logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Duvidas de como comprar no Ebay? Como usar o Paypal? Escreva aqui suas experiencias e recomendações do Ebay e Paypal.

Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Chainsaw76 em 23 Dez 2019, 08:41

https://www.correios.com.br/noticias/receita-federal-exigira-identificacao-de-cpf-cnpj-nas-encomendas-e-remessas-internacionais

Receita Federal exigirá identificação de CPF/CNPJ nas encomendas e remessas internacionais

Brasília, 09/12/2019 - A Receita Federal do Brasil exigirá, a partir de 1º de janeiro de 2020, que todas as encomendas e remessas internacionais possuam a identificação do CPF/CNPJ/Número do Passaporte do destinatário para ter seu despacho aduaneiro iniciado. A falta dessa informação poderá acarretar a proibição da entrada da encomenda e sua devolução ao exterior ou destruição, nos casos em que a devolução não seja possível.

Essa informação deve ser prestada na hora da compra on-line e encaminhada juntamente com a encomenda em seu transporte. Caso não seja informado no momento da compra, ou o remetente não os encaminhe o dado juntamente com a remessa, os Correios possuem uma ferramenta para prestação dessa informação na página da internet, por meio do rastreamento ou do portal "Minhas Importações". Será necessário realizar o cadastro no Portal, informando o CPF (pessoa física), CNPJ (pessoa jurídica) ou Número do Passaporte (estrangeiro), bem como definir login e senha.

Após o cadastro, basta realizar a pesquisa por encomendas e fazer a vinculação das remessas no ambiente “Minhas Importações”. Somente após a prestação dessa informação, as encomendas poderão ser apresentadas à fiscalização aduaneira. Para mais informações, acesse o portal Minhas Importações ou o rastreamento nas páginas dos Correios abaixo:

Minhas Importações: https://www.correios.com.br/encomendas- ... mportacoes

Rastreamento: https://www2.correios.com.br/sistemas/rastreamento/


Para quem costuma comprar pelo eBay, fique atento pois eles também estão alertando os compradores pelo site:

https://pages.ebay.com/shipping/latam/brasiltaxid/index.html?_trkparms=%26clkid%3D8297951434021179674

O eBay sugere que o CPF ou CNPJ seja preenchido na área "Street Adress 2 (optional)"

Imagem
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Green Arrow em 24 Dez 2019, 17:00

No final do ano já estavam testando essa nova funcionalidade. Teve encomenda minha que tive que preencher pelo site. Mas veio direto para casa, sem taxas.
Minhas recomendações: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=4579
Avatar de usuário
Green Arrow
Figura Loose
 
Mensagens: 441
Data de registro: 08 Jun 2007, 15:53
Localização: São Paulo

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Chainsaw76 em 25 Dez 2019, 05:20

Green Arrow escreveu:No final do ano já estavam testando essa nova funcionalidade. Teve encomenda minha que tive que preencher pelo site. Mas veio direto para casa, sem taxas.

A minha última encomenda da gringa veio este mês sem problemas mesmo sem constar o CPF, pois eu não estava sabendo dessa exigência até então. Mas achei por bem mencionar no fórum já que será algo obrigatório à partir de janeiro.
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor acsknox em 25 Dez 2019, 17:18

"Pássaros voam, peixes fritam!" Guy Gardner
Avatar de usuário
acsknox
Figura Variante
 
Mensagens: 1081
Data de registro: 17 Abr 2010, 13:54
Localização: Cruz Alta - RS

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Chainsaw76 em 27 Dez 2019, 15:19

Só para ver se eu entendi: Se à cada nº de rastreio for informado o CPF no site dos correios, não é necessário constar o CPF na embalagem da encomenda, é isso?
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Carlostb em 27 Dez 2019, 17:10

Vocês acreditam que o intuito de informarmos o CPF ou o CNPJ, seja maior do que deixar o governo ciente com relação a "quem compra?" e "o que compra?" no exterior?
More than meets the eye
Avatar de usuário
Carlostb
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2025
Data de registro: 14 Jul 2015, 12:36
Localização: São Jose dos Campos

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Kyo2 em 03 Jan 2020, 15:36

Chainsaw76 escreveu:Só para ver se eu entendi: Se à cada nº de rastreio for informado o CPF no site dos correios, não é necessário constar o CPF na embalagem da encomenda, é isso?


