logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

...

Mensagempor Lam em 10 Fev 2008, 01:02

Deve voltar, ainda não está confirmado.
Lam
Figura Mint

Data de registro: 26 Jan 2008, 20:46

Mensagempor xmanbr em 12 Fev 2008, 10:55

não tem nenhuma tinta de potinho mesmo, que eu possa tentar usar com pincel pra customizar figuras ?

tava doido pra customizar uma Mística, então ia comprar um pincel bem macio e tentar pintar alguma peça descartável pra ver o efeito que ficava, mas precisa saber qual tinta poderia comprar, de preferência em quantidade pequena, já que é só um teste de início...

não existe nenhuma Acrilex ou Gato Preto que seja usável nos bonecos, sem que descasque ?

grato !
xmanbr
Figura Variante

Data de registro: 06 Nov 2006, 06:33

Mensagempor Muralha em 12 Fev 2008, 11:01

xmanbr escreveu:não tem nenhuma tinta de potinho mesmo, que eu possa tentar usar com pincel pra customizar figuras ?

tava doido pra customizar uma Mística, então ia comprar um pincel bem macio e tentar pintar alguma peça descartável pra ver o efeito que ficava, mas precisa saber qual tinta poderia comprar, de preferência em quantidade pequena, já que é só um teste de início...

não existe nenhuma Acrilex ou Gato Preto que seja usável nos bonecos, sem que descasque ?

grato !

Cara, tenta as tintas pra plastimodelismo

As mais conehcidas é a Revell e a Testors

Espero ter ajudado!
Há três coisas que todo sábio teme: o mar na tormenta, uma noite sem luar e a ira de um homem gentil
Muralha
Moderador

Data de registro: 02 Mar 2007, 17:40

Mensagempor xmanbr em 12 Fev 2008, 11:13

valeu Muralha !
vou tentar encontrar essas tintas (espero ser fácil de achar)

se alguém mais tiver outras dicas, agradeço !!
xmanbr
Figura Variante

Mensagempor xmanbr em 19 Fev 2008, 17:09

A propósito, alguém conhece o endereço de alguma dessas lojas que vendem essas tintas pra aeromodelismo, talvez no Centro de SP ?

grato novamente ! :oops:
xmanbr
Figura Variante

Mensagempor renatols em 03 Mar 2008, 02:20

Muralha escreveu:
Ah, sobre o aeróglifo, será que um desses simplezinhos vale a pena p gente começar?

Ahh, em relação ao aerógrafo: tenha em mente q vc precisará tb de um compressor de ar.

Em relação ao aerógrafo, o que o Andelo falou está certo! E o pior não é qualquer compressor de ar.

Tem muita gente no ML vendendo compressor de Ar direto (compressor sem o reservatório de ar) e fala que dá pra usar aerógrafo. Mais isso é incorreto.

Vc tem que ter um compressor com reservatório para usar um aerógrafo, pois o mesmo precisa de "volume" de ar copisa que o compressor de ar direto não tem...

Esse é um exemplo de um compressor com reservatório.

Imagem

No caso este aqui serve? Será que isto em cima dele é o reservatório?

clique aqui

E esse aqui?

clique aqui
"A vida é dura pra quem é mole"
renatols
Peça de BAF

Data de registro: 02 Fev 2007, 11:09

Mensagempor MackDK em 06 Abr 2008, 16:35

xmanbr escreveu:A propósito, alguém conhece o endereço de alguma dessas lojas que vendem essas tintas pra aeromodelismo, talvez no Centro de SP ?

grato novamente ! :oops:

Olá, Xmanbr.

Além das tintas que o Muralha falou, outra marca famosa é a Tamiya. Além disso tem uma nacional chamada "Hobby Cores" que eu garanto que é muito boa. Você pode comprá-las até pela internet. Dá pra fazer a pintura básica e alguns efeitos com pincel, sem problema.

