Dicas para um novato.

Leia o que os nossos amigos colecionadores têm para nos dizerem sobre o nosso hobby.

Moderadores: RodrigoSSJ, Afro, Muralha, Genjoke, Panthro, Coringa, Marx, Snake, Mardio

Dicas para um novato.

Mensagempor felipestoker em 16 Out 2009, 20:12

Olá pessoal, tudo bem?

Sou novato na área, quero começar a comprar minhas primeira figuras em ação, sem ser aquelas que custam R$ 1,99 que quebram apenas com o soar do vento.

Quero produto original, pois admiro o trabalho das produtoras. Quero saber qual é a melhor coleção para começar, uma barata, gosto bastante de DC e Marvel, mas sou bem versátil.

É isso aí.

Abraço para todos!
felipestoker
Peça de BAF

Data de registro: 14 Out 2009, 02:23

Re: Dicas para um novato.

Mensagempor tane motta em 16 Out 2009, 20:15

amigo , melhor lugar p comprar , aqui no fg mesmo e mercado livre
tane motta
Peça de BAF

Data de registro: 03 Mar 2009, 10:34

Mensagempor felipestoker em 16 Out 2009, 20:20

Muito obrigado.

Vou ver como comprar aqui. Já comprei via Mercado Livre, e obtive sucesso na prova, mesmo assim ainda tenho um pouco de receio.

Abraços!
felipestoker
Peça de BAF

Mensagempor guijacomo em 16 Out 2009, 20:26

Bom você basicamente pode seguir 2 caminhos:

1- Comprar tudo que você gosta, seja dc, marvel, filmes,etc,etc,etc sem se preocupar com foco

2- Pode escolher entre DC ou Marvel, ou filmes , ou seja ter um foco de coleção, procurando comprar sempre daquele tipo de figura

Depois de decidir o que vai fazer, tem que escolher uma linha, dai vai do gosto pessoal e monetario

Marvel é em geral mais barato, mas tem poucas figuras de real qualidade

DC é mais caro, mas tem nivel medio em figuras de qualidade ( não estou contando os dc direct)

Mcfarlane/NECA/SOTA.etc : Preço medio e acabamento excelente, em geral figuras de series e filmes mais para o underground.

Sideshow/hot toys/medicom,etc: Preço muito muito alto, mais acabamento impecável, figuras que geralmente se tem 1 ou 2 na coleção, não é bom pra quem quer comprar varias ao mesmo tempo

Espero que tenha ajudado em alguma coisa

Abraço
Light our darkest hour.
guijacomo
Figura Regular

Data de registro: 27 Out 2008, 17:33

Mensagempor The Legend em 16 Out 2009, 20:52

Como colecionador mais "experiente", eu tenho essas dicas para passar:

1-) COMPRE APENAS AQUILO QUE VOCÊ REALMENTE QUER.

Não se preocupe em ver a sua coleção ficar grande rapidamente! Quando você menos esperar, ela já estará enorme. E aí o espaço vai acabar. E a falta de espaço se tornará um problema. E você vai acabar se desfazendo de muita coisa que comprou por impulso ou que não queria tanto assim... Portanto, melhor comprar apenas aquilo que você realmente quer!

2-) NÃO EXAGERE NOS GASTOS

Nada de tornar o hobby uma fonte de dívidas. Defina o quanto você pode gastar por mês. Defina um limite. As vezes, colecionar pode se tornar uma armadilha: você vai comprando, comprando, comprando e, quando menos perceber, a fatura do seu cartão de crédito está astronômica.

3-) NÃO SEJA AFOBADO!

Não se iluda achando que, se você deixar passar um colecionável agora, não poderá comprá-lo mais tarde. Isso quase nunca acontece. Estátuas e figuras de ação são hobby, não formas de investimento. São muito raros os casos de colecionáveis que ficaram realmente raros e caros...

