Como estou trabalhando e escrevendo posso ter errado em algo.
Amigos já estava disposto a fazer esse tópico, mas hoje foi o estopim.
Fui efetuar a compra de uma figura em uma loja internacional, via pay pal e a mesma foi cancelada na Yahobby (loja).
Cancelaram a compra de 85 dólares alegando que a figura estava em falta, mas para minha surpresa a figura está disponível, mas por 99 dólares.
Motivado por isso, vou tentar usar os meus conhecimentos de economia para fazer uma análise de custo-benefício de se importar ou comprar no país.
Importação
Qual o preço da importação + frete + imposto? Por que imposto?
O imposto é regra, não exceção. Por isso leve em conta o imposto, se você tiver a sorte de ser uma excepcionalidade, bom para você. Além disso, é bom levar em conta o tempo para chegar no Brasil. Se você tem dinheiro e quer as coisas com rapidez, compre no Brasil mesmo.
Brasil
Qual o preço no Brasil + frete?
Compare as duas possibilidades e daí você vai tirar a conclusão se vale a pena ou não.
Exemplo prático:
O produto a que me referi lá em cima é um Movie Starscream Master Piece (ou Leader Class).
- A versão japonesa (normalmente superior) não foi encontrada para venda no Brasil e custa 99 dólares (agora).
- A versão americana (nesse caso a diferença são as cores) custa 59,99 dólares.
- Frete: 20 dólares.
Vou fazer a conta baseado na versão americana:
Importando
59,99 + 20 + 47,99 (60% de imposto sobre o valor total) = 127,98 dólares ou 243,17 reais (considerando como 1,90 a cotação do dólar).
Sem imposto: 59,99 + 20 = 79,99 dólares ou 151,98 reais.
Brasil
Só achei no Mercado Livre.
O valor é de 260 reais sem frete

A mesma figura antes desse período de compras, custava R$ 170 + 20 de frete = R$ 190
Comparação final:
Importação - R$ 243,17 (ou R$ 151,98 sem imposto).
Brasil – R$ 280.
ou
Antes do natal
Importação - R$ 243,17 (ou R$ 151,98 sem imposto).
Brasil - R$ 170
Agora é que entra a análise pessoal, você pode escolher comprar aqui e receber logo, ou importar e arriscar pagar o imposto, se você tiver sorte pode até escapar do tributo e tudo sai mais barato.

A única opção que achei que compensa comprar aqui é a dos Marvel Universe (quando tem

Valor no Brasil - R$ 30 (sem frete normalmente, por serem encontrados em loja).
Importando - 10 dólares da figura (em média) + 10 de frete (com boa vontade) = 20 dólares ou 38 reais.
Essas comparações servem para fugir dos scalpers do Brasil e analisar qual opção você prefere.
Espero que alguém aproveite esse tópico.
Abraços.