Veja se este link te ajuda:

http://www.hobbynews.com.br/lojas.php

Uma coisa importante: As tintas de modelismo se dividem basicamente em tintas acrílicas e esmalte. Para as action figures, procure as acrílicas.

Também espero ter ajudado.
MackDK

Mensagempor MackDK em 06 Abr 2008, 16:55

Olá, Renatols,

Não consegui abrir o segundo link, mas o primeiro é um compressor de ar direto. Ao contrário do que foi dito, ele pode, sim, ser utilizado para trabalhar com aerógrafo, mas você terá de comprar junto um filtro de ar para não acumular água na mangueira (o que conseqüentemente fará com que ela saia pelo bico do aerógrafo, junto com a tinta). Outro problema é o barulho, que não é pegueno.

Para começar até mini-compressores servem. Procure um que tenha pressão máxima entre 40 e 50 PSI. Isso é o bastante para acionar o aerógrafo.

Att.

Mack
MackDK

Mensagempor PERNIZILA em 06 Abr 2008, 20:12

MackDK escreveu:
renatols escreveu:
Muralha escreveu:Imagem

Esse Twister é tão bom que vem com uma mini TV em cima pra não perder a novela enquanto pinta....
PERNIZILA
Fanfarrão

Data de registro: 31 Mai 2007, 00:05

Mensagempor Edu_ em 06 Abr 2008, 22:11

Aproveitando esse topico.

Alguem sabe se a tinta vinílica eh a unica que nao deixa o AF "grudento"?

Tentei usar tinta acrilica num robin DCSH e ele ficou todo melekento..mesmo depois de semanas. Sem contar q mesmo passando verniz fosco, a figura ficou brilhante demais.

E em relaçao a lixa e massa pra esculpir.
Que lixa eh a ideal? e massa? Durepoxi mesmo ou tem alguma mais indicada?
Edu_
Figura Near Mint

Data de registro: 26 Ago 2006, 14:08

Mensagempor MackDK em 07 Abr 2008, 07:41

eduncl escreveu:Aproveitando esse topico.

Alguem sabe se a tinta vinílica eh a unica que nao deixa o AF "grudento"?

Tentei usar tinta acrilica num robin DCSH e ele ficou todo melekento..mesmo depois de semanas. Sem contar q mesmo passando verniz fosco, a figura ficou brilhante demais.

Olá, Eduncl.

Qual foi a "tinta acrílica" que você usou? Eu uso vários (todas as que já citei neste tópico) e nunca ficaram "grudentas". Pelo que você falou, me deu a impressão é de que foi tinta à óleo, e não acrílica. E qual foi o verniz utilizado? Ele foi passado antes ou depois da tinta estar completamente seca?

eduncl escreveu:E em relaçao a lixa e massa pra esculpir.
Que lixa eh a ideal? e massa? Durepoxi mesmo ou tem alguma mais indicada?

Este aqui foi feito com Durepoxi:

http://www.figurasdeacao.com.br/viewtop ... 545#132545

Na pintura foram feitos testes com vários tipos de tinta: Acrílica, vinílica e automotiva.

Não sei se as lixas que usamos são as "ideais", mas funcionaram para nós: lixa de metal 220 para as partes mais grossas e lixa d'agua 220 e 360 para os acabamentos

Ainda sobre as massas, há massas para customização e massas para esculpir as figuras originais. Algumas massas para escultura só endurecem completamente se forem levadas ao forno. Como você não vai colocar a sua AF no forno (ah, sim, sei que tem gente que faz isto, mas eu nunca fiz isto, então não posso dizer nada...) então escolha uma que seque em temperatura ambiente...

