Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

Fala pessoal, resolvi levantar uma conversa sobre troca de produtos com defeito, pois recentemente estou passando por uma situação meio complicada, é fora do Mercado Livre mas isso pode ocorrer também no Mercado Livre e é até interessante saber como agir caso aconteça, comigo é o seguinte:
Um cliente comprou comigo um produto(uma nave) depois de eu ter dado um desconto considerável a ele,ele pagou o produto via depósito direito na minha conta e eu enviei o produto conforme combinado na data combinada. A nave chegou pra ele tudo certinho, mas o mesmo alega que a nave não fica com a porta fechada,somente aberta,sendo que eu mandei o produto e a porta fechava sem nenhum problema... ok não posso julgar o cliente, tenho que entender que pode ter ocorrido o tal defeito por algum motivo que desconheço, como eu recebi outra unidade dessa nave após ter enviado a nave anterior pra ele, eu ofereci uma troca, pedi pra ele me enviar a nave por correio(eu pagaria as despesas do envio) e disse que iria verificar o problema e se fosse realmente detectado o problema eu enviaria outra nave pra ele.
O cliente se baseando na confiança que teve em mim, pediu para que eu enviasse a nave nova no mesmo dia que ele estaria enviando a nave com defeito... eu respondi que não, que primeiro a nave dele teria que chegar, eu teria que verificar o problema e em seguida lhe enviaria a nave nova,mas somente depois da análise.... acredito que isso seja o sistema padrão de trocas de qualquer loja, nenhuma loja entrega um produto novo sem antes receber o com defeito para avaliação.
Depois disso o cliente ficou todo nervoso me pré-julgando como se eu quisesse dar um golpe nele, então ele disse que assumiria o prejuizo e tal e ficou falando um monte, que se a compra tivesse sido via Mercado Livre a coisa seria diferente e tal, que ele queria ver eu fazer isso se tivesse no Mercado Livre, mesmo assim ainda respondi que estava disposto a realizar a troca do produto mediante esses passos ou até mesmo lhe devolver o dinheiro bastando ele me enviar o produto defeituoso.
Enfim tenho a conciência limpa de que agi da maneira correta e jamais tive ou tenho intenção de prejudica-lo, mas de qualquer forma gostaria de saber como vocês vendedores tratam trocas de produtos com defeito pelo Mercado Livre?
Um cliente comprou comigo um produto(uma nave) depois de eu ter dado um desconto considerável a ele,ele pagou o produto via depósito direito na minha conta e eu enviei o produto conforme combinado na data combinada. A nave chegou pra ele tudo certinho, mas o mesmo alega que a nave não fica com a porta fechada,somente aberta,sendo que eu mandei o produto e a porta fechava sem nenhum problema... ok não posso julgar o cliente, tenho que entender que pode ter ocorrido o tal defeito por algum motivo que desconheço, como eu recebi outra unidade dessa nave após ter enviado a nave anterior pra ele, eu ofereci uma troca, pedi pra ele me enviar a nave por correio(eu pagaria as despesas do envio) e disse que iria verificar o problema e se fosse realmente detectado o problema eu enviaria outra nave pra ele.
O cliente se baseando na confiança que teve em mim, pediu para que eu enviasse a nave nova no mesmo dia que ele estaria enviando a nave com defeito... eu respondi que não, que primeiro a nave dele teria que chegar, eu teria que verificar o problema e em seguida lhe enviaria a nave nova,mas somente depois da análise.... acredito que isso seja o sistema padrão de trocas de qualquer loja, nenhuma loja entrega um produto novo sem antes receber o com defeito para avaliação.
Depois disso o cliente ficou todo nervoso me pré-julgando como se eu quisesse dar um golpe nele, então ele disse que assumiria o prejuizo e tal e ficou falando um monte, que se a compra tivesse sido via Mercado Livre a coisa seria diferente e tal, que ele queria ver eu fazer isso se tivesse no Mercado Livre, mesmo assim ainda respondi que estava disposto a realizar a troca do produto mediante esses passos ou até mesmo lhe devolver o dinheiro bastando ele me enviar o produto defeituoso.
Enfim tenho a conciência limpa de que agi da maneira correta e jamais tive ou tenho intenção de prejudica-lo, mas de qualquer forma gostaria de saber como vocês vendedores tratam trocas de produtos com defeito pelo Mercado Livre?