logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Genjoke em 04 Abr 2010, 19:22

De fato 90% do Sauron foi no aerógrafo, mas dá pra trabalhar com esta tinta no pincel sim, o Léo Customs usa vinílica com pincel.

Não sai com a unha não!

Só uso primer spray quando a base é escura ou com muitas cores diferentes e tenho que pintar de cores claras como amarelo e branco.

O verniz vinílico também é chamado em algumas lojas de "tinta vinílica incolor brilhante". E lembre-se que 99% da aplicação de tinta vinílica é pra fazer estampas de camisetas (silk screen) então é nestas lojas q você acha esta tinta. A maioria eu comprei em lojas de silk na internet (antes de achar uma loja aqui no RJ que vendia).
Anteriormente conhecido como Angelo 8)
Genjoke
Administrador

Data de registro: 04 Ago 2006, 18:34

Mensagempor mulher-hulk em 04 Abr 2010, 21:25

Queria uma dica para principiante pois comprei tintas acrílicas e não gostei então gostaria de uma dica para qual o tipo de tinta que devo comprar para pintar com pincel???
Meu tópico de customs - http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=29&t=12284
mulher-hulk
Figura Chase

Data de registro: 20 Set 2009, 23:11

Mensagempor Genjoke em 04 Abr 2010, 22:51

Mulher Hulk, acredito q você possa usar tinta vinílica com pincel.

Este foi o único que eu fiz com vinílica e pincel (antes de comprar o aerógrafo)
ImagemImagemImagem

Você pode mandar uma MP para o Léo Customs, ele tem mais experiencia em usar vinílica com pncel.
Genjoke
Administrador

Mensagempor Comandante Cobra em 18 Abr 2010, 16:27

Só uma correção, nada de grave, mas mais pra informar!

Tinta VINILICA é comprada em casas de SilkScreen, mas ela não é utilizada em camisetas ou tecidos, mas sim em plasticos e outros materiais similares.
Por isso é ideal para customizar action figures, que são de "plástico".

As tintas de serigrafar tecido são, em geral soluveis em água e de fácil remoção, a não ser no tecido, material a qual se destina.

Mas como todo o processo de "aplicar" tinta em materiais, seja tecido, plastico ou metal, é feito por ESTAMPARIAS, serigrafias, é lógico que encontremos tais tintas no mesmo comercio.

Lojas muito pequenas de silk screen não possuem tinta vinilica. As maiorzinhas já encontra-se facim!

Abraço
Comandante Cobra
Peça de BAF

Data de registro: 10 Ago 2006, 00:33

Mensagempor Genjoke em 18 Abr 2010, 21:47

Comandante Cobra escreveu:Só uma correção, nada de grave, mas mais pra informar!

Tinta VINILICA é comprada em casas de SilkScreen, mas ela não é utilizada em camisetas ou tecidos, mas sim em plasticos e outros materiais similares.
Por isso é ideal para customizar action figures, que são de "plástico".

...

Obrigado pela informação, de fato ñ sabia deste detalhe.
Genjoke
Administrador

Mensagempor Megavolt em 12 Mai 2010, 18:56

Pessoal, preciso de uma ajuda!

Estou customizando um Punho de Ferro ML pra deixá-lo com o uniforme atual dos HQs. A parte da modelagem com epoxi (retirar a gola, preencher os sulcos) e o "conserto" dos ombros (seguindo esse tutorial foram tranquilos, mas...

Pintei ele com Colorgin Acrílica spray mas devo ter jogado muita tinta: preencheu as articulações da virilha e do quadril/barriga, além de ter feito "gotas" cristalizadas onde a tinta escorreu... Depois de perder minha tarde aqui diluindo thinner e retirando a tinta na mão grande, estou terminando de lixar ele pra repintar. Por isso, preciso de uma força:

1 - Alguma dica especial pra pintar com spray (posição da peça, quantidade de tinta...)?
2- Devo passar o primer antes de pintá-lo novamente?
4- Depois de pintado, será nescessário passar o verniz? Essa tinta é suficiente para evitar o descascamento nas articulações ou devo usar o superbonder como vcs indicaram?

Desde logo, agradeço as dicas que encontrei aqui no fórum, nem ia tentar nada sem vcs como "guias" :D
Meu Flickr: http://www.flickr.com/photos/mauriciodantas
Megavolt
Figura Regular

Data de registro: 04 Mai 2010, 17:45

Mensagempor piupiuman em 12 Mai 2010, 19:55

Megavolt escreveu:Pessoal, preciso de uma ajuda!

