por Hal Jordan em 20 Set 2010, 02:18
Bom, vi o filme hoje. Devo dizer que (na minha opinião), se não for o melhor, é um dos melhores filmes de RE, dentre os 4 já lançados.
Por causa dos comentários aqui e da falta da Jill desde o 3º, fui ver com baixa expectativa. E me surpreendi bonito, vibrando pacas com o resultado final!
Daqui em diante, vou fazer uma breve análise do filme, então, nem precisava avisar:
TEM SPOILERS!!!
Pra começo de conversa, desde o primeiro a gente perdeu a esperança de ver um filme 100% fiel aos games.Eu também gostaria de ver um RE que respeitasse os jogos, começando com Sienna Guillory como Jill e o próprio Wentworth Miller como Chris, seria perfeito visualmente. mas sabemos que a franquia no cinema não reflete o universo dos games.E um universo paralelo e dificilmente vai mudar. Quando possível, fará referência aos games, mas é isso. O cara que sai de casa para ver RE4 sabe que é um filme DA e PARA a Milla Jovovich. E ela merece, vale dizer. Tremenda gata, que se esforça pacas para soar convincente no papel, que tenta ouvir os fãs, tudo o que já sabemos. E, convenhamos, é uma danada! Está elevando o nível de relevância das mulheres em fimes de ação, nos papéis principais (feito que, hoje, só me parece comparável a graça que Kate Beckinsale confere à sua Selene em Underworld). Neste filme, ela está linda e convence mesmo, em especial quando treme, teme, fere-se, ao longo do filme após perder seus poderes.
Desde o primeiro RE, a série é DAS MULHERES como protagonistas. No primeiro, no segundo (ô saudade da Jill), no terceiro... Neste 4, a coisa continua, a Claire de Ali Larter está até mais interessante (embora mais superficial). Os homens aparecem com menor destaque e eu acho isso uma EVOLUÇÃO, a abertura de um novo espaço no mercado, com as mulheres mandando bala. Bom pra variedade do filme de ação.
Uma falha no 3º (e que começou no segundo, vale dizer...) é que não temos mais medo dos zumbis. Eles vão perdendo a força, o apelo. Bom, NESTE 4, finalmente, eles estão foderosos, imponentes. As cenas na prisão são de brilhar os olhos de qualquer zumbimaníaco! E finalmente Alice tem novamente medo deles, o que torna tudo mais saboroso.
A história tem furos, tem personagens superficiais, sim. Desde o primeiro é assim. Mas aqui, a história te pega, interessa, cresce. Tem um fio condutor bacana que te ajuda a ignorar as falhas. E você vibra de verdade!!!
Desde o primeiro, os filmes de RE são um grande game, onde você vai passando de fases com a Alice. Neste 4 isso fica ainda mais intenso, mais vigoroso e divertido. Do Japão para o Alasca, do Alasca para a prisão, da prisão para o navio. E, mesmo com as coincidências forçadas (que são comuns no tipo de filme), tudo funciona, encaixa legal.
O Chris aparece pouco, mas o ator é perfeito. Não há muita profundidade, mas ele é legal e mata a vontade dos gamers (que não são mais o único público alvo dessa franquia, como sabemos; temos os fãs de milla e dos fãs de zumbis para agradar).
Os efeitos especiais estão melhores e servem à trama e ao divertimento.
O final aberto é legal e deixa feliz que ama a Jill e quem ama RE5, o jogo, por vermos aí alguns pontos de reflexo (ela dominada, o tipo de uniforme, etc.).
A volta de Paul W. S. Anderson à cadeira de diretor, ausente desde o primeiro, que soube criar dinamismo naquele, algo que faltou um tanto nos outros dois e veio com força neste 4.
A trilha sonora que te leva para dentro da ação, bacanuda como a do primeiro.
Pô, zumbis novamente assustadores, ótimas cenas de ação, trilha vibrante, gatas botando tudo para quebrar, uma história divertida e que anima, Milla Jovovich, Ali larter, referências diretas aos games, fórmula do filme em estilão jogo sem avacalhar no roteiro e, por fim, a prometida volta de Sienna Guillory como a perfeita Jill Valentine!!! Não dá pra reclamar!!!!
E é isso! Milla já garantiu que teremos um 5 e eu vou lá conferir no cinema, outra vez, como fiz com ester primeiros 4. Tomara que libertem a Jill logo no começo e que Milla, Sienna e Ali dominem o filme todo, mandando bala!!!
Ah, para quem gosta mesmo de zumbis e de ler, recomendo o "Guerra Mundial Z", do Marx Brooks. Estou na metade, adorando, "devorando", ehehehehh.
[o] In brightest day, in blackest night [o]