E tem mais: algumas empresas sempre relançam seus produtos, muitas vezes com diversas melhorias que a primeira versão não trazia. Portanto, não seja afobado! Tenha calma.

4-) TENHA FOCO!

Essa é uma das dicas mais importantes! Mantenha o foco! SEMPRE! Você não poderá comprar tudo o que existe. O espaço para expor a sua coleção e o seu bolso agradecem.

5-) FUJA DO MERCADO LIVRE

Não por que você pode tomar calote. Pelo contrário, 99% dos vendedores lá são muito idôneos. O problema do Mercado Livre são os preços que são praticados. Pesquise muito antes de comprar, mas evite ao máximo o Mercado Livre. Certamente você poderá ser "roubado".
Editado pela última vez por The Legend em 16 Out 2009, 20:59, num total de 1 vezes
Nerd to the bone
The Legend
Figura Regular

Data de registro: 15 Out 2009, 14:40

Mensagempor Rafael Prime em 16 Out 2009, 20:58

se vc quer uma barata p/ começar
acho q marvel legends, dc super heroes e dc universo são uma boa
da p/ encontra figuras com preços muito bacanas
mas é claro q em toda coleção tem as figuras raras q são bem caras
"AO INFINITO E ALEM"
Rafael Prime
Figura Variante

Data de registro: 10 Set 2007, 21:48

Mensagempor felipestoker em 16 Out 2009, 21:11

Pessoal, gostei muito desse forúm. Obrigado a todos os participantes que me ajudaram, mas mesmo assim espero mais opiniões.
Não se preocupem, não posso me afobar, pois tenho muitas contas para pagar no fim do mês, além de colecionar HQ's e livros.

Gosto bastante da DC, mas vou ver se acho algo aqui relacionado ao filme 300.

Abraço!
felipestoker
Peça de BAF

Mensagempor kabat em 16 Out 2009, 21:34

É como o pessoal falou, você tem que definir o seu escopo. Você mesmo tem que definir quais personagens e qual série/fabricante quer colecionar.
Por exemplo, sobre as figuras do filme 300 que você citou: existem as miniaturas mais em conta produzidas pela Neca e as mais caras produzidas pela Sideshow - a diferença de preço chega a mais de 10x. Provavelmente você vai escolher somente uma delas e começar a coleção.
kabat
Figura Variante

Data de registro: 10 Out 2007, 02:10

Mensagempor George em 17 Out 2009, 00:50

Eu sou um exemplo de quem se deu mal comprando figuras por impulso.
Já comecei umas 3 coleções diferentes, e parei.

(Espero que eu não desista dos g.i. joe agora)
George
Figura Loose

Data de registro: 28 Abr 2009, 23:09

Mensagempor The Legend em 17 Out 2009, 15:19

George escreveu:Eu sou um exemplo de quem se deu mal comprando figuras por impulso.

Pois é... Isso não acontece apenas com você. Todas as dicas que eu postei foram erros que eu mesmo cometi e aprendi com eles. A experiência faz esse tipo de coisas com a gente...

Já comprei muita coisa por impulso, já me endividei para comprar algum colecionável e não deixar a oportunidade passar achando que ficaria caro depois, já comprei coisas que eu nem queria tanto, apenas por que ficou bonito, já fui do meu foco e já paguei caro por colecionáveis por não pesquisar direito aonde comprar...
Nerd to the bone
The Legend
Figura Regular

Data de registro: 15 Out 2009, 14:40

Mensagempor scarpeli em 17 Out 2009, 16:00

Eu comecei com DC, mas ae foquei com as séries de músicos, que infelizmente não há mais novidades, agora comecei series de filmes...
mais no caso costumo separar cada estante com uma série, deixo as figuras de filmes junto com a estante onde ficam os dvds e os músicos perto dos cds, etc
As pessoas inventam estatísticas para provar qualquer coisa. 40% das pessoas sabem disso!
scarpeli
Figura Loose

