logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Limpeza dos Action Figures

Leia o que os nossos amigos colecionadores têm para nos dizer sobre o nosso hobby.

Re: Limpeza dos Action Figures

Mensagempor Chainsaw76 em 10 Jun 2020, 21:58

Ultimamente ando numa sinuca de bico em relação à minha coleção. A maior parte dela está guardada em caixas organizadoras porque moro próximo de uma reserva florestal e o ambiente tende a ser muito úmido e empoeirado, e é chato ter de lavar as figuas o tempo todo. Cada figura fica acondicionada em saquinhos ziplock.

O problema é que da janela do meu escritório o sol alcança praticamente todos os cantos do cômodo, inclusive os próximos às prateleiras que ficam na parede da janela. E recentemente notei que muitas figuras guardadas estão começando a ficar com o plástico meio grudento, possivelmente por conta do calor solar. Não tenho como colocar as caixas em outro lugar, e mesmo se tivesse, a umidade das áreas sem acesso solar causam a produção de mofo. !pokrface
Estou pensando em investir em vários sachês de gel sílica e colocá-los em cada saquinho ziplock. Isso depois de lavar diversas figuras com detergente. !okay
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: Limpeza dos Action Figures

Mensagempor felipao em 11 Jun 2020, 17:21

Esse lance do mofo é chato demais.
Também deixo tudo praticamente em caixas organizadoras, por questão de falta de espaço mesmo.
E as caixas, a maioria delas ficam dentro de um guarda-roupas, e o restante em cima dele.
Quase todo dia eu deixo as portas abertas, para entrar ventilação no quarto.
Quando passa um certo tempo e eu vou abrir as caixas pra conferir, eu vejo que algumas figuras pegam bastante mofo, principalmente alguns gi joes, marvels e principalmente os Sotas.
Avatar de usuário
felipao
Figura Regular
 
Mensagens: 561
Data de registro: 16 Jan 2015, 22:29

Re: Limpeza dos Action Figures

Mensagempor Carlostb em 11 Jun 2020, 18:32

Meus bonecos e revistinhas ficam em uma parte do armário do segundo quarto aqui de casa e é de frente com a janela do quarto. Como não tenho portas de vidro, o sol não afeta as figuras. Além disso, como trabalho em uma empresa de componentes eletrônicos, Sempre que chega componente eletrônico na empresa peço pro pessoal do almoxarifado separar os saquinhos de sílica gel para mim. Desta forma consigo tomar o cuidado de deixar de um a dois saquinhos por divisão do armário.
More than meets the eye
Avatar de usuário
Carlostb
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2025
Data de registro: 14 Jul 2015, 12:36
Localização: São Jose dos Campos

Re: Limpeza dos Action Figures

Mensagempor felipao em 12 Jun 2020, 21:48

Por curiosidade, fui pesquisar os preços desses saquinhos anti-mofo no ML e até que são baratos.
Você encontra lotes de 50, 100, 500 unidades por preços módicos.
Vou comprar e testar na minha coleção, pra ver o resultado.
Avatar de usuário
felipao
Figura Regular
 
Mensagens: 561
Data de registro: 16 Jan 2015, 22:29

Re: Limpeza dos Action Figures

Mensagempor foradebase em 04 Set 2020, 21:58

tbm vivo esse drama , aqui fica tudo em caixas organizadoras e saquinhos zip. De ver em quando tenho que abrir e tirar o mofo que junta, não e muita coisa mas rola e nos customs ainda mais, o que ajuda é reforçar a camada de verniz, isso reduz a aderência de tudo, inclusive do mofo, mas se deixar muitos meses sem abrir sempre junta um pouco mesmo
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Limpeza dos Action Figures

Mensagempor Ultron em 31 Jan 2022, 14:27

Deixa eu tirar uma dúvida aqui com os Guardiões de OA.
Além dos problemas de Poeira, Mofo, Exposição ao Sol, etc.
Tem um outro problema muito chato que é quando algumas figuras começam a ficar melecadas.
Acho que tem a ver com o material, tipo de tinta, sei lá.
Tive esse problema com a figura Marvel Select do Wolverine Marrom. A versão de uniforme amarelo não tem esse problema.
E o difícil é que mesmo lavando, o efeito de meleca não sai.
Os Guardiões de plantão sabem porque isso ocorre e se é possível evitar/limpar ?
Avatar de usuário
Ultron
Figura Variante
 
Mensagens: 869
Data de registro: 12 Mar 2007, 17:19
Localização: São Paulo

Re: Limpeza dos Action Figures

Mensagempor KurtWagner em 31 Jan 2022, 19:45

Esse grude nas figuras são os agentes plastificantes migrando para a superfície do plástico. O melhor jeito é passar algo para selar a superfície. Tem tutoriais em inglês, mas acho que esses produtos não são vendidos no Brasil. Tem que descobrir algo que seja incolor.



A partir de 6:36 ele mostra algumas marcas. Essa Rust-Oleum existe no Brasil, não sei se tem esse produto específico.

Uma vez tentei passar talco para tirar o grude, mas o plástico ficou ligeiramente esbranquiçado, deve ter colado um pouco do talco no plástico e não saía mais.

Esse cara usou Veja desengordurante. Funcionou, mas não garanto que não vá voltar. Aí é melhor passar verniz acrílico por cima, uma vez que estiver limpo.

BAMF!
Avatar de usuário
KurtWagner
Moderador 
 
Mensagens: 1415
Data de registro: 08 Fev 2007, 11:16
Localização: Rio de Janeiro

Re: Limpeza dos Action Figures

Mensagempor Ultron em 01 Fev 2022, 14:20

Valeu Kurt ! Vou tentar esse VEJA para VER o que acontece !
Obrigado !
Avatar de usuário
Ultron
Figura Variante
 
Mensagens: 869
Data de registro: 12 Mar 2007, 17:19
Localização: São Paulo

Re: Limpeza dos Action Figures

Mensagempor krueger01 em 02 Fev 2022, 10:21

KurtWagner escreveu:Esse grude nas figuras são os agentes plastificantes migrando para a superfície do plástico. O melhor jeito é passar algo para selar a superfície. Tem tutoriais em inglês, mas acho que esses produtos não são vendidos no Brasil. Tem que descobrir algo que seja incolor.



A partir de 6:36 ele mostra algumas marcas. Essa Rust-Oleum existe no Brasil, não sei se tem esse produto específico.

Uma vez tentei passar talco para tirar o grude, mas o plástico ficou ligeiramente esbranquiçado, deve ter colado um pouco do talco no plástico e não saía mais.

Esse cara usou Veja desengordurante. Funcionou, mas não garanto que não vá voltar. Aí é melhor passar verniz acrílico por cima, uma vez que estiver limpo.



Esse fórum é ouro puro! !freddyj

Belas dicas Kurt! Tenho o mesmo problema, vou tentar usar o desengordurante!
Avatar de usuário
krueger01
Figura Near Mint
 
Mensagens: 4660
Data de registro: 02 Mar 2007, 10:36
Localização: Taguatinga - DF

Re: Limpeza dos Action Figures

Mensagempor Leandro2000 em 02 Fev 2022, 10:41

Será q isso não dá certo? KkkkkImagem

Enviado de meu moto g(30) usando o Tapatalk
Avatar de usuário
Leandro2000
Peça de BAF
 
Mensagens: 59
Data de registro: 01 Set 2021, 12:08

Anterior

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes

cron
eXTReMe Tracker