logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Cuidando da sua coleção...

Leia o que os nossos amigos colecionadores têm para nos dizer sobre o nosso hobby.

Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Mustang em 03 Jan 2018, 11:11

Galera, beleza?

Estava eu observando algumas coleções na internet, quando me deparei com a seguinte foto:

Imagem

Pra quem não identificou a figura, se trata do Eric Draven (O Corvo), lançado pela Hot Toys em 2014.
Logo, eu pensei: “este Corvo está totalmente fudido! Provavelmente ficou exposto em uma prateleira aberta em um lugar empoeirado e sem proteção contra luz solar.”
Então fui olhar o meu Eric Draven, comprado em 2014 ou 2015, e ví que o meu estava bonitão:

Imagem

Mas logo abaixo dele, está o Tony Montana da Enterbay... Também está bonitão, mas com a roupa branca amarelada!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Minha estante de vidro é fechada e protegida dos raios UV.
Até deixo um pedaço de carvão junto da coleção:

Imagem

Certa vez eu li que o carvão retém a umidade e ajuda na preservação dos actions.
Não sei bem se é verdade, e sinceramente eu acho que deixo o carvão alí esperando que alguma divindade esteja cuidando dos meus bonequinhos.

Enfim, eu sei que existem tópicos específicos sobre manutenção da coleção, mas gostaria de saber a opinião de vocês sobre como proceder para manter as figuras de ação em bom aspecto o maior tempo possível.
Compartilhem os problemas das coleções de vocês para que possamos identificar as principais causas de desgaste das coleções e como combatê-las.

Também é uma oportunidade para interagirmos, algo que venho sentindo falta entre nós colecionadores.
Uma das graças de ser colecionador é poder trocar ideia com pessoas desconhecidas sobre algo em comum.

Sinceramente, acho que o principal agente de desgaste é o tempo.
Não podemos mudar a passagem do mesmo, mas com certeza podemos desfrutar ao máximo de nosso hobby enquanto estivermos vivos.

Abraço.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
GROOVY !
Avatar de usuário
Mustang
Moderador 
 
Mensagens: 3101
Data de registro: 20 Dez 2009, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Brucutu em 03 Jan 2018, 11:57

Eu acho que a gente não debate muito sobre esse assunto pelo medo de simplesmente mencionar uma coisa assim. Provavelmente esse cara, dono desse Corvo aí da primeira foto deve ser porcão, ou então queria uma versão mendigo dele. !shit
Não dá pra julgar só de olhar pra foto, mas o(a) dono(a) desse boneco não deve ter o mínimo de cuidado. Só pra dar um exemplo, já emprestei CDs pra uma pessoa e o negócio veio com um pedaço de galinha colado, ou seja, nunca mais emprestei nada pra pessoa, porque já dava pra ver que era um sem noção. Gente assim, tem aos montes, por isso que essa foto não pode servir de parâmetro. As suas sim, elas podem servir de parâmetro pra alguma coisa, porque deixar o boneco daquele jeito do da primeira foto, dá pra fazer em menos de 1 mês, acho até que a pessoa da primeira foto terminava de dar uma cagada e ia pegar o boneco, sem lavar as mãos. :mrgreen:

Colecionar Hot Toys é fogo, já vi vídeos de gente explicando porque parou de colecionar Hot Toys e mostrou justamente essas deteriorações, e o cara acomodava tudo direitinho, algumas se estragavam até dentro da caixa sem ser mexido. Ou seja, até um vendedor pode ter problemas e perder lotes inteiros só de deixar os bonecos lá parados e lacrados.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Avatar de usuário
Brucutu
Figura Lendária
 
Mensagens: 9853
Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21
Localização: Terra primitiva

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Carlostb em 03 Jan 2018, 12:56

Em minha coleção, até o momento, não há figuras com partes feitos em tecidos ou outros materiais do que diferenciem de plástico ou borracha. Ela fica em uma "sapateira" toda fechada que, eventualmente deixo com a porta aberta. Para cada divisão do móvel, coloquei um saquinho de sílica gel (como trabalho em empresa de equipamentos eletrônicos, facilita o acesso), fora isso, a limpeza é com pincel...já que não temos como agir sobre o tempo.
More than meets the eye
Avatar de usuário
Carlostb
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2027
Data de registro: 14 Jul 2015, 12:36
Localização: São Jose dos Campos

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Hazkal em 03 Jan 2018, 13:18

Acredito que essa foto do Corvo foi com certeza umidade. Talvez o local que ele estava tinha uma alta exposição já vi varias peças de couro ficarem assim.