Data de registro: 24 Abr 2009, 17:59

Mensagempor [Antonio] em 17 Out 2009, 16:13

Independente de qual coleção vc venha a começar , logo aparecerá outra , e outra , e outra.....eu já tive umas 10 coleções diferentes ....todas registradas em fotos e que tenho o maior respeitos por elas e tive prazer em ter.....hoje só tenho 2 coleções : Elvis Mcfarlane e Hot toys...
[Antonio]
Figura Variante

Data de registro: 12 Out 2007, 20:33

Mensagempor Panthro em 17 Out 2009, 16:28

Se quiser tenho a Rainha e o Corcunda do filme 300, e vai encontrar muitos outros nos classificados do forum, abs.
"No guts, no Glory!".(Galaxy Rangers)
Panthro
Moderador

Data de registro: 01 Ago 2006, 23:26

Mensagempor m4rc3low em 17 Out 2009, 16:46

Concordo com o que a galera falou ae: Manter o foco na coleção é fundamental!
Eu tb comecei comprando por impulso e fui comprando e comprando...quando me dei conta, não era aquilo que eu estava realmente querendo.
Um exemplo disso, foi a minha coleção de Legends! Comprei pq gostava dos X-men e figuras da Marvel, preços eram acessíveis e tals...
Mas, começou a me incomodar o fato deles parecerem brinquedo demais e eu procurava peças mais "realistas"! (obs.: não tenho nada contra quem coleciona legends, ok! tb acho as figuras bacanas e é uma questão de gosto de cada um. Eu só estou expondo os motivos da minha "mudança de foco" :D )
Resolvi vender todos os legends e focar nas figuras de filmes da Neca e Mcfarlane. E estou muito contente com as que eu tenho.
Agora resolvi entrar no mundo dos Hot Toys e, pelo visto, vou ficar investindo neles de agora em diante e parar - por um tempo - com os Neca e Mcfarlane.
Até pq os Hot Toys são caros e eu não tenho essa grana toda pra ficar investindo em 2 ou 3 coleções ao mesmo tempo. :|

Então é isso, cara. Não troque os pés pelas mãos, tenha um foco e muita calma antes de comprar. Se pesquisar bastante encontra figuras com preços muito interessantes. Aqui no fórum mesmo vc tem a prova disso.

Seja bem vindo ao fórum.
Minhas recomendações:
http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=48&t=9193
m4rc3low
Figura Variante

Data de registro: 22 Set 2008, 11:08

Mensagempor Man O War em 17 Out 2009, 17:11

Bem vindo brother. Como a galera já falou o lance principal é ter um foco. Compre o que você gosta e caso julgue possível/necessário vá abrindo o leque de peças a comprar.
Crom ri deste tópico do alto de sua montanha e diz; Glomulus é Rei!
Man O War
Figura Chase

Data de registro: 17 Mai 2008, 21:51

Mensagempor George em 17 Out 2009, 18:02

Mas, começou a me incomodar o fato deles parecerem brinquedo demais e eu procurava peças mais "realistas"! (obs.: não tenho nada contra quem coleciona legends, ok! tb acho as figuras bacanas e é uma questão de gosto de cada um. Eu só estou expondo os motivos da minha "mudança de foco" :D )

Ainda bem que você explicou, senão iriam armar um cavalo de batalha (vide tópico do iron man 3 3/4)
George
Figura Loose

Data de registro: 28 Abr 2009, 23:09

Mensagempor dangus em 18 Out 2009, 01:54

Amigo,
eu te aconselho diferente: vc ainda tem chances de sair..... :D

Mas se quiser entrar, responda apenas: o que mais te chama atenção?

Se for figuras de filmes, vá em frente nas coleções de NEca e afins.
Se for os GI Joes, embarque neles.
Se for Super Herói a coisa complica :) :
Tipo, se gostar de tamanho, tem de 9 cm, 13 cm, 17 cm e mais de 17 cm....