Em tese sim. Acho assim até melhor do deixar escrito o seu cpf na caixa, assim facilitando para que qualquer pessoas possa roubar o seu cpf.

Eu tomei na cabeça porque estou com 13 encomendas da BBTS sem rastreio que não sei para onde foram por causa dessa mudança, já que supostamente voltaria para eles, mas não voltou já que eles avisam quando acontece isso e destruídos e bem provável que não tenha acontecido isso.
Avatar de usuário
Kyo2
Figura Variante
 
Mensagens: 1194
Data de registro: 07 Fev 2007, 20:34
Localização: Rio de Janeiro

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Brucutu em 03 Jan 2020, 18:38

Kyo2 escreveu:
Chainsaw76 escreveu:Só para ver se eu entendi: Se à cada nº de rastreio for informado o CPF no site dos correios, não é necessário constar o CPF na embalagem da encomenda, é isso?


Em tese sim. Acho assim até melhor do deixar escrito o seu cpf na caixa, assim facilitando para que qualquer pessoas possa roubar o seu cpf.

Eu tomei na cabeça porque estou com 13 encomendas da BBTS sem rastreio que não sei para onde foram por causa dessa mudança, já que supostamente voltaria para eles, mas não voltou já que eles avisam quando acontece isso e destruídos e bem provável que não tenha acontecido isso.


Acho que só o que foi enviado a partir do dia 1°
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Avatar de usuário
Brucutu
Figura Lendária
 
Mensagens: 9853
Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21
Localização: Terra primitiva

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Kyo2 em 06 Jan 2020, 11:05

Brucutu escreveu:
Kyo2 escreveu:
Chainsaw76 escreveu:Só para ver se eu entendi: Se à cada nº de rastreio for informado o CPF no site dos correios, não é necessário constar o CPF na embalagem da encomenda, é isso?


Em tese sim. Acho assim até melhor do deixar escrito o seu cpf na caixa, assim facilitando para que qualquer pessoas possa roubar o seu cpf.

Eu tomei na cabeça porque estou com 13 encomendas da BBTS sem rastreio que não sei para onde foram por causa dessa mudança, já que supostamente voltaria para eles, mas não voltou já que eles avisam quando acontece isso e destruídos e bem provável que não tenha acontecido isso.


Acho que só o que foi enviado a partir do dia 1°


Então tem muita coisa errada nas entregas, porque são varias caixas nesse esquema que não chegaram desde Julho :shock: até agora. Se chegou 4 caixas nesse esquema foi muito e nunca tive problemas com esse tipo de entrega pela BBTS.
Avatar de usuário
Kyo2
Figura Variante
 
Mensagens: 1194
Data de registro: 07 Fev 2007, 20:34
Localização: Rio de Janeiro

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor duranteb2001 em 06 Jan 2020, 19:23

Aproveitando o embalo, como está a questão da tributação? Principalmente figuras da China, caixas grandes como Hot Toys...
Não importo nada há uns 2 anos. Ainda tá no esquema de amostragem? Ou com o novo sistema dos Correios, tudo é tributado?
Ao infinito... e além!
Avatar de usuário
duranteb2001
Figura Variante
 
Mensagens: 1129
Data de registro: 13 Dez 2009, 10:58
Localização: Araraquara/SP

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor serginx em 06 Jan 2020, 21:37

A Amazon já está informando da necessidade de cpf na compra por nós brasileiros. Ao preencher os dados de envio há essa opção e ela informa dessa cobrança por parte dos correios/receita federal.
Avatar de usuário
serginx
Figura Regular
 
Mensagens: 693
Data de registro: 26 Mar 2012, 17:49

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Kyo2 em 16 Jan 2020, 14:10

Só para atualizar sobre o meu caso as encomendas "perdidas" estão voltando para BBTS e agora estou solicitando o reenvio dos mesmos por um frete com rastreio.
Avatar de usuário
Kyo2
Figura Variante
 
Mensagens: 1194
Data de registro: 07 Fev 2007, 20:34
Localização: Rio de Janeiro

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor KurtWagner em 17 Jan 2020, 09:19

