A primeira coisa que chama a atenção do colecionador que pretende comprar uma figura de um Transformer é a quantidade de séries disponíveis. É uma variedade impressionante. A figura que vou resenhar é da série Titanium, fabricada pela Hasbro, e que possui partes de metal e plástico. Então, vamos lá:
Embalagem:
Uma caixa muito bonita, que permite uma visão completa do robô através de sua parte frontal e exibe uma foto do seu modo caminhão no verso, permitindo a quem a tem em mãos saber exatamente o que está levando. Esta foi uma das poucas figuras que tive pena de tirar da embalagem, ela parecia muito bem acomodada ali. E foi na hora de libertar o robô que percebi que é necessário praticamente desmontar a caixa inteira para conseguir soltá-lo. Isso por que as amarras se encontram presas por trás do suporte de plástico, e para chegar até ele é preciso retirar o suporte de papelão. Aí ou você rasga tudo ou vai desmontando pacientemente. Sugiro certo cuidado, pois a afobação pode riscar a pintura do robô.
Robô:
O Optimus Prime nesta versão (RID – Robots in Disguise) apresenta um visual mais “bárbaro”, por assim dizer, em relação a versão G1. O robô possui uma bela escultura, com muitos detalhes, principalmente na região do peito e da cabeça. Como é de se esperar de uma figura desse tipo, possui muitas articulações e um equilíbrio perfeito, o que permite uma variedade de poses com os braços e tronco. As mãos giram em 360 graus, assim como a escada, o que ajuda na hora de posicionar a figura e dá maior liberdade nos movimentos.
No modo robô é possível posicionar a escada por sobre os ombros de Optimus e utilizá-la como um canhão, sendo esta a única arma que acompanha a figura. O único ponto negativo que percebi foram pequenas falhas na pintura, todas onde a cor utilizada foi o amarelo. Nada muito gritante, mas chegando perto dá pra perceber. Não sei se é um problema da linha ou do exemplar que chegou as minhas mãos.
Transformação:
Alternar entre o modo robô e caminhão é bastante fácil. Instruções acompanham a figura, obviamente, mas é um processo simples de revelar a cabine, desdobrando as pernas do robô e unir os braços para formar a parte traseira. Fez uma vez, não esquece nunca mais.
Caminhão:
Nesta versão, o clássico Volvo dá lugar a um carro de bombeiros. Pra mim, não seria problema algum, no entanto, tenho que registrar que o caminhão não chega aos pés da forma robô. Ser simples é uma coisa, ser simplório é outra. O caminhão sofre pela falta de detalhes, pelas linhas demasiadamente retas, o que faz parecer que ele foi montando a partir de um monte de caixas de fósforos, coladas e pintadas (eu fazia isso quando criança). Ou seja, não existe aerodinâmica. Uma foto frontal vai demonstrar melhor o que quero dizer:
A cor é predominantemente vermelha (bombeiros, lembram?) e não existe qualquer falha aparente neste quesito. Mais uma vez, a capacidade de rotação da escada ajuda a criar cenas interessantes, mas a pobreza do carro desestimula qualquer um a mantê-lo nesta forma.
Conclusão:
Apesar da decepção com o caminhão, esta é uma figura que me agradou bastante. Obviamente a mantenho como robô na estante e não vou negar que, cada vez que passo diante dela dou uma alterada em sua pose, o que por si só já é divertido. A escala é de 6”, o que pode parecer pequeno para um Transformer, mas isso é compensando pelo baixo custo da figura, que pode ser encontrada por cerca de 15 dólares no eBay. Eu recomendo sem medo.
Abraços.