logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Juarez Alencar em 19 Jun 2016, 13:36

Galera, comprei um novo Batman e fiquei com o meu Batman Arkaham City sobrando. Sem grana, mas empolgado com o filme, resolvi usá-lo como cobaia e fazer uma armadura, haha.

Fiz uma armadura com epoxi e papel removível e que não danificasse a figura (salvo várias saravadas de tinta cinza na capa, mas nada que uma tinta preta por cima nao resolva). Até que o resultado final não foi dos piores, dá pra eu dá uma zoada com a figura. Ocorre que a pintura ficou bem ruim. Misturei tinta acrilica areia e preta e achei esse tom parecido com o tom preto metálico da armadura do filme, mas a qualidade da pintura ficou muito ruim, bem rústica mesmo.

Não tenho experiência nenhuma com custom e tampouco com tintas. Meu pedido de ajuda é o seguinte: alguém sabe que tinta eu posso usar (marca, tipo, tonalidade) para dá uma melhorada na armadura?

Segue abaixo fotos da bagaça, kkkk.

Imagem
O filho da Faora tem a mãe na zona!
Avatar de usuário
Juarez Alencar
Figura Loose
 
Mensagens: 450
Data de registro: 21 Mar 2013, 08:08

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor AlexisSantos em 19 Jun 2016, 14:40

Imagem
O boneco era cinza escuro,daí eu peguei uma tinta acrilica prata acrilex daquelas metallik colors e passei com o pincel bem seco,fazendo drybrush por cima dele,acho que deve ficar legal no seu Juarez.
Hail Hydra..
Avatar de usuário
AlexisSantos
Figura Customizada
 
Mensagens: 1576
Data de registro: 23 Fev 2015, 22:54
Localização: S.Sebastião - SP

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Juarez Alencar em 19 Jun 2016, 15:57

Valeu pela dica. Vou experimentar.
O filho da Faora tem a mãe na zona!
Avatar de usuário
Juarez Alencar
Figura Loose
 
Mensagens: 450
Data de registro: 21 Mar 2013, 08:08

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Juarez Alencar em 02 Ago 2016, 20:48

Pessoal, gostaria de uma dica e conselho ao mesmo tempo.
Comprei um Red Hood pelo ML e o mesmo veio com uns pontos pretos na máscara. Fiquei meio triste com isso, mas pelo que percebo é defeito de fabricação, não raladura. Vocês acham que compensa pedir a troca ao vendedor? Ou, não sendo o caso, qual seria uma tinta metálica vermelha que eu poderia usar para cobrir esses pontinhos? Tem como ficar uniforme? Ou o melhor a se fazer é deixar do jeito que está?

Segue em anexo fotos do dito cujo.

Imagem


Agradeço.
O filho da Faora tem a mãe na zona!
Avatar de usuário
Juarez Alencar
Figura Loose
 
Mensagens: 450
Data de registro: 21 Mar 2013, 08:08

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor foradebase em 02 Ago 2016, 21:36

por ser um tom metalico, seu problema se complica um pouco camarada. eu acho que a solução mais garantida e comprar uma boa tinta vermelho metalica acrilica importada. tamiya , cidatel vallejo. são marcas bem famosas la fora ,mas sinceramente não sei quais tem esse vermelho metalico. agora se vc vai ter que tintar o capacete todo vai depender se houver muita diferença de tom. se o desespero for grande vc pode tentra pegar uma automotiva brilhante , ou cologin e com um pincel muito fino colocar so na um pingo nas manchas pretas. o problema e que essas tintas podem reagir e ficar meio grudentas, mas parece que a colorgin não tem muito esse efeito de grudar
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Juarez Alencar em 03 Ago 2016, 20:20

Valeu amigo. Vou tentar com colorgin.