Só para contar meu caso: uso sempre Shipito, mandando por AIrmail Economy, que não tem rastreio. Não tinha CPF na etiqueta da embalagem, mas tinha o meu número de celular. Os Correios criam um rastreio quando chega aqui e mandam SMS para ir no site deles registrar e pagar os 15 reais da taxa de extorsão (ao menos não foi tributado na Receita). A primeira vez que aconteceu foi no fim de Novembro e agora no início do ano aconteceu de novo. A primeira encomenda foi entregue depois de um mês do pagamento. :roll:
BAMF!
Avatar de usuário
KurtWagner
Moderador 
 
Mensagens: 1415
Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Chainsaw76 em 03 Set 2020, 10:29

Não recebi nada vindo de fora esse ano inteiro. Alguém aqui recebeu alguma encomenda internacional constando o CPF na embalagem?
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Brucutu em 03 Set 2020, 11:04

Chainsaw76 escreveu:Não recebi nada vindo de fora esse ano inteiro. Alguém aqui recebeu alguma encomenda internacional constando o CPF na embalagem?


Sim, as encomendas estão chegando normalmente e não fui taxado, todas tinham o cpf na embalagem com exceção do que comprei do Aliexpress, que tive que informar no site dos correios. O bebop e rocksteady que eu comprei era dos EUA e passou batido, comprei duas vezes alguns bonecos WWE elite e também vieram normalmente e sem taxa. Na metade do mês passado comprei dois Soldados do clã do pé e também vieram sem problemas.
Os soldados eu comprei no AliExpress o resto eu comprei no eBay.
Editado pela última vez por Brucutu em 03 Set 2020, 11:15, num total de 1 vezes
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Avatar de usuário
Brucutu
Figura Lendária
 
Mensagens: 9853
Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21
Localização: Terra primitiva

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Chainsaw76 em 03 Set 2020, 11:07

Brucutu escreveu:
Chainsaw76 escreveu:Não recebi nada vindo de fora esse ano inteiro. Alguém aqui recebeu alguma encomenda internacional constando o CPF na embalagem?


Sim, as encomendas estão chegando normalmente e não fui taxado, todas tinham o cpf na embalagem com exceção do que comprei do Aliexpress, que tive que informar no site dos correios. O bebop e rocksteady que eu comprei era dos EUA e passou batido, comprei duas vezes alguns bonecos WWE elite e também vieram normalmente e sem taxa. Na metade do mês passado comprei dois Soldados do clã do pé e também vieram sem problemas.
Os soldados eu comprei no AliExpress o resto eu comprei no eBay.


Ok. É que um amigo meu do exterior pretende me mandar um livro e fico preocupado com a idéia do CPF na embalagem. :|
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor serginx em 03 Set 2020, 18:46

Os produtos que tinham cpf e código de rastreio vieram sem problema. Mas o que tinha apenas cpf (foi um só) não foi entregue e foi devolvido ao remetente (que depois reenviou para mim com código de rastreio)
Avatar de usuário
serginx
Figura Regular
 
Mensagens: 693
Data de registro: 26 Mar 2012, 17:49

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Filho de Asgard em 03 Set 2020, 21:33

Destro e Snake Eyes chegaram, sem taxas, mesmo o Destro que passou um pouco do valor... informei o cpf no site e daí fo só receber, veio cerca de 5 dias depois de chegarem ao Brasil.
O mundo sem maionese é uma vaca que não sabe cantar.
Avatar de usuário
Filho de Asgard
Figura Regular
 
Mensagens: 537
Data de registro: 23 Jan 2019, 12:33

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Chainsaw76 em 03 Set 2020, 22:02

Filho de Asgard escreveu:Destro e Snake Eyes chegaram, sem taxas, mesmo o Destro que passou um pouco do valor... informei o cpf no site e daí fo só receber, veio cerca de 5 dias depois de chegarem ao Brasil.

Só 2 dúvidas:

1- Se informa o CPF na página em que se fornece o código de rastreio para verificar taxação e tals?
2- Pode-se informar o CPF com o código ANTES do pacote chegar em território nacional?
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Filho de Asgard em 03 Set 2020, 22:24

Chainsaw76 escreveu:
Filho de Asgard escreveu:Destro e Snake Eyes chegaram, sem taxas, mesmo o Destro que passou um pouco do valor... informei o cpf no site e daí fo só receber, veio cerca de 5 dias depois de chegarem ao Brasil.

