logomarca Figuras de Ação
1º site de figuras de ação do Brasil

[TÓPICO OFICIAL] - Como tirar fotos?

Mostre-nos sua coleção!

[TÓPICO OFICIAL] - Como tirar fotos?

Mensagempor |Azrael| em 11 Ago 2007, 13:27

Pra começar, achei esse o local adequado pra postar, ja que todos postam as fotos aqui, mas nao for podem mover ^^

Tive a seguinte ideia: Todos nós adoramos tirar fotos das nossas coleções para mostrar aos amigos do forum. Acontece que mta gente (inclusive eu), sabe tanto de fotografia qto de fisica quantica. Dentro dos topicos, tem varias dicas de como tirar fotos boas, mas ta tudo espalhado.

É ae que entra minha sugestão: Vamos criar um Topico Oficial com dicas de fotos? Assim, concentramos tudo em um unico local e os usuarios que manjam do assunto podem ir ajudando os outros!

Tudo bem, mtos podem falar: "po, que folgados, vao no google aprender como se usa uma camera", mas tirar fotos dos AF's tem toda uma técnica especial nao? :lol:

Abraços!
Let's put a SMILE on that face!!!
Avatar de usuário
|Azrael|
Figura Variante
 
Mensagens: 833
Data de registro: 17 Fev 2007, 19:30
Localização: Bateria de OA

Mensagempor Heeeellboy em 11 Ago 2007, 13:46

Legal o topico,

Cara, eu nao manjo muito de foto, mas tive aulas na facul e sei o basico soh. O que eu faço pra tentar tirar uma foto legal eh prestar atenção na luz e no enquadramento. Isso jah da uma diferença boa pro resultado final.

Tb, depois que tiro a foto, dou uma mexida no photoshop pra acertar a questão de cor, essas coisas.

Bom, sei la se ajudei, maas..hehehe

Qualquer coisa eh soh perguntar q eu tento ajudar.

Um abraço.
Heeeellboy
 

Mensagempor Giovani em 11 Ago 2007, 14:48

Otimo topico! Mudei o titulo para "oficial" e fixei.
Bem, eu nao sou um expert em fotos mas vou citar algumas coisas básicas que sei:

1- Equipamento: nao adianta ser um fotografo de outro mundo se a camera nao ajuda! Voce nunca vai conseguir fotos boa com um celular (a maioria) ou com uma camera xing ling da vida. Recomendo as camera Nikon e Canon em primeiro lugar e depois a Sony (é so uma preferencia pessoal). Também nao adianta comprar qualquer camera, nao precisa comprar uma profissional, mas existe os modelos "home" mas com um nivel melhor.

2- Luz: luz é tudo pra foto! Evite tirar fotos em ambientes escuros, ou com pouca iluminação. Se tiver que usar flash, evite de tirar fotos de perto, pois "estoura" a foto, fica tudo branco.

3- Modo Macro: acho que toda camera q se preze tem o modo macro, ou seja, aquele simbolo de "flor" que é um botao ou uma alavanca. Esse modo permite tirar foto a 10 CM das figuras, fazendo com que os detalhes sejam valorizados.

4- Foco: nas cameras da Canon, tem a opcao autofocus, que vc fixa o foco em alguma parte e depois de fixado vc pode mover a camera. É muito util para quando vc quer tirar foto de algo em segundo plano.

5- Photoshop: aqui um item importante! Nao adianta so tirar a foto, tem q saber regular os niveis de cores, e quando necessario, aplicar alguns filtros de nitidez.

Bem, basicamente é isso o que faço.
Minhas recomendações: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=3250
Avatar de usuário
Giovani
Sysadmin
 
Mensagens: 429
Data de registro: 31 Jul 2006, 23:09
Localização: Natal, RN

Mensagempor DD 1984 em 11 Ago 2007, 14:59

Uma boa pra fazer esse tipo de foto, chamada STILL, é usar um tripé no intuito de evitar a foto tremida... pra digitais mesmo há minis tripés bem baratos.
"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Mensagempor Tio Gabriel em 11 Ago 2007, 15:01

Eu sempre tiro as fotos correndo, na pressa, ao lado do computador mesmo.

Mas arrumar um fundinho bacana já ajuda bem!
Gervinho Rules! <- viram q eu não acessava aqui desde a època da copa???
Avatar de usuário
Tio Gabriel
EMO
 
Mensagens: 1349
Data de registro: 01 Ago 2006, 09:42
Localização: Sodor Island

Mensagempor DD 1984 em 11 Ago 2007, 15:20

Tutorial de fotografia macro que tinha guardado na máquina! Faz tempo que tenho, não lembro de qual site tirei, tinha também sobre a regra dos terços.

O que preciso saber sobre fotografias macro?

