logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Leia o que os nossos amigos colecionadores têm para nos dizer sobre o nosso hobby.

MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor Subby em 03 Out 2012, 20:02

Como muitos usuários já tiveram este problema, acredito que quase 100% do fórum, resolvi colocar abaixo um modelo para entrada de ação no Juizado Cível Especial, vulgo "Pequenas Causas".

Não tem custo nenhum e é relativamente simples.


___________________________________________________________________________________________________________________
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL – COMARCA DE SÃO PAULO – SP






FULANO DA SILVA SAURO, brasileiro, solteiro, colecionador de bunecrinhos ( profissão ), portador da cédula de identidade RG XX.XXX.XXX-X SSP/SP, expedida em xx / xx / xxxx, inscrito no CPF sob Nº XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliado a Rua dos Motucs Buchas, Nº XX, bairro Simbiontes Rules, São Paulo - SP, CEP XXXXX-XXX, vem mui respeitosamente a presença de Vossa Excelência propor:

AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MATERIAIS E MORAIS

Em face de

Safado Pilantra Trambiqueiro ( nome do acusado ), demais dados ignorados, residente e domiciliado na Rua XXXXXXXXXXXXXXXX ( todos os dados que você possuir do acusado ), pelos fatos e direitos a seguir aduzidos:

DOS FATOS:

=> Aqui você explica detalhadamente com suas palavras o ocorrido. Inclua o máximo de informações possíveis, como data, hora, item comprado, lugar onde comprou, valor do item comprado, e-mails ou mensagens trocadas com o pilantra, quantidade de vezes que entrou em contato com ele, testemunhas ( pode citar o nome das testemunhas com endereço, cpf e telefone ), etc.

Coloque também um relato com fator emocional, por exemplo: Há cerca de 1 ano vinha procurando por este item que comprei, apesar das dificuldades financeiras juntei o dinheiro aguardando uma oportunidade para concretizar este sonho, mas graças a ação de má fé do ( acusado ), vi este sonho se tornar em pesadelo. Foram incontáveis horas de preocupação pela perda do dinheiro e noites de sono perdidas tentando resolver esta situação da forma mais amigável possível, porém não obtive sucesso e acabei me tornando uma pessoa mais estressada e descontando em pessoas que amo e nada tinham a ver com o problema...

DOS PEDIDOS:

POSTO ISTO, requer a V. Exa., após registrada e autuada a inicial, seja determianda a citação do Réu, no endereço indicado no preâmbulo, por carta registrada, permitindo-lhe tomar ciência dos termos ora deduzidos, podendo contestá-los, querendo, na forma e prazo legais, ficando desde logo admoestado que a ausência de defesa importará na presunção de aceitabilidade dos fatos ora articulados, que passarão a ser considerados verdadeiros, sem mais formalidades, aplicando a pena de revelia, devendo a ação ser julgada procedente para condenar o réu ao pagamento dos danos materiais e morais que deverão ser fixados por este douto juízo.

DO VALOR DA CAUSA:

Dá-se à causa, para efeitos fiscais, o valor de R$ XX,XX (escreva por extenso o valor ) conforme o comprovante de depósito em anexo e R$ XX,XX referentes aos danos morais claramente sofridos. ( O valor dos danos morais pode ser algo tipo 100% o valor do calote, se você perdeu 50,00 então peça mais 50,00 de danos morais por exemplo no caso de pessoa física. Se for contra empresa, pode pedir valores de 5 ou 10 mil reais ).

São Paulo, 03 de Outubro de 2012
FULANO DA SILVA SAURO
___________________________________________________________________________________________________________________

Junto a isto, coloque uma cópia de seu RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de pagamento do item, E-mails e Mensagens trocadas, Cópia de seu extrato constando o débito do valor do item, etc. A maior quantidade de "provas" possíveis.
Caso você tenha feito ligações interurbanas, coloque também uma cópia da conta de telefone e o valor das ligações somadas também poderá ser adicionado ao VALOR DA CAUSA.
Imprima tudo e leve em duas cópias. Geralmente o Juizado Cível Especial fica perto do Fórum, basta se informar. Você pode acompanhar o andamento da ação através da Internet.