Estou customizando um Punho de Ferro ML pra deixá-lo com o uniforme atual dos HQs. A parte da modelagem com epoxi (retirar a gola, preencher os sulcos) e o "conserto" dos ombros (seguindo esse tutorial foram tranquilos, mas...

Pintei ele com Colorgin Acrílica spray mas devo ter jogado muita tinta: preencheu as articulações da virilha e do quadril/barriga, além de ter feito "gotas" cristalizadas onde a tinta escorreu... Depois de perder minha tarde aqui diluindo thinner e retirando a tinta na mão grande, estou terminando de lixar ele pra repintar. Por isso, preciso de uma força:

1 - Alguma dica especial pra pintar com spray (posição da peça, quantidade de tinta...)?
2- Devo passar o primer antes de pintá-lo novamente?
4- Depois de pintado, será nescessário passar o verniz? Essa tinta é suficiente para evitar o descascamento nas articulações ou devo usar o superbonder como vcs indicaram?

Desde logo, agradeço as dicas que encontrei aqui no fórum, nem ia tentar nada sem vcs como "guias" :D

cara seguinte vc tem q ter mais ou menos uma distancia de uns 25 a 30 centimentros para dar o jato de tinta (e prestrar atençao de como esta ficando se esta escorrrendo ,e dependendo da tinta nao precisa de verniz a nao ser q queira dar brilho ou vice versa .
tome cuidado com a tecnica de super bonder pois vc pode colar sua figura toda,espero ter ajudado :mrgreen: (qualquer coisa manda mp )
abraço
piupiuman
Figura Variante

Data de registro: 30 Set 2007, 11:28

Mensagempor Sanches em 12 Mai 2010, 22:37

ah, alem disso dê pequenos jatos em vez de um longo.

em vez de passar fazendo tsssssssssss, faça curtos tss tss tss

assim você tem mais controle e deposita camadas mais finas de tinta na figura evitando o acumulo nos recessos e criação de bolhas. Espere secar entre uma demão e outra tambem. Não tente pintar tudo numa tacada só que não vai ficar bom.

Paciência e prática são a alma desse negócio :)
www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

Mensagempor lelion em 13 Jun 2010, 13:03

Sanches escreveu:oi gente. Resolvi começar a pintar alguns action figures por não gostar do acabamento original de fábrica (na maioria das vezes é plástico sem pintura).
Vi que o Kyle Robinson, customizador gringo bonzão. usa as tintas da Vallejo da linha Game Color, que têm equivalencia com as tintas para miniaturas da Games Workshop (que são bem carinhas). Comprei uns tubos no ebay e chegaram semana passada, resolvi pintar umas arminhas de lego para testar e achei as tintas ótimas.
Diluindo as tintas em agua e pintando com pincel deu um acabamento bem liso e fosco. As duas variedades de tinta metalica que eu comprei (Silver e Gunmetal) são bem legais tambem. Pintei um machado que vem com o Thor da Hasbro e essa semana vou repintar o Savage Dragon da Marvel Toys. Depois posto fotos do resultado.

comprei as tintas desse vendedor do ebay, e veio tudo direitinho. saiu uns 6 reais por tubo. http://shop.ebay.com/merchant/flagbeare ... omZQQ_mdoZ

Eu também comprei as tintas Vallejo Game Color deste vendedor e tanto as tintas quanto o vendedor são dez. Mas hoje fui pintar um Iron Man prateado primeira aparição para dourado e no pincel primeira mão ficou muito marcado e a tinta ficou com pouca aderencia com alguns buracos sem continuidade na pintura. O que será que aconteceu será que é só porque dei a primeira mão e na segunda corrigirá estes detalhes (será que na segunda mão marcará menos o pincel?)?
lelion
Figura Regular

Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39

Mensagempor lelion em 14 Jun 2010, 19:57

Galera dei a segunda mão e ficou uma bosta. Retirei toda a tinta com acetona e vou dar um prime com tinta preta e depois com a dourada.
lelion
Figura Regular

Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39

Mensagempor Supernerd em 22 Ago 2010, 19:17

Pessoas,

Estou a querer customizar uma figura. É coisa bem simples (pinta de outra cor algumas partes da figura). Porém, estou cheio de dúvidas...

1- Pretendo usar tinta vinílica. Preciso comprar:
a) Solvente?
b) Retardador de secagem?
c) Algum tipo de fixador ou verniz?

2- Qual a melhor forma de aplicar a tinta? Pincel ou aerografo? Em caso de ser o aerografo, qual modelo comprar?

3- Pretendo desmontar a figura usando a técnica da água fervendo. Desmontar é fácil, mas e para remontar depois? A água fervendo vai remover a tinta da customização?

