Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Você coleciona Customs? Faz alguns personagens? Venha conversar sobre eles.

Moderadores: RodrigoSSJ, Afro, Muralha, Genjoke, Panthro, Coringa, Marx, Snake, Mardio

Re: Dicas de Customização [Tópico Oficial]

Mensagempor allan001 em 12 Fev 2010, 03:22

Genjoke escreveu:Teoricamente você
  1. tira o molde da cabeça do legend
  2. faz uma cabeça de gelatina concentrada
  3. hidrata a gelatina para ela inchar e aumentar
  4. tira um novo molde em silicone da cabeça inchada
  5. faz a cabeça m resina

Depois q você me perguntou eu pesquisei na net.

Pode ser q você não cnsiga inchar direto a cabeça pro tamanho q você quer, aí vai ter q fazer em mais de um passo.

Pra encolher você coloca a cabeça de gelatina no álcool para desidratar e encolher. Se for etanol absoluto (= 100%), melhor; se for o álcool comercial (= 96%) tem que fazer vários banhos; alcool 70% não rola pois ele já está hidratado ao máximo e não vai puxar a água da gelatina.

Fiz o lance de encolher e deu certo mas só encolhi uma cabeça de 7" para 6"; ou seja; só uns 20% do volume.

Fazer a grande a partir da pequena eu não tentei.

Vlw mas como assim gelatina concentrada????e como hidrato ela? Desculpe as perguntas excessivas é q sou novato em custom
Aguardo respostas :lol:
CENTENARIO CORINTHIANO 100 ANOS DE GLORIA,AMOR,PAIXÃO E RAÇA. Parabens CORINTHIANS.
Ryu e Chun-li
allan001
Figura Regular

Data de registro: 25 Jul 2007, 04:21

Mensagempor diegohdm em 17 Fev 2010, 02:20

gente, não faço idéia de como customizar eheh.. mas estou com uma figura aqui pintada e gostaria de remover essa pintura customizada..
essa pintura está meio grudenta por sinal. O que eu posso usar pra tirar ela sem que prejudique a pintura orignal da figura?
diegohdm
Figura Regular

Data de registro: 13 Out 2009, 12:42

Mensagempor Genjoke em 17 Fev 2010, 10:15

diegohdm escreveu:gente, não faço idéia de como customizar eheh.. mas estou com uma figura aqui pintada e gostaria de remover essa pintura customizada..
essa pintura está meio grudenta por sinal. O que eu posso usar pra tirar ela sem que prejudique a pintura orignal da figura?

Acho q não rola. Qualquer solvente q você use vai tirar as duas tintas…
(Anteriormente conhecido como Angelo 8) )
Genjoke
Moderador

Data de registro: 04 Ago 2006, 19:34

Mensagempor mulher-hulk em 17 Fev 2010, 10:17

Concordo com o meu amigo acima hehehehe detonei uma action por causa do solvente hehehe virou uma meleca só.
Não ligo que me olhem da cabeça aos pés, pq nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés.
mulher-hulk
Figura Regular

Data de registro: 21 Set 2009, 00:11

Mensagempor diegohdm em 17 Fev 2010, 13:09

Genjoke escreveu:
diegohdm escreveu:gente, não faço idéia de como customizar eheh.. mas estou com uma figura aqui pintada e gostaria de remover essa pintura customizada..

eita vlw, melhor deixar como está mesmo
diegohdm
Figura Regular

Data de registro: 13 Out 2009, 12:42

Mensagempor Fellipe em 17 Fev 2010, 13:14

diegohdm escreveu:
Genjoke escreveu:

eita vlw, melhor deixar como está mesmo

Mas você também pode tentar tirar a tinta e repintá-la com uma tinta melhor. :D
Era uma vez um pintinho com a bunda torta. Um dia ele foi peidar e deu um cavalo de pau.
Fellipe
Figura Variante

Data de registro: 23 Ago 2009, 16:25

Dicas para moradores do Rio de Janeiro

Mensagempor mulher-hulk em 17 Fev 2010, 20:46

Galera descobri lojas especializadas em tintas e várias peças de artesanatos em MADUREIRA aí vai os tels para galera do Rio de Janeiro. Tem tintas acrilícas, verniz em spray, pincéis, etc...

Obs: Mais barato do que na caçula.

Loja Império do Mercado - A Casa do Artesão

Tel 2450-3698

Mercadão de Madureira - galeria b loja 105 - tel 3355-8895

e tem outras basta dar um rolé no mercadão e os preços são bem mais em conta.