Aí é com vc :D

Abs
www.ligadosbonecos.com
dangus
Figura Loose

Data de registro: 05 Set 2006, 18:54

Mensagempor supekudx em 18 Out 2009, 02:37

Dica para um novato:
Não siga dicas a não ser esta (para não ficar contraditório, he, he, he).
Faça o que lhe der na telha e seja feliz!
Por mais conselhos que te dêem, somente a sua própria experiência te ensinará.
http://supekutorumandx.blogspot.com/
supekudx
Figura Regular

Data de registro: 09 Jul 2008, 16:15

Mensagempor felipestoker em 24 Out 2009, 22:32

Bom, comecei a uma pequena série de Star Wars, não veem a ser exatamente figuras em ação, são chaveiros, mas depois de terminar ela, vou começar a comprar as figuras em ação dessa série.
felipestoker
Peça de BAF

Mensagempor ALEINES em 25 Out 2009, 01:02

A minha dica é: Colecione o que te deixa feliz!! Além da minha coleção de AF´s tenho coleção de moedas e de Facas.

E seja bem vindo!!!
ALEINES
Figura Variante

Data de registro: 25 Jan 2007, 20:06

Mensagempor warlord em 25 Out 2009, 10:16

felipestoker escreveu:Bom, comecei a uma pequena série de Star Wars, não veem a ser exatamente figuras em ação, são chaveiros, mas depois de terminar ela, vou começar a comprar as figuras em ação dessa série.

Aí amigo beleza? Assim, como vc mesmo abriu o tópico pedindo ajuda de colecionadores mais experientes, me sinto na liberdade de fazer uma crítica construtiva, em relação ao seu último post. Vc já cometeu dois erros que os colegas te alertaram, primeiro vc perdeu o foco, já que vc memso disse ser fan de marvel e dc, depois se manifestou mais pra dc, e em seguida se manifestou falando que ia fazer a coleção do filme 300 ( de Esparta). Segundo é que parece que vc começou a comprar estes chaveiros por impulso mesmo, pelo que vc descreve, eu entendi isso, vc queria algo, pediu ajuda, e no final vc falou que tá comprando uma coisa nada haver...

Portanto cuidado, para nao cair nas armadilhas do consumismo, fala a voz da experiencia...
"We are the undefeated
We're here tonight to kick some goddamn ass"
warlord
Figura Variante

Data de registro: 02 Set 2008, 17:40

...

Mensagempor Lam em 25 Out 2009, 12:44

Segue minha sugestão:
1°) ESPAÇO:
Defina-o antes. Adianta nada você ter uma coleção imensa, toda amontoada, onde você tem que usar uma escada, por exemplo, para poder ver a figura lá impressada entre 500 outras. Existe o fator manutenção, porque poeira e sujeira estraga uma figura e uma boa arrumação facilita isso. Dividir sua coleção por tema, facilita muito também.

2°) FOCO:
Não compre tudo que está saindo, compre o que tem a ver com o seu gosto e prioridade. Afobação pode te levar a se desfazer de várias figuras futuramente, por falta de espaço ou até a deixa-la guardada. Sou totalmente contra figura lacrada, se é para comprar, que possa comprar.

3°) PRIORIDADE:
Compre o que está dentro das suas condições. Não faça dividas por causa de figuras. Estabeleça o que é importante na sua coleção ou não. Você pode muito bem comprar uma figura de R$1000.00, mas antes de gastar essa grana, analise se esse dinheiro lhe fará falta, se você gastá-lo realmente e se a figura em questão é muito importante para sua coleção.

Acho que pensando nesses 3 temas, você terá uma ótima coleção. Minha coleção é um pouco variada, mas focada em Lanterna Verde.

Já me desfiz de figuras fodas, para mim, por complicações que citei acima. Se eu tivesse planejado melhor anteriormente, minha coleção de Lanternas estaria melhor, porque algumas figuras importantes sumiram praticamente do mercado, porque havia decidido em comprar depois, para comprar figuras não tão prioritárias que eu achava legais.