Nesse caso não tem o que fazer, senão utilizar ações anti-umidade.Evitar exposição diretamente ao sol.

no meu caso as minhas figuras ficam em expositores de madeira, porém sem a porta de vidro para proteger. Tenho que limpar tudo com pincel a cada 1 mês e pouco. Da bastante trabalho.

Coleciono desde 2011 e até agora não percebi nenhuma degradação.

No caso coleciono Selects, Black Series , SH figurarts.

Limpo com pincel de maquiagem e alguns casos passo pano levemente umedecido em algumas.
Minha coleção!!
http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?t=23568
Preciso atualizar rs..
Avatar de usuário
Hazkal
Figura Loose
 
Mensagens: 131
Data de registro: 09 Jun 2012, 01:25
Localização: Santos, São Paulo

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Hell666 em 03 Jan 2018, 13:56

Já vi na internet outros 2 corvo mais ou menos nesse estado. Eu nao tenho figuras com roupa de tecido,minhas figuras são de poliestone(iron studios) e outras de pvc(neca e mcfarlane) deixo elas em vitrine fechada,local q não pegue luz solar, e cada duas semanas abro a vitrine por umas 4 horas para as figuras respirarem um pouco kkkkk
Bonecos hoje,bonecos amanhã,bonecos sempre.
Avatar de usuário
Hell666
Figura Loose
 
Mensagens: 262
Data de registro: 07 Mar 2017, 14:17

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor foradebase em 03 Jan 2018, 16:57

esse material que imita couro tem uma duração menor mesmo. Nas escalas menores vimos isso na jaqueta da vampira ToyBiz, sobretudo do blade, kroenem do hellboy e em varias outras . Dessas figuras que citei tive o descascamento em todas, a exceção aqui tem sido o hulk tira-teima, que tem um sobretudo nesse molde mas que esta bom. todas elas estava muito bem guardadas , mas o marias ia descolando com o tempo. sabemos que alguns materias sobrem com o tempo, esse tecido que imita couro, algumas borrachas que ressecam , plásticos que amarelam e alguns que tem erros de fabricação e quebram com o tempo ( lembram dos primeiros da neca) é isso senhores o mal existe , esteja prontos
Customizar é preciso....
Avatar de usuário
foradebase
Moderador 
 
Mensagens: 1627
Data de registro: 02 Out 2008, 03:27

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor RJMarvel em 03 Jan 2018, 18:22

Aqueles sachês e outros produtos que retém a umidade representam algum tipo de ameaça aos actions? Há contra indicações? Pergunto por curiosidades mesmo, pra tirar duvidas. Tenho um flango do HulkBuster movie cuja pintura metálica esta perdendo a cor, mesmo tendo estado sempre protegido do Sol. Nesse caso, eu creio, tem a ver com a qualidade (falta dela) da figura mesmo. Pode ser o caso do corvo. As imitações de couro são, de fato, pouco duráveis e tecidos brancos amarelam até quando guardamos nossas roupas por muito tempo sem usar.
RJMarvel
Figura Customizada
 
Mensagens: 1533
Data de registro: 19 Mai 2013, 19:49

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor ALEINES em 03 Jan 2018, 19:11

A minha coleção fica em armário fechado e o único problema que tenho que ficar de olho é umidade, usei bastante tempo os saches nunca causaram problemas para coleção, mas não tenho actions com panos, tirando uma capa aqui e outra ali.
Avatar de usuário
ALEINES
Figura Customizada
 
Mensagens: 1765
Data de registro: 25 Jan 2007, 19:06
Localização: Santo André

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Chainsaw76 em 03 Jan 2018, 20:02

Zoado o cara da primeira foto comprar uma figura caríssima como um Hot Toys e deixar tomando poeira e umidade desse jeito.

Mas como o Brucutu disse, mesmo quem tem o maior cuidado pode enfrentar problemas. Se até plástico se deteriora, imagina tecido e couro sintético. Eu mesmo sofro stress com figuras que possuem peças de metal, pois moro em um local úmido por conta das proximidades de uma reserva florestal, então várias peças acabam enferrujando.