Se alguma vez você já quis tirar uma foto de algo intrigante, ou até capturar um sorriso no rosto de uma criança, você pode beneficiar-se muito do uso correto da câmera para fotos em close. Existe uma arte por trás deste processo, que não é difícil de se aprender. Ao seguir estes cinco simples passos você será capaz de capturar o mais simples detalhe no momento certo.

Primeiro Passo - As opções de sua câmera

Muitas câmeras no mercado hoje em dia já vem com um sistema de fotos macro embutido. Consulte o manual do usuário caso não esteja seguro da existência desta opção em sua câmera. Caso ela possua, ótimo! Você está pronto pra começar.

Segundo Passo - A profundidade do campo

Muitas fotos em close tendem a ficar "embaçadas" (ou borradas) em certas áreas. Isto acontece devido a falta de profundidade do campo.

O close perfeito tem uma profundidade do campo que fica metade atrás do objeto e metade à frente. Como fazer isso?

1. Não se aproxime do objeto além do absolutamente necessário.
2. Aumente a iluminação do objeto a fim de diminuir a abertura da lente.
3. Procure encontrar um ponto focal para a lente (que esteja no meio da foto), de frente para trás.
4. Se sua câmera permite selecionar a abertura, experimente selecionar uma pequena abertura.

Terceiro Passo - Selecionar um fundo apropriado

Ás vezes não é fácil, especialmente estando em ambientes externos. Entretanto um dos segredos de uma boa foto macro é a seleção de um fundo compatível com o objeto.

Assegure-se de haver considerado a cor e a reflexão quando escolher um fundo para sua foto. Uma cor neutra tem um efeito melhor, tal como cinza. Caso necessite usar preto, branco ou outra cor, preste atenção na textura de seu fundo. Por exemplo, um tecido macio, como veludo, não refletirá a luz como um quadro branco faria.

Quarto passo - A iluminação

A iluminação, como em todas as fotografias, é essencial para a fotografia macro. Ao selecionar a iluminação mais apropriada, considere o formato do objeto. Por exemplo, um objeto plano precisa de iluminação uniforme, enquanto objetos pequenos (baixos), ou com grandes detalhes, precisam de uma iluminação que os cruze ("atravesse") para que se obtenha todos os detalhes.

Experimente para ver se a luz direta trabalhará bem em sua foto, ou se ela seria melhor servida por uma luz mais suave ou difusa. A chave do sucesso da iluminação é experimentar. Apesar de levar algum tempo até acertar na iluminação, os resultados serão sem dúvida recompensadores.

Quinto passo - "To Flash or Not to Flash"

Usar o flash pode fazer muita diferença em sua foto. Usando um flash você pode aumentar a profundidade do campo e fazer sua abertura menor, o que aumentará a qualidade de sua foto.

É possível que o flash de sua câmera as vezes não seja suficiente. Você terá quer experimentar e procurar flashes portáteis se você decidir usar esta opção.

P.S: Caso queira brincar com cenários no Photoshop, é bom tirar as fotos com fundo infinito - chroma-key, fundo nas cores verde ou azul. Podendo ser com tecido, papel que forre o fundo e o chão do objeto.
"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Mensagempor Tio Gabriel em 11 Ago 2007, 15:30

nunca entendi porque tem que ser azul ou verde... por que essas cores, examatente?
Gervinho Rules! <- viram q eu não acessava aqui desde a època da copa???
Avatar de usuário
Tio Gabriel
EMO
 
Mensagens: 1349
Data de registro: 01 Ago 2006, 09:42
Localização: Sodor Island

Mensagempor DD 1984 em 11 Ago 2007, 15:38

gabrielgiordano escreveu:nunca entendi porque tem que ser azul ou verde... por que essas cores, examatente?

Porque na filmagem ou foto são considerados fundos de cor sólida; cores padrões facilmente anuláveis e substituíveis, no processo de montagem, ao qual chamaram essa técnica de Chroma-key ou Keying.
"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Mensagempor DD 1984 em 11 Ago 2007, 16:25

Regra dos terços:

Para usar, você deve mentalmente dividir o visor da câmera em nove quadros na hora de compor a imagem... em linhas tanto na horizontal quanto na vertical, produzindo uma grade 3x3. Depois é só colocar cada elemento nos pontos* (ou próximo deles) de ligação das linhas imaginárias, ou em cada terço da imagem delimitado por elas. Pronto, você estará criando uma foto em que seus elementos estarão distribuídos de forma regular e equilibrada. Esta é uma das mais importantes regras (ou diretrizes) na fotografia.