Só um pingo. Se der merda, dá tempo lavar antes de secar? rs.
O filho da Faora tem a mãe na zona!
Avatar de usuário
Juarez Alencar
Figura Loose
 
Mensagens: 450
Data de registro: 21 Mar 2013, 08:08

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor foradebase em 03 Ago 2016, 21:03

faz o seguinte: testa um pingo ali na parte de baixo do queixo ou em algum outro lugar bem escondido da mascara e ai vc ver como vai ficar e se der merda, será num lugar muito difcil de ver
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lobão em 11 Ago 2016, 09:57

A proposta do Foradebase é mto boa. Sempre é interessante testar antes.
Pinturas metálicas são complicadas. Pintar com pincel, fazendo retoque, não vai te dar a qualidade que vc imagina e dificilmente ficará no mesmo tom.

Vc pode tentar ir até alguma quina ou vinco que dê uma certa quebra. Mas essa solução só fica aceitável se os tons sejam próximos.
Infelizmente, pelo que já fiz, o que posso dizer é que tem fechar a peça e pintando com aerógrafo.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor WillWilson em 28 Set 2016, 16:09

Pessoal estou querendo customizar um boneco da linha marvel universe.
Já tentei algumas vezes mas a tinta nunca fica fixa.
Pretendo transformar o Nick fury em um Justiceiro, mas não sei como pintar de forma permanente sem descascar ou sair na água.
Alguém indica tinta,verniz,base etc?
WillWilson
Peça de BAF
 
Mensagens: 6
Data de registro: 21 Ago 2016, 17:09

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lobão em 28 Set 2016, 22:10

Geral usa vinilica mesmo. Sugiro dar uma lixada nas articulações e uma limpeza geral do af para tirar gordura dos dedos antes de pintar
Dá uma lida nas páginas anteriores que tem mta dica bacana do pessoal.
Boa sorte e depois posta o resultado pra gente ver.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lúcifer em 28 Set 2016, 23:49

WillWilson escreveu:Pessoal estou querendo customizar um boneco da linha marvel universe.
Já tentei algumas vezes mas a tinta nunca fica fixa.
Pretendo transformar o Nick fury em um Justiceiro, mas não sei como pintar de forma permanente sem descascar ou sair na água.
Alguém indica tinta,verniz,base etc?


Como já falaram, tinta acrílica dessas de artesanato em custom é perda de tempo usá-las.
Nas articulações como nos posts anteriores já citaram só lixando mesmo pra não descascar.
Agora sobre tinta, vinilica é a mais em conta, mas se quer usar tintas mais fáceis de trabalhar
no pincel tem Umbrol,Mister Hobby,Vallejo, Tamiya, essas são bacanas, mas vai custar uns bons trocados.
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Avatar de usuário
Lúcifer
Figura Customizada
 
Mensagens: 1730
Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor foradebase em 17 Abr 2017, 17:56

estimados conselho de mestres customizadores =D> não tem jeito né, custom ainda é algo caro pra gente. Fico pensando pelo tamanho do mercado aqui, somando a vocação que o brasileiro tem em improvisar , deveríamos ter mais gente customizando, não? Mas quando pensamos em custo de material e figuras de base caras, realmente fica caro a coisa. Um custom que use duas figuras de base ja chega fácil, fácil nos 350 mangos, ai fica difícil mesmo
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Brucutu em 17 Abr 2017, 22:43

foradebase escreveu:estimados conselho de mestres customizadores =D> não tem jeito né, custom ainda é algo caro pra gente. Fico pensando pelo tamanho do mercado aqui, somando a vocação que o brasileiro tem em improvisar , deveríamos ter mais gente customizando, não? Mas quando pensamos em custo de material e figuras de base caras, realmente fica caro a coisa. Um custom que use duas figuras de base ja chega fácil, fácil nos 350 mangos, ai fica difícil mesmo


É pra isso que existe a China. Se não fossem eles, com suas figuras bootlegs aos montes e alguns originais fora da caixa, todos por um precinho camarada e a maioria com frete grátis, não teríamos metade dos customs que temos hoje no mundo.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Avatar de usuário
Brucutu
Figura Lendária
 
