Página 1 de 1

Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correios?

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 14:26
por nerdcore
Pessoal,

Estava conversando com um advogado amigo meu que é sócio no http://www.lardoconsumidor.com.br sobre algumas situações que tive de extravio e perdas de encomendas, principalmente questionando se valeria a pena brigar ou até mesmo se haveria alguma chance de sucesso. Ele me enviou um mega parecer, que acho que pode animar alguns colegas aqui do forum com casos bizarros de extravio a também correr atrás do prejuízo.

Problemas de comunicação entre os Correios e seus clientes – Compras no Exterior

Saiba mais sobre seus direitos fazendo uma consulta em http://www.lardoconsumidor.com.br

Em primeiro lugar, é importante verificar que os Correios estão submetidos às regras do Código de Defesa do Consumidor em sua relação com os clientes:

“RESPONSABILIDADE CIVIL. EXTRAVIO DE ENCOMENDA. ECT. DANOS MATERIAIS E MORAIS. Comprovado que a postagem via SEDEX jamais chegou ao destino, fato nem sequer negado pela ECT, resta caracterizado o defeito na prestação do serviço. A chamada lei postal não afasta a aplicação do Código de Defesa do Consumidor”.
(AC 200851010135877, Desembargador Federal GUILHERME COUTO, TRF2 - SEXTA TURMA ESPECIALIZADA, E-DJF2R - Data::09/07/2013.)

Assim sendo, os princípios da transparência e eficácia na prestação de serviços encontram-se plenamente vigentes e de obrigatória obediência por parte dos Correios.


Ao que se verifica com certa frequência, no caso de compras no exterior, o produto adquirido, por ser tributado, chega aos Correios que, por sua vez, segundo obrigação contratual, devem comunicar ao consumidor que (a) a encomenda está retida e (b) ele deve ir a determinada agência pagar o imposto e retirar o produto.

Normalmente o destinatário tem 15 dias para retirar a mercadoria e caso não o faça a mesma é devolvida para o remetente.

Mas muitas vezes o comunicado do correio é entregue depois que o prazo já venceu ou, mesmo, nunca é entregue.

Diante dessa ocorrência, algumas situações ilícitas e danosas são verificadas:

1 - O produto se perde e o comprador sofre o prejuízo;

2 - O produto é devolvido e o comprador é reembolsado somente pelo valor da mercadoria;

3 - O produto é devolvido e o comprador é reembolsado completamente, mas o vendedor se recusa a enviar novamente o produto.

Para esse tipo de situação, portanto, cabível é o manejo de uma ação de indenização para responsabilizar os Correios:

a) no caso do item nº 1 acima, responsabilizando-o por danos materiais, referentes ao valor do produto e frete e por danos morais, diante dos transtornos causados;

b) no caso do item nº 2 acima, responsabilizando-o por danos materiais, referentes ao valor do frete e por danos morais, diante dos transtornos causados;

c) no caso do item nº 3 acima, responsabilizando-o por danos morais diante dos transtornos causados.

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 14:50
por andreyzão
Já estou dando como perdidas 2 encomendas minhas no ebay... (desde novembro/13)... uma sem rastreamento que vem da inglaterra e outra que estava parada desde 6/12/13 na receita federal de curitiba e até agora nada. Mais de 200 reais de preju.


Taí minha assinatura, pra dizer sempre o que penso dessa "instituição".

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 15:06
por nerdcore
Andreyzão.

Acho interessante levar seu caso para conhecimento do Lar do Consumidor, eles vão te orientar. Meu amigo informou que estão realizando consultas de graça no mês de janeiro. Só para você ter uma ideia, eu devo levar na justiça uma concessionária na qual comprei um carro há cinco anos, e agora resolver me colocar uma lista de spam de SMS. Vou processá-los por mau uso dos meus dados cadastrais.

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 15:09
por thiagodormaia
O grande problema da justiça brasileira é a morosidade dos processos.... isso desanima muito!!! Mas mesmo assim em caso de perdas, onde não se tem mais volta, acredito que seja válido sim!!!

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 15:16
por defender07
Sim, definitivamente vale a pena.
Mesmo quando a gente nao consegue nossos itens de volta é importante a gente NUNCA deixar quieto.
Se todo mundo dar dor de cabeça p eles quando houver extravios isso fará com que eles sejam forçados a melhorar suas políticas em relação a estes fatos.
Infelizmente para que as coisas funcionem no Brasil a gente tem que fazer algum barulho sempre.

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 15:19
por Velkan1979
Estou com a minha parada a 2 semanas e o pior que ficamos na agonia de saber se extraviou ou não.

É floridaaaaaaa !fuu

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 15:21
por nerdcore
thiagodormaia escreveu:O grande problema da justiça brasileira é a morosidade dos processos.... isso desanima muito!!! Mas mesmo assim em caso de perdas, onde não se tem mais volta, acredito que seja válido sim!!!


Nessa parte de pequenas causas / consumidor é bem mais rápido. Lógico que isso varia de cidade e estado. Falo por experiência própria.