O acusado será chamado para comparecer no Fórum onde a ação teve entrada, ou seja, se o cara é da Bahia, ele terá que vir para São Paulo.
O acusado será chamado para comparecer até duas vezes, caso ele falte na primeira. Se ele faltar na duas chamadas, a causa será dada como ganha e o Juiz mandará que seja realizada a penhora ou imediato pagamento da dívida sob penas da lei caso não seja cumprida. Se você, autor da ação, faltar na primeira chamada, a causa será encerrada ( perdida ).
Na primeira audiência, haverá um "conciliador" que tentará resolver a questão com um acordo entre ambas as partes, caso você diga: "não quero acordo, quero todo o dinheiro de volta e mais os danos morais" ou o acusado diga: "não vou pagar nada", então irá para uma segunda e definitiva audiência com o Juiz, onde a sentença será final. 90% acabam no acordo sem ir para o Juiz.

OUTRA DICA:


Quando comprarem algum item seja de outro usuário ou Mercado Livre e não utilizarem ferramentas terceirizadas para pagamento como o paypal, mercado pago, pagamento digital, etc, SEMPRE peçam um número de telefone fixo e endereço antes de realizarem um depósito. Quanto mais dados do vendedor, mais fácil para recuperar o dinheiro em um caso desses. Caso o mesmo se negue a passar tais informações, não continue a negociação.

Casos como o deste Mugão e do André Captare, poderão ser facilmente resolvidos desta forma.

Moderação, se julgarem este tópico como ajuda, peço por favor que o fixem. Obrigado!
Editado pela última vez por Subby em 12 Nov 2015, 15:46, no total de 5 vez
Avatar de usuário
Subby
Figura Chase
 
Mensagens: 3677
Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35
Localização: Planeta dos Simbiontes

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor Crawler em 03 Out 2012, 20:18

Tópico excelente! =D> Obrigado, Subby!
Alguém tem o endereço da Marcela Correia de Souza, vulgo A7TOYS, no MercadoLivre?
Vou denunciar essa bandida, só que não tenho o endereço dela. Podem, me ajudar?
Tenho nome, CPF e dados bancários...
Minhas Recomendações: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=17891
Avatar de usuário
Crawler
Figura Loose
 
Mensagens: 382
Data de registro: 20 Set 2011, 16:46
Localização: Sete Lagoas - MG

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor THUNDERTOYS em 03 Out 2012, 20:25

esse A7TOYS é o mesmo JLCD se não me engano. que atuava no mercadolivre um pilantra só....depois de muitas denuncias ele foi expulso de lá e criou outro perfil..
ACTION NA VEIA....
http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=14614
Avatar de usuário
THUNDERTOYS
Figura Loose
 
Mensagens: 451
Data de registro: 16 Ago 2008, 21:09
Localização: São Paulo

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor lord_rayden em 03 Out 2012, 20:37

Como advogado, recomendo que procurem um advogado.

Já fui chamado pra "salvar" pessoas que entraram com processo sem advogado, elas mesmo fazendo a inicial e depois foi complicado pra reverter a coisa, pois detalhes bobos não foram observados.

Mas sei que vão me tacar pedra mesmo, pq afinal, advogado não presta (só quando você ta precisando).
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
Avatar de usuário
lord_rayden
Figura Chase
 
Mensagens: 3101
Data de registro: 05 Mar 2012, 00:40
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor ONIMBODE em 03 Out 2012, 20:38

=D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
“Si vis pacem, para bellum”
Avatar de usuário
ONIMBODE
Figura Variante
 
Mensagens: 924
Data de registro: 31 Jul 2008, 12:22
Localização: Cabo Frio, RJ

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor lord_rayden em 03 Out 2012, 20:40

Subby escreveu:O acusado será chamado para comparecer no Fórum onde a ação teve entrada, ou seja, se o cara é da Bahia, ele terá que vir para São Paulo.
O acusado será chamado para comparecer até duas vezes, caso ele falte na primeira. Se ele faltar na duas chamadas, a causa será dada como ganha e o Juiz mandará que seja realizada a penhora ou imediato pagamento da dívida sob penas da lei caso não seja cumprida. Se você, autor da ação, faltar na primeira chamada, a causa será encerrada ( perdida ).
Na primeira audiência, haverá um "conciliador" que tentará resolver a questão com um acordo entre ambas as partes, caso você diga: "não quero acordo, quero todo o dinheiro de volta e mais os danos morais" ou o acusado diga: "não vou pagar nada", então irá para uma segunda e definitiva audiência com o Juiz, onde a sentença será final. 90% acabam no acordo sem ir para o Juiz.


