logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Leia o que os nossos amigos colecionadores têm para nos dizer sobre o nosso hobby.

Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor lord_guardians em 14 Abr 2014, 12:55

Escalas.

Altura media Real de Humano 1,80 mt

Human aliance 1:25 -7,2 cm
Gi joes e Mu 1:18 - 10 cm
Marvel legends 1:12 - 15 cm
Marvel Select 1:10 - 18 cm
Hot Toys 1:06 - 30 cm.

Escala é sempre um tema polemico, vira e mexe sempre surge essa dúvida, mas afinal qual é a escala da aminha figura? peguei a altura aproximada de algumas figuras conhecidas e fiz um gráfico, espero que ajude a tirar duvidas de algumas pessoas assim como eu tive. :wink:

Imagem
Ñ tnho caarro, ñ tnho teto... e se ficar cmigo é pq gostaa... do meu rarararara... dos meus bonecoos
Avatar de usuário
lord_guardians
Figura Loose
 
Mensagens: 344
Data de registro: 31 Mai 2012, 22:04
Localização: Barueri

Re: Escala Aproximada

Mensagempor lord_rayden em 14 Abr 2014, 13:56

Então as figuras 3.75 da Marvel (Universes) não são 3.75.
São maiores, right?
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
Avatar de usuário
lord_rayden
Figura Chase
 
Mensagens: 3101
Data de registro: 05 Mar 2012, 00:40
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Escala Aproximada

Mensagempor Sanches em 14 Abr 2014, 14:00

boa.

muita gente confunde tamanho com escala. 6", 30cm, etc. São todas medidas de tamanho. Escala é relação entre o tamanho da miniatura com o tamanho real do que ela representa.
www.quadcomics.com.br
Avatar de usuário
Sanches
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2741
Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30
Localização: São Paulo - SP

Re: Escala Aproximada

Mensagempor lord_guardians em 14 Abr 2014, 15:29

lord_rayden escreveu:Então as figuras 3.75 da Marvel (Universes) não são 3.75.
São maiores, right?

Olha, levando em consideração que 3.75" é proximo de 9,5 Centímetros e 4" tem aproximadamente 10 cm praticamente a mesma altura dos G.I Joe´s. fica com diferença entre 5 milimitros, entâo eu "acho" que podemos conciderar 4" polegadas pra figuras desta escala. mais conhecida como 3 3/4.
Ñ tnho caarro, ñ tnho teto... e se ficar cmigo é pq gostaa... do meu rarararara... dos meus bonecoos
Avatar de usuário
lord_guardians
Figura Loose
 
Mensagens: 344
Data de registro: 31 Mai 2012, 22:04
Localização: Barueri

Re: Escala Aproximada

Mensagempor Sanches em 14 Abr 2014, 23:00

lord_rayden escreveu:Então as figuras 3.75 da Marvel (Universes) não são 3.75.
São maiores, right?


São escala 1:18, que dá cerca de 4" mesmo.
www.quadcomics.com.br
Avatar de usuário
Sanches
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2741
Data de registro: 03 Fev 2009, 22:30
Localização: São Paulo - SP

Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor Edu_ em 27 Jun 2014, 17:19

Já que volta e meia surgem dúvidas sobre isso, acho justo termos um tópico para explicar como se determina a escala de uma peça em miniatura.

A primeira e mais importante noção que temos que ter é que ESCALA não é MEDIDA.

Quando falamos em MEDIDA, estamos falando em dimensões medidas em unidades de tamanho (centímetros ou polegadas, no caso das Figuras de Acão)

Já a noção de ESCALA está relacionada à proporção de redução da figura em relação ao tamanho real que ela representa. Complicado? Na verdade, é bem simples até.

Vamos considerar um personagem humano, do sexo masculino que tenha 1,80 metros(180cm) de altura (uma altura padrao para homens, que serve como base pro calculo das escalas)

Se fizermos uma figura em tamanho real dele, ou seja, com 180 cm de altura, essa figura estara em escala 1:1 (um para um), pois cada cm da figura corresponde a 1cm do "personagem real"
Para reproduzir o mesmo personagem em escalas miniaturizadas, basta criar uma relação entre o real e a miniatura.

Assim sendo, a escala 1:4 (um para quatro) ou 1/4(um quarto), nada mais é do que uma figura que mede a quarta parte do tamanho original. 180/4 = 45cm
Se for pra escala 1:6, é só dividir por 6. 180/6= 30cm
Se for 1:12, dividimos por 12, o que vai dar 15cm
e por ai vai.