Abraços meus amigos customizadores.
Não ligo que me olhem da cabeça aos pés, pq nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés.
mulher-hulk
Figura Regular

Data de registro: 21 Set 2009, 00:11

Mensagempor OVERLORD em 15 Mar 2010, 16:13

salve galera !!!!!!!!!!!!!!!

sou um cara q arrisca o drop em algo de customs, escalas 3 3/4 e 6' (foco em g i joe e marvel legends), andei pesquisando e vi as massas clay, q sao bastante usadas pelos gringos e me paressem ser otimas para a modelagem, muito mais pratica q o epox q a gente usa.......

vejo que os americanos q sao craque em customizacao, como jim saotome e kyle robnson, eles usam este tipo de massa clay, vi q temos dela aq (a dim clay) como o exemplo q achei e peço uns helps e faço umas perguntas a respeito dela: pois acredito q o pessoal q é pro em customs ttem muitas infos sobre....

1- onde encontro esta massa a venda no brasil ????sites, lojas, etc....clay, a marca q for....mas o tipo especifico de massa

2- ela tem um ponto de dureza ou é preciso usar algum outro materia que a deixe 100% dura depois da modelagem chegar ao ponto final de interesse ???? (exemplo, ela tem um pobto de dureza tipo a massa epoxi ou é preciso outros materiais p deixa-la neste ponto)

3- o que, alem da massa clay é necessario se ter para poder se trabalhar inicialmente com ela ????lembrando q sou customizador totalmente iniciante de actions....kkkkk

4- vi no youtube tipos diferentes de clay, pq disso ????

5- alguem usa delas ???? qual seria a opniao a respeito ????

valeus pessoa, agradeço de antemao a ajuda e forte abrç a todos !!!!!!!!!!

fernando overlord
yo joeeeee

"uma vez joe, sempre o-ring !!!!!!!!!"
OVERLORD
Peça de BAF

Data de registro: 22 Dez 2008, 00:29

Mensagempor Genjoke em 15 Mar 2010, 20:02

Eu só usei até hoje epoxy e bisquit…
Genjoke
Moderador

Mensagempor murcegao em 15 Mar 2010, 20:25

salve galera !!!!!!!!!!!!!!!

sou um cara q arrisca o drop em algo de customs, escalas 3 3/4 e 6' (foco em g i joe e marvel legends), andei pesquisando e vi as massas clay, q sao bastante usadas pelos gringos e me paressem ser otimas para a modelagem, muito mais pratica q o epox q a gente usa.......

vejo que os americanos q sao craque em customizacao, como jim saotome e kyle robnson, eles usam este tipo de massa clay, vi q temos dela aq (a dim clay) como o exemplo q achei e peço uns helps e faço umas perguntas a respeito dela: pois acredito q o pessoal q é pro em customs ttem muitas infos sobre....

1- onde encontro esta massa a venda no brasil ????sites, lojas, etc....clay, a marca q for....mas o tipo especifico de massa
http://www.dimclay.com/loja/

2- ela tem um ponto de dureza ou é preciso usar algum outro materia que a deixe 100% dura depois da modelagem chegar ao ponto final de interesse ???? (exemplo, ela tem um pobto de dureza tipo a massa epoxi ou é preciso outros materiais p deixa-la neste ponto)
não, o clay não é pra modelagem final, é pra protótipo, tu modela, faz o molde a partir dele, e ai com uma resina, ou o q tu mais gostar, faz a peça final.
o clay tem 5, ou 6 "durezas", dependendo do q tu quer modelar.... mas repito, ele não é final, não pode ir ao forno por exemplo... e ele amolece com o calor (na verdade é assim q se modela com ele) vc amolece e depois modela

3- o que, alem da massa clay é necessario se ter para poder se trabalhar inicialmente com ela ????lembrando q sou customizador totalmente iniciante de actions....kkkkk
como disse anteriormente, ela não é pra modelagem final

4- vi no youtube tipos diferentes de clay, pq disso ????
se tu quer mais detale, usa um clay mais mole, se quer algo mais consistente (tipo base, corpo todo... ) usa uma mais resistente

5- alguem usa delas ???? qual seria a opniao a respeito ????
nunca usei, mas já vi q é muito boa

valeus pessoa, agradeço de antemao a ajuda e forte abrç a todos !!!!!!!!!!
denada

fernando overlord
Com sangue e ira de um vermelho ardente
arrancando à força de um cadáver ainda quente...
murcegao
Figura Variante

Data de registro: 19 Set 2009, 22:38

Mensagempor OVERLORD em 16 Mar 2010, 18:12

valeus murcegao !!!!!!!!!!!!

tirou boooooa parte de minhas duvidas, valeus mesmo......