Bom, esta é a minha experiência. Mas como já disse outras vezes, ainda estou começando com essa coisa de customização, então talvez você acabe encontrando soluções melhores que estas.
MackDK

Mensagempor Mark West em 08 Abr 2008, 11:49

Eae pessoal, estou querendo pintar um veículo Gi Joe mas não sei que tipo de tinta usar, alguém aí me ajude, falow.
Mark West
Peça de BAF

Data de registro: 01 Ago 2006, 09:08

Michael Myers da NECA

Mensagempor RODZ em 01 Mai 2008, 12:10

Galera,
gostaria de pintar somente a máscara do meu Michael Myers da NECA de branco. Esse verde vômito é horrível.
Imagem

Como devo proceder? Qual a melhor maneira de pintar e qual tinta devo usar?
RODZ
Figura Loose

Data de registro: 29 Abr 2008, 14:16

Re: Michael Myers da NECA

Mensagempor Coringa em 01 Mai 2008, 12:21

RODRIGODHALIN escreveu:Galera,
gostaria de pintar somente a máscara do meu Michael Myers da NECA de branco. Esse verde vômito é horrível.
Imagem

Todas as suas perguntas foram respondidas nos posts acima. Basta parar por cinco minutos e ler desde o início...
Diretamente do Arkhan Asylum, após várias doses cavalares de sedativos...
Coringa
Insano

Data de registro: 03 Ago 2006, 20:25

Mensagempor MackDK em 03 Mai 2008, 20:25

Olá, RODRIGODHALIN.

Cara... Até que eu gostei do "Verde Vômito".

Bom, fora o que o Coringa disse, sugiro que você pinte num tom de cinza médio, não de branco.

Depois use um tom de verde musgo para fazer a textura e uma tinta de linha "clear" (transparente) para o sombreado.

Pensei nisto baseado neste visual:

Imagem

Att.

Mack
MackDK

Mensagempor RODZ em 05 Mai 2008, 21:53

MackDK escreveu:

Olá, RODRIGODHALIN.

Cara... Até que eu gostei do "Verde Vômito".

Bom, fora o que o Coringa disse, sugiro que você pinte num tom de cinza médio, não de branco.

Depois use um tom de verde musgo para fazer a textura e uma tinta de linha "clear" (transparente) para o sombreado.

Pensei nisto baseado neste visual:

Imagem

Att.

Mack

Vlw mesmo brother!! Vou tentar aqui.
Já tinha "parado e lido" todo o tópico por mais de 5 min e nenhum post tinha respondido minha pergunta.
abçs!
RODZ
Figura Loose

customs

Mensagempor lelion em 06 Mai 2008, 22:09

Deixe ver se entendi, para esculpir Durepox ( utilizando agua para melhorar a moldagem), depois de seco lixar com lixa d'agua numero 220 detalhes e o grosso com lixa metal 220. Pintar com tinta acrílica Revell ou similar. Esta pintura é por cima da tinta original, ou deve ser removida ( com o que?), passar um prime ( qual?), e envernizar no final ( com que verniz?). Alguém sabe se esta é a receita básica do bolo para customização dos AF? Mestres se pronunciem para os iniciantes. Obrigado.
lelion
Figura Regular

Data de registro: 03 Mai 2008, 12:39

Re: customs

Mensagempor Venom Customs em 07 Mai 2008, 20:40

lelion escreveu:Deixe ver se entendi, para esculpir Durepox ( utilizando agua para melhorar a moldagem), depois de seco lixar com lixa d'agua numero 220 detalhes e o grosso com lixa metal 220. Pintar com tinta acrílica Revell ou similar. Esta pintura é por cima da tinta original, ou deve ser removida ( com o que?), passar um prime ( qual?), e envernizar no final ( com que verniz?). Alguém sabe se esta é a receita básica do bolo para customização dos AF? Mestres se pronunciem para os iniciantes. Obrigado.