Entendendo isso, percebemos que quando falamos em ESCALA, cada figura pode ter um tamanho diferente, pq esse tamanho em escala depende do tamanho do personagem no tamanho real.

por exemplo... uma figura do Han Solo em escala 1:6 irá ter cerca de 30cm, pq o personagem "real" tem 1,80m de altura. Já um Chewbacca da mesma escala teria mais de 35cm, pq o personagem "real" tem mais de 2 metros de altura.
Então, mesmo os dois estando na mesma ESCALA, eles tem MEDIDAS diferentes.

No nicho de figuras em miniaturas existem algumas escalas pré definidas para a maior parte das peças...são elas 1:4, 1:6, 1:12 e 1:18. Mas nada impede que empresas lancem figuras em outras escalas como 1:8, 1:10 ou 1:15


Outro ponto que não custa ser abordado é a medida de POLEGADAS. Infelizmente o mercado de AFs vem boa parte dos EUA e lá eles não usam muito o sistema métrico, então eles medem as figuras em polegadas (representada pelos dois tracinhos ")

1polegada = 2,5cm (aproximadamente)
Assim sendo:

3 3/4" = 3,75" = 10cm
6" = 15cm
7" = 17,5cm
10" = 25cm
12" = 30cm
18" = 45cm
e por ai vai...

Espero que tenha dado pra entender...e se alguém tiver duvida ainda, esse tópico serve pra tentarmos esclarecer.
Avatar de usuário
Edu_
Figura Near Mint
 
Mensagens: 4198
Data de registro: 26 Ago 2006, 14:08
Localização: Rio de Janeiro

Re: Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor gregio em 27 Jun 2014, 18:03

Só pra deixar registrado:
O maior problema acaba sendo mais na medida 3.75".
O tamanho certo é na verdade pouco mais de 9 cm. Até o momento as únicas figuras americanas na escala correta são da DC Collectibles (Injustice e os packs do Lanterna Verde), DC Infinite Heroes, Star Wars e Gears of War. As demais linhas como Marvel Universe, G.I. Joe e DC Multiverse são 4" e dá diferença de quase 1 cm. E é nítida sim! Como as figuras são pequenas, por mais que a diferença em números seja pouco, em escala é bastante sim. Tanto que não permite que as coleções em tamanhos diferentes fiquem boas umas com as outras.
Pain? Pain is like love, like compassion! It is a thing only for lesser men. What is pain to Doom?
Avatar de usuário
gregio
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2508
Data de registro: 07 Abr 2010, 01:54

Re: Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor thiagodormaia em 27 Jun 2014, 18:56

=D> =D> =D>

Excelente!!!
"Sempre haverá um olho aberto quando tiver um cisco voando!!!" - Deadpool.
Avatar de usuário
thiagodormaia
Figura Chase
 
Mensagens: 3114
Data de registro: 18 Fev 2011, 21:57
Localização: Niterói - RJ.

Re: Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor williancorrea em 28 Jun 2014, 01:09

Finalmente!!!! Não sei se já havia outros tópicos similares a este aqui no fórum, mas enfim encontrei o que precisava para tirar minhas dúvidas com relação ao tamanho e escalas! [-o<

Um enorme parabéns ao Lord_Guardians pela criação do tópico e pelo gráfico comparativo, bem como aos demais amigos, pelas explicações complementares! =D> =D> =D>

Vocês todos são 10! :mrgreen:
Excelsior!
Avatar de usuário
williancorrea
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2381
Data de registro: 20 Out 2012, 20:17
Localização: Campinas/SP

Re: Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor Alucard em 28 Jun 2014, 16:31

Aproveitando o tópico, gostaria de deixar 2 links que podem ajudar o pessoal:

Conversão de pés em metros: http://www.metric-conversions.org/pt/co ... metros.htm

Cálculo de escala do real para o modelo e vice versa: http://www.modelbuildings.org/scale-con ... lator.html
Avatar de usuário
Alucard
Peça de BAF
 
Mensagens: 99
Data de registro: 27 Jun 2008, 22:41

Re: Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor Saulof em 28 Jun 2014, 16:57

Excelente tópico, pessoal!!! Facilita muito a vida tanto do pessoal que ainda ta começando, como na hora que bate o branco nos mais experientes!!! =D> =D> =D> =D>
Avatar de usuário
Saulof
Figura Variante
 
Mensagens: 1166
Data de registro: 28 Abr 2007, 14:10
Localização: Niteroi - RJ

Re: Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor dangus em 08 Ago 2016, 20:10

Edu_ escreveu:Já que volta e meia surgem dúvidas sobre isso, acho justo termos um tópico para explicar como se determina a escala de uma peça em miniatura.

