quiser cores vibrantes. Para cores escuras ou metálicas, como é seu caso, as pessoas usam o primer preto, pois com o prateado em cima fica num tom mais próximo de metal de verdade.

As pessoas costumam desmontar as figuras para conseguir pintar todas as partes dela, além de permitir que você lixe algumas peças para que a tinta não descasque nas articulações. Mas não é obrigatório desmontar.

Se você já tiver um aerógrafo, facilita a pintura, fica com um efeito mais profissional, mas também é possível pintar com pincéis. Eu costumo usar pincéis 2 e 4. A dica para a tinta não ficar grossa e/ou com marcas das cerdas do pincel é sempre pintar várias camadas finas, ao invés de uma grossa.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor Cris Ider em 29 Set 2014, 08:55

KurtWagner escreveu:Use primer branco se você quiser cores vibrantes. Para cores escuras ou metálicas, como é seu caso, as pessoas usam o primer preto, pois com o prateado em cima fica num tom mais próximo de metal de verdade.

As pessoas costumam desmontar as figuras para conseguir pintar todas as partes dela, além de permitir que você lixe algumas peças para que a tinta não descasque nas articulações. Mas não é obrigatório desmontar.

Se você já tiver um aerógrafo, facilita a pintura, fica com um efeito mais profissional, mas também é possível pintar com pincéis. Eu costumo usar pincéis 2 e 4. A dica para a tinta não ficar grossa e/ou com marcas das cerdas do pincel é sempre pintar várias camadas finas, ao invés de uma grossa.

Agora posso dizer que não faltei a essa aula. Valeu!
Que nojo!
Arrgh!
Desce queimando!
Cris Ider
Figura Regular

Mensagempor RJMarvel em 11 Nov 2014, 15:59

BOM TARDE A TODOS!

Algum dos nobres e mais experientes customizadores (a quem sempre recorro e que sempre me dão grandes dicas) poderia me dizer que cor é essa no casaco/jaqueta do custom das Feiticeira Escarlate ou que mistura de cores fazer para chegar a ela?? Estou fazendo um custom Scarlet Witch Movie. Já pintei a jaqueta, mas não fiquei plenamente satisfeito. A imagem da cor a qual me refiro esta no link abaixo

http://accustomfigures.com/2014/04/15/s ... of-ultron/

Abraço a todos.
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor KurtWagner em 11 Nov 2014, 16:27

Essa cor é cor de vinho. Você precisa misturar vermelho com marrom (que nada mais é que vermelho+preto) e um tiquinho de azul.

http://www.ehow.com/how_5565212_mix-paint-wine-color.html
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor RJMarvel em 11 Nov 2014, 18:36

KurtWagner escreveu:Essa cor é cor de vinho. Você precisa misturar vermelho com marrom (que nada mais é que vermelho+preto) e um tiquinho de azul.

http://www.ehow.com/how_5565212_mix-paint-wine-color.html

Valeu. A cor que pintei não ficou ruim, mas essa me parece mais realista.
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor RJMarvel em 30 Dez 2014, 17:50

UMA PERGUNTA???

Para pintar de branco cabelo/barba de personagens tipo Odin/Gandalf é impressão minha ou gelo fica melhor do que o branco? Se misturara cinza no branco chego ao gelo?
A propósito aceito sugestões de base para confeccionar o elmo/capacete de ODIN (3.75, usei a cabeça do Hiperion) - Não sei esculpir.
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor KurtWagner em 30 Dez 2014, 20:56

A princípio, cinza com branco resolve, mas cada pessoa chama a cor gelo de uma coisa - já vi algumas puxadas um tanto para amarelo ou azul. Para cabelos não será necessário adicionar elas.
Faça um drybrushing com branco, ou com uma cor gelo mais clara nas partes altas da barba que ficará bem realista.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Mensagempor RJMarvel em 31 Dez 2014, 12:07

KurtWagner escreveu:A princípio, cinza com branco resolve, mas cada pessoa chama a cor gelo de uma coisa - já vi algumas puxadas um tanto para amarelo ou azul. Para cabelos não será necessário adicionar elas.
Faça um drybrushing com branco, ou com uma cor gelo mais clara nas partes altas da barba que ficará bem realista.

