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Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 12:16
por Luiz Uchiha
Fala pessoal, resolvi levantar uma conversa sobre troca de produtos com defeito, pois recentemente estou passando por uma situação meio complicada, é fora do Mercado Livre mas isso pode ocorrer também no Mercado Livre e é até interessante saber como agir caso aconteça, comigo é o seguinte:

Um cliente comprou comigo um produto(uma nave) depois de eu ter dado um desconto considerável a ele,ele pagou o produto via depósito direito na minha conta e eu enviei o produto conforme combinado na data combinada. A nave chegou pra ele tudo certinho, mas o mesmo alega que a nave não fica com a porta fechada,somente aberta,sendo que eu mandei o produto e a porta fechava sem nenhum problema... ok não posso julgar o cliente, tenho que entender que pode ter ocorrido o tal defeito por algum motivo que desconheço, como eu recebi outra unidade dessa nave após ter enviado a nave anterior pra ele, eu ofereci uma troca, pedi pra ele me enviar a nave por correio(eu pagaria as despesas do envio) e disse que iria verificar o problema e se fosse realmente detectado o problema eu enviaria outra nave pra ele.

O cliente se baseando na confiança que teve em mim, pediu para que eu enviasse a nave nova no mesmo dia que ele estaria enviando a nave com defeito... eu respondi que não, que primeiro a nave dele teria que chegar, eu teria que verificar o problema e em seguida lhe enviaria a nave nova,mas somente depois da análise.... acredito que isso seja o sistema padrão de trocas de qualquer loja, nenhuma loja entrega um produto novo sem antes receber o com defeito para avaliação.

Depois disso o cliente ficou todo nervoso me pré-julgando como se eu quisesse dar um golpe nele, então ele disse que assumiria o prejuizo e tal e ficou falando um monte, que se a compra tivesse sido via Mercado Livre a coisa seria diferente e tal, que ele queria ver eu fazer isso se tivesse no Mercado Livre, mesmo assim ainda respondi que estava disposto a realizar a troca do produto mediante esses passos ou até mesmo lhe devolver o dinheiro bastando ele me enviar o produto defeituoso.

Enfim tenho a conciência limpa de que agi da maneira correta e jamais tive ou tenho intenção de prejudica-lo, mas de qualquer forma gostaria de saber como vocês vendedores tratam trocas de produtos com defeito pelo Mercado Livre?

Re: Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 12:41
por sagatvr
Eu falo como comprador, há um tempo atras comprei um Hot Toys numa loja conhecida aí da galera, paguei R$1200,00, a peça veio aberta e faltando duas partes, a principio o vendedor disse que era impossivel ter saido de lá aberta, depois disse que tentaria conseguir as peças faltantes, demorou tanto tempo que resolvi pedir desconto em algum outro produto num valor compativel das peças faltantes, o desconto que ele me deu parecia esmola! Coleciono há mais de 10 anos e nunca tiveram nada pra falar de mim, mandei um email para ele dizendo que assumiria o prejuizo e fiquei com a figura (note que em nenhum instante ele me ofereceu a troca da figura), o que faço é que não recomendo a loja para mais ninguem, e deixei de comprar com ele.

Re: Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 12:56
por Luiz Uchiha
sagatvr escreveu:Eu falo como comprador, há um tempo atras comprei um Hot Toys numa loja conhecida aí da galera, paguei R$1200,00, a peça veio aberta e faltando duas partes, a principio o vendedor disse que era impossivel ter saido de lá aberta, depois disse que tentaria conseguir as peças faltantes, demorou tanto tempo que resolvi pedir desconto em algum outro produto num valor compativel das peças faltantes, o desconto que ele me deu parecia esmola! Coleciono há mais de 10 anos e nunca tiveram nada pra falar de mim, mandei um email para ele dizendo que assumiria o prejuizo e fiquei com a figura (note que em nenhum instante ele me ofereceu a troca da figura), o que faço é que não recomendo a loja para mais ninguem, e deixei de comprar com ele.