A primeira e mais importante noção que temos que ter é que ESCALA não é MEDIDA.

Quando falamos em MEDIDA, estamos falando em dimensões medidas em unidades de tamanho (centímetros ou polegadas, no caso das Figuras de Acão)

Já a noção de ESCALA está relacionada à proporção de redução da figura em relação ao tamanho real que ela representa. Complicado? Na verdade, é bem simples até.

Vamos considerar um personagem humano, do sexo masculino que tenha 1,80 metros(180cm) de altura (uma altura padrao para homens, que serve como base pro calculo das escalas)

Se fizermos uma figura em tamanho real dele, ou seja, com 180 cm de altura, essa figura estara em escala 1:1 (um para um), pois cada cm da figura corresponde a 1cm do "personagem real"
Para reproduzir o mesmo personagem em escalas miniaturizadas, basta criar uma relação entre o real e a miniatura.

Assim sendo, a escala 1:4 (um para quatro) ou 1/4(um quarto), nada mais é do que uma figura que mede a quarta parte do tamanho original. 180/4 = 45cm
Se for pra escala 1:6, é só dividir por 6. 180/6= 30cm
Se for 1:12, dividimos por 12, o que vai dar 15cm
e por ai vai.

Entendendo isso, percebemos que quando falamos em ESCALA, cada figura pode ter um tamanho diferente, pq esse tamanho em escala depende do tamanho do personagem no tamanho real.

por exemplo... uma figura do Han Solo em escala 1:6 irá ter cerca de 30cm, pq o personagem "real" tem 1,80m de altura. Já um Chewbacca da mesma escala teria mais de 35cm, pq o personagem "real" tem mais de 2 metros de altura.
Então, mesmo os dois estando na mesma ESCALA, eles tem MEDIDAS diferentes.

No nicho de figuras em miniaturas existem algumas escalas pré definidas para a maior parte das peças...são elas 1:4, 1:6, 1:12 e 1:18. Mas nada impede que empresas lancem figuras em outras escalas como 1:8, 1:10 ou 1:15


Outro ponto que não custa ser abordado é a medida de POLEGADAS. Infelizmente o mercado de AFs vem boa parte dos EUA e lá eles não usam muito o sistema métrico, então eles medem as figuras em polegadas (representada pelos dois tracinhos ")

1polegada = 2,5cm (aproximadamente)
Assim sendo:

3 3/4" = 3,75" = 10cm
6" = 15cm
7" = 17,5cm
10" = 25cm
12" = 30cm
18" = 45cm
e por ai vai...

Espero que tenha dado pra entender...e se alguém tiver duvida ainda, esse tópico serve pra tentarmos esclarecer.

Nego ignora os 5´´
www.reportermovel.com
Avatar de usuário
dangus
Figura Variante
 
Mensagens: 876
Data de registro: 05 Set 2006, 17:54
Localização: Rio de Janeiro

Re: Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor Diogo_Silva em 06 Nov 2016, 11:19

a forma que sempre uso pra explicar a escala pra alguém é essa:

1/4: altura real do personagem dividida por 4
1/6: altura real do personagem dividida por 6
1/10: altura real do personagem dividida por 10
1/12: altura real do personagem dividida por 12
e assim por diante...


exemplo: 180(1.80) dividido por 4 = 45 (45cm)

basta saber aproximadamente a altura do personagem na vida real.

demorei p aprender medir escala, as pessoas sempre me ensinavam da forma mais complicada possível !shit
Não fui na infância como os outros, e nunca vi como os outros viam, Tudo o que amei, amei sozinho.
Avatar de usuário
Diogo_Silva
Peça de BAF
 
Mensagens: 42
Data de registro: 05 Out 2016, 12:40

Re: Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor Diogo_Silva em 06 Nov 2016, 11:20

ja medindo por polegadas eu ainda me enrolo todo...
Não fui na infância como os outros, e nunca vi como os outros viam, Tudo o que amei, amei sozinho.
Avatar de usuário
Diogo_Silva
Peça de BAF
 
Mensagens: 42
Data de registro: 05 Out 2016, 12:40

Re: Explicando Escalas e Tamanhos das Figuras

Mensagempor Ultron em 24 Jun 2021, 23:48

Achei legal esse infográfico

Imagem


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Avatar de usuário
Ultron
Figura Variante
 
Mensagens: 869
Data de registro: 12 Mar 2007, 17:19
Localização: São Paulo

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 1 visitante

cron
eXTReMe Tracker