Eu tento compensar isso colocando um pote com sal grosso em algumas prateleiras. O sal absorve a umidade próxima, mas não chega a fazer milagres. Já as peças de metal que guardo em embalagens eu deixo com algodão ou um sachê de sílica gel.
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Carlostb em 03 Jan 2018, 20:19

RJMarvel escreveu:Aqueles sachês e outros produtos que retém a umidade representam algum tipo de ameaça aos actions?

No meu caso, uso os sachês de sílica gel e, até aonde tenho conhecimento, não apresentam nenhum tipo de ameaça aos bonecos, considerando que são utilizados em placas de circuito impresso e componentes eletrônicos, muito mais sensíveis do que os bonecos
More than meets the eye
Avatar de usuário
Carlostb
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2027
Data de registro: 14 Jul 2015, 12:36
Localização: São Jose dos Campos

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Chainsaw76 em 03 Jan 2018, 20:41

Carlostb escreveu:
RJMarvel escreveu:Aqueles sachês e outros produtos que retém a umidade representam algum tipo de ameaça aos actions?

No meu caso, uso os sachês de sílica gel e, até aonde tenho conhecimento, não apresentam nenhum tipo de ameaça aos bonecos, considerando que são utilizados em placas de circuito impresso e componentes eletrônicos, muito mais sensíveis do que os bonecos

Sachês de sílica gel vem até em frascos de remédios de farmácias de manipulação, que obviamente são ainda mais frágeis que placas de circuito impresso. :mrgreen:

Em outras palavras: pode-se usar sem medo nos bonecos.
O último que postar no fórum, favor apagar a luz.
Avatar de usuário
Chainsaw76
Figura Lendária
 
Mensagens: 7963
Data de registro: 11 Fev 2011, 19:54
Localização: Niterói - RJ

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor DD 1984 em 03 Jan 2018, 20:58

"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor DD 1984 em 03 Jan 2018, 21:06

Carlostb escreveu:
RJMarvel escreveu:Aqueles sachês e outros produtos que retém a umidade representam algum tipo de ameaça aos actions?

No meu caso, uso os sachês de sílica gel e, até aonde tenho conhecimento, não apresentam nenhum tipo de ameaça aos bonecos, considerando que são utilizados em placas de circuito impresso e componentes eletrônicos, muito mais sensíveis do que os bonecos

Nenhum perigo, só que os sachês com o tempo, tem de ser trocados. Pois a silica chupa a umidade. Silica gel é muito usada para conservar objetivas de câmera, no laboratório que trabalhava pra fazer a silica durar mais tempo, quando ela ficava totalmente umida, era colocada no micro-ondas pra retirar a umidade dela e ser reutilizada, altas técnicas mão de vaca.
http://www.ehow.com.br/secar-silica-gel ... mo_346206/
"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Mustang em 04 Jan 2018, 15:29

A respeito da roupa do meu Tony Montana, será que daria pra lavar com água e sabão?
Alguém já tentou isso?

Ou passar algum produto na roupa da figura, sei lá


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
GROOVY !
Avatar de usuário
Mustang
Moderador 
 
Mensagens: 3101
Data de registro: 20 Dez 2009, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor pazzprec em 04 Jan 2018, 15:52

Mustang escreveu:Então fui olhar o meu Eric Draven, comprado em 2014 ou 2015, e ví que o meu estava bonitão:

Imagem


Cara, sem querer ser chato, mas me parece q a manga direita, na altura do bíceps já está com um rasgo no couro... Tenho até medo cada vez q penso em tirar meu t-800 da caixa !okay

Só de imaginar o couro da roupa dele no mesmo estado q esse Corvo mendigo, me dá calafrios. !fuu
Figuras de ação na caixa = Gente na prisão.
Avatar de usuário
pazzprec
Figura Customizada
 
Mensagens: 1617
Data de registro: 29 Out 2006, 01:14
Localização: No Meio do Mundo (Macapá-AP)

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Brucutu em 04 Jan 2018, 16:31

Alguns bonecos eu limpo na água mesmo com uma escovinha e sabão, mas isso só quando o boneco tem partes bem ruins de se passar o pincel e quando a gente vê que dá pra fazer isso numa boa, mesmo porque se for se desmanchar com a água e sabão, então é melhor se desmanchar mesmo.

_________________________________________________________________________________________________________________________
Mustang escreveu:A respeito da roupa do meu Tony Montana, será que daria pra lavar com água e sabão?
Alguém já tentou isso?