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 15:26
por nerdcore
Velkan1979 escreveu:Estou com a minha parada a 2 semanas e o pior que ficamos na agonia de saber se extraviou ou não.

É floridaaaaaaa !fuu


Cara, acho que se tem rastreio, e você consegue ver é mais tranquilo.
Teve uma encomenda minha que foi passear em outra cidade, pelo rastreio fiquei no pé. Inclusive consegui o telefone da agencia para qual ela foi desviada e liguei lá.
Pena não ter guardado historico disso na época (print do rastreio, nome dos atendentes, recibo de entrega etc), pois só pela encheção de saco valeria a pena.

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 16:20
por Jaime Einloft
Código Atualizado
RCxxxxxxxxxCN 17/01/2014 17:02
LZxxxxxxxxxUS 10/01/2014 12:01
LZxxxxxxxxxUS 03/01/2014 17:08
LZxxxxxxxxxUS 03/01/2014 17:07
LZxxxxxxxxxUS 20/12/2013 11:07
RBxxxxxxxxxHK 19/12/2013 18:05
RBxxxxxxxxxCN 23/11/2013 05:00
LZxxxxxxxxxxUS 11/11/2013 09:47

Tenho SOMENTE essas, TODAS de novembro. A última nem entrada no Brasil deu ainda. !okay

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 16:49
por Chainsaw76
Jaime Einloft escreveu:Tenho SOMENTE essas, TODAS de novembro. A última nem entrada no Brasil deu ainda. !okay

Também tenho 5 encomendas encalhadas, sendo 3 paradas na receita desde outubro e uma também de outubro que ainda não deu entrada no Brasil. :?

Enquanto a situação não mudar, só encomendo via priority agora. :|

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 17:09
por El Ferroso
Só uso Priority agora, e tem dado tudo certo. E tudo tem chegado aqui sem impostos.

Por outro lado eu tenho um Ghost Rider Marvel Legends S3 postado no dia 27/12/2012, via First Class, que nunca tive notícia.

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 17:44
por gregio
O problema é quando não tem rastreio mesmo. Nos quase 10 anos que eu compro de fora, até hoje só tinha 2 caixas "sumidas". Ambas não tinham tracking. Não sei se isso mudou mas na época eu acho que não tinha mesmo (não que os gringos não passassem). Tanto que até as lojas virtuais comentam que o First Class não é rastreável. A chance de dar merda é grande.
Hoje em dia eu só uso Priority pela segurança e pela certeza de que chegará rápido. Ainda assim, tive um Priority do dia 02 de dezembro que está chegando amanhã só.

Eu não sei até onde isto está certo mas parece que até o momento em que o pacote chegar na sua mão, ele é de responsabilidade do remetente. Não sei se isso é uma regra internacional ou só vale aqui. Mas o que eu vejo é que todos os meus Priority esse ano estavam segurados, mesmo sem eu pedir nem nunca ter tocado no assunto. Não sei se é por proteção do vendedor no Ebay, zelo ou obrigação. Mas ao menos eu sei que, se der algum problema, seja onde for, estão sempre segurados.
E não pensem que é só aqui que isso acontece não. Tem muito roubo lá fora também, de caixa nunca nem chegar a entrar no avião.

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 18:39
por nerdcore
Eu recomendo muito fazerem suas consultas no Lar do Consumidor.
Esse mês meu amigo disse que está de graça, enquanto normalmente eles cobram um tarifa de 100,00 para fazer uma análise do caso e aconselhamento jurídico. O pior que pode acontecer, é um advogado analisar o seu caso e falar que você não tem direito, mas como podem ver na análise que ele me envivou, a maior parte das situações temos sim margem para brigar e correr atrás.

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 23 Jan 2014, 20:25
por luiz paulo martins
A unidade de Curitiba da Receita esta super lotada (saiu uma reportagem a respeito)... Esta tudo atrasado... Estou com uma encomenda desde de 18/11 paradinha...

Re: Extravio de Encomendas - Vale a pena processar os correi

MensagemEnviado: 27 Jan 2014, 09:03
por nerdcore
luiz paulo martins escreveu:A unidade de Curitiba da Receita esta super lotada (saiu uma reportagem a respeito)... Esta tudo atrasado... Estou com uma encomenda desde de 18/11 paradinha...


Creio que atrasos também possam ser passíveis de processo, principalmente se tiver um fator "emocional" por tras. Tipo, comprei em setembro um presente que era para dar de natal, e só chegou em fevereiro. Para não prejudicar meu afilhado/sobrinho/filho/neto/entiado etc. acabei comprando o mesmo produto pagando 10x mais cara aqui no brasil, agora, ainda tenho esse "encalhe".

O pronto central é que enquanto for mais barato para os correios fazerem um serviço de merda e pagarem um processinho aqui e acolá, vão continuar deste jeito, o dia que a conta ficar "cara demais", a equação inverte, e fica mais barato fazer um bom serviço.