Valeu mais uma vez.
RJMarvel
Figura Customizada

Mensagempor Hoffmannbeck em 26 Jan 2015, 18:46

Mestres...

O grande amigo foradebase me indicou comprar tintas e solvente da tec screen ... Em busca do solvente encontrei :

Potes de 100ml com tinta vinílica fracionada tec screen.

Sempre encontrei apenas potes maiores (250ml ) se não me engano .

O que quer dizer este fracionada? Pois estava mais barato e como faço menos customs acho que valia a pena esse tamanho de pote.

Outra duvida o solvente ten algum nome específico ? Pois o peguei o nome da marca co. O amigo e não consigo encontra-la a venda.

Obrigado mais uma vez...
"Abandon all hope who enter here."
Hoffmannbeck

Data de registro: 11 Mar 2014, 04:38

Mensagempor foradebase em 13 Fev 2015, 17:23

fala camarada , tudo bem? cara eu não conhecia essa versão fracionada , sempre a menor que sempre encontrei foi a de 225ml. seria legal ver com o vendedor mesmos e se trata apenas de uma redução de volume mesmo. o solvente pode ser outra marca , ja usei, outras marcas , alias não tenho encotrado o tec screem tbm, estou usando um da marca geneses, funciona bem. so não recomendo o universal, tem um cheiro muito mais forte que os outros. gostava do tec screen pelo biquinho que ajudava a não fazer muita sujeira. lembra de usar mascara e evitar o contato com a pele , a coisa é meio toxica :mrgreen:
Customizar é preciso....
foradebase
Moderador 

Mensagempor Hoffmannbeck em 16 Fev 2015, 11:52

foradebase escreveu:fala camarada , tudo bem? cara eu não conhecia essa versão fracionada , sempre a menor que sempre encontrei foi a de 225ml. seria legal ver com o vendedor mesmos e se trata apenas de uma redução de volume mesmo. o solvente pode ser outra marca , ja usei, outras marcas , alias não tenho encotrado o tec screem tbm, estou usando um da marca geneses, funciona bem. so não recomendo o universal, tem um cheiro muito mais forte que os outros. gostava do tec screen pelo biquinho que ajudava a não fazer muita sujeira. lembra de usar mascara e evitar o contato com a pele , a coisa é meio toxica :mrgreen:

Opaa meu brother! Tudo certo e por ai?

Então fiquei na duvida e acabei indo lá na galeria e comprando as que todo mundo usa pra não ter erro rs....

Mas achei a ideia interessante pois vem muita tinta mesmo nos potes menores...

O solvente peguei da Saturn e realmente faz uma sujeira desgraçada... E como noa usei mascara , logo mais to desenvolve do algum poder rsrsrs...

Obrigado pelas dicas mestre.
"Abandon all hope who enter here."
Hoffmannbeck

Data de registro: 11 Mar 2014, 04:38

Mensagempor RJMarvel em 17 Fev 2015, 15:03

ENCOMENDA PARA O FUTURO.

Não sei se aqui é o lugar para isso, mas lá vai..........................
Vou querer pintar esse BAF (do link) Hulkbuster em vermelho metálico. Poderia eu mesmo fazê-lo, mas sou um amador e não vou me der ao luxo de estragar a peça. Afinal, trata-se de um BAF.
[b]Como sei que os customizadores "circulam por essa praça" gostaria de perguntar se algum de vós gostaria de "pegar" essa encomenda? [/b]Para o futuro, lógico, já que a wave sequer foi lançada.

http://marvelousnews.com/index.php?cati ... emid=18579
RJMarvel
Figura Customizada

AnteriorPróximo