Subby, só tem um probleminha aqui. Tá escrito que se o cara faltar na 1ª vez, vai ser chamado denovo. Não é assim. Se ele tiver sido intimado e existir prova no processo que ele recebeu a citação (uma certidão do oficial de justiça ou retorno do AR da correspondência), JÁ ERA, revelia nele. O juiz julga o processo no estado que está, ou seja, considerando como verdadeiros os fatos que foram alegados por você, como se, na prática, o réu confessasse que tudo é verdade e ele não quer se defender.

Assim, se alguém for à audiência sozinho (sem advogado) e o conciliador disser que tem que remarcar a audiência pq o réu não compareceu, perguntem se ele foi citado e se ele tiver sido, não aceitem remarcar a audiência, digam que querem a produção dos efeitos da REVELIA, julgando-se o processo no estado em que se encontra.
Editado pela última vez por lord_rayden em 03 Out 2012, 20:47, num total de 1 vezes
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
Avatar de usuário
lord_rayden
Figura Chase
 
Mensagens: 3101
Data de registro: 05 Mar 2012, 00:40
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor Sidney-SSS em 03 Out 2012, 20:42

Muito atencioso da sua parte Subby , valeu pela postagem =D>

Vou Salvar esse post pra eternidade aqui
Eu nunca fiquei amigo de ninguém bebendo leite !
Avatar de usuário
Sidney-SSS
Figura Exclusiva
 
Mensagens: 2134
Data de registro: 28 Dez 2009, 00:15
Localização: Santos - SP

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor Punky em 03 Out 2012, 20:46

Pequenas Causas serve pra processar namorado japonês né?
Avatar de usuário
Punky
Menina Maluquinha
 
Mensagens: 1686
Data de registro: 13 Nov 2009, 20:55
Localização: USS Enterprise-D

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor Ereinor em 03 Out 2012, 20:51

Cara excelente iniciativa. Vou guardar o modelo pois apesar de ainda não ter passado por isso com certeza minha vez ainda vai chegar. É a sina de quem coleciona!
Avatar de usuário
Ereinor
Figura Customizada
 
Mensagens: 1793
Data de registro: 09 Ago 2009, 13:03

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor piferst em 03 Out 2012, 20:54

Punky escreveu:Pequenas Causas serve pra processar namorado japonês né?

!spiderman
Veja minhas fotinhas de bonecrinhos em: piferst.wordpress.com
Avatar de usuário
piferst
Moderador Caçador
 
Mensagens: 9500
Data de registro: 11 Ago 2008, 17:28
Localização: Joinville - SC

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor Subby em 03 Out 2012, 21:44

lord_rayden escreveu:Subby, só tem um probleminha aqui. Tá escrito que se o cara faltar na 1ª vez, vai ser chamado denovo. Não é assim. Se ele tiver sido intimado e existir prova no processo que ele recebeu a citação (uma certidão do oficial de justiça ou retorno do AR da correspondência), JÁ ERA, revelia nele. O juiz julga o processo no estado que está, ou seja, considerando como verdadeiros os fatos que foram alegados por você, como se, na prática, o réu confessasse que tudo é verdade e ele não quer se defender.

Assim, se alguém for à audiência sozinho (sem advogado) e o conciliador disser que tem que remarcar a audiência pq o réu não compareceu, perguntem se ele foi citado e se ele tiver sido, não aceitem remarcar a audiência, digam que querem a produção dos efeitos da REVELIA, julgando-se o processo no estado em que se encontra.



Valeu lord! Quanto mais informações, melhor. Como não sou da área, toda ajuda especializada é bem-vinda.

Não leva a mal cara, mas eu particularmente tenho uma péssima experiência com advogados. E neste caso de valores pequenos, por experiência própria, vi resultados mais rápidos e satisfatórios sem a intervenção de advogados. O que me deixa um pouco chateado também é saber que existem esses profissionais frequentando o fórum mas quando vêem vários usuários com dúvidas e pedindo ajuda, não se propõe a ajudar. Estou generalizando, nada contra alguém em específico.
Avatar de usuário
Subby
Figura Chase
 
Mensagens: 3677
Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35
Localização: Planeta dos Simbiontes

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor lord_rayden em 03 Out 2012, 21:52

Poisé, estou a disposição, quem quiser alguma ajuda, só falar.