Bom no seu caso realmente é complicado, pois o vendedor não ofereceu troca nem devolução do dinheiro... realmente é um caso de não o indicar para mais ninguem.

Re: Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 13:21
por sagatvr
realmente no seu caso com certeza vc tem q receber a suposta figura quebrada antes, se eu fosse trocar tambem enviaria o meu antes, disso eu tenho consciência.

Re: Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 13:50
por Afro
Se eu for o vendedor, peço que devolva o item e reembolso o valor pago; mas só devolvo a grana após o recebimento do item.
Caso vendedor, informo a situação e geralmente tento troca, caso contrário peço reembolso mesmo, eu nunca tive problemas com isso, inclusive no ebay tudo se resolveu bem.

Re: Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 13:56
por doug_pc
Eu passei por uma situação dessa.
Comprei um lote e quando abri vieram partes faltando e uma figura quebrada.
Duro que mandei duas msg pro vendedor (ebay) e até agora nada. Faz uma semana já.

Mas já passei por situações semelhantes onde o vendedor deu reembolso e outros enviaram figuras novas.

Re: Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 14:52
por felipeopipo
Teve uma vez que comprei um lote e veio uma figura e menos, então eu e vendedor pesquisamos o valor da mesma figura, e ele me devolveu a diferença.

Como vendedor, recentemente vendi um samurai X que quebrou um pino, mas não veio quebrado, então já foi na mão do comprador. Mas mesmo assim, me prontifiquei a trocar a peça, quando recebesse outro, mas que ia demorar pois não tinha previsão de compra, e muito menos de chegada. Até por que eu só ia comprar outra peça se ele quisesse a troca. Mas aí ele quis arcar com o prejuízo, pois a culpa também não era minha, pois ficou claro que era defeito de fabricação.

Mas no seu caso, eu ficaria de consciência limpa, pois você se prontificou a trocar, quem não quis foi ele...

Re: Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 19:54
por draucore
na minha humilde opinião o amigo fez o melhor possível, o problema é que cada comprador como vendedor haje de uma maneira, mas uma boa comunicação faz a diferença sempre...

Re: Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 20:11
por doug_pc
Que legal.
No caso que acabei de citar ali em cima, esqueci de mencionar que o vendedor colocou um valor maior que o real nos 'costumes papers'.
Resultado, paguei mais que o dobro da tributação que pagaria.

Isso, somado ao fato de algumas partes terem vindo faltando e uma figura quebrada, me deixou bem sacudo.
Abri um 'caso' no ebay, apenas por que o vendedor não me respondeu. E disso que não queria causar problemas e nem sabia ao certo o que fazer nessa situação.

O cara ainda foi mal educado pra caramba. Disse que no anuncio estava descrito que 'as bases, mãos extras e acessórios estavam inclusos' mas que ele não especificou de QUAIS FIGURAS! Acreditam?
Respondi, disse que aparentemente ele estava agindo de má fé ao argumentar isso e ele mesmo levou o caso para ser resolvido pelo ebay.

Vamos ver no que vai dar. E olha que o vendedor tem boas qualificações.

Re: Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 21:57
por Rhaniel
Passei por duas, uma peça veio com um acessorio danificado, me deram um desconto, mas tambem ofereceram uma troca...

e um outro acessorio veio com defeito de fabrica, e estou esperando a outra peça pra que seja trocada, porém está ai a duvida, Defeito de fábrica o comprador tem que pagar o seu frete? o a empresa que o vendeu?

Re: Como vocês tratam troca de produtos com defeito?

MensagemEnviado: 08 Abr 2013, 23:12
por Luiz Uchiha
Mesmo depois de oferecer a troca ou a devolução do dinheiro o cliente me responde "que tudo bem,entende meu lado, mas a moeda tem 2 lados".... enfim ele realmente se acha na razão em querer que eu envie outro produto sem receber o defeituoso primeiro... vai entender uma situação dessas, pra mim ele estava com alguma má intenção desdo princípio, se fosse eu com certeza iria querer a troca do produto ou meu dinheiro de volta, iria negociar tudo numa boa.