po nas pesquisas q faço p aprender e tentar customizar de forma decente, kkkk vejo como exemplo as massas usadas na modelagem de alguns actions, geralmente, as usadas pelos gringos, sao de uma cor mais clara q nosso epoxy, pelo q da p entender sao mais faceis de trabalhar a modelagem tb, em todos os sentidos melhor que nosso epoxy, fiquei intrigado, pois com epoxy da pra fazer, mas o nivel de perfeicao q eles usam nas massas indica, alem de serem excelentes customizadores, q a tal massa que é usada é excelente para modelar de forma perfeita, os detalhes e estruturas, como o action de uma das pesquisas q fiz, exemplo de um iron man do 2DTOYS (http://www.2dtoys.com/), o iron man foi, boa parte do corpo reestruturado c uma massa e redetalhado p fazer a estrutura do iron que ele quis.

essa massa usada é absurdamente (pelo que parece) boa p este nivel de detalhamento e remodelagem de um action, n seria clay a massa intaum, correto ??????? que material fo este usado ????? (so a massa ou algo como uma resina, n sei..... para finalizar e dar dureza na dita massa) pois no action final com certeza a massa esta num ponto de dureza 100% ok !!!!!! e com 100% de detalhamento e perfeição.......

alguem sabe q material é esse usado no exemplo q falei acima ?????

abrçao a todos e novamente valeus morcegao pelas infos !!!!!!!!!!
fernando overlord
yo joeeeee

OVERLORD
Peça de BAF

Mensagempor OVERLORD em 16 Mar 2010, 18:49

pelo que entendi do que ele descreveu dos materiais usados em seus customs, ele alem de usar os clays, usa epoxy e epoxy tipo o nosso conhecido "ibere", correto ??????? essa massa ibere tenho uma abusrda vontade de usar, pois ela é maleavel e tem diversos pontos de dureza ate chegar ao ponto final, 100% dura....

agora, clay tem q ir ao forno, correto, não entendi, digamos q o cara use clay num action, como o exemplo do iron man dele, ele naum vai colocar o action no forno, pois iria "f..der" as partes plasticas devido a alta temperatura.....
segue abaixo o q ele diz sobre o material usado:
"CLAYS: Epoxy putty (or plumber's putty). I use Oatey's brand epoxy for the majority of my sculpts. It has a really quick dryin time (10-15 min) but that fits my general lack of patience perfectly. You can find this at yer local Home Depot in the plumbing section. I used to use LDR brand epoxy, which I liked coz it was alot less sticky, but I found out after 6 mos or so it generates a thin yellow film on the hardened epoxy. I also use Super Sculpey when sculptin faces coz I generally take more time with those. I make sure that the piece of super sculpey is separate and not attached to a figure, I've had too many mishaps with meltin figures in the oven. For a more comprehensive comparison of sculpting clays, check out Arkenyon's list."

realmente essa massa usada no iron man (exemplo q eu dei) me intriga abusrdamente muito, é, aparentemente, o melhor material p se usar em um custom.....

abrços a todos !!!!!!!!!!
yo joeeeee

OVERLORD
Peça de BAF

Mensagempor murcegao em 16 Mar 2010, 18:59

man... clay não vai no forno... se for no forno ela derrete e fica liquida!!!!!

massa putty, eh outra história!!!!

eh q os gringos chamam tudo quanto é massa de modelagem de clay (barro/argila) ... e o clay que eu ti indiquei eh ooootra coisa.
Com sangue e ira de um vermelho ardente
arrancando à força de um cadáver ainda quente...
murcegao
Figura Variante

Data de registro: 19 Set 2009, 22:38

Mensagempor OVERLORD em 17 Mar 2010, 19:30

salve !!!!!!!!!

achei este site http://www.spmodelismo.com.br/material/putty.php q fala sobre este tipo de massa (putty), acredito q pode ser o mesmo q foi usada no exemplo do iron man q dei !!!!!!!!!
yo joeeeee

OVERLORD
Peça de BAF

Mensagempor thiagoalves em 10 Abr 2010, 01:59

vcs usam epoxy para modelar cabeças , pés , etcs ?
qual tinta é idela para pintar o action ? tinta acrilica ?
Os lobos perdem os dentes , mas não o instinto !
thiagoalves
Figura Loose

Data de registro: 02 Jul 2009, 02:23

Mensagempor Genjoke em 10 Abr 2010, 10:55

thiagoalves escreveu:vcs usam epoxy para modelar cabeças , pés , etcs ?

Eu uso o epoxy apenas para acertar e modificar. Pés e cabeças eu clono em resina, ou seja tiro um molde da original e faço uma cópia em resina.

Exemplos:

Pés clonados do Kazar

Imagem Imagem Imagem

No Mestre do Kung Fu a cabeça também é clonada e modificada, de um Conan LCBH

Exemplo de cabeças clonadas:

Imagem
Esta está sem pintura dá pra ver as modificações.

Imagem Imagem

thiagoalves escreveu:
qual tinta é idela para pintar o action ? tinta acrilica ?

