logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor raphael legend em 22 Ago 2011, 15:59

Eu sempre usei as acrilicas, pq me parecem mais faceis de se trabalhar, mas a vinilica segura bem nas articulações mesmo, ou acaba descascando com o tempo? pq é chato pra caramba fica procurando base que tenha o plastico da mesma cor do meu custom :?
''open your eyes and look what you did !!!!''
raphael legend
Figura Loose

Data de registro: 03 Ago 2007, 10:31

Mensagempor Léo Customs em 22 Ago 2011, 17:53

A questão do atrito é que conta.
Se a articulação for muito justa e tiver muito atrito entre as partes, ai vai descascar, mesmo a vinílica.
Se a articulação for mais solta, ai a tinta vinílica não descasca nem a pau...
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor raphael legend em 22 Ago 2011, 18:43

Léo Customs escreveu:A questão do atrito é que conta.
Se a articulação for muito justa e tiver muito atrito entre as partes, ai vai descascar, mesmo a vinílica.
Se a articulação for mais solta, ai a tinta vinílica não descasca nem a pau...

opa valeu léo por tira essa duvida, mas o aspecto da vinilica é igual a da acrilica, fica com aquele tom bonito parecendo que a pintura veio de fabrica? meu maior medo é esse, gasta uma grana nessa tinta e o acabamento ser inferior :oops:
raphael legend
Figura Loose

Mensagempor Léo Customs em 22 Ago 2011, 20:00

Fica sim, mas dá uma olhada no acamento dos meus customs pra tirar uma baseois hoje em dia uso 100% tintas vinílicas nos meus projetos.
Léo Customs
Figura Exclusiva

Mensagempor Lobão em 22 Ago 2011, 20:29

Complementando as informações do Leo... pra não descascar em juntas muito apertadas, te aconselho desmontar a articulação, lixar ou passar o dremmelpintar a primeira e segunda demão e depois montar novamente e aplicar as demões finais.

Sobre as tintas, tanto a acrilica quanto a vinilica podem ficar com um visual de fábrica sim. Mas depende da maneira de aplicação e da experiência. Geralmente o aerografo ruleia geral. O acabamento fica primeira. Difícil pintura pincel chegar nesse ponto facilmente.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor Léo Customs em 22 Ago 2011, 20:51

Sei lá cara... eu nem tenho aerógrafo. Só uso pincel mesmo. E modéstia a parte, minhas pinturas ficam como de fabrica sim.
Léo Customs
Figura Exclusiva

Mensagempor Lobão em 22 Ago 2011, 20:57

Não tenho dúvida Leo. Seu trabalho é inspirador. Eu também não tenho aerografo e também acho meu trabalho satisfatório.

O que quiz dizer é que para o acabamento em pincel ficar com cara de fábrica vai ser necessária muita experiêcia do customizador. Com o aerográfo fica um pouco mais simples e a aplicação de degrades, vincos, detalhes e a própria textura da pintura fica bem diferente. É mais ou menos com spray acrilico utilizado na maneira correta. Tem um granulado fino bacana. Ou seja é possível sim, mas um pouco mais difícil...
Lobão
Figura Chase

Mensagempor raphael legend em 22 Ago 2011, 21:06

sobre pincel vs. aerografo, eu tb acho que não é nescessario esse puta maquinario para ter um acabamento perfeito, eu mesmo uso pinceis mais ''chiques'' que são tão finos os fios, que nem se nota que foi feito com pincel...aerografo acho que é só pra facilitar a vida mesmo, não é vital :mrgreen:
raphael legend
Figura Loose

Mensagempor Melo jr em 23 Ago 2011, 08:30

caraca um dia ainda quero trabalahr com tintas vinílicas, aqui na região não tem e ainda faço muito pouco custon para investir alto nas tintas vinilicas.
Melo jr
Figura Customizada

Data de registro: 11 Jun 2010, 08:26

Mensagempor Lobão em 23 Ago 2011, 09:05

Também uso pincel. Mas olha, estou verificando a pintura pro quarto do meu filho de 3 meses. A gente, 2 meses atras, acompanhou um pintor de ambientes que estava fazendo umas pinturas do ursinho Puff e similares no quarto da filha de uma amiga minha. Muito bom os tons de degrades e sombras que ele fazia com pincel mesmo. O cara é um artista, fiquei realmente impressionado.

Ele me falou que ia comprar um aerografo/compressor e ia me chamar pra ver como fica. Semana passada acompanhei o serviço com aerografo...cara...outro nível...vai por mim.