Mensagens: 9853
Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21
Localização: Terra primitiva

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lobão em 17 Abr 2017, 23:38

É bem por aí. Uma figura bootleg ou com pequenos defeitos as vezes não bate legal na coleção ou não aceuto pelo colecionador. Mas para fazer custom não há demérito algum.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lúcifer em 18 Abr 2017, 11:52

Brucutu escreveu:
foradebase escreveu:estimados conselho de mestres customizadores =D> não tem jeito né, custom ainda é algo caro pra gente. Fico pensando pelo tamanho do mercado aqui, somando a vocação que o brasileiro tem em improvisar , deveríamos ter mais gente customizando, não? Mas quando pensamos em custo de material e figuras de base caras, realmente fica caro a coisa. Um custom que use duas figuras de base ja chega fácil, fácil nos 350 mangos, ai fica difícil mesmo


É pra isso que existe a China. Se não fossem eles, com suas figuras bootlegs aos montes e alguns originais fora da caixa, todos por um precinho camarada e a maioria com frete grátis, não teríamos metade dos customs que temos hoje no mundo.


Com certeza camarada. Pra ampliar a coleção pra mim vale tudo desde o bom e velho piratão ao custom. E realmente o Ali veio pra dar um gás pra quem gosta de por mão na massa (e que não seja enrolão como eu).
Lobão escreveu:É bem por aí. Uma figura bootleg ou com pequenos defeitos as vezes não bate legal na coleção ou não aceuto pelo colecionador. Mas para fazer custom não há demérito algum.


Os piratinhas pra mim foi o início de minha coleção e graças a isso sempre tive um grande carinho por eles.
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Avatar de usuário
Lúcifer
Figura Customizada
 
Mensagens: 1730
Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lobão em 18 Abr 2017, 13:10

Pecador...cada bonecrinho piratex na coleção é uma peça a mais pra sua cota no mármore dos infernos. Eu já tenho 2 peitoris, 1 soleira, e uma bancada americana em Verde Ubatuba linda.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lúcifer em 18 Abr 2017, 16:01

Lobão escreveu:Pecador...cada bonecrinho piratex na coleção é uma peça a mais pra sua cota no mármore dos infernos. Eu já tenho 2 peitoris, 1 soleira, e uma bancada americana em Verde Ubatuba linda.


whahahahahahhaha Meu mármore a essa altura já virou um mausoléu. Comecei com os Street Fighter Resaurus - Piratex. Até consegui os originais, mas vendi e fiquei com os piratas mesmo. Ai vem Digimon, kamen Rider e por ai vai.
Não deixe para costumizar amanhã o que você pode costumizar hoje.
Avatar de usuário
Lúcifer
Figura Customizada
 
Mensagens: 1730
Data de registro: 03 Fev 2010, 21:36

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lobão em 24 Abr 2017, 22:24

Voltando ao tópico, quero ver se retorno às customizações em julho. Como minhas tintas venceram, vou ter que comprar novas. Pesquisando com meu vendedor usual ele me falou de vinilica Uv para flexíveis. Alguém já usou elas?
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Luan_Lobo em 14 Mai 2017, 23:57

Boa noite, amigos. Sou igualmente novato no forum e na arte de customizar. Estou fazendo minha primeira tentativa, usando como cobaia um bootleg solid snake da figma. fiz uma pintura primeiro com um spray automotivo preto fosco da lab color, mas nao gostei mto do resultado, ficou meio "emborrachado", daí, nas partes q ainda nao tinha pintado, usei uma tinta fosca no pincel mesmo (nao tenho aerografo) da italeri, e até gostei do resultado. Mas disso tudo vem a minha dúvida: o que posso usar para selar a tinta, e protege-la? pesquisei um pouco e vi tanto no youtube quanto em foruns gringos o povo usando o topcoat da tamiya, o q é quase impossivel de se conseguir por aqui. Eu tenho um vidrinho de verniz fosco e um de verniz brilhante da acrilex, mas achei bem fragil, alem de que nao sei se fica bom sendo usado com pincel. Alguem teria alguma sugestao? obrigado
Luan_Lobo
Peça de BAF
 
Mensagens: 2
Data de registro: 09 Abr 2016, 03:49

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lobão em 15 Mai 2017, 09:08

Fala Luan_Lobo, bem vindo ao fórum.
Cara, aplicação com esses sprays dificilmente tem um resultado satisfatório. É até melhor usar pincel mesmo. Vc vai ver, em outros tópicos, grandes customizadores que pintam com pincel que tem um efeito quase tão bom como a aplicação com aerógrafo.