*Eu antes de tudo limpo a figura com água e sabão neutro para tirar a gordura que pode atrapalhar na fixação de massa ou da tinta!
*Eu não retiro a tinta original.
*Caso tenha que tirar algum excesso de plástico, corto com estilete e depois dou uma lixada!
*Modelo com durepoxi utilizando alcool para.
*Lixo novamente (lixa fina)
*Dou uma demão de Primer PU.
*Depois de seco passo um BOM BRIL para alisar a superfície sem tirar o primer.
*Pinto com tinta acrilica para modelismo.
*Depois de seco passo uma demão de verniz fixador fosco da acrilex.

Espero que possa ter ajudado.
We are Venom!!!
Venom Customs
Customizador

Data de registro: 03 Mar 2007, 21:49

customs

Mensagempor lelion em 07 Mai 2008, 23:17

Valeu Venon ajudou bastante, mas me tire mais umas dúvidas. O que é esse primer PU? A tinta de plastimodelismo é de que marca Acrilex também, igual ao verniz? Obrigado.
lelion
Figura Regular

Re: Michael Myers da NECA

Mensagempor RODZ em 08 Mai 2008, 00:36

Resolvi pintar meu Michael Myers de branco, mais proximo do original de 1978
Imagem

Antes
Imagem
Depois
ImagemImagemImagem

Particularmente eu gostei do resultado.
Achei que o AF ficou mais legal.
abçs
RODZ
Figura Loose

Mensagempor Venom Customs em 18 Mai 2008, 20:30

lelion escreveu:Valeu Venon ajudou bastante, mas me tire mais umas dúvidas. O que é esse primer PU? A tinta de plastimodelismo é de que marca Acrilex também, igual ao verniz? Obrigado.

O Primer PU (Poliuretano): Pode ser encontrado em latas ou spray. Geralmente é cinza. É muito utilizado na pintura de automóveis.

A tinta que eu comprei é Hobby Cores. Pode ser encontrada na Hobby Mania! Mas aconselho você testar outras marcas também.
We are Venom!!!
Venom Customs
Customizador

Data de registro: 03 Mar 2007, 21:49

Mensagempor lelion em 19 Mai 2008, 21:31

Venom escreveu:
lelion escreveu:Valeu Venon ajudou bastante, mas me tire mais umas dúvidas. O que é esse primer PU? A tinta de plastimodelismo é de que marca Acrilex também, igual ao verniz? Obrigado.

O Primer PU (Poliuretano): Pode ser encontrado em latas ou spray. Geralmente é cinza. É muito utilizado na pintura de automóveis.

A tinta que eu comprei é Hobby Cores. Pode ser encontrada na Hobby Mania! Mas aconselho você testar outras marcas também.

Valeu, mas ainda estou pegando coragem para customizar. Até comprei o Conan com aquele vilão do box para customizar em Ares da Marvel, mas quando as figuras chegaram não tive coragem de sacrificá-las. :D Talvez na próxima, quem sabe?
lelion
Figura Regular

Mensagempor Comandante Cobra em 17 Jun 2008, 10:47

Bom, as tintas funcionam uma belezinha, só que as articulações descascam.

Vcs tem algum truque para isso além de colocar uma camada fina de super bonder sobre a tinta?

Abração
Comandante Cobra
Peça de BAF

Data de registro: 10 Ago 2006, 00:33

Mensagempor Batcelo Knight em 21 Jun 2008, 00:10

Amigos, preciso de uma informação:

Gostaria de saber se esta tinta Acrílica Decorativa tem
a mesma função do Esmalte Vitral e se, em seguida, pode-se
aplicar a tinta Verniz por cima da tinta Acrílica Decorativa?

Foto de 3 modelos da tinta... Fosco, Metálica e Brilhante:

Imagem
Batcelo Knight
Figura Loose

Data de registro: 21 Out 2007, 18:19

Mensagempor Batcelo Knight em 24 Jun 2008, 01:11

Por favor, me ajudem com a questão que fiz aqui em acima. :roll:

Valeu! :)
.
Batcelo Knight
Figura Loose

Data de registro: 21 Out 2007, 18:19