por Lobão em 12 Set 2014, 02:13
Realmente é uma questão difícil.Tem que levar em conta vários fatores: A qualidade do trabalho, quantidade de demanda, Prazo acordado, custos de insumos, origem e referencia da peça e sua dedicação exclusiva ou Hobby. Obvio que se sua qualidade ainda é inicial o valor tem que ser mais em conta, aliais se estiver começando, nem venda. Publique e se dispa de vaidades para escutar as criticas da galera e melhore seu trabalho com técnicas, esmero ou ferramentas. Se a qualidade está boa, vc já pode pensar sobre a quantidade de trabalho que pode pegar por período e os prazos de entrega, e acordo com seu custo, pretensão de faturamento mensal, média de mercado e se vc vai fazer isso como hobby ou se vai ser sua fonte principal de renda.
Particularmente criei uma tabela com preços unitários com meu custo atual por cada atividade. Calculei com base em tempo, custo e quantidade de insumo, energia, limpeza de ferramentas, trabalhos externos, transporte e afins. No fim aplico um BDI de percentual que varia se a peça é por inspiração ou por encomenda. Como faço por hobby, não me comprometo com prazo. Deixo isso muito claro pra quem me procura. Se aceitar...bem, se não... sem problemas ou mágoas.
E nesse ponto que gostaria de deixar um conselho, qualquer peça que for por encomenda deve ser mais cara do que aquelas que vc faz por inspiração. Peças por encomendas são sempre mais complicadas. Quando o cliente te dá liberdade criativa então é blz. Mas do contrário, o demandante tem um grande peso nas decisões sobre os aspectos da peça, Cor, tamanho, acessórios, forma e afins. Acredite, dependendo do cliente, é extremamente desgastante fazer e refazer a peça de acordo com a perspectiva que o cliente imagina. É um direito dele, e se ele te encomendou é pq tem uma certa expectativa sobre a peça que deve ser seguida da melhor maneira possível, e as vezes é difícil dar o limite como customizador e colecionador.
Bem, acho que é mais ou menos isso. Boa sorte.
Mais uma facada nas costas e consigo um faqueiro completo!!!