Obrigado pelas respostas, pessoal. :mrgreen:
Espere pelo melhor. Planeje para o pior.
Supernerd
Figura Regular

Data de registro: 15 Out 2009, 13:40

Mensagempor Genjoke em 23 Ago 2010, 20:45

The Legend escreveu:Pessoas,

Estou a querer customizar uma figura. É coisa bem simples (pinta de outra cor algumas partes da figura). Porém, estou cheio de dúvidas...

1- Pretendo usar tinta vinílica. Preciso comprar:
a) Solvente?

Sim

The Legend escreveu:b) Retardador de secagem?

Não

The Legend escreveu:c) Algum tipo de fixador ou verniz?

Sim, use a tinta fosca e verniz vinílico (ou tinta vinílica incolor) brilhante para dar o acabamento.

The Legend escreveu:2- Qual a melhor forma de aplicar a tinta? Pincel ou aerógrafo? Em caso de ser o aerógrafo, qual modelo comprar?

Definitivamente aerógrafo (na minha opinião). Aerógrafo é caro, se for só para uma customização, compre o mais simples q você achar, se for para ter um aerógrafo para uso futuro compre um de "dupla ação".

The Legend escreveu:3- Pretendo desmontar a figura usando a técnica da água fervendo. Desmontar é fácil, mas e para remontar depois? A água fervendo vai remover a tinta da customização?

Remover não vai, mas se você usar de muita pressão (apertar) as partes pintadas pode sair um pouco da tinta sim, ainda mais estando quente. Para remontar use o secador de cabelo e cuidado na remontagem.
Genjoke
Administrador

Mensagempor Supernerd em 23 Ago 2010, 21:24

Obrigado, Angelo! :thumbright:
Espere pelo melhor. Planeje para o pior.
Supernerd
Figura Regular

Data de registro: 15 Out 2009, 13:40

Mensagempor mulher-hulk em 17 Set 2010, 01:19

Eu comprei uma latinha de tinta vinilica e o solvente, porem quando eu fui utilizar copos descartaveis vi eles derreterem com o solvente, vocês tem alguma medida em si e estou com medo de jogar no ralo o que eu não utilizei pois o encanamento do meu tanque vai pro brejo me ensina alguns macetes pois vocês tem mais experiência do que eu com o solvente e a tinta vinílica.
Meu tópico de customs - http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=29&t=12284
mulher-hulk
Figura Chase

Data de registro: 20 Set 2009, 23:11

Mensagempor Genjoke em 27 Out 2010, 17:01

mulher-hulk escreveu:Eu comprei uma latinha de tinta vinilica e o solvente, porem quando eu fui utilizar copos descartaveis vi eles derreterem com o solvente, vocês tem alguma medida em si e estou com medo de jogar no ralo o que eu não utilizei pois o encanamento do meu tanque vai pro brejo me ensina alguns macetes pois vocês tem mais experiência do que eu com o solvente e a tinta vinílica.

Para descartar solvente orgânico a regra é: diluição infinita e cano manilha de cerâmica; ou seja: vaso sanitário e muita descarga!
Genjoke
Administrador

Mensagempor Lobão em 27 Out 2010, 22:59

mulher-hulk escreveu:Eu comprei uma latinha de tinta vinilica e o solvente, porem quando eu fui utilizar copos descartaveis vi eles derreterem com o solvente, vocês tem alguma medida em si e estou com medo de jogar no ralo o que eu não utilizei pois o encanamento do meu tanque vai pro brejo me ensina alguns macetes pois vocês tem mais experiência do que eu com o solvente e a tinta vinílica.

Não sei bem se entendi a pergunta, mas ai vai como eu faço por aqui:
- Para preparar a tinta vinilica eu uso tampinha de garrrafa pet, sem aquela borrachinha interna, pois assim como o copo plastico ela derrete tembém. Faço assim pois ajuda a economizar e gero somente a tinta que vou precisar;
- Quando vc falou em medida, entendi como diluição tinta/solvente. Se for, misturo para a primeira demão 1:3 e na segunda 1:2. Raramente precisa de uma terceira;
- Pra o descarte do material, espero a tinta secar nas tampas, coloco em um saco plastico e separo para envio para a reciclagem; Como foi dito a alguns posts anteriores pelo Comandante Cobra, a tinta vinilica foi desenvolvida para pintura em plásticos mesmo;
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor Sidney-SSS em 27 Out 2010, 23:24

Recomendam tinta acrílica para as figuras ??