Ou passar algum produto na roupa da figura, sei lá


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Quanto à sua dúvida Mustang, eu acho que se você colocar numa daquelas sacolinhas para roupas delicadas e jogar na máquina de lavar junto com as outras roupas numa lavagem para roupas delicadas, acho que vai ficar limpinho... mas é só uma sugestão.
"Don't be hateful each other. Love is the best strength" - Neinhalt Sieger
Avatar de usuário
Brucutu
Figura Lendária
 
Mensagens: 9853
Data de registro: 25 Fev 2012, 13:21
Localização: Terra primitiva

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Mustang em 04 Jan 2018, 17:56

pazzprec escreveu:
Mustang escreveu:Então fui olhar o meu Eric Draven, comprado em 2014 ou 2015, e ví que o meu estava bonitão:

Imagem


Cara, sem querer ser chato, mas me parece q a manga direita, na altura do bíceps já está com um rasgo no couro... Tenho até medo cada vez q penso em tirar meu t-800 da caixa !okay

Só de imaginar o couro da roupa dele no mesmo estado q esse Corvo mendigo, me dá calafrios. !fuu



Rapaz, levei um susto aqui, mas esse rasgo é de fábrica, olhe as fotos promocionais:

Imagem

Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
GROOVY !
Avatar de usuário
Mustang
Moderador 
 
Mensagens: 3101
Data de registro: 20 Dez 2009, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Mustang em 04 Jan 2018, 17:59

Brucutu escreveu:Alguns bonecos eu limpo na água mesmo com uma escovinha e sabão, mas isso só quando o boneco tem partes bem ruins de se passar o pincel e quando a gente vê que dá pra fazer isso numa boa, mesmo porque se for se desmanchar com a água e sabão, então é melhor se desmanchar mesmo.

_________________________________________________________________________________________________________________________
Mustang escreveu:A respeito da roupa do meu Tony Montana, será que daria pra lavar com água e sabão?
Alguém já tentou isso?

Ou passar algum produto na roupa da figura, sei lá


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Quanto à sua dúvida Mustang, eu acho que se você colocar numa daquelas sacolinhas para roupas delicadas e jogar na máquina de lavar junto com as outras roupas numa lavagem para roupas delicadas, acho que vai ficar limpinho... mas é só uma sugestão.


Então, Brucutu. Estou pensando em tirar a roupa da figura e lavar na mão, com produto para roupas brancas.
Tenho receio de botar na máquina de lavar.
A coleção está na casa da minha mãe em Goiânia, voltarei lá apenas no carnaval. Vou lavar quando voltar e posto o resultado aqui. Se tiver coragem até lá, né hehe


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
GROOVY !
Avatar de usuário
Mustang
Moderador 
 
Mensagens: 3101
Data de registro: 20 Dez 2009, 11:55
Localização: São Paulo - SP

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor renatomundt em 08 Jan 2018, 22:07

Mustang escreveu:
Minha estante de vidro é fechada e protegida dos raios UV.
Até deixo um pedaço de carvão junto da coleção:


:shock:
Cara, Feliz 2018.
Por favor me explica melhor esse lance de vidro protegido contra raios UV.
Uma das minhas estantes toma um pouco de sol durante a manhã e agora fiquei preocupado...
Leia Rocky: Lutando com Coração! O novo livro de Renato Mundt
Avatar de usuário
renatomundt
Figura Variante
 
Mensagens: 979
Data de registro: 10 Dez 2012, 19:12
Localização: Rendez-Vous Houston - SP

Re: Cuidando da sua coleção...

Mensagempor Mestre_Jedi em 11 Jan 2018, 21:03

Minha coleção também fica em estante com porta de vidro fechada (não sei se tem proteção UV...) em uma parede em que nunca bate sol direto, mas o quarto fica muito quente no verão a ponto de as figuras tombarem (provavelmente por "amolecer" um pouco as articulações. Só tenho figuras a base de plástico sem nenhum complemento em tecido. O desgaste que percebo é o desgaste natural do tempo: pinturas desbotadas e tal.
Avatar de usuário
Mestre_Jedi
Figura Loose
 
Mensagens: 125
Data de registro: 25 Set 2012, 10:42
Localização: Teresópolis - RJ

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 2 visitantes

eXTReMe Tracker