Alguns customizadores utilizam e vc nota a diferença: Rafaelo, Loosecollector, Angelo entre outros. Não estou dizendo que com pincel não fique bom. Só estou dizendo que que com aerografo fica melhor. Mas aí pode ser questção de opinião e gosto mesmo.
Lobão
Figura Chase

Mensagempor Melo jr em 23 Ago 2011, 09:27

olha meu irmão é desenhista profissional e ele me explicou uma vez que a diferença maior da qualidade usando o aerografo é que com ele vc consegue fazer uns efeitos de sombreamento (principalmente na pele) e degrade que com o pincel não é possível de se fazer.

Imagem

Imagem
Melo jr
Figura Customizada

Mensagempor Léo Customs em 23 Ago 2011, 10:20

Essas diferenças entre usar aerógrafo e pincel são realmente um fato, mas o que questionaram é se a pintura com vinílicas feitas no pincel ficam com um bom acabamento...
Ou seja, se a pessoa souber usar o pincel, vai ficar com um bom acabamento sem sombra de dúvidas.

Mas que realmente o nivel é outro quando se usa aerógrafo, não tem o que se discutir.
O pincel é ótimo pra fazer drys e washes, mas inviável pra fazer degradês.
Léo Customs
Figura Exclusiva

Mensagempor Melo jr em 23 Ago 2011, 11:21

Léo Customs escreveu:Essas diferenças entre usar aerógrafo e pincel são realmente um fato, mas o que questionaram é se a pintura com vinílicas feitas no pincel ficam com um bom acabamento...
Ou seja, se a pessoa souber usar o pincel, vai ficar com um bom acabamento sem sombra de dúvidas.

Mas que realmente o nivel é outro quando se usa aerógrafo, não tem o que se discutir.
O pincel é ótimo pra fazer drys e washes, mas inviável pra fazer degradês.

o Leo, só para deixar claro quero reforçar que em momento algum quis duvidar da qualidade profissional dos seus custons, do Lobão, do João Carlos e de outras feras aqui do fórum, eu só quis demonstrar a diferença entre pincel e aerógrafo que como vc disse cada um serve para tipos diferentes de pintura.
Melo jr
Figura Customizada

Mensagempor Léo Customs em 23 Ago 2011, 15:29

Esquenta não brother, eu entendi perfeitamente sua colocação.
Léo Customs
Figura Exclusiva

Mensagempor allan001 em 23 Ago 2011, 22:03

Preciso de ajuda sobre tingimento de tecido. Tenho umas peças de roupa em escala 1/6 vermelhas e gostaria de ficassem na cor azul.
1-Vi na net q vc não deve tingir tecido fora da cor padrão(branco ou preto)com a cor q vc quer pq a cor da tinta e tecido se misturam. Resumindo, pra esses peças vermelhas ficarem azuis o correto é tingi-las de azul ou roxo(ja q roxo + vermelho da Azul)?
2 Algum de vcs conhece alguem q faça esse serviço?e se tem perigo da tinta sair do tecido?

Vlw e agradeço a ajuda e atençao
"Coleciono de tudo um pouco
99% é original mas aquele 1% é tudo flango
Vlw 25 DE MARÇO"
allan001
Figura Variante

Data de registro: 25 Jul 2007, 03:21

Mensagempor Lobão em 23 Ago 2011, 22:38

Léo Customs escreveu:Esquenta não brother, eu entendi perfeitamente sua colocação.

Aqui também sem stress :thumbright:
O espaço é pra debater mesmo. Ninguém tem obrigação de concordar...só manter o respeito mútuo. Além isso, todos nos estamos aprendendo o tempo todo.
Lobão
Figura Chase

Mensagempor Melo jr em 24 Ago 2011, 08:28

allan001 escreveu:Preciso de ajuda sobre tingimento de tecido. Tenho umas peças de roupa em escala 1/6 vermelhas e gostaria de ficassem na cor azul.
1-Vi na net q vc não deve tingir tecido fora da cor padrão(branco ou preto)com a cor q vc quer pq a cor da tinta e tecido se misturam. Resumindo, pra esses peças vermelhas ficarem azuis o correto é tingi-las de azul ou roxo(ja q roxo + vermelho da Azul)?
2 Algum de vcs conhece alguem q faça esse serviço?e se tem perigo da tinta sair do tecido?

Allan recomendo vc ir até uma loja de tinturaria, explica o que vc quer, deve ser mais caro do que fazer em casa, mas sem chance de erros.
Melo jr
Figura Customizada

Mensagempor Hiroyuki em 28 Ago 2011, 00:07

Olá pessoal!!! :mrgreen: alguem já usou tinta acrílica da marca Hobby Cores em AFs, se usou elas são boas para repaint e para customs :?: Abrs.
"I belong to the Warrior in whom the old ways have joined the New."
Hiroyuki
Figura Variante

Data de registro: 29 Jun 2011, 23:20

Mensagempor Sanches em 28 Ago 2011, 01:00

allan001 escreveu:Preciso de ajuda sobre tingimento de tecido. Tenho umas peças de roupa em escala 1/6 vermelhas e gostaria de ficassem na cor azul.

cara, azul+vermelho é que da roxo.
deve ter varios tutoriais de tingimento de roupas na net, da um google que acho que vc encontra facil.
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

Mensagempor Melo jr em 31 Ago 2011, 13:40

Hiroyuki escreveu:Olá pessoal!!! :mrgreen: alguem já usou tinta acrílica da marca Hobby Cores em AFs, se usou elas são boas para repaint e para customs :?: Abrs.