Imagem

*Pontos que as linham se interseccionam, chamamos de pontos de ouro ou também por pontos de interesse, são os pontos de maior impacto visual. Mas essa regra, não é uma obrigação do fotografo utiliza-la, pois o importante é o quanto criativa poderão sair suas fotos.
"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Mensagempor |Azrael| em 11 Ago 2007, 16:31

Regra dos terços:

Para usar, você deve mentalmente dividir o visor da câmera em nove quadros na hora de compor a imagem... em linhas tanto na horizontal quanto na vertical, produzindo uma grade 3x3. Depois é só colocar cada elemento nos pontos* (ou próximo deles) de ligação das linhas imaginárias, ou em cada terço da imagem delimitado por elas. Pronto, você estará criando uma foto em que seus elementos estarão distribuídos de forma regular e equilibrada. Esta é uma das mais importantes regras (ou diretrizes) na fotografia.


Caraca, preciso começar a usar isso!!!
Let's put a SMILE on that face!!!
Avatar de usuário
|Azrael|
Figura Variante
 
Mensagens: 833
Data de registro: 17 Fev 2007, 19:30
Localização: Bateria de OA

Mensagempor paulo_r em 11 Ago 2007, 16:47

alguem indica um excelente modelo de camera semi-pro?
"Se a vida lhe der as costas passe a mão na bunda dela"
Avatar de usuário
paulo_r
Peça de BAF
 
Mensagens: 34
Data de registro: 09 Abr 2007, 00:09
Localização: Rio de Janeiro

Mensagempor DD 1984 em 11 Ago 2007, 16:49

paulo_r escreveu:alguem indica um excelente modelo de camera semi-pro?

Depende a faixa de preço que procuras, megapixels.
Se eu tivesse com grana sobrando, comprava essa: http://www.digitalcenterpy.com/detalhes ... php?id=542
"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Mensagempor DD 1984 em 11 Ago 2007, 17:01

Uma amadora muito boa, é essa aqui: 7.2 DMC LZ7 Panasonic

Essas qualidades já são fodanchas:

# Resolução Efetiva: 7.2 Megapixels;
# Zoom Óptico: Zoom Óptico de 6x (Zoom Extra - Modo 3.0 MP - 9x);
# Tipo de Lente: Lente Lumix DC Vario Elmarit*.

* lente usada em LEICA.
"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Mensagempor Tio Gabriel em 11 Ago 2007, 19:25

num curto essas câmeras trambolhos, é um saco se vc cai passear, viajar... tem que ficar tomando conta, carregando....

sou muito mais as fininhas!!!!

http://www.digitalcenterpy.com/detalhes_produtos.php?id=1255
Gervinho Rules! <- viram q eu não acessava aqui desde a època da copa???
Avatar de usuário
Tio Gabriel
EMO
 
Mensagens: 1349
Data de registro: 01 Ago 2006, 09:42
Localização: Sodor Island

Mensagempor DD 1984 em 11 Ago 2007, 22:04

Pra quem pode investir numa semi-pro daquelas, mais outras objetivas e, tiver ainda um mini estúdio; vale muito a pena. Alias, eu lembro do estúdio que o Hugo estava montando era bem bacana... mas acho que ele desistiu.
"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Mensagempor Krockman em 12 Ago 2007, 01:18

Não conhecia essa regra que o Snake postou.
A minha cam é muito vagabunda, tenho que comprar uma cybershot.
Avatar de usuário
Krockman
Peça de BAF
 
Mensagens: 79
Data de registro: 02 Dez 2006, 14:31
Localização: São Paulo

Mensagempor Giovani em 21 Ago 2007, 15:57

Esse topico aqui também tem bastente dicas:

http://www.figurasdeacao.com.br/viewtopic.php?t=1597
Minhas recomendações: http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=3250
Avatar de usuário
Giovani
Sysadmin
 
Mensagens: 429
Data de registro: 31 Jul 2006, 23:09
Localização: Natal, RN

Mensagempor DD 1984 em 21 Ago 2007, 16:10

Desenterrou, achei que esse tópico tinha ido ao além. :lol:
"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Mensagempor MackDK em 15 Dez 2007, 16:41

Olá. Essa é a minha primeira mensagem no Fórum. Então é o seguinte: Comprei recentemente uma Canon PowerShot A570IS. Ela tem a capacidade de macrofoto a 5cm do objeto. Ainda estou aprendendo a usar, mas já posso dizer que estou me divertindo muito.

Uma coisa importante quando vou fotografar, principalmente uma figura igual ao Batman que tem um bocado de partes pretas é dar um banho na figura. Senão, a foto vai ficar assim:

Imagem


Conforme já foi comentado a Iluminação é muito importante, mas nada como ver a coisa feita:

Imagem

Dependendo do que se quer fazer, o Flash é uma boa opção. No caso do rosto do Batman, as àreas pretas ficaram legais, mas os olhos e o rosto foram apagados. Ainda não fiz nenhum teste com uma luz forte para direcionar as sombras, mas, pelo efeito do flash, suponho que ficaria bacana...

