Fala pessoal, resolvi levantar uma conversa sobre troca de produtos com defeito, pois recentemente estou passando por uma situação meio complicada, é fora do Mercado Livre mas isso pode ocorrer também no Mercado Livre e é até interessante saber como agir caso aconteça, comigo é o seguinte:
Um cliente comprou comigo um produto(uma nave) depois de eu ter dado um desconto considerável a ele,ele pagou o produto via depósito direito na minha conta e eu enviei o produto conforme combinado na data combinada. A nave chegou pra ele tudo certinho, mas o mesmo alega que a nave não fica com a porta fechada,somente aberta,sendo que eu mandei o produto e a porta fechava sem nenhum problema... ok não posso julgar o cliente, tenho que entender que pode ter ocorrido o tal defeito por algum motivo que desconheço, como eu recebi outra unidade dessa nave após ter enviado a nave anterior pra ele, eu ofereci uma troca, pedi pra ele me enviar a nave por correio(eu pagaria as despesas do envio) e disse que iria verificar o problema e se fosse realmente detectado o problema eu enviaria outra nave pra ele.
O cliente se baseando na confiança que teve em mim, pediu para que eu enviasse a nave nova no mesmo dia que ele estaria enviando a nave com defeito... eu respondi que não, que primeiro a nave dele teria que chegar, eu teria que verificar o problema e em seguida lhe enviaria a nave nova,mas somente depois da análise.... acredito que isso seja o sistema padrão de trocas de qualquer loja, nenhuma loja entrega um produto novo sem antes receber o com defeito para avaliação.
Depois disso o cliente ficou todo nervoso me pré-julgando como se eu quisesse dar um golpe nele, então ele disse que assumiria o prejuizo e tal e ficou falando um monte, que se a compra tivesse sido via Mercado Livre a coisa seria diferente e tal, que ele queria ver eu fazer isso se tivesse no Mercado Livre, mesmo assim ainda respondi que estava disposto a realizar a troca do produto mediante esses passos ou até mesmo lhe devolver o dinheiro bastando ele me enviar o produto defeituoso.
Enfim tenho a conciência limpa de que agi da maneira correta e jamais tive ou tenho intenção de prejudica-lo, mas de qualquer forma gostaria de saber como vocês vendedores tratam trocas de produtos com defeito pelo Mercado Livre?