Só 2 dúvidas:

1- Se informa o CPF na página em que se fornece o código de rastreio para verificar taxação e tals?
2- Pode-se informar o CPF com o código ANTES do pacote chegar em território nacional?


É normalmente quando vejo o rastreio, eu fiz o cadastro lá no Minhas Importações, aí aparece uma opção pra coloca um cpf na encomenda. Não lembro se dá pra colocar antes de chegar aqui.
O mundo sem maionese é uma vaca que não sabe cantar.
Avatar de usuário
Filho de Asgard
Figura Regular
 
Mensagens: 537
Data de registro: 23 Jan 2019, 12:33

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Chainsaw76 em 03 Set 2020, 22:36

Filho de Asgard escreveu:
Chainsaw76 escreveu:
Filho de Asgard escreveu:Destro e Snake Eyes chegaram, sem taxas, mesmo o Destro que passou um pouco do valor... informei o cpf no site e daí fo só receber, veio cerca de 5 dias depois de chegarem ao Brasil.

Só 2 dúvidas:

1- Se informa o CPF na página em que se fornece o código de rastreio para verificar taxação e tals?
2- Pode-se informar o CPF com o código ANTES do pacote chegar em território nacional?


É normalmente quando vejo o rastreio, eu fiz o cadastro lá no Minhas Importações, aí aparece uma opção pra coloca um cpf na encomenda. Não lembro se dá pra colocar antes de chegar aqui.


Ah, blz. É que eu tenho cadastro no 'Minhas importações' mas não vejo nenhuma opção pra informar o CPF. Mas também não tenho nenhum código de rastreio internacional para testar, o último que tive foi em setembro do ano passado e eles ainda não pediam o CPF no site.
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Chainsaw76 em 17 Set 2020, 18:02

Depois de meses sem receber nada da gringa no meu nome, o livro enviado pelo meu amigo chegou hoje na RF.
Até que foi bem simples registrar o CPF no sistema depois de adicionar o rastreio. !notbad2 Muito melhor do que colocar o CPF na embalagem.
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Mustang em 18 Set 2020, 23:16

Fala pessoal, estou com uma encomenda vinda dos EUA parada na receita federal desde o dia 25 de agosto. Desde então, não teve nenhuma atualização. No campo de importações, eu coloco o código do rastreio e aparece que o objeto de pesquisa não foi encontrado. O objeto aparece como inexistente no site dos Correios.

O que será que aconteceu? Como devo proceder? Valeu.

Imagem
Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
GROOVY !
Avatar de usuário
Mustang
Moderador 
 
Mensagens: 3101
Data de registro: 20 Dez 2009, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Brucutu em 19 Set 2020, 00:14

Bem, com a minha última compra do eBay aconteceu algo parecido. Eu só consegui rastrear até o momento que ele foi enviado para o Brasil, depois disso não apareceu no site dos correios De jeito nenhum. O que eu fiz foi esperar e aí chegou.

Eu fiquei tranquilo porque era no eBay e o meu CPF já vem incluído. Você comprou de onde?

Acho que o seu caso é diferente, porque a mercadoria já chegou aqui né?
Você rastreou ele por onde?
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Avatar de usuário
Brucutu
Figura Lendária
 
Mensagens: 9853
Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21
Localização: Terra primitiva

Re: Receita exigirá CPF/CNPJ nas encomendas internacionais

Mensagempor Mustang em 19 Set 2020, 16:26

Brucutu escreveu:Bem, com a minha última compra do eBay aconteceu algo parecido. Eu só consegui rastrear até o momento que ele foi enviado para o Brasil, depois disso não apareceu no site dos correios De jeito nenhum. O que eu fiz foi esperar e aí chegou.

Eu fiquei tranquilo porque era no eBay e o meu CPF já vem incluído. Você comprou de onde?

Acho que o seu caso é diferente, porque a mercadoria já chegou aqui né?
Você rastreou ele por onde?
Eu comprei pelo Ebay. Meu CPF vem incluído também.
O rastreio foi feito pelo site do Ebay mesmo, mas no site dos Correios não aparece nada.

Sinceramente não sei o que fazer, nunca tinha me acontecido antes.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
GROOVY !
Avatar de usuário
Mustang
Moderador 
 
Mensagens: 3101
Data de registro: 20 Dez 2009, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Próximo

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes

eXTReMe Tracker