Hiro as tintas acrílicas em geral tem um problema, baixa resistencia ao atrito, assim elas costumam descascar nos pontos de articulação, uma solução é antes de pintar a peça vc usar uma base chamada PRIME, que ajuda a fixar mais a tinta e fica melhor a pintura, o prime não deixa a tinta escorrer ou ficar com marcas de pincel, mas mesmo asim ainda descasca nas articulações mais apertadas.

eu aindao uso tinta acrílic e uso da amrca Acrilex, a que eu acho melhor, ai de vez em qaundo eu faço um repaint nas partes que descascaram pois eu brinco com meu filho com minhas figuras, agora se vc não brinca e só deixa na estante não vai ter este problema rsrsr
Melo jr
Figura Customizada

Mensagempor Hiroyuki em 31 Ago 2011, 13:55

Melo jr escreveu:
Hiroyuki escreveu:Olá pessoal!!! :mrgreen: alguem já usou tinta acrílica da marca Hobby Cores em AFs, se usou elas são boas para repaint e para customs :?: Abrs.

Hiro as tintas acrílicas em geral tem um problema, baixa resistencia ao atrito, assim elas costumam descascar nos pontos de articulação, uma solução é antes de pintar a peça vc usar uma base chamada PRIME, que ajuda a fixar mais a tinta e fica melhor a pintura, o prime não deixa a tinta escorrer ou ficar com marcas de pincel, mas mesmo asim ainda descasca nas articulações mais apertadas.

eu aindao uso tinta acrílic e uso da amrca Acrilex, a que eu acho melhor, ai de vez em qaundo eu faço um repaint nas partes que descascaram pois eu brinco com meu filho com minhas figuras, agora se vc não brinca e só deixa na estante não vai ter este problema rsrsr

Valeu pela dica Melo !!! Obrigado!!! :thumbleft: :thumbright:
Hiroyuki
Figura Variante

Mensagempor Melo jr em 01 Set 2011, 16:07

hiroyuki- veja nesse custon o problema do descascado nas partes onde as articulações são mais apretadas, no restante a tinta acrílica não deu problema, ams empartes que tem atrito maior como a virilia e o ombro acaba descascando.

Imagem
Melo jr
Figura Customizada

Mensagempor Hiroyuki em 01 Set 2011, 17:03

Melo jr escreveu:hiroyuki- veja nesse custon o problema do descascado nas partes onde as articulações são mais apretadas, no restante a tinta acrílica não deu problema, ams empartes que tem atrito maior como a virilia e o ombro acaba descascando.

Imagem

Valeu !!! :thumbright: mesmo assim acho que vale apena fazer um repaint ou custom :mrgreen: pra deixar a peça mais fiel e realista, ou tentar deixar :lol: \:D/ Abrs.
Hiroyuki
Figura Variante

Mensagempor MagalhaesF em 01 Set 2011, 22:04

Companheiros,

eu pretendo fazer uma "saia" para um personagem e gostaria de saber se é viável pintar uma touca de silicone branca de amarelo? Já simulei como ficará e o resultado tá muito bom !!!

O silicone pega bem qualquer uma das tintas mencionadas por vocês no tópico? Tenho que usar o prime no silicone também certo?

Sei que o tópico é sobre tintas mas o que posso utilizar para colar a touca que não venha a corroer o material?

Valeu !!!!
"..this is the weapon of a Jedi Knight.. an elegant weapon for a more civilized days.."
MagalhaesF
Figura Regular

Data de registro: 27 Ago 2007, 15:36

Mensagempor Melo jr em 22 Set 2011, 10:13

MagalhaesF escreveu:Companheiros,

eu pretendo fazer uma "saia" para um personagem e gostaria de saber se é viável pintar uma touca de silicone branca de amarelo? Já simulei como ficará e o resultado tá muito bom !!!

O silicone pega bem qualquer uma das tintas mencionadas por vocês no tópico? Tenho que usar o prime no silicone também certo?

Sei que o tópico é sobre tintas mas o que posso utilizar para colar a touca que não venha a corroer o material?

Valeu !!!!

olha, nas armas de energia que eu fiz eu pintei o sicilone com verniz vitral e ao brincarmos com as armas elas descascaram , mas eu não usei um vernis selador por cima.
Melo jr
Figura Customizada

AnteriorPróximo