Moral da história, me ferrei, porque deixei o "legal" na frente do "importante" e estou correndo atrás dessas figuras sumidas, que antes eram facéis e baratas de conseguir.

Dê uma olhada nos nossos Classificados, antes de se aventurar por sites de compras.
"Gosto é que nem braço, tem gente que não tem."
Lam
Figura Chase

Data de registro: 26 Jan 2008, 21:46

Mensagempor Sanches em 26 Out 2009, 17:02

O melhor lugar pra se conseguir figuras é o Ebay, na minha opinião. as vezes é possível conseguir figuras a preços mto bons, mas tem que saber lidar com um monte de coisas.
Pra começar, acho que o melhor é dar uma olhada nos classificados aqui do forum, sem medo. Pessoal aqui é em geral mto honesto e sério com as vendas, fora os preços que na maioria das vezes são mto bons.
eu sofro um pouco de falta de foco. Tenho varias coleções e sempre tenho vontade de começar novas. Ja me enrolei com empolgação consumista e a fatura do cartão chegou nas alturas...
Tem gente aqui que adora marvel legends, tem gente que odeia. Eu faço parte do primeiro grupo, e vou dizer que se vc gosta de marvel, nos classifcados daqui de vez em quando aparecem umas boas pechinchas.
Se gosta dessa escala menor (como as figuras do Star Wars) a coleção Marvel Universe pode ser ideal pra vc.
Reviews exclusivos -> http://plastified.blogspot.com
Sanches
Figura Variante

Data de registro: 03 Fev 2009, 23:30

Mensagempor Ultron em 26 Out 2009, 18:06

Bom, a minhas dicas são:

1) Escolha um tema: Cinema, Dc, Marvel, Star Wars, Smurfs...etc.

2) Pesquise o que já foi ou está sendo lançado. E aqui a dica é conhecer os nomes originais
dos personagens, em inglês, para vc poder pesquisar profundamente.
Por exemplo: Novos Titãs = Teen Titans / Mutano = Beast Boy

3) Quando vc achar alguma coisa legal, procure identificar o Fabricante e a série.
Por exemplo: Mattel e DC Universe. Hasbro e GI Joe 25th.

4) Escolha a linha que mais se encaixa no seu perfil, considerando o preço, escala,
nivel de detalhamento, etc.

5) Construa um Guia, pode ser uma planilha, com as figuras que já foram lançadas da linha.
Quanto mais informações, melhor: Nome da figura, fabricante, ano de fabricação, preço médio, etc.
Isso vai te dar uma visão geral do tamanho da coleção ou o tamanho da encrenca que vc vai entrar
seja em quantidade, seja em preço. Esse guia pode servir pra vc ir marcando o que vc já comprou.

6) Agora que vc tem um plano traçado, vamos as compras.
- Importante ter uma verba mensal para poder gastar, senão vc pode ter uma surpresa,
como já foi alertado pelos nosso colegas.
- Pesquisa é fundamental, no mercado interno vc tem o ML, o próprio forum, lojas nacionais que importam.
Agora se vc tem Cartão de Crédito Internacional aí o melhor caminho é o e-bay e as lojas
on line, aqui no forum tem um tópico que fala sobre isso.

7) Divirta-se muuuuito !!!!! :D
Ultron
Figura Loose

Data de registro: 12 Mar 2007, 18:19

Mensagempor felipestoker em 02 Nov 2009, 17:28

Muito obrigado pela ajuda pessoal.

Comprei minha primeira figura em ação, é a serie "DC Universe Infinire Heroes", o primeiro que adquiri foi o Arqueiro Verde (Oliver Queen), achei muito interessante essa série, também estou colecionando pequenos chaveiros de Star Wars, a nova série de chaveiros que está saindo.

Paquei R$ 27,00 pelo Arqueiro Verde, paguei um bom preço?

Imagem
felipestoker
Peça de BAF

Próximo

Retornar para Dicas de Colecionadores