Veja o Tópico de Tintas
Genjoke
Moderador

Mensagempor Léo Customs em 10 Abr 2010, 11:21

Genjoke escreveu:Imagem Imagem

Tá fazendo a galera do D&D??? Estão ficando legais!
Léo Customs
Figura Regular

Data de registro: 11 Set 2008, 23:56

Mensagempor Fellipe em 12 Abr 2010, 00:40

Gostaria da ajuda dos amigos customizadores sobre alguma maneira de deixar mais firme articulações moles das figuras.
Se alguém puder me ajudar, fico grato. :D
Era uma vez um pintinho com a bunda torta. Um dia ele foi peidar e deu um cavalo de pau.
Fellipe
Figura Variante

Mensagempor bzorio em 12 Abr 2010, 16:24

Superbonder, hehe. :mrgreen:
Figuraças Artigos Colecionáveis: www.figuracas.com.br

De colecionador para colecionador!
bzorio
Anunciante:
Anunciante:

Data de registro: 19 Out 2006, 11:28

Mensagempor Fellipe em 12 Abr 2010, 17:22

bzorio escreveu:Superbonder, hehe. :mrgreen:

Mais eu só quero deixar mais firme e não imóvel. :mrgreen:
Fellipe
Figura Variante

Mensagempor Genjoke em 12 Abr 2010, 17:59

Fellipe escreveu:
bzorio escreveu:Superbonder, hehe. :mrgreen:

Mais eu só quero deixar mais firme e não imóvel. :mrgreen:

A primeira opção seria esquentar o plástico com água fervente ou secador de cabelo, apertar a articulação com os dedos e mergulhar (enquanto continua-se apertadno) em água gelada (com gelo mesmo). Ou seja: o plástico fica mole com o calor, você aperta ele no lugar e endurece novamente com a H₂O fria.

Além de esquentar e apertar a articulação pode-se fazer o seguinte:
  • pingue uma gotinha mínima de superbonder na articulação mole;
  • mova a articulação várias vezes para espalhar a bonder por toda a superfície da articulação
  • continue movendo, mais devagar, para a bonder ir endurecendo, mas como vc está movendo a artic. ela não vai colar
  • depois de um tempo a bonder seca e forma uma camadinha com bastante atrito na articulação, o que melhora bastante as articulações moles
Mas cuidado!!! As vezes na região onde vc faz isso, o plástico fica um pouco esbranquiçado, por isso não coloque bonder em excesso pra não escorrer, e sempre pingue a cola pela parte das costas da figura.

Uma boa regra é sempre usar bonder gel para figuras, uma vez que a gel não escorre.

8)
Genjoke
Moderador

Mensagempor Fellipe em 12 Abr 2010, 18:07

Genjoke sempre salvando os aspirantes a customizadores.
Valeu.
Acho que vou tentar essa do choque térmico. É menos risco de fazer cagada. :mrgreen:
Fellipe
Figura Variante

Mensagempor Léo Customs em 12 Abr 2010, 23:41

Mas o choque térmico, depois de um tempo (sei lá, algumas semanas), volta ao estado anterior.
Já o esquema do Superbonder, o ideal fazer um pouco diferente: Pingue uma gota sobre uma superfície lisa (plástico blister é ótimo). Pegue um palito de dentes e suje ele no bonder. Dai, passe a ponta suja do palito nas articulações. Depois, faça o procedimento explicado pelo Genjoke, de mover as partes até secar.
Usando o palito, vai demorar mais, mas o risco de "esbranquiçar" o local e/ou escorrer é menor...
Léo Customs
Figura Regular

Data de registro: 11 Set 2008, 23:56

Mensagempor allan001 em 14 Jun 2010, 13:24

FAla galera BLZ?
fazendo ua busca pelo google achei um site com uma dicas otimas pra custom. Olhem ai
http://www.bancadavirtual.com/tutoriais.html
O q mais me chamaram a atenção foram
Confeccionando bandeiras realísticas
Construindo um Compressor com Inalador(acho q vou fazer um)
Construindo uma vitrine para abrigar seus Modelos
Limpeza do Aerógrafo
CENTENARIO CORINTHIANO 100 ANOS DE GLORIA,AMOR,PAIXÃO E RAÇA. Parabens CORINTHIANS.
Ryu e Chun-li
allan001
Figura Regular

Data de registro: 25 Jul 2007, 04:21

Mensagempor lelion em 14 Jun 2010, 20:55

Sempre achei que dava pra usar um inalador com compressor para aerógrafo, tai a prova. Beleza de dica, valeu!
lelion
Figura Loose

Data de registro: 03 Mai 2008, 13:39

AnteriorPróximo

Retornar para Customs