Não só os vendedores, mas também o nosso serviço de correspondência tem responsabilidades.

Já consegui R$ 1.000,00 pelo fato de uma encomenda por sedex ter chegado com 2 dias de atraso.
██ TOPICO DA COLEÇÃO: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=19846 ██
Avatar de usuário
lord_rayden
Figura Chase
 
Mensagens: 3101
Data de registro: 05 Mar 2012, 00:40
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor Teteeeeu em 03 Out 2012, 22:45

Crawler escreveu:Tópico excelente! =D> Obrigado, Subby!
Alguém tem o endereço da Marcela Correia de Souza, vulgo A7TOYS, no MercadoLivre?
Vou denunciar essa bandida, só que não tenho o endereço dela. Podem, me ajudar?
Tenho nome, CPF e dados bancários...



Parabens mesmo !


Cara cria uma porra de uma conta falsa, pega e compra algo dela e dai vc recebe os dados. Não sei se o endereço vem, mas geralmente o telefone vem e se for fixo da pra ver o endereço pela lista telefonica.
Avatar de usuário
Teteeeeu
Figura Variante
 
Mensagens: 1192
Data de registro: 04 Mai 2010, 13:40
Localização: Itabuna - BA / Pelotas - RS

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor ctrama em 03 Out 2012, 23:00

Subby, parabéns pela iniciativa! Acredito que muitos já passaram por isso e, por desconhecimento do funcionamento dos processos na Justiça - sendo que esse é relativamente simples - acabaram não indo atrás, portanto, sua iniciativa é um incentivo para todos reclamarem seus direitos!

=D>
Avatar de usuário
ctrama
Peça de BAF
 
Mensagens: 92
Data de registro: 28 Jun 2012, 02:17
Localização: São Paulo

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor primodido em 03 Out 2012, 23:37

Parabéns Subby pela iniciativa.
Minhas Recomendações:
http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=9160
Avatar de usuário
primodido
Anunciante
 
Mensagens: 1073
Data de registro: 24 Ago 2008, 17:19
Localização: Curitiba - Pr

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor rodso2 em 03 Out 2012, 23:56

Ótimo guia. Que usem sabiamente.
rodso2
Figura Variante
 
Mensagens: 1247
Data de registro: 25 Out 2006, 08:35
Localização: Curitiba

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor Luiz Wan em 04 Out 2012, 00:00

Boas observações do Lord Rayden. Também sou advogado e acho bom também dizer que é importante que o próprio autor mencione, no valor da causa, quanto pretende de dano moral. Esse valor é muito relativo, pois o juiz vai levar em conta se o fato realmente causou angústia, transtorno e problemas emocionais para o autor. Poucas vezes vi um juiz dar mais de 5 mil reais pelos danos morais, em juizados especiais, mas pode acontecer.

Aliás, é importante lembrar que o valor máximo de uma causa nos juizados especiais é de 40 salários mínimos (até 20 salários não precisa de advogado). Mas, assim como o Lord Rayden disse, recomendo usar os serviços de um advogado, por um motivo muito simples: ele vai te orientar melhor na audiência de conciliação e também na instrução. Além disso, se você vai sem advogado e o réu leva um, a chance do réu se dar bem é maior, pois ele vai estar mais bem assessorado, já que o advogado conhece melhor o funcionamento da audiência.
Figura de ação é como salgadinho de festa de aniversário: no início, você diz que vai pegar um só.
Avatar de usuário
Luiz Wan
Figura Variante
 
Mensagens: 1283
Data de registro: 02 Ago 2008, 21:58
Localização: Manaus - Am

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor cgrillo em 04 Out 2012, 00:11

Ainda bem que nunca tive problemas do tipo. Mas o tópico é muito útil.
Avatar de usuário
cgrillo
Peça de BAF
 
Mensagens: 45
Data de registro: 29 Mar 2010, 17:46
Localização: Jaraguá do sul - SC

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor SweetTooth em 04 Out 2012, 00:48

Ereinor escreveu:Cara excelente iniciativa. Vou guardar o modelo pois apesar de ainda não ter passado por isso com certeza minha vez ainda vai chegar. É a sina de quem coleciona!


