[HELP DESK] LEGENDS DESBOTANDO

Leia o que os nossos amigos colecionadores têm para nos dizerem sobre o nosso hobby.

Moderadores: RodrigoSSJ, Afro, Muralha, Genjoke, Panthro, Coringa, Marx, Snake, Mardio

[HELP DESK] LEGENDS DESBOTANDO

Mensagempor Nikki Nixon em 30 Dez 2010, 01:57

No natal passado comprei duas figuras BAF da série Marvel Legends: Galactus e Sentinela.
Guardava-os no alto da prateleira, até o dia em que o Galactus caiu partindo o pino do pescoço, dai deixei-o deitado no alto da prateleira (uns 5 meses) até conseguir uma nova peça para repor, e hoje quando fui trocar a peça quebrada notei que várias partes do boneco que antes eram azul metálico desbotaram para um verde claro opaco.

Os ombros, partes irregulares dos braços e o todo o azul do saiote desbotaram.

Pergunto aos mais experientes:
1 - o que fazer? trocar as peças? repintar? como e com qual tinta?
2 - Como previnir para que isso não aconteça mais? As lâmpadas daqui de casa são todas fluorescentes.
Nikki Nixon
Peça de BAF

Data de registro: 19 Nov 2008, 02:39

Re: [HELP DESK] LEGENDS DESBOTANDO

Mensagempor MindingoRebelde em 30 Dez 2010, 08:56

Ate onde conheco esse mal atinge 10 de 10 galactus.
Vc pode sempre tentar customizar a pintura com uma semelhante mas eu nao recomendo pelo nivel de detalhes das partes.
Substituir nao vai adiandar pois como as pecas nao sao mais confeccionadas e este efeito e acao do tempo vai ser extremamente dificil conseguir pecas que esteja em otimo estado e que durem muito sem desbotar.
Minha Coleção => http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=15077
MindingoRebelde
Figura Loose

Data de registro: 30 Nov 2010, 17:12

Mensagempor claudiomanel em 30 Dez 2010, 09:32

Minha contribuição... compre silicone para emborrachados de veículos (de boa marca), e com um pincel passe em suas figuras tirando o excesso com flanela... O silicone proteje contra a ação do tempo. Uso pacotes de silica gel tbm dentro de armarios para evitar oxidação (inclusive dos grampos de minhas HQs).
Silicone é bom com tudo

Imagem
"Me perguntam como vou ao banheiro de armadura.Querem saber? ... Fui!!" (Tony-Iron Man 2)
claudiomanel
Figura Loose

Data de registro: 22 Nov 2010, 23:52

Mensagempor MindingoRebelde em 30 Dez 2010, 10:06

Nao sabia dessa.
Boa.
A unica coisa que sei eh que pano umido com produtos de limpeza JAMAIS devem ser usadas nessas pecas metalizadas fois facilitam o desbotamento.
Minha Coleção => http://www.figurasdeacao.com.br/phpBB3/viewtopic.php?f=12&t=15077
MindingoRebelde
Figura Loose

Mensagempor Nikki Nixon em 30 Dez 2010, 13:51

Acho que vou arriscar na pintura.
Como são partes relativamentes pequenas, dá para pintar com pincel apenas sem manchar (não tenho a manha de lidar com aerógrafo).
Preciso apenas de uma dica sobre tintas, para que esse problema não retorne, pq Galactus verde só no desenho antigo do Quarteto Fantástico
Imagem
Nikki Nixon
Peça de BAF

Data de registro: 19 Nov 2008, 02:39

Mensagempor MindingoRebelde em 30 Dez 2010, 13:55

Nikki Nixon escreveu:Acho que vou arriscar na pintura.
Como são partes relativamentes pequenas, dá para pintar com pincel apenas sem manchar (não tenho a manha de lidar com aerógrafo).
Preciso apenas de uma dica sobre tintas, para que esse problema não retorne, pq Galactus verde só no desenho antigo do Quarteto Fantástico
Imagem

Eu arriscaria usar a mascara fita crepe + plastica que sugeriram num topico de dicas de custom e aplicaria spray acrilico metalico azul.
Vou querer ver o resultado disso com certeza.
MindingoRebelde
Figura Loose

Retornar para Dicas de Colecionadores