Para Montar o Cenário, costumo usar uma foto na tela do computador. Abaixo, o registro de um cenário montado. A foto da esquerda foi feita com flash...

Imagem

Posicionamos a figura...

Imagem

Depois, é só Focalizar. Nenhuma das fotos abaixo foi recortada. Elas ficaram assim mesmo:

Imagem
Imagem

Por fim, fiz uma nova Experiência Usando o Flash. O reflexo danificou o "cenário". Bom, aí tive de apelar para o Photoshop e fazer uns retoques. Depois, fiz umas experiências com a cor (só das àreas pretas do uniforme e do rosto). Um ajuste no canal amarelo recuperou um pouco o contorno dos labios do Batman. Deixei o uniforme com tom azulado, que é a iluminação usada nos quadrinhos. Na imagem seguinte, apenas removi um pouco a saturação:

Imagem

E é isso aí. Na minha opinião, para uma câmera amadora, dá pra se divertir um bocado com a PowerShot A570IS. Mesmo se for nas mãos de um fotógrafo também amador, como eu...
Att.

Mack
Editado pela última vez por MackDK em 15 Dez 2007, 17:37, num total de 1 vezes
MackDK
 

Mensagempor Afro em 15 Dez 2007, 17:24

Eu leio, releio, sigo as dicas e tento fazer tudo certo...mas as fotos continuam péssimas, quem não tem aptidão sofre mesmo.
Avatar de usuário
Afro
Moderador Daft Punk
 
Mensagens: 6692
Data de registro: 06 Mai 2007, 19:50
Localização: Ribeirão Preto-SP

Mensagempor MackDK em 15 Dez 2007, 18:56

Afro escreveu:Eu leio, releio, sigo as dicas e tento fazer tudo certo...mas as fotos continuam péssimas, quem não tem aptidão sofre mesmo.


"Homem de pequena fé!". Não perca as esperanças, Afro. Com minha câmera anterior, uma Kodak EasyShare C310, o máximo que eu conseguia era isso:

Imagem

Depois, com a Canon, mesmo nas primeiras tentativas, a qualidade já melhorou muito:

Imagem

A diferença está no tal recurso macrofoto.

Att.

Mack
MackDK
 

Mensagempor DD 1984 em 15 Dez 2007, 19:48

Afro escreveu:Eu leio, releio, sigo as dicas e tento fazer tudo certo...mas as fotos continuam péssimas, quem não tem aptidão sofre mesmo.

Não dissestes que estás sem câmera? :roll:
Se for com aquela IFUN nem Sebastião Salgado dá jeito.
"1j!|v|!7 |3|2[-4|< >< 5(_)|2|\/!\/0|2"
Avatar de usuário
DD 1984
Moderador Diamond Dog
 
Mensagens: 5053
Data de registro: 22 Out 2006, 02:16
Localização: \/39374'5 |D|_4|\|37

Mensagempor Mardio em 16 Dez 2007, 01:11

Afro escreveu:Eu leio, releio, sigo as dicas e tento fazer tudo certo...mas as fotos continuam péssimas, quem não tem aptidão sofre mesmo.

Eu tambem não sou um bom fotógrafo, mais me esforço tentando seguir as dicas do pessoal.
Eu rejeito a sua realidade e substituo pela minha. #wearegroot
Avatar de usuário
Mardio
Administrador
 
Mensagens: 6193
Data de registro: 02 Ago 2006, 12:17
Localização: Teresina-PI

Mensagempor Tio Gabriel em 16 Dez 2007, 07:56

E eu, que tiro com o celular??? :lol: - minhas fotos ficam toscas!

Ah, e parabéns pelo seu "review" fotográfico, arrasou!

Me diz uma coisa, onde eu descubro sobre os tipos de macro, qual a qualidade dele as cameras etc....
Gervinho Rules! <- viram q eu não acessava aqui desde a època da copa???
Avatar de usuário
Tio Gabriel
EMO
 
Mensagens: 1349
Data de registro: 01 Ago 2006, 09:42
Localização: Sodor Island

Mensagempor MackDK em 16 Dez 2007, 10:45

gabrielgiordano escreveu:
Me diz uma coisa, onde eu descubro sobre os tipos de macro, qual a qualidade dele as cameras etc....


Olá, Gabriel.

Quando eu estava decidindo o que comprar, procurei em várias fontes. A melhor que achei em português foi esta:

http://www.cameraversuscamera.com.br/fabr1.htm

E em inglês, esta:

http://www.imaging-resource.com/PRODS/A570IS/A570ISA.HTM

Neste segundo, clique na aba "Optics" para ver as imagens de teste com o Zoom e a Macrofoto. Para ver outras marcas e modelos, clique em "Camera Reviews".

Imagem

Espero que isto te ajude como me ajudou.


Att.

Mack
MackDK
 

Próximo

 


Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 10 visitantes

cron
eXTReMe Tracker