Valeu mais uma vez pelos comentários.
Respondendo e colocando mais algumas observações:
01 - Qual é a espessura do vidro?Os vidros externos, utilizei de 10 mm os internos de 8 mm. Obviamente, quanto maior a relação largura e comprimento vc usar, maior têm que ser a espessura. Quando maior espessura também fica mais bonito, porém reduz a passagem da luz para as prateiras inferiores e se for muito fino perde o efeito difuso do vidro sobre as sombras das figuras nos demais níveis. Falo um pouco melhor disso depois.
02 - Qual é a largura e o comprimento da prateleira?Aqui vai do gosto de cada um. O armário de madeira tem 60x30x55cm o de cima é levemente maior que o de baixo devido à lâmpada. As prateleiras têm 55x27;
03 - São de vidro temperado?Não. Utilizei vidro comum pelo fato de poder ser reaproveitado e a película foi aquela anti-impacto veicular. Pois em caso de acidente não gera milhares de pedacinhos e a película segura as laminas sem problemas. No caso, o vidraceiro fez os testes na minha frente com os protótipos e eu fiquei impressionado. Inclusive, foram abolidos os vidros temperados de veículos pelo artigo 1o da resolução do Conselho Nacional de Trânsito número 710, de 16 de agosto de 1988 (ihhh... fugi do tema

)
04 - Tem uma planta das prateleiras para saber onde estão os buracos para a passagem dos cabos de aço?Aqui depende do tamanho das prateleiras que vc vai usar. Um vidraceiro experiente vai te orientar de acordo com o tamanho das prateleiras. Aqui utilizei a distancia de 5 cm de cada lateral. Mas lembrem-se: consulte o vidraceiro e respeite a orientação dele. Ficamos tentados em colocar o máximo possível na borda pra caber mais AF´s, mas segurança em primeiro lugar (Mundo de Beakman?!?

);
05 - Como é o mecanismo em relação à porta de vidro?Tentando descrever, é bem simples, é uma porta de vidro mesmo com dobradiças de aço inox (moro 3 quarteirões da praia e a maresia é terrível) só que elas ficam fixadas no armário superior e inferior. Não na estrutura de vidro das laterais. Segue foto da dobradiça. A trava está registrada na postagem inicial. Não repliquei pra evitar poluição do tópico
06 - O vidro fumê ou insulfime no armário para que as figuras ficassem visíveis apenas quando acendesse a luz, certo? Queria saber seu sentimento quanto à visualização das figuras com a luz acessa. Mas tenho receio de que as figuras não fiquem bem visíveis.Coloquei insulfime mesmo. Aconselho a todos se forem fazer alguma coisa com vidro em especial se tiver crianças. Coloque mesmo que queira que fique incolor. Eu realmente fiquei assustado com o potencial de risco de peças grandes de vidro. Outra grande vantagem é se vc achar melhor mais claro ou escuro pode remover ao seu gosto quando quiser e sem precisar trocar a peça inteira. Realmente de dia ou com luz ambiente mais intensa atrapalha um pouco sim, mas eu utilizei fumê 100%. Ano que vem vou fazer outro modulo e já penso em utilizar apenas 75% e espelhado pelo lado de dentro pra refletir melhor a luz interna, que acho que dá legal. Mas ainda vou experimentar. No meu caso a iluminação do escritório é td feita com spots similares ao do armário, então fica sussa!!! Acredite valeu a pena. As fotos não conseguem captar como fica bacana...
07 - Preparação dos armários para o restante da estruturaBem esses móveis projetados utilizam muita cola de madeira e muito poucos parafusos. Neste caso e interessante que a fixação do tampo inferior do armário superior e o tampo superior do armário inferior sejam fixados com parafusos mesmo. Isso é uma dica que posso dar pela montagem mesmo. Quando fomos fixar os cabos e tensioná-los as partes soltaram um pouco. Tivemos que desmontar a vidraria e fixar com parafusos. Não se preocupem, o trilho de fixação dos vidros laterais cobriram td
Antes de mais nada, planejem a execução. Como será montado? O que vem primeiro? Detalhes do rodapé. Troca dos interruptores. Aqui varia de cada estrutura de cada cômodo. Tem-se teto de gesso ou PVC? Dá pra rasgar parede? E afins. Dica: façam logo a parte elétrica para embutir nos móveis antes de iniciar o processo de montagem. Inclusive o furo para a alocação do Spot. Vai evitar uma pá de retrabalho.
08 - Qual a melhor Posição do spot de luz?Cara, aqui cabe quase uma monografia pra explicar. Vc tem que levar em consideração projeção de sombras e o efeito difuso das prateleiras de vidro. Não é só colocar no meio da parte superior e pronto. Se vc fizer isso vai acabar figura gerando sombra em figuras das prateleiras inferiores e o efeito difuso do vidro em relação a iluminação. Enfim, nessas proporções, o ideal é que seja o mais próximo possível da porta do armário. Depois faço um desenho e posto aqui para justificar e explico os motivos.
09 - Qual o tipo de lâmpada?Cara nem pense muito, lâmpadas LED de 50 w ou superior (aqui em Fortaleza, só encontrei de 50 w no máximo). As outras esquentam muito e vão estar embutidas na madeira. O eletricista me disse que não tinha problemas... mas prefiro não arriscar.
10 - Distancias entre prateleiras?Aqui vão conceitos de estética mesmo. Sei que a tendência é colocar o máximo possível para economizar espaço. Mas a idéia e ter a coleção organizada e bem apresentada então...
Bem, meu foco de coleção ainda é figuras de 6" e alguns Hot toys. Para garantir uma boa apresentação destinei a prateleira superior para os Hot Toys e as inferiores para os AFs de 6". O primeiro espaço tem 37 cm, suficiente para ter uma distancia de aprox. 10 cm até o topo da cabeça da figura e cabem 2 ou 3 por prateleira. Agora vem a parte chata... as demais mantive com 27cm, quase duas vezes a altura de um AF de 6".
Esteticamente ficou muito mais próximo da estrutura harmoniosa chamada retângulo áureo (quem é da engenharia ou arquitetura vai reconhecer). Basicamente é o número que está envolvido em todas as razões de crescimento e acaba sendo reconhecido instintivamente como harmônico. Simplificando razão de 1,66 aproximadamente entre as medidas de uma forma.
11 - Quantidade legal de AF's por prateleira?Cara... aí varia da sua coleção, tamanho, estruturação. Verifiquei que, nessas proporções, 05 figuras de 6" ficam realmente harmoniosas. Mas é impraticável, em aptos cada vez mais reduzidos vc dispor de tanto espaço. Mas vc tem que lembrar que a luz tem que alcançar até a última prateleira. No meu caso, as últimas prateleiras têm 10 e 13 AF´s.
Dica 01: Nas prateleiras superiores coloque menos AF´s e vá aumentando gradativamente nas demais;
Dica 02: Faça a disposição das AF´s em "U" pelas bordas da prateleira e na última fique a vontade;
Dica 03: Faça o escrito na dica 02 e intercale com algumas prateleiras com 05 Af´s (fiz isso e o resultado ficou bom)
Bem gente, por enquanto foi só o que me lembrei. Espero ter ajudado Já é meia noite e os erros de português proliferam

. Se lembrar de algo mais eu posto depois. Qualquer dúvida, estamos aí tanto no tópico quanto por MP. Abçs!!!
Antes eu tinha sonhos, hoje...nem dormir eu durmo..