eita eu prefiro akreditar que minha hora nunk vai chegar hehe !shit e parabénZ Subby =D>
acho que vou partir para os "elegantes" agora...
Avatar de usuário
SweetTooth
Figura Loose
 
Mensagens: 403
Data de registro: 23 Fev 2012, 18:25

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor mauri em 04 Out 2012, 00:53

!notbad2 , Adorei a parte do motuc !bwahaha !coolface
Avatar de usuário
mauri
Figura Loose
 
Mensagens: 108
Data de registro: 09 Mar 2012, 01:38
Localização: Nova cantu - PR

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor joao.vitor2007 em 04 Out 2012, 00:58

lord_rayden escreveu:Poisé, estou a disposição, quem quiser alguma ajuda, só falar.

Não só os vendedores, mas também o nosso serviço de correspondência tem responsabilidades.

Já consegui R$ 1.000,00 pelo fato de uma encomenda por sedex ter chegado com 2 dias de atraso.


R$ 1000.00 pelo atraso???? !fudeu

Vish, podia estar rico agora ! !mother
Avatar de usuário
joao.vitor2007
Figura Loose
 
Mensagens: 256
Data de registro: 06 Dez 2007, 01:02

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor gabriel_ferlim7 em 04 Out 2012, 01:53

galera obrigado pelo apoio !!!! vou resolver essa parada custe oque custar!!! demore oque demorar irei resolver isso !!!
abrigado Subby, lord_rayden, primodido, Luiz Wan, afro ( marcelo), Pernizila, krueger01 e os demais membros que estão apoiando!! obrigado mesmo!!!!
estou muito grato pela ajuda !!!
Avatar de usuário
gabriel_ferlim7
Peça de BAF
 
Mensagens: 47
Data de registro: 09 Abr 2012, 20:01
Localização: brasil, estado de são paulo, ribeirão preto

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor leehomer em 04 Out 2012, 09:55

Crawler escreveu:Tópico excelente! =D> Obrigado, Subby!
Alguém tem o endereço da Marcela Correia de Souza, vulgo A7TOYS, no MercadoLivre?
Vou denunciar essa bandida, só que não tenho o endereço dela. Podem, me ajudar?
Tenho nome, CPF e dados bancários...


Poxa então levei sorte, pq comprei uma figura e veio rapidaço e sem problemas, paguei por MP......
Qual foi o acontecido? vlw
"A vida é desenhar sem borracha"
Avatar de usuário
leehomer
Figura Variante
 
Mensagens: 715
Data de registro: 01 Jul 2010, 18:39
Localização: mordor

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Causas)

Mensagempor Crawler em 04 Out 2012, 13:05

Teteeeeu escreveu:
Crawler escreveu:Tópico excelente! =D> Obrigado, Subby!
Alguém tem o endereço da Marcela Correia de Souza, vulgo A7TOYS, no MercadoLivre?
Vou denunciar essa bandida, só que não tenho o endereço dela. Podem, me ajudar?
Tenho nome, CPF e dados bancários...


Cara cria uma porra de uma conta falsa, pega e compra algo dela e dai vc recebe os dados. Não sei se o endereço vem, mas geralmente o telefone vem e se for fixo da pra ver o endereço pela lista telefonica.


Então, Teteu. Não dá! O Mercado Livre só informa nome, telefone e cidade. O dela é celular...
Só tenho esses dados dela:

Marcela Correia de Souza
CPF: 299.571.938-30
Telefone: (62) 8253-6916

Dados bancários:
Banco Bradesco
AG: 3345 (Agência do Buriti Shopping em Aparecida de Goiânia)
C/C: 0010090-0

Alguém de Goiânia, consegue ligar pra ela e falar que quer conhecer a loja dela e pegar o endereço pra mim?
Minhas Recomendações: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=17891
Avatar de usuário
Crawler
Figura Loose
 
Mensagens: 382
Data de registro: 20 Set 2011, 16:46
Localização: Sete Lagoas - MG

Re: MODELO para Ação no Juizado Cível Especial (Pequenas Cau

Mensagempor Subby em 12 Nov 2015, 15:45

Galera, só dando um up porque muita gente esquece disso.
Avatar de usuário
Subby
Figura Chase
 
Mensagens: 3677
Data de registro: 16 Ago 2011, 17:35
Localização: Planeta dos Simbiontes

Próximo

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 5 visitantes

eXTReMe Tracker