Essas tintas em spray quase todas são a base de tinta acrílica, que não é a melhor opção para figuras de ação devido ao atrito entre as articulações. Esses vernizes acrílicos também não são adequados pelo mesmo motivo. O ideal mesmo são as tintas vinilicas e derivadas. Muita gente consegue pintar a peça inteira sem maiores complicações. Eu já prefiro desmontar lixar articulações e remontar toda. Mas aí é da técnica de cada um. O maior problema delas é o tamanho (menores potes são de 250ml), disponibilidade em pequenos centros, cheiro forte, solvente brutal. Mas o acabamento e profissionalismos são imbatíveis. Sabendo aplicar dificilmente aparece problemas nas articulações.

Dá uma lida nas páginas anteriores desse tópico que tem muita coisa bacana e bem detalhadas.
Qualquer coisa posta suas dúvidas aí que a gente vai respondendo.
Depois não esqueça de abrir um tópico para vc postar suas criações.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Luan_Lobo em 17 Mai 2017, 01:00

Lobão (é meu parente? hahahaha), obrigado pelas boas vindas e pelas dicas... vou procurar as tintas vinílicas. Eu to começando a customizar esse bootleg solid snake, se o resultado for bem satisfatório, vou arriscar dar uma mexida em uns gunplas e em outros actions tbm... vou começar pelos bootlegs mais antigos, q o sofrimento é menor caso eu ponha a perder. Customizar os originais só se eu chegar num ponto de confiança suprema! abraço
Luan_Lobo
Peça de BAF
 
Mensagens: 2
Data de registro: 09 Abr 2016, 03:49

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lobão em 17 Mai 2017, 12:17

A matilha é grande... !bwahaha
Cara, o caminho é por aí mesmo. Vai nos piratex mesmo no começo pra ganhar confiança.
Mas testar em figuras oficiais torna-se fundamental para aprimorar a técnica e reação das tintas no material.
A aplicação em articulações também é muito particular de fmaterial pra material. O material da TB e Hasbro são completamente diferentes apesar da linha legends...
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor edufalcao14 em 16 Jul 2017, 14:22

Boa tarde Pessoal,

Alguém poderia recomendar onde comprar tintas vinilicas (potes pequenos, até 500ml) em Porto Alegre - RS? Ou se conhecem alguma loja virtual com bons preços?
Eduardo. Falcão.
Avatar de usuário
edufalcao14
Peça de BAF
 
Mensagens: 2
Data de registro: 16 Jul 2017, 14:03
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor foradebase em 17 Jul 2017, 21:22

putz em sampa eu sei, mas nunca comprei pela internet tbm, No Ml vi marca genesis, pote pequeno a 19.99 , o preço de mercado dela, sem contar que essa marca pra mim é a melhor hj
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Dúvidas de Tintas: TÓPICO OFICIAL

Mensagempor Lobão em 17 Jul 2017, 21:30

Cara, por aqui é bem fácil de encontrar em casas de silk-screen. Tem uma um cada bairro por aqui. No bairro centro comercial tem uma quadra de rua inteira loja após loja de silk-screen. Acredito que pir aí tenha algo similar também.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!
Avatar de usuário
Lobão
Figura Chase
 
Mensagens: 3512
Data de registro: 06 Ago 2007, 16:59
Localização: Fortaleza-Ce

AnteriorPróximo

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 10 visitantes

eXTReMe Tracker