Pois pelo que li , tinta vinilica dá trabalho , embora o resultado final deva compensar o esforço

Pergunto, pois precisaria das tintas apenas para pequenos reparos , em figuras de PvC ou mesmo peças em Durepoxi que adaptei
Eu nunca fiquei amigo de ninguém bebendo leite !
Sidney-SSS
Figura Exclusiva

Data de registro: 28 Dez 2009, 00:15

Mensagempor Léo Customs em 27 Out 2010, 23:25

Lobão escreveu:- Para preparar a tinta vinilica eu uso tampinha de garrrafa pet, sem aquela borrachinha interna, pois assim como o copo plastico ela derrete tembém. Faço assim pois ajuda a economizar e gero somente a tinta que vou precisar;

E não derrete a tampinha?
Eu faço a mistura em potinhos de vidro com tampa de metal e guardo, pra usos futuros... Costuma dar uma secada depois de um tempo, mas ai é só jogar mais solvente.
Léo Customs
Figura Exclusiva

Data de registro: 11 Set 2008, 22:56

Mensagempor Lobão em 27 Out 2010, 23:39

Leo, nunca teve problema nenhum com as tampinhas. São bem práticas e baratas. Quando gero cores com misturas (tipo roxo, cinza e cor de pele) eu tambem uso vidrinhos.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Lobão
Figura Chase

Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59

Mensagempor mugaum em 11 Nov 2010, 23:23

Pessoal, eu comprei as tintas e fiz os clones das cabeças como explicado

POrem:

1) A tinta acrilica da mural color não pega no acrilico (Usei pincel), oq devo fazer?

2) fiz um clone de cabeça porem a resina ficou mole, estava frio aqui em são paulo, será q tem alguma coisa haver?

por favor me ajudem gastei mo grana com o material; Silicone, resina, tintas acrilicas e até agora não tive um retorno

por favor, poderiam ensinar passo a passo como se faz um custom?

pois todos falam de tintas mais não explicam como é a aplicação

poxa vcs poderiam colocar algumas fotos explicativas passo a passo

Obrigado!!!
mugaum
Figura Loose

Data de registro: 04 Nov 2010, 14:55

Mensagempor andersonlg em 17 Fev 2011, 21:34

Amigos, preciso de ajuda. Comprei um Galactus Baf series 9 e as pernas e braços na parte azul metálica vieram desbotadas (meio amareladas).
Quero repintar, mas não conheço nada. Gostaria que me ajudassem:
1) Qual tinta azul metálica comprar?
2) É necesspario lixar antes?
2) Existe em spray, para facilitar a aplicação?
3) Colorgin funciona? Essa foi longel, lá na infância!
3) Alguém já pintou um desses?

Valeu!
Minhas recomendações: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=16193
andersonlg
Figura Sem Mundial

Data de registro: 16 Fev 2011, 22:20

Mensagempor mugaum em 24 Mar 2011, 22:30

A galera abandonou o topico
"Precisam de você agora, quando não precisarem mais, vão lhe expulsar como um leproso".
mugaum
Figura Loose

Data de registro: 04 Nov 2010, 14:55

Mensagempor andersonlg em 24 Mar 2011, 23:27

Pois é! Tô esperando uma ajuda com meu galactus até hoje...
Minhas recomendações: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=16193
andersonlg
Figura Sem Mundial

Data de registro: 16 Fev 2011, 22:20

Mensagempor KurtWagner em 29 Mar 2011, 14:34

andersonlg escreveu:Amigos, preciso de ajuda. Comprei um Galactus Baf series 9 e as pernas e braços na parte azul metálica vieram desbotadas (meio amareladas).
Quero repintar, mas não conheço nada. Gostaria que me ajudassem:
1) Qual tinta azul metálica comprar?
2) É necesspario lixar antes?
2) Existe em spray, para facilitar a aplicação?
3) Colorgin funciona? Essa foi longel, lá na infância!
3) Alguém já pintou um desses?

Valeu!

Vou dizer o que fiz para resolver o problema do meu Galactus:

Peguei uma caneta de retroprojetor azul e aos poucos fui pintando cada parte.
Enquanto a tinta ainda estava fresca, passava um pincel com verniz acrilico fosco por cima para dar uma homogeineizada na tinta (não ficar como vários rabiscos).
É só não exagerar nas camadas de azul. como é prateado por baixo e a tinta da caneta de retoprojetor brilha muito, o verniz fosco dá um quebrada boa e se integra com as partes que ainda tem tinta.
BAMF!
KurtWagner
Moderador 

Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16

Mensagempor Sanches em 29 Mar 2011, 18:01

www.quadcomics.com.br
Sanches
Figura Exclusiva

Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30

AnteriorPróximo