Brucutu escreveu:Batman bat escreveu:É isso a que me refiro, Brucutu.
São bonecos dignos de se colecionar. Esses aí eu não conhecia, são muito legais.
Esses aí são customs, quem fez não produziu para vender, ou então fez muito pouco.
Eu lembrei desses customs porque no vídeo o cara mostrou um boneco que era o capacete do Darth Vader no corpo de um "luchador"
A maioria dessas criações exóticas acabam usando como base alguma franquia, talvez MOTU e esse estilo “luchados” sejam os mais usados,assim como os Legends.
Aproveitando, acho que vale me posicionar.
Eu não sou a favor da pirataria, minha coleção tem alguns poucos bonecos não originais, quase todos são nitidamente diferentes dos originais pois justamente os comprei não no intuito da pirataria, mas sim pelo “exótico” que eram.
No geral, prefiro criar, customizar os bonecos que não possuo adquirir por conta do custo ou da raridade.
Quando digo que curto um bootleg, me refiro àquele boneco diferente, que me alegra ver.
No extremo, qualquer personagem com marca registrada, ao ser utilizado, criado, ou que sofra qualquer forma de reprodução, mesmo que sem o objetivo de venda, poderia se enquadrar no contexto de pirataria.
Nessa categoria se enquadram os famosos “luz no peito” e similares, feitos aos milhares, toscamente (ou competentemente) tentando imitar o original.
Eu curto aquilo que nitidamente se vê que não é original, com cara de exótico e que, ao menos na minha, talvez errada avaliação, não tem poder ( e nem a intenção) de prejudicar uma franquia oficial.
Um exemplo disso é esse carinha aqui, que nem action figure é, e talvez esteja até em domínio público :

Eu sempre busquei um Fantasma nesta pose, vi muita coisa na internet como isso aqui :

Mas nunca na pose que eu acho mais foda.
Enfim, quando minha mulher achou esta estátua, não teve dúvidas de que eu acharia legal, mesmo sabendo que não era uma figura “branded” , até porque o vendedor ( na banca dentro do instituto Tomie Ohtake) explicou que se tratava de peça feita em pequena quantidade por um artista “envergonhado” que só produzia por muita insistência dos amigos…vai saber…
Enfim, sei que o tema de bootlegs, falsificação, K.Os, flangos, réplicas ou qualquer nome que se use, é polêmico e eu resolvi, mesmo sem nenhuma menção ou recriminação de ninguém, explicar meu ponto de vista.
Se eu sujei o tópico srs moderadores, por favor me avisem .
Abração a todos.